Ponto Ajour: o que é e como fazer passo a passo

O ponto ajour é uma técnica maravilhosa para o bordado que deixa peças de tecido, como toalhas, fraudas e guardanapos, ganharem mais sutileza e requinte, de um jeito prático e simples.

O melhor de tudo é poder aprender a fazer o passo a passo desse ponto incrível com a costura à mão ou com a praticidade de uma máquina para bordado e costura.

Uma peça simples pode ter, como acabamento, apenas o ponto ajour ou a bainha de ouro para se transformar em uma linda e sofisticada peça.

Então, entenda de maneira rápida o que é, quais os resultados esperados e como fazer o ponto ajour. Em geral, existem algumas diferenças sobre formas e espaçamentos que são possíveis nesse tipo de bordado. Confira!

como fazer ponto ajour passo a passo
Foto: @blue_stitches

O que é ponto ajour? 

O ponto ajour é executado, geralmente, em tecidos fáceis de desfiar porque necessita de agrupamentos de fios para realizar o acabamento desejado.

Trata-se de um tipo de ponto usado para bordar tecidos através de espaços vazados.

ponto ajour feito a mão passo a passo
Foto: @coisademarie

O linho e o cânhamo são tecidos que servem muito bem para isso, por exemplo, mas existem também outros tecidos disponíveis no mercado.

Existem peças, como toalhas e panos para mesa, que podem ser utilizados para a execução do ponto.

Através desse ponto, provoca-se espaços vazados que são praticamente do mesmo tamanho, sendo milimetricamente separados por colunas de fios que criam um delineado.

ponto ajour na máquina singer
Foto: @pinhaseflores.decoracao

É um bordado feito na parte interna ou externa de uma peça de tecido. Sendo que na parte interna é conhecido como “ponto ajour”, enquanto que na parte externa se chama “bainha de ouro”.

O ponto em si, ainda pode ser simples, duplo ou trançado, a depender do formato das colunas que se formam a partir desse espaçamento entre os fios.

Ponto ajour na máquina 

A realização do ponto ajour, na máquina para bordado e costura, é possível com o uso de uma agulha própria para isso.

ponto ajour na bordadeira
Foto: EssenciArte.

“Agulha asa” ou agulha para ponto ajour é encontrada facilmente, mas é necessário verificar se a agulha é compatível com a máquina desejada.

A marca mais conhecida que dispõe de máquinas e agulha para o ponto ajour é a Singer.

ponto ajour na mão
Foto: @bellasartes.bordados

Vale ressaltar, que nem todas as máquinas são capazes de produzir esse tipo de ponto no tecido.

Contudo, é comum dizer que as máquinas e agulhas só imitam o ponto, porque elas conseguem criar os espaços vazados, mas de uma forma diferente.

Se quiser executar o ponto dessa forma, não use o passador de linha, passando a linha manualmente na agulha. Depois, é só fazer a seleção do ponto e aumentar o espaçamento na máquina.

Ponto ajour na mão 

Toda técnica de bordado é, a princípio, realizada manualmente. Sendo assim, o ponto surge do bordado, criando um acabamento cativante através dos espaços vazados por conta do agrupamento de fios.

ponto ajour entrelaçado
Foto: @embroideryplace.ca

Os fios precisam ser separados e a agulha passa por grupos (em uma quantidade de fios específica) para poder, de certa forma, amarrá-los e agrupá-los formando colunas.

As colunas de fios, que ficam agrupados na extensão da peça, podem ter o formato de cone, linhas mais retas ou trançadas/cruzadas.

Depende se o ponto ajour é simples, duplo ou trançado, respectivamente.

Qual o melhor tecido para fazer ponto ajour? 

Já deve ter dado para perceber que os melhores tecidos são os que tem uma trama de fios mais exposta, fácil de desfiar.

bainha aberta
Foto: @msylviacorrea

Pode ser que os tecidos finos se deem bem nesse aspecto, mas cuidado para não confundir tecidos desfiáveis com tecidos frágeis.

É necessário que os fios fiquem à mostra de modo fácil para que a agulha possa passar por dentro dos fios, separando-os em grupos, sem prejudicar a textura do tecido.

 bordado a mão
Foto: @oficinasingular

Alguns tecidos usados para o ponto são: linho, cânhamo, étamine e algodão.

Como fazer ponto ajour passo a passo 

Esse passo a passo é uma costura interna, feita para fazer bainha com o ponto ajour, chamada também de “bainha de ouro”.

Passo 1

Use a linha fina, de bordado e da cor do tecido, passando a linha na agulha por dentro da bainha.

Passo 2

Para fazer o ponto ajour simples, segure a agulha como se sentir melhor, pegue quatro fios do tecido, pelo avesso, no espaço que liga a bainha com a outra parte.

Passo 3

Passe a agulha pela parte de trás, separando os quatro fios e colocando a agulha de trás para frente, repetindo a sequência até o fim.

Passo 4

Depois, se quiser executar o ponto ajour duplo, pegue a agulha com a linha e passe por baixo das colunas que foram formadas com os quatro fios de tecido.

Continue assim por toda a extensão da bainha e finalize. Tenha o cuidado para puxar bem e não deixar o ponto frouxo.

Visualize o tutorial do Vivendo Chic para não errar no passo a passo:

Guardanapo com ponto ajour 

O guardanapo com ponto ajour fica extremamente sofisticado e acolhedor.

Com a técnica deste ponto, o requinte é feito de modo bem natural e suave, sem necessidade de muitos detalhes.

Guardanapo
Foto: @coisassdemaria

É muito comum que vendam kits de guardanapos com este ponto por ser uma peça que fica bem em qualquer estilo ou decoração.

Isto depende também da cor do guardanapo e de outros detalhes que podem ser feitos com outros pontos do bordado, criando desenhos singelos na peça.

Lembre-se que o guardanapo precisa ser de um tecido como linho, algodão ou cânhamo, usado especialmente durante as refeições e decorando a mesa de diferentes jeitos.

Contudo, o ponto ajour é um acabamento simples e capaz de deixar qualquer modelo de guardanapo um pouco mais elegante.

Deixe um comentário