Tricô Gigante: ideias e como fazer

Queridinho na internet e nas redes sociais, o tricô gigante ou maxicrochê é o xodozinho do momento entre a galera mais antenada e descolada. É difícil encontrar alguém que não goste ou que não tenha uma peça feita de tricô em casa, e já foi a época em que ter objetos de tricô ou tricotar era “coisa de vó”

Muito fofo, quentinho e moderno, o tricô gigante é uma excelente forma de decorar a casa e deixá-la mais bonita e aconchegante. Sua textura macia deixa o ambiente bem acolhedor, ideal para o friozinho!

O que mais chama a atenção no tricô gigante é justamente o seu tamanho, pois são utilizados materiais e pontos bem grandões, quebrando o ponto pequeno do tradicional crochê e tricô. O tamanho da peça remete ao conforto e ao estilo provinciano, combinando bem com qualquer tipo de decoração.

Como é feito o tricô gigante?

Que o tricô gigante dá um toque de personalidade na casa ninguém discorda, mas como é feito o tricô gigante? São várias as peças e estilos de tricô gigante e você mesmo pode fazer o seu tricô, do tamanho que desejar, utilizando suas cores favoritas.

trico gigante passo a passo
Foto: Caveira Vaidosa

Para fazer o tricô gigante é utilizada a mesma técnica para fazer o tricô tradicional, o que muda é a escala, que é bem maior. O fio de tamanho generoso geralmente é feito de forma artesanal, sendo entrelaçado até que o trabalho ganhe forma.

Tradicionalmente o tricô gigante é feito com lã merino, extraída do carneiro merino, que é bem grossa, resistente e macia. Porém, devido ao custo elevado da lã merino, podemos utilizar o fio de malha soft, lycra ou cordas, que tem o preço acessível e é fácil de encontrar. Ambos os fios são perfeitos para o tricô gigante.

Para tecer os fios você pode usar agulhas de tamanho especial, de bambu ou metal, ou pode fazer com as mãos mesmo se o fio for mais grosso. Escolhido o tipo de fio, basta escolher a peça que irá fazer e colocar as mãos na massa.

Onde encontrar material para fazer tricô gigante

Já sabemos alguns dos materiais para fazer maxicrochê, mas onde encontrar material para fazer tricô gigante?

trico gigante
Foto: Mercado Livre

Como dissemos, a lã merino é a mais cara e mais difícil de encontrar em lojas comuns de rua, mas na internet existem várias lojas de tecelões que vendem essa lã de variadas cores e quantidade. Para esse tipo de trabalho a lã é vendida no quilo.

Os fios de malha soft, lycra e cordas são mais fáceis de achar, tem preços acessíveis e são vendidas por metro. Podem ser encontrados em lojas de tecidos e aviamentos, armarinhos e lojas de departamento. Também encontramos uma infinidade de cores e tamanhos em sites da internet.

almofada trico gigante
Foto: Nos e Nos Art Design

As agulhas, a partir do número 35, mesmo sendo de tamanho especial também são encontradas facilmente em armarinhos e lojas de itens para artesanato.

Ideias de tricô gigante com a mão

São muitas as ideias de tricô gigante com a mão. Devido ao tamanho das linhas, você pode ousar e dispensar o uso das agulhas tradicionais e usar os braços e as mãos para fazer os pontos do tricô, formando lindos trabalhos personalizados.

Tricô Gigante agulha
Foto: BeBloggera

O mais legal do tricô gigante com a mão ou com o braço é que você não vai precisar gastar com o elevado custo das agulhas. É também um projeto rápido, onde o tricô é feito em poucas horas.

Com a mão é possível fazer almofadas, colchas, mantas, capas, bolsas, caminha para pets, cobre leitos, tapetes, puffs. Ideias não faltam e com certeza você vai achar algo que vai deixar a decoração de sua casa bem legal.

Almofada de tricô gigante

As almofadas são baratas e conseguem transformar um ambiente completamente. A almofada de tricô gigante é uma excelente aposta, principalmente para os dias de inverno, deixando sua casa bem aconchegante e quentinha.

almofada retangular trico gigante
Foto: Nos&Nos Decor

Usando o fio de malha ou a lã merina, também é possível fazer as almofadas com os dedos sem a necessidade de agulhas especiais. Os pontos usados são os mesmos do tricô, com muitas correntinhas e pontos baixos.

almofada de trico gigantes
Foto: Tricot Gigante

A aparência da almofada de tricô gigante lembra uma trança, e são bem diferentes e práticas. Você pode usar e abusar das cores e tamanhos dos pontos. Como é um trabalho manual, cada peça será única e exclusiva. Show!

almofada colorida de trico gigante
Foto: Cris Sakuraba Handmade

Colcha de tricô gigante

Com as temperaturas mais baixas, nada como uma colcha de tricô gigante para deixar a gente bem quentinho, não acha?  Esse tipo de colcha trás todo o conforto térmico e suavidade que tanto buscamos no frio.

manta de cama trico gigante
Foto: Articulo

O ponto mais grosso da colcha de tricô gigante fornece um tom acolhedor para o quarto ou sala sem pesar, além de ser uma lindíssima peça de decoração que vai deixar a cama, poltrona ou sofá mais bonitos e aconchegantes.

decor trico gigante
Foto: Amazon

Aqui cabe um cuidado: atenção aos fios de algodão, pois devido a densidade maior o fio é mais pesado e menos fofo. Queremos uma colcha e não um tapete, certo?

montas de trico
Foto: My-greenday

Atraia todos os olhares dos convidados e deixe sua casa um charme com a colcha de tricô gigante!

manta trico gigante
Foto: Mercado Livre

Nesse artigo você entendeu um pouco sobre o tricô gigante. Com nossas dicas e inspirações você pode fazer colchas, caminhas para os seus bichinhos, vasos de plantas, puffs, almofadas, cachecóis, bancos, cestos… enfim, muitas coisas!

Veja também algumas peseiras de tricô:

peseira de trico gigante
Foto: Giriyobilisim
mantade trico gigante peseira
Foto: Bose Bento
cobertor trico gigante
Foto: Turbodealz
capa de sofa trico gigante
Foto: Wallpaperzen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *