Vestido de festa junina: infantil e adulto

Típico do mês de junho, o vestido de festa junina é traje obrigatório para deixar os ‘arraiás’ ainda mais divertidos. No entanto, nem sempre é um item presente no guarda-roupa de adultos e crianças.

Uma alternativa é comprar um modelo pronto oferecido pelo comércio. Outra, mais divertida (e por que não dizer, econômica?), é dar asas à imaginação e confeccionar o próprio traje.

Curto, comprido, rodado, xadrez, rendado, com fuxico ou repleto de rosinhas, o vestido de festa junina ganhará vida nas mãos de cada artesão. E o resultado do trabalho manual ainda poderá render boas encomendas e engordar o orçamento doméstico.

Com criatividade, ‘caipirinhas’ e ‘caipiras’ estarão prontas para o ‘balancê’ em volta da fogueira. Preparamos algumas sugestões para que ninguém saia de casa sem seu vestido de festa junina.

Como fazer vestido de festa junina

Seguindo a tradição, vestido de festa junina é xadrez ou estampado, com a saia rodada, mangas bufantes e uma espécie de calçola do mesmo tecido. O barrado é decorado com a mesma renda aplicada no decote e nas mangas.
Veja também como customizar roupa junina passo a passo:

pinterest-festa-junina
Foto: Maria Luiza

Alguns modelos trazem ainda um avental liso e rendado. Na altura da cintura, na parte posterior, um enorme laço completa o traje.

vestido_festa_junina_caipirinha_vermelho
Foto: Shoppinho Animal

Para a confecção é preciso começar escolhendo o modelo que mais agradar. O tecido padrão é a chita que é encontrada em diversas estampas. Rendas, botões coloridos e fitas de cetim são algumas das opções para o acabamento do vestido de festa junina. Veja esse vídeo do canal da Suellen Redesign:

Ideias de vestido de festa junina infantil

O arraiá da escolinha está chegando e ainda falta o vestido de festa junina? Muitas vezes é possível criar o visual da caipirinha com o que se tem em casa.

vestido-de-festa-junina-tamanho-1-e-2-festa-junina
Foto: BB Urbano

Quase todas as meninas têm um vestido rodado perfeito para ser customizado. O uso de tiras de fitas coloridas ao redor da cintura e nas mangas podem dar um charme especial ao traje. Veja também nossa matéria de roupa de festa junina feita com artesanato!

Vestido-Bandeirinha-Frente
Foto: Viviane Saraiva

A combinação de uma saia estampada e uma blusa lisa na cor de uma das estampas pode ser uma alternativa diferente. Neste caso, fuxicos dão toque especial (alinhavar um círculo de tecido de 5 cm puxando a linha antes de arrematar forma o fuxico).

vestido junino menina
Foto: Liminha Doce

Se a ideia for reaproveitar a roupa, é importante que qualquer costura seja feita como alinhavo, para não danificar o tecido.

Sugestões para vestido de festa junina adulto

A partir de uma regata lisa e chita é possível fazer um belo vestido de festa junina. O tecido deve ser cortado em tiras entre 15 e 20 cm e o ideal é que tenham 3 vezes a medida da cintura.

vestido caseirsa
Foto: Trajes Frida e Cia

Quem preferir pode franzir as tiras e depois aplicá-las ou, se tiver prática, pode seguir franzindo na medida em que for costurando. A primeira tira deve ser presa diretamente à barra da blusa. É importante manter o tecido da regata esticado, para não romper a costura na hora de vestir.

vestido-para-festa-junina-2019
Foto: Casa e Festa

Já a segunda tira deve ser presa na metade da altura da primeira, por trás. E o processo se repete de acordo com a quantidade babados desejados.

avental-luxo
Foto: Nunca Visto Antes

O babado pode ser costurado nas alças da regata e no decote. Para finalizar, é possível criar uma figura com retalho de chita. Se recortado em formato losango com tirinhas de fitas presas a uma das pontas, pode sugerir a estampa de um balão.

noivinha festa junina
Foto: Beleza Feminina

Vestido de festa junina moderno

Ao optar pela versão moderna de vestido de festa junina, o primeiro passo é escolher um modelo curto. Se o tecido for estampado, a aplicação de renda franzida no barrado e nas mangas dará o acabamento.

vestido de fita
Foto: Kitchen Decor

Já o vestido liso ou em jeans pede muitos retalhos coloridos. A delicadeza de pequenas tiras de fita de cetim presas ao meio e distribuídas aleatoriamente podem fazer o diferencial.

vestido artesanal
Foto: Área de Mulher

Acessórios para vestido de festa junina

Além das tranças amarradas com fitas, uma ideia para acompanhar o vestido de festa junina é o laçarote junino.

tiara de festa junina
Foto: Mercado Livre

Material necessário será: 01 fivela lisa, fita de gorgurão de 2,5 cm (02 tiras de 26 cm), fita de cetim ou linha, 01 chapéu de palha miniatura (o mesmo usado na decoração de mesas) e cola quente.

sainha para vestido
Foto: Lou Lou Chiq
saia-rodada-infantil-de-chita-festa-junina
Foto: Eicee

Dobre a fita ao meio e faça um vinco. Estique-a novamente. Aplique a cola sobre o vinco e grude as pontas sobre ele. Aperte o centro do laço com a fita de cetim (ou linha). Faça o mesmo com a outra tira.

Cole o primeiro laço em diagonal sobre a fivela. Espere secar e cole o outro na posição oposta (formarão um X). Grude o chapeuzinho por cima e estará pronto para compor o visual com o vestido de festa junina!

vestido-junino-amarelo-e-rosa-girassol-vestido-infantil
Foto: Meigo Detalhe
vestido-infantil-caipira-vermelho-roupa-festa-junina
Foto: BB Urbano
vestido junino infantil
Foto: Pattern
Roupas-de-festa-Junina-para-bebês-e-crianças-vestido-lindo
Foto: Área de Mulher
roupa-infantil-para-festa-junina-para menina
Foto: Eicee

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *