Véu de Noiva Passo a Passo

Se você quer economizar um pouco em relação ao dia do seu casamento você pode fazer você mesma seu véu de noiva. Fazer esta peça é muito fácil e o melhor é que pode ser uma peça exclusiva e única, se você fizer um modelo diferente e de acordo com a sua personalidade.

Este lindo véu de noiva é fácil de ser feito e você irá ficar linda em seu grande dia (Foto: Divulgação)
Este lindo véu de noiva é fácil de ser feito e você irá ficar linda em seu grande dia (Foto: Divulgação)

Dicas para Fazer Véu de Noiva

Para fazer um véu você irá precisar de: tule (o comprimento para a compra vai depender do comprimento que você quer para seu véu, meça do alto de sua cabeça até onde você quer que ele termine e multiplique por 2, e a largura pode ser o tule de 1,20 m ou de 2,40 m se você quer um tule mais volumoso); fita de cetim branca;  linha de costura branca; e agulha de mão.

Leia também sobre Cortina de Bolinhas de Feltro Passo a Passo.

Disponha o tule sobre uma mesa ampla (ou mesmo no chão limpo) e mantenha dobrado na metade do comprimento. Coloque a dobra virada para o seu lado. Nesse ponto você terá duas camadas de tule. Agora dobre o tule na metade encostando as laterais do comprimento. Nesse ponto você terá quatros camadas de tule.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Meça novamente o comprimento que você deseja que o véu tenha (do topo da cabeça até embaixo) e corte o excesso (mantenha dobrado) se necessário. Logo após, faça uma curva marcando o tule e depois corte com movimentos delicados. Se precisar de uma guia, use uma bandeja grande o suficiente para marcar a curva. Você terá o formato de ¼ de círculo.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Desdobre o tule completamente. Nesse ponto você terá uma única camada de tule.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Dobre o tule ao meio no comprimento da direita para a esquerda, mas sem juntar as duas pontas. Juntando as duas pontas você terá um véu de camadas com o mesmo comprimento em ambas. Para uma camada levemente mais curta deixe apenas alguns centímetros de tule mais curto. Para uma camada mais evidenciada deixe uma distância maior. Nesse ponto você deve verificar se o comprimento do véu está exatamente onde gostaria. Se estiver maior, corte o excesso em uma das camadas.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Leia também sobre Maleta de Cartonagem Passo a Passo.

Agora você deve escolher se quer as duas extremidades do seu véu saindo do topo da cabeça ou não. Se você escolher a primeira opção o topo do véu vai ficar mais fofo. Essa decisão é importante se você deseja usar uma coroa ou tiara porque esse acessório vai ficar somente no final ou no alto da sua cabeça dependendo da sua escolha. Para a primeira opção, você vai franzir somente o meio do tule. Para a segunda opção, você vai franzir toda a borda (da dobra) do tule.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Uma vez decidido quanto tule você quer franzir, faça um alinhavo usando a agulha e linha branca forte dando pontos de fora para dentro em volta da borda usando pontos pequenos. Puxe a linha do alinhavo franzindo o tule de acordo com sua escolha deixando apenas 2 cm na ponta. Arremate bem para a linha não soltar.

Agora pegue o tule franzido e costure firmemente em um pente francês simples ou uma presilha. E para finalizar costure ao redor de toda a barra do véu a fita de cetim branca.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Este modelo de véu de noiva foi retirado do site Fazendo meu Casamento.

Leia também sobre Como Fazer Quadro de Vidro Passo a Passo. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *