76 Trilhos de mesa em crochê aconchegantes e modernos

trilho de mesa em croche

O trilho de mesa em crochê, também conhecido como caminho de mesa de crochê, decoram de uma maneira única e especial. Afinal, essas peças oferecem muito charme e enriquecem o ambiente com delicadeza.

Dos modelos simples aos mais elaborados, é possível aproveitar esse artesanato para deixar a mesa graciosa e pronta para determinadas ocasiões ou para o dia a dia.

O importante é fazer um trilho de crochê que possa trazer essa energia de aconchego e modernidade, unindo o útil ao agradável.

como fazer trilho de mesa em crochê
Foto: @vernece

Com ele, tudo fica mais confortável e cômodo, enquanto que o estilo moderno dá os detalhes necessários para uma decoração atraente e dentro das melhores tendências.

trilho de mesa em crochê passo a passo
Foto: @anyahajoblog

Por isso, se você quer deixar um pouco a toalha em crochê de lado e apostar nos trilhos, aproveite as receitas e contemple os tipos de trilhos de mesa que mais se enquadram nas suas preferências. 

Há muitas opções com squares, bicos de crochê maravilhosos, flores e folhas, retangular, em espiral e muito mais. Confira!

Trilho de mesa em crochê com receita 

Hoje em dia ficou muito mais fácil aprender o crochê e, não por acaso, esta técnica está sendo uma das mais procuradas no ramo do artesanato para vendas de peças e cursos.

Porém, o que facilita ainda mais a popularidade do crochê é a internet, propagando receitas de peças diversas em sites especializados ou por quem pratica o crochê. Sendo assim, fazer o trilho de mesa em crochê ficou moleza!

Existem milhares de vídeos, gráficos e receitas escritas em vários sites com níveis de dificuldade diferentes.

Através de uma boa pesquisa o modelo dos seus sonhos poderá ser encontrado juntamente com o tutorial completo para te ajudar no passo a passo.

Confira, agora mesmo, uma receita disponibilizada pela EuroRoma, uma marca de materiais para crochê, que mostra todos os pontos necessários para construir uma peça.

Trilho de mesa em crochê com receita 
Foto: EuroRoma

Veja o gráfico e o passo a passo a seguir.

grafico
Foto: EuroRoma

Para começar o trabalho, inicie pelo centro da tira e faça quatro correntes, fazendo um ponto alto na quarta correntinha (contando da agulha).

1ª carreira

Repita a sequência 29 vezes de 8 correntinhas + 1 ponto alto na quarta corrente a contar da agulha.

Ficarão, desse modo, 30 espaços para formar os desenhos das flores em crochê.

2ª carreira

No espaço faça um ponto baixo + 3 correntinhas + 3 pontos altos duplo + 5 correntinhas + 3 pontos altos duplos.

No espaço seguinte faça 3 pontos altos duplos + 5 correntinhas + 3 pontos altos duplos, e depois repita essa sequência até completar a tira.

A cada tira faça 7 correntinhas e repita a sequência anterior no outro lado das correntes de base, nos mesmos espaços, até completar a tira.

No final da carreira faça 7 correntinhas + 1 ponto baixíssimo na terceira corrente inicial.

3ª carreira

Na alça (correntinha) seguinte trabalhe 4 pontos baixos + 3 correntinhas + 4 pontos baixos para fazer uma pétala. Depois faça um ponto baixo no intervalo entre duas pétalas.

Repita a sequência da pétala no outro lado e termine com um ponto baixíssimo em cada uma das 7 correntinhas. Em seguida, corte e arremate o fio.

Repitas essas três carreiras com linhas de crochê em outra cor e deixe sua peça mais colorida e charmosa, a partir dos tons que quiser.

O modelo sugerido pelo site usou as linhas da Ecotrama nas cores laranja, branco e marrom. Por fim, passe as voltas de acabamento.

Trilho de mesa em crochê passo a passo 

Esse trilho de mesa em crochê é um modelo monocromático, simples e ótimo para usar no cotidiano. 

Materiais utilizados

  • Agulha 2,5mm para o barrado
  • Agulha 3mm para o centro
  • Linha de crochê da sua preferência

Inicie o trabalho pelo barrado, usando a agulha de 2,5mm, e faça 79 correntinhas.

1ª carreira 

Na 5ª corrente da base faça ponto alto e faça isso até o final da carreira = 76 pontos altos. Depois, vire o trabalho e comece a 2ª carreira.

2ª carreira 

Faça ponto alto sobre ponto alto = 76 pontos altos (novamente). Finalizado o barrado, trabalhe com a linha 3mm e inicie a terceira carreira.

3ª carreira

7 pontos altos em cada ponto de base (fazendo a lateral do trabalho) + 2 correntinhas + 1 ponto alto (pulando duas correntinhas de base).

Faça isso até completar 21 espaços vazios, completando a carreira com a sequência da lateral, sempre.

Os 7 pontos altos finalizam e iniciam as carreiras para fazer a barra lateral da peça.

Pronto! De agora em diante o trabalho continua sendo feito apenas com pontos altos e espaços vazios intervalados por correntinhas.

Para saber quando deverá fazer os pontos altos juntos e os espaços vazios assista ao vídeo e termine com um acabamento especial feito de pontos altos em um mesmo ponto de base.

O centro terá alguns desenhos de flores verticais em um formato moderno e criativo, enquanto que o acabamento simples criará ondinhas formando um traço sinuoso na borda.

Veja o passo a passo completo da Carmem Crochê:

Trilho de mesa em crochê com flores         

No passo a passo anterior, o trilho de mesa em crochê teve um desenho, não muito comum, de flor vertical em ponto alto que ficou bem bonito e interessante.

Trilho de mesa em crochê com flores         
Foto: @yarn_n_hook_store

Existem ainda muitos outros tipos de flores que não alcançaram o seu imaginário nesse momento e, por isso, que é tão importante mostrar as possibilidades desse estilo.

Os modelos florais são delicados, charmosos e criativos. Apesar de saber que isso não é nenhuma novidade, abra o seu olhar para explorar as formas e os detalhes através dos pontos em crochê.

floral
Foto: Alvenir Svagera Crochê

A flor pode ser grande, ponde conter o caule, pode ser em miniatura, ter muitas ou poucas pétalas, e cada escolha vai ser importante para o resultado que desejar.

A melhor opção é experimentar todos esses tipos de trilhos que são encantadores e merecem estar presentes na decoração do lar.

No entanto, eles combinam mais com decorações suaves, leves ou coloridas, a depender do modelo ou das cores utilizadas pode ser bem exuberante e chamar a atenção para valer.

flores e folhas
Foto: @handsoncrochet

Aposte nas sensações que quiser promover na decoração, tudo pode influenciar para um ambiente mais aconchegante e charmoso.

Não existe uma regra para escolher o melhor modelo de trilhos com flores, até porque as pessoas possuem gostos diferentes e preferem, ou não, determinadas formas.

Se quiser colocar a mão na massa pela primeira vez, então, além de tudo é preciso apostar em modelos de trilhos em crochê com flores que sejam simples e práticos.

Trilho de mesa simples 

O trilho de mesa simples é aquele que possui poucos pontos de crochê para serem confeccionados.

trilho de mesa em crochê simples
Foto: @nixandknots

Por exemplo, o ponto abacaxi é capaz de fazer uma peça única e cheia de detalhes, mesmo que a peça tenha apenas uma cor e seja feita somente com um mesmo ponto de crochê.

Contudo, nem todo mundo terá a habilidade necessária para fazer este ponto bem feito, por ele ser um ponto mais complexo do que outros. O mesmo pode acontecer com o ponto pipoca, por exemplo.

Dessa forma, o melhor mesmo é usar os pontos básicos do crochê para criar desenhos lindos, porém com mais praticidade.

trilho de mesa em croche facil e economico
Foto: @va.queriendo

Os pontos básicos são: o ponto alto, o ponto baixo e o ponto baixíssimo, além das correntinhas – é claro! Com esses pontos é possível fazê-los juntos, separados, duplicados e, sobretudo, ainda existem os meios pontos de cada tipo desse.

Então, é misturando algumas sequências diferentes que surgem os desenhos em crochê no decorrer das carreiras.

Nelas, podem aparecer os pontos básicos, os pontos duplos e os meios pontos, sendo que vários pontos podem estar em um único ponto de base ou em pontos de base diferentes.

colorido
Foto: @okeantatiana

“Ponto de base” é o mesmo que dizer “as correntinhas de baixo” que servem de base para a carreira de cima.

Aprendendo a fazer os pontos básicos com cada vez mais técnica e primor, você poderá apostar em outros pontos que também se utilizam desses pontos iniciais.

Alguns pontos mais complexos nada mais são do que pontos básicos que se misturam.

marrom claro
Foto: @missy_love_crochet

Veja peças que tenham sequências de pontos em crochê que sejam conhecidos por você e fáceis de fazer, a depender do seu grau de habilidade.

Assim, o trabalho fica mais simples e rápido, ainda que toda peça grande, feita em crochê, leve um tempo relevante para ser finalizada. Tenha paciência e evolua aos poucos.

Dedique-se e perceba que fazer trilhos de mesa em crochê ficará cada vez mais fácil. 

Trilho de mesa em crochê para iniciantes

Essa é mais uma receita de trilho de mesa em crochê bastante simples, mas o resultado é uma peça muito moderna e aconchegante para arrasar na decoração.

No final, o trabalho terá cerca de 1 metro de comprimento por 35 centímetros de largura.

Materiais utilizados

  • Agulha 3.5mm
  • Linha de número 6 ou 8 (aproximadamente 250 metros de barbante)

Passo 1

Inicie com cinco correntinhas e volte na primeira para fechar o círculo com um ponto baixíssimo, completando o anel mágico com 16 pontos altos, depois.

Passo 2

Na 2ª carreira suba três correntinhas e faça 8 grupos de três pontos altos separados por duas correntinhas.

O grupo de três pontos altos devem ser feitos, assim: um ponto alto em um ponto de base e dois pontos altos no mesmo ponto de base (o seguinte).

Passo 3

Na 3ª carreira, deve ser feito grupo em cima de grupo de pontos altos, porém com quatro pontos altos em cada grupo.

Os dois últimos pontos altos são feitos em um mesmo ponto de base, resultando nesse aumento.

Passo 4

A 4ª carreira repete a mesma lógica com grupos de cinco pontos altos, continuando o aumento gradativo.

Passo 5

Na 5ª carreira serão seis pontos altos e os intervalos continuam sendo feitos por duas correntinhas.

Passo 6

A sequência de grupos muda a partir da 6ª carreira, usando pontos de leque que são dois grupos de dois pontos altos separados por duas correntinhas (só que no mesmo espaço).

Passo 7

Faça o ponto leque no meio dos grupos de base que possuem seis pontos altos, ou seja, entre o terceiro e o quarto ponto alto. Depois, repita o ponto leque nos espaços entre um grupo de base e o seguinte até finalizar a carreira.

Passo 8

A 7ª, 8ª e 9ª carreira repetem a sequência da sexta carreira, fazendo o ponto leque dentro do centro (espaço) do ponto leque de base.

A diferença entre essas carreiras é a quantidade de correntinhas que ficam entre um leque e outro, pois esse espaço acaba sendo maior, como consequência.

Passo 9

Já a 10ª e 11ª carreira são feitas da mesma forma, com a diferença de que, entre um ponto leque e outro, deve ser feito um ponto baixo na corrente central de base. A partir disso a peça, praticamente, está finalizada.

Essa peça redonda, que serviria também para um sousplat ou centro de mesa, e pode ser duplicada ou triplicada para se tornar um lindo trilho de mesa. Desse jeito, é possível construir peças diferentes, de maneira simples e fácil.

Repita as sequências para fazer peças iguais, a partir do que foi ensinado até aqui, e faça o seu trabalho criativo sem se preocupar.

Visualize o tutorial da Nubia Cruz para aprender a fazer uma peça de trilho de mesa em crochê para iniciantes

76 Modelos de trilhos de mesa feitos de crochê

Aproveite a nossa seleção de imagens de trilhos simples e modernos para se inspirar e decorar a sua mesa de jantar, aparador ou buffet com estilo.

1 – Peça em tons de azul e cheia de detalhes

azul com flores
Foto: @amreencreations20

2 – Trilho de crochê para o apaixonados por rosa

circulos rosa
Foto: @blossomblankets_au

3 – Modelo listrado e super colorido

retangular listrado
Foto: @anyahajoblog

4 – Trilho de mesa em crochê simples com um lindo bico

trilho de mesa em crochê fácil de fazer
Foto: @handmadebyraine

5 – Trilho feito com fio náutico bem resistente

de fio nautico preto
Foto: AMOR EM FIOS ATELIÊ

6 – Trilho de mesa em crochê com square quadrado

Trilho de mesa em crochê com square
Foto: @kathrynclarkcrochet

7 – Uma versão com squares coloridos

squares coloridos
Foto: @karuparthi_aparna

8 – Todo trabalhado com contas e acabamento de tassel

com contas e tassel
Foto: @thesagehaus

9 – Um trilho de mesa em crochê amarelo e branco fácil de fazer

trilho de mesa em crochê amarelo e branco
Foto: @kareemsdaughters

10 – Uma opção cheia de flores

flores rosa e branco
Foto: @crochetworld28

11 – Padrão geométrico com fio Duna azul, vinho mesclado e barbante branco

geometrico azul vermelho e branco
Foto: Ro Artesanato em Croche

12 – Modelo losango feito com linha Duna e flores no vermelho mesclado

losango na linha duna
Foto: MF Mistura Fina Artesanato

13 – Crochê e ponto cruz 

crochê e ponto cruz
Foto: Alê Ateliê do Ponto Cruz

14 – Formato de S com uma combinação de cores bem delicada

Formato de S
Foto: Ateliê Vanda C Cardoso

15 – Trilho de mesa artesanal para decorar a cozinha

Trilho de mesa artesanal
Foto: Crochê da dona Odete

16 – Trilho de crochê de barbante branco e colorido

Trilho de crochê de barbante
Foto: Atelier Simone Haskel

17 – Trilho de mesa grande com camélias vermelhas

grande com camélias vermelhas
Foto: MF Mistura Fina Artesanato

18 – Trilho vermelho e branco em barbante com rosas

vermelho e branco com rosas
Foto: Val Crochês

19 – Decoração com crochê de Natal

trilho de croche de natal
Foto: Bia Chaves Crochê Criativo

20 – Modelinho com cesta em barbante 

com cesta em barbante
Foto: gilmara de castro

21 – Sugestão para decorar com flor gigante

flor gigante vermelha
Foto: Ali Acessórios

22 – Trilho em crochê com rosas nas extremidades

Trilho em crochê com rosas
Foto: Tudo de Crochê

23 – Flor margarida com brilho 

Flor margarida com brilho 
Foto: MF Mistura Fina Artesanato

24 – Rosa gigante na cor azul turquesa

Rosa gigante azul turquesa
Foto: MF Mistura Fina Artesanato

25 – Trilho em crochê girassol

modelo girassol
Foto: Criações Claudia

26 – Bolas de crochê que juntas formam um lindo trilho  

com bolas de crochê
Foto: Ana muzi

27 – Uma delicadeza com desenho de beija-flor

desenho de beija flor
Foto: Princesas, Heróis e Cia.

28 – Motivo floral nas cores branco e amarelo 

floral branco e amarelo
Foto: Mari Crochê feito com carinho!

29 – Agora na versão colorida

colorido
Foto: Mari Crochê feito com carinho!

30 – Com aplicações de borboletas vermelhas muito charmosas

borboletas vermelhas
Foto: Mari Crochê feito com carinho!

31 – Um trilho diferente com borboleta branca

borboleta branca
Foto: elaine cardoso fernandes

32 – Modelo feito com linha Cléa  

com borboleta nas pontas
Foto: Angelica Artesanatos

33 – Para quem gosta de azul e branco

azul e branco
Foto: Família Sá Artesanatos

34 – Crochê em preto e branco com acabamento impecável 

preto e branco
Foto: Crochê Carioca

35 – Moderno e neutro para combinar com a decoração do ambiente

trilho de mesa em croche para iniciantes
Foto: Ana muzi

36 – Simples para iniciantes

linha anne
Foto: Alvenir Svagera Crochê

37 – Crochê aranha branco

ponto aranha branco
Foto: Crochê Duas Marias

38 – Motivo abacaxi em barbante com folhas e flor em algodão

trilho de mesa em crochê abacaxi
Foto: Tudo de Crochê

39 – Barbante barroco em ponto abacaxi 

trilho de mesa em croche ponto abacaxi
Foto: FORMOSURAS

40 – Mais um lindo trilho de abacaxi, mas com flor rosa

abacaxi com rosa
Foto: Tudo de Crochê

41 – Modelo abacaxi duplo com rosa gigante brilhosa

abacaxi duplo com rosa gigante
Foto: MF Mistura Fina Artesanato

42 – Modelo clássico com rosa de fio mesclado

fio mesclado
Foto: Alvenir Svagera Crochê

43 – Duas cores com detalhe em tassel

trilho de mesa em croche duas cores
Foto: Alvenir Svagera Crochê

44 – Botões de rosas encantadores

Botões de rosas
Foto: Alvenir Svagera Crochê

45 – Feito à mão com muito capricho

feito a mao
Foto: Alvenir Svagera Crochê

46 – Trilho de mesa em crochê espiral rosa e branco

Trilho de mesa em crochê espiral
Foto: @_crochet_hub

47 – Square quadrado em vermelho e branco

vermelho e branco
Foto: @ingkintadah

48 – Pingentes estilosos que fazem a diferença

com pingentes
Foto: @okeantatiana

49 – Combinação de cores maravilhosa

trilho de mesa de croche diferente
Foto: @angelacrochetandbeyond

50 – Fácil e econômico!

Fácil e econômico
Foto: @crclaudia20

51 – Excelente para qualquer decoração

com franja
Foto: @lanadimariana

52 – Proposta com formato triangular nas pontas

triangular nas pontas
Foto: @wearitfunky

53 – Uma peça alegre e aconchegante

trilho de mesa de croche linha clea
Foto: @paddyandpol

54 – Grande e lindo para mesa de Natal

Grande e lindo
Foto: @herbalhippieknits

55 – Crochê de coração para os mais românticos

Crochê de coração
Foto: @limnelldesign

56 – Modelo retangular tradicional em apenas uma cor

retangular cinza
Foto: @catch_a_moment_crochet_art

57 – Trilho com listras coloridas

listras coloridas
Foto: @_offthehookbyalice

58 – Trilho para você se inspirar e fazer na cor que preferir

 com linha fina
Foto: @phisbites

59 – Círculos de diferentes tamanhos para dar um toque especial

bolas de diferentes tamanhos
Foto: @dreamshopeshop

60 – Espiral com flores bem pequenas

Espiral com flores
Foto: @crochet_hobby_mum

61 – Muita cor e vida para o ambiente

com circulos de flores
Foto: @crochetbymama

62 – Um degradê de cores fofíssimo

degrade colorido
Foto: @crochetbytessa

63 – Uma peça que nunca sai de moda

cinza
Foto: @bokkyshome

64 – Flores, folhas e círculos

azul rosa e branco
Foto: @sj.crochet_

65 – O que acha desse azul e preto?

azul e preto
Foto: @handsoncrochet

66 – Rápido e econômico!

azul rápido e econômico
Foto: @lens.crochet

67 – Uma forma de levar elegância à mesa

trilho de mesa de crochê apolo
Foto: @yarn_n_hook_store

68 – Para deixar a mesa de jantar sempre arrumada

trilho de mesa de croche diferente
Foto: @kathrynclarkdesign

69 – Modelo rústico com franja

trilho de mesa de croche branco
Foto: @las.totoras.crochet

70 – Ideia sensacional para incentivar você a fazer um trilho de mesa 

trilho de mesa de croche facil e bonito
Foto: @wayoutyarnder

71 – Perfeito para os iniciantes no crochê

branco com miolo colorido
Foto: @abby_welker_crochet

72 – Modelinho verde com franja branca

verde com franja branca
Foto: @christina.ann.studios

73 – Uma ótima escolha para quem procura algo discreto

ideias de trilho de mesa em crochê
Foto: @greenhome.decoration

74 – Faça você mesmo!

trilho de mesa em crochê de barbante
Foto: @sewsweetmommies

75 – E aproveite para combinar com o jogo americano

trilho de mesa em crochê listrado
Foto: @fitriscrochetcorner

76 – Escolha o seu modelo preferido e comece agora mesmo!

trilho de mesa de croche com flores nas pontas
Foto: @crafting.passion 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *