Almofada de Crochê: como fazer passo a passo +70 modelos

Uma capa de almofada de crochê pode receber vários tipos de acabamento.

E para fazer basta usar a criatividade e buscar inspirações para encontrar a melhor opção.

Sua capa pode ficar surpreendente e durar muito tempo se você seguir algumas dicas. Todas as orientações são muito importantes.

A almofada ilumina, encanta e harmoniza o ambiente. Quem não quer ter o conforto de uma almofada e o encantamento que o crochê provoca em uma só peça?

almofada de crochê simples
(Foto: @tipsytessie)

Você pode fazer agora mesmo e deixar o ambiente da sua casa ainda mais aconchegante e belo. Afinal, é muito simples e barato. Depois de ler esse artigo, não tem mais desculpas para ficar sem uma capa como essas na sua casa.

Tipos de Almofada de Crochê

As almofadas de crochê podem decorar a sua sala, o seu quarto ou qualquer ambiente da casa.

Você pode aproveitar para aprender e começar a vender para as suas amigas, pois com certeza este tipo de produto tem ótima saída.

Veja também: Almofadas coloridas de crochê

Vamos conferir e falar a respeito de alguns tipos de almofada de crochê: com duas cores, quadrada, redonda, retangular e com flores, para você começar seus trabalhos artesanais e/ou experimentar outras possibilidades.

Almofada de crochê de duas cores 

Para confeccionar a capa de uma almofada de crochê de duas cores, você pode fazer de várias maneiras. Dentre elas, você tem a possibilidade de fazer a frente da capa de uma cor e o fundo de outra cor.

Mas, na mesma parte (frente e trás) você também pode mesclar linhas de cores diferentes, abusando da criatividade e diversos tipos de pontos de crochê.

Uma opção é usar formas geométricas simples, como quadrados, retângulos, triângulos ou círculos, fazendo peças menores para juntar depois.

almofada de croche de duas cores
(Foto: @lilt_crochet)

Então, você pode usar vários squares ou algumas tiras retangulares, ou até quatro triângulos, para uni-los, usando duas cores de maneira alternada, em uma peça única.

As cores ficam ao seu critério. Você gerar desde grandes contrastes até pequenas diferenças de tom.

Almofada quadrada 

A almofada quadrada é bem comum, sendo considera até o padrão das almofadas. Por isso, ela é bem apropriada para decorações minimalistas.

Por ser quadrada, ela possui quatro cantos, não é? Você deve trabalhar eles com muita precisão no crochê.

Poderá iniciar o crochê com formas circulares, mas é preciso em algum momento iniciar a formação dos cantos para deixar as laterais mais retas.

Isso não quer dizer que você não possa fazer desenhos circulares para preencher a sua almofada, apenas significa que os cantos devem ser trabalhados para criar quatro laterais retas.

Outra opção é unir triângulos para formar um desenho na peça. Fica um charme!

almofada de croche quadrada
(Foto: @craftyseasidegirl)

A almofada não é um objeto rígido, portanto, os cantos não significam pontas afiadas, apenas servem como uma espécie de “curva” para deixar a almofada mais reta e harmônica.

Apesar da costura base ser reta lateralmente, você pode acrescentar nas bordas elementos circulares, como tiras de “ondinhas” feitas no próprio crochê, ou até mesmo flores ou, se quiser complicar, uma camada de “escamas” circulares. Que tal?

Almofada redonda 

Lembre-se que à cada vez que você inova e cria mais dificuldades durante o crochê é preciso planejamento antes e os gráficos são os responsáveis no auxílio para esquematizar o seu passo a passo.

A forma mais simples de fazer uma almofada redonda é partir de um círculo e continua-lo até formar o diâmetro necessário, usando os pontos de crochê que você preferir.

almofada de croche redonda
(Foto: @thekrankykrocheter)

Essa peça é uma ótima opção para quem quer sair do padrão quadrado e chamar mais atenção para as almofadas, principalmente, se for usar uma cor que contrasta ou ilumina bem o ambiente.

 Almofadas retangulares 

Como a própria forma geométrica já indica, essas almofadas de crochê não possuem todas as laterais do mesmo tamanho, duas são maiores e outras duas são menores.

Dessa forma, essas peças oferecem dois modos de uso: na horizontal ou na vertical.

Durante a costura você vai precisar crescer mais para as laterais do que para cima e para baixo, ou vice-versa. Neste caso, é importante pensar quais as figuras e pontos você vai querer utilizar.

almofada de croche retangular
(Foto: @crochelynn)

Alguns modelos deixam o trabalho dessa almofada bem interessante, como costurar vários squares e depois juntá-los no formato retangular.

Sendo que dessa forma você pode optar por colocar flores altas (em alto relevo) em cada quadradinho desse ou usar linhas de diferentes cores. 

Almofadas decoradas com flores

As flores deixam a sua almofada mais linda e interessante! Porque elas podem aparecer de diversas maneiras e dar o charme que estava faltando para a sua peça.

Essa decoração é bastante comum e, por muitos, é considerada um detalhe lindíssimo. Contudo, dá bem mais trabalho, exigindo mais concentração e paciência.

almofada decorada com flores
(Foto: @crochetbygursim)

Como foi dito antes, elas podem aparecer em alto relevo (feitas tridimensionalmente) ou no desenho plano dos pontos de crochê, onde ficam mais evidentes se você colorir cada parte da flor com uma cor de linha diferente.

 

almofadas com tema de flor
Foto: @just_pootlin

Qual melhor linha para fazer almofada de crochê para casa?

As melhores linhas para a confecção são o barbante ou os fios de malha. O importante é que sejam linhas de algodão.

Lembre-se que para cada tipo de linha e tamanho é preciso usar uma agulha adequada, peça orientação no momento da compra, se for necessário.

Qual o custo de produção de uma almofada de crochê? 

Para fazer uma almofada de crochê simples você gasta bem pouco, mas obviamente que isto vai depender do custo do material que você comprar, além da quantidade.

almofadas em croche
(Foto: @tipsytessie)

Os materiais básicos são: linha de algodão (barbante ou fio de malha) e agulha de crochê. São dois materiais com uma ampla variação de preço… entre cinco e cem reais, você tem um monte de opção.

Para o acabamento, você pode gastar também com o velcro, zíper ou botões, para fazer o fechamento da sua almofada com esses materiais, que possuem preços bem acessíveis também.

Então, com um novelo de barbante que custa sete reais, uma agulha que custa cinco reais e um zíper que custará mais cinco reais, você vai gastar apenas 17 reais. Ou até menos, porque, acredite, tem gente que tece só com os dedos!

Como fazer almofada de crochê passo a passo

Agora você vai prender a fazer uma sequência simples de pontos de crochê para a confecção de uma capa almofada. Os materiais necessários são: Barbante (nº 6), Agulha de crochê (4mm), Enchimento e forro.

Saiba mais: Como fazer flor de crochê

Antes de separar os materiais, veja como é simples o passo a passo do canal JNY Crochê e aprenda a fazer uma linda almofada. Se você gosta de fazer crochê, com certeza vai adorar aprender a fazer.

Confira agora todos os detalhes do tutorial por escrito e anote para fazer em casa:

Comece fazendo uma laçada inicial em um cordão com 5 “correntinhas”. Depois volte na primeira “correntinha” que você trabalhou e feche o círculo com um “ponto baixíssimo”.

Em seguida, comece uma carreira fazendo três “correntinhas” para servir como um “ponto alto” e depois faça mais dois “pontos altos” dentro do círculo de “correntinhas” que você fez anteriormente. Formando, assim, um bloquinho.

Faça mais 4 bloquinhos desses, em volta do círculo, trabalhando cada um com três “pontos altos”. Feche a carreira com três “correntinhas” e dê um “ponto baixíssimo” na terceira “correntinha” (contando de baixo para cima) do bloco ao lado.

Vá passando o fio na agulha através de “pontos baixíssimos” pelas “correntinhas” até chegar no canto, onde você vai começar a próxima carreira.

Receita da próxima carreira

Faça três “correntinhas” para servir como um “ponto alto” e depois faça mais 2 “pontos altos”. Continue no mesmo lugar (canto) fazendo três “correntinhas” e 3 “pontos altos”.

Dessa forma você vai formar o leque do canto que vai se repetir em todos os cantos.

Na próxima carreira, separe um leque do outro com uma “correntinha” e no canto repita a sequência do leque: 3 “pontos altos” + 3 “correntinhas” + 3 “pontos altos” no mesmo lugar (canto).

Finalize a carreira da mesma forma que você finalizou a primeira: prenda um “ponto baixíssimo” na terceira corrente (contando de baixo para cima) que forma o “ponto alto” do bloco ao lado, para fechar a carreira.

Leve o fio na agulha com pontos baixíssimos até o espaço que ficou entre os leques do canto para começar a carreira no lugar certo.

Comece a próxima carreira fazendo do mesmo jeito que você fez na carreira anterior. Fazendo leque em cima de leque (nos cantos). Então, no início faça o primeiro leque.

Faça uma correntinha e veja que você tem um espaço formado pela carreira de baixo, preencha ele com um bloco de três “pontos altos”, depois dê mais uma “correntinha” e forme o outro leque do canto.

Finalizando a carreira

Finalize a carreira dessa forma, e as próximas carreiras se servem da mesma sequência, porém, perceba que a lateral aumenta na medida que se faz mais carreiras.

Dessa forma, observe os espaços que estão embaixo, formados pela carreira anterior, porque eles sempre vão ser preenchidos com um bloco de três “pontos altos” separados por uma “correntinha” até chegar no canto onde você tem sempre que fazer o leque.

Então, sempre fica leque em cima de leque e nas laterais vá trabalhando uma corrente e um bloquinho de 3 “pontos altos” nos espaços formados pela carreira anterior. Ficando sempre com mais bloquinhos nas laterais na medida que as carreiras crescem.

Faça essa sequência até alcançar a medida ideal da sua capa de almofada de crochê. Nesse caso, 12 carreiras dessa vão formar 40cm em cada lateral.

Ao finalizar, forme outra peça dessa para ser o fundo da capa, você une as duas partes da maneira que quiser, usando o próprio crochê ou não.

Deixe sempre uma lateral aberta, podendo fazer depois o fechamento com velcro, zíper, botões, ou até mesmo com o próprio crochê.

Fotos de almofadas simples e modernas

Confira todas as dicas para fazer uma linda almofada de crochê e deixar a sua casa ainda mais bonita.

1 – Capa de almofada de crochê divertida com aplicação de abacaxi 

square de abacaxi para almofada
(Foto: @stephanies_crochet)

2 – Opção de almofada quadrada com square triangular grande

almofada quadrada azul e branco
Foto: @stephanies_crochet)

3 – Uma almofada de crochê em ponto pipoca simples e neutra

almofada de croche ponto pipoca
(Foto: @binkee.shop)

4 – Modelo de almofada chevron colorida para decoração de ambientes

almofada chevron colorida
(Foto: @craftiezi)

5 – Almofada de crochê em forma de flor super delicada

almofada em formato de flor
(Foto: @loveforcrafts912)

6 – Almofada de lego em tons pastel estilo mais clean

almofada lego colorida
(Foto: @kymbiekrafts)

7 – Uma linda almofada de crochê quadrada com squares variados

almofada feita com square de croche
(Foto: @woolnhook)

8 – Que tal uma decoração de quarto com almofada de crochê infantil?

infantil para quarto de bebe
(Foto: @cutecrochetmakes)

9 – Almofada arco-íris em crochê feita a mão para encantar

almofada arco iris pequena
(Foto: @jensidaway1)

10 – Almofada de crochê em formato de estrela é perfeita para decorar a casa

almofada em formato de estrela
(Foto: @gallery_faranak)

11 – Capa de almofada feita com ponto relevo em azul e branco

almofada ponto relevo
(Foto: Círculo)

12 – Modelo de capa de almofada de crochê simples e fácil de fazer

almofada facil de fazer
(Foto: @pampa_crafts)

13 – Almofada olho grego para renovar a decoração da sua casa

almofada olho grego
(Foto: @gallery.jamil)

14 – Decoração aconchegante com almofada de crochê com flores brancas

almofada com flores brancas
(Foto: @kkreations18)

15 – Almofada unicórnio de crochê para quarto de bebê

almofada unicornio redonda
(Foto: @boho.dream.design)

16 – Peça linda feita com squares de crochê de diferentes tamanhos

peça colorida feita com barbante
(Foto: @instadeir)

17 – Delicadeza e simplicidade nessa almofada de crochê branca

almofada branca com detalhes verdes
(Foto: @alessiafiberart)

18 – Almofada de crochê retangular super colorida e apaixonante

almofada retangular colorida
(Foto: @bespokey_crochet)

19 –  Almofada felpuda bem confortável e estilosa

almofada felpuda branca com ponto pipoca
(Foto: @make.do.and.stitch)

20 – Pontos de crochê diferentes em uma única almofada

almofada branca e cinza
(Foto: @bespokey_crochet)

21 – Uma criativa almofada limão para alegrar o ambiente

almofada limao em croche
(Foto: @crochet_by_katie)

22 – Capa de almofada de crochê envelope com tassel amarelo

almofada personalizada com tassel
(Foto: @ayrshirecrochet)

23 – Peça elegante em um único tom de linha

almofada ponto baixo
(Foto: @tipsytessie)

24 – Um modelo de capa de almofada feita com sobras de linhas

almofada redonda colorida
(Foto: @claire_o_con)

25 – Sensacional essa almofada decorativa com folha de Adão 

capa de almofada com folha de adao
(Foto: @crochetluxehome)

26 – Almofada de crochê cinza com pequenos detalhes coloridos

square de croche cinza
(Foto: @meridalane)

27 – Almofada ponto pipoca com barbante para transformar a sala

almofada de barbante ponto pipoca
(Foto: Círculo)

28 – Ideia de almofada de crochê de barbante cru tradicional 

almofada de crochê de barbante
(Foto: @yarnxoxo)

29 – Almofada redonda de crochê em degradê super simples 

modelo redondo na cor verde
(Foto: @hoooked.zpagetti)

30 – Almofada de crochê para sofá com squares de flores

capa de almofada de croche com flores
(Foto: @hooktoloop)
almofada na cadeira
Foto: @hooktoloop)

31 –  Modelo ideal para as apaixonadas por girassol

almofada com girassol grande no centro
(Foto: @manualidadesmaricel)

32 –  Almofada de crochê em formato de coração com flores nas bordas

almofada de coração branca com flores coloridas
(Foto: Círculo)

33 – Aposte também na almofada de crochê feita com hexágonos florais 

hexagonos coloridos com flores
(Foto: @ofblithespirit)

34 – Almofada em espiral bonita e fácil de fazer

almofada em espiral
(Foto: @hello.gidget)

35 – Almofada listrada de crochê para iniciantes

peça listrada e colorida
(Foto: @thecrochetswirl)

36 – Squares de crochê quadrados formam uma linda capa de almofada 

almofada laranja com bico simples
(Foto: @l80lapteva80)

37 – Modelo de almofada de crochê zig zag na cor rosa pink

croche zig zag
(Foto: @happyhmw)

38 – Uma almofada da vovó para decorar a casa

almofada da vovó mandala
(Foto: @smart.and.cute)

39 – Almofada de crochê de duas cores neutras

almofada duas cores neutras
(Foto: @bespokey_crochet)

40 – Uma bela capa feita com square de girassol com base marrom

square de girassol amarelo e marrom
(Foto: @creativehooks_abi)

41 – Maravilhosa essa capa de almofada feita com fio barroco

croche com fio barroco
(Foto: Círculo)

42 – Composição incrível para uma decoração mais alegre

almofada bonita com pontas
(Foto: @boho.dream.design)

43 – Crochê chevron em um modelo de almofada retangular

almofada chevron com preto e branco
(Foto: @bespokey_crochet)

44 – Almofadas de crochê para todos os gostos!

tipos de almofadas de croche
(Foto: @recycledriches)

45 – Almofada com flores de crochê em alto relevo

flores de croche em alto relevo
(Foto: @hamidah_ali74)

46 – Almofada em crochê glamourosa para varandas 

modelo quadrado com flor
(Foto: @s.s.s.susan)

47 – Uma almofada redonda simples com flor no centro

peça redonda feita de barbante
(Foto: @yaruze_)

48 – Almofada multicolor com detalhes nas 4 pontas

almofada multicolor com pompom
(Foto: @bali_whispers)

49 – Ideal para aproveitar restos de linhas de crochê

almofada feita com restos de linha
(Foto: @yarnxoxo)

50 – Sugestão de capa de almofada artesanal para presente

capa de almofada artesanal
(Foto: @kozi_for_choozi)

51 – Almofada para cama em crochê com listras

capa de rolo para cama
(Foto: @bespokey_crochet)  

52 – Almofada em crochê com estilo

capa de almofada mandala com flor
(Foto: @malnes)

53 – Modelo de almofada feita com fio grosso e franjas

capa com fio grosso e franja
(Foto: @periwinklecrochet)

54 – Ambos os lados têm cores diferentes com o mesmo padrão

almofada de listras coloridas
(Foto: @kpcyarn)

55 – Tipos de almofadas coloridas e modernas

almofadas em croche faceis de fazer
(Foto: @happyhmw)

56 – Almofada de crochê para cadeira com sobras de fios

almofada feita com sobras de fio
(Foto: @besthandmadeideas)

57 – Pequenos squares são perfeitos para esse tipo de trabalho manual

almofada square retangular
(Foto: @l80lapteva80)

58 – Modelo simples com pontos fechados e um acabamento fácil

capa feita com quadrados
(Foto: @material.girl20)

59 –  Uma opção chique e exclusiva para vender

almofada de croche diferente
(Foto: @gilbert_crochet) 

60 – Peça confeccionada com linha de diversas cores

modelo de capa para sala
(Foto: @nallylizzie)

61 – Capa de almofada lindíssima para cadeira

capa com pontos abertos
(Foto: @crochetcherryheart)

62 – Peça que pode ser usada em diversos estilos de decoração

almofada com listras na vertical
(Foto: @happylittlemakes)

63 – Almofada branca atrás e estampada na frente

almofada branca atras e estampada na frente
(Foto: @jenniemakes_)

64 – Incríveis almofadas com flores de crochê

almofada com aplicação de flores
(Foto: @pichakbaft)

65 – Ideia de almofada de crochê com botões na lateral

almofada com botoes na lateral
(Foto: The Funky Stitch)

66 – Almofada de bichinho de crochê para as crianças

almofada de bichinho
(Foto: I Heart Gantsilyo)

67 – Coração de crochê super romântico como destaque 

modelo com coração vermelho no meio
(Foto: Make & Do Crew)

68 – Almofada de crochê com fio de malha

almofada de croche com fio de malha
(Foto: Cris Sakuraba Handmade)

69 – Almofada nuvem de crochê para quarto de bebê

almofada nuvem de amor
(Foto: @unicornioencantado)

70 – Peça diferenciada com uma flor lateral maravilhosa

flor na lateral colorida
(Foto: Onedio)

Gráficos para imprimir e fazer em casa

Veja a seguir alguns gráficos de almofadas de crochê fáceis de fazer e escolha o seu preferido para imprimir.

Almofada redonda de leques

leques de fio barroco natural
(Foto: Círculo)

Almofada de crochê de barbante natural Apolo

modelo em barbante cru
(Foto: Círculo)

Gráfico 1 parte da frente

grafico square
(Foto: Círculo)

Gráfico 2 parte de trás e acabamento

grafico acabamento
(Foto: Círculo)

Gráfico 1 parte da frente

grafico flor
(Foto: Círculo)

Gráfico 2 parte de trás e acabamento

grafico para imprimir
(Foto: Círculo)

Dicas para fazer a limpeza da sua almofada

Para lavar suas almofadas de crochê, atente-se para o fato de que são peças delicadas, então, se sua máquina de lavar tiver a opção de lavar roupas delicadas, você poderá lavar por lá, mas não deixe centrifugar até o final.

Coloque a capa, da sua almofada de crochê, de maneira adequada dentro da máquina (dentro de um cesto que a máquina provavelmente vai ter) e não misture com roupas que podem soltar fios, poeira ou tinta.

Se for lavar na mão, lave com sabão liquido ou sabão de coco, próprio para roupas delicadas (essa dica também serve se for lavar na máquina de lavar).

Despeje o sabão na água antes da peça, misture e depois coloque a peça de molho.

Deixe de molho e exangue

Dessa forma deixe de molho por 15 minutos, em seguida enxague bem (para isso, tente não colocar muito sabão para facilitar o enxague).

Faça um último enxague com uma água misturada com algumas gotas de vinagre branco ou vinagre de maçã com um pouco de amaciante.

Retire o excesso de água com uma toalha e coloque para secar em lugar arejado, mas que não bata sol diretamente.

Antes de lavar qualquer peça de tricô verifique se há manchas para usar um produto específico de tira-manchas.

Verifique também se há bolinhas com ar de “coisa velha”. Nesse caso, se você tiver um “papa-bolinhas” antes de usá-lo observe se na superfície tem alguns fios salientes, repuxados…

Se houver, puxe o fio com ajuda da agulha de crochê para o avesso e prenda a sobra com um leve cerzido feito com a agulha e linha para costura.

E, usando luvas de borrachas, aplique o “papa-bolinhas” e se surpreenda com o resultado. Dessa forma, é só começar a fazer a sua capa e aproveitar as suas almofadas de crochê!

Saiba ainda: Crochê para iniciantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *