Artesanato com madeira: transforme essa técnica em um negócio lucrativo

Muita gente já sabe que o artesanato com madeira é um dos queridinhos quando o assunto  é decoração e mobília.

Pequenos e grandes objetos podem ser feitos com esse material através das técnicas e ferramentas usadas na arte da carpintaria e/ou marcenaria.

Existem produtos muito simples que podem te inspirar para as suas primeiras criações, caso esteja começando do zero, mas é importante ter noções básicas para saber como usar e modelar a madeira.

Invista nos materiais necessários, conheça fornecedores de madeiras ou utilize tábuas de pallets ou de outros móveis, e confira ideias e tutoriais para visualizar alguns procedimentos.

Lembre-se que a prática constante certamente te levará aos resultados esperados (como ter mais criatividade e lucro no negócio, por exemplo), mas, para chegar lá, é preciso começar já!

Confira ainda: Melhor madeira para cada tipo de trabalho artesanal

8 Ideias para ganhar dinheiro com artesanato em madeira começando do zero

Algumas ideias podem te inspirar nesses primeiros passos, especialmente quando são ideias populares no mercado artesanal, que costumam dar um bom retorno financeiro.

Para isso é preciso conhecer as tendências desse nicho de mercado, que podem variar conforme o período e a região.

O artesanato de madeira é uma preferência em muitos casos, sendo possível decorar diversos cômodos e ambientes, fazendo objetos, móveis, acessórios, utensílios, e muito mais com esse tipo de produto.

Se a sua meta é ganhar dinheiro, pense em como dar valor ao produto, fazer com que seja uma peça interessante, criativa, com um bom acabamento e que tenha alguma utilidade.

Além disso, é preciso pensar no seu público-alvo, buscando entender os desejos e interesses do seu público quando o assunto se trata de artesanato com madeira.

Confira oito ideias simples para começar a ganhar experiência e dinheiro com esse artesanato, adaptando o que for necessário para atender às suas necessidades e desejos.

Veja mais: Como fazer prateleira de corda e madeira fácil e barata

1- Caixas

As caixas de madeira podem ter tamanhos e formatos diversos, desse modo se pode criar caixinhas pequenas, como porta-joias, ou caixas grandes, como baús.

artesanato com madeira
Foto: @rmfs.laserstudio

A ornamentação de cada caixa pode variar muito e depende do modelo desejado, até mesmo customizar um caixote usado de madeira pode ser uma ótima opção para começar.

artesanato com madeira clara
Foto: @ideiascomjeito

Crie um conjunto de caixas com aspectos diferentes para agradar todos os gostos ou faça variações de um estilo de caixa que tenha a ver com seu modo de criação.

artesanato com madeira de caixa
Foto: @ryzodecor

Leia também: Como fazer efeito madeira com argamassa

artesanato com madeira de caixa azul
Foto: @estudiogcoelho
artesanato com madeira de caixa com mãe
Foto: @mydetailgifts

2- Nichos

Os nichos são adoráveis e muito utilizados na decoração da casa, compondo as paredes com tantas outras peças e objetos decorativos, ou servindo até mesmo para guardar livros.

Nicho em madeira
Foto: @rubiomonocoatbrasil

É possível vender uma unidade ou um conjunto de nichos que possuem uma composição específica, em todo caso, existem muitas possibilidades para a criação dessas peças.

Nicho de madeira com plantas
Foto: @hippiechiquejau

Por exemplo, é possível fazer o produto em forma de estante, unindo muitos nichos em uma única peça.

Nicho de madeira comeia
Foto: @marcenariadelicio

De outro modo, os nichos podem ser peças únicas, vendidas em separado, com um caráter mais simples, minimalista, ousado, rústico e/ou moderno.

Nicho de madeira decorativo
Foto: @l.a_store44
Nicho de madeira quadrado
Foto: @cantinho_damadeira

3- Prateleiras

As prateleiras são peças básicas e necessárias para muitos ambientes, mas também acabam fazendo parte da decoração do cômodo, por isso precisam ser úteis e atrativas.

Prateleira de madeira
Foto: @morocomigo

É uma peça relativamente simples de fazer, mas isso vai depender do modelo, pois é possível colocar desenhos, texturas, fazer cortes criativos e pinturas…

Prateleira de madeira com parede preta
Foto: @francynecarvalho88

Cada prateleira ou um conjunto de prateleiras pode ter decorações e revestimentos diferentes, o mais importante é usar madeiras de qualidade e com os suportes adequados para suportar o peso necessário.

Prateleira de madeira com livros
Foto: @moveischudzij
Prateleira de madeira com televisão
Foto: @nossacasa93

4- Suporte para plantas

Os suportes para plantas podem ser artesanatos de madeiras que podem ficar na parede, pendurados no teto ou fixados no chão, dependendo do tipo de suporte escolhido.

Suporte plantas de madeira
Foto: @loja_mirartes

Sendo assim, há muitas opções diferentes de suporte que podem ser produzidas e vendidas, geralmente são peças criativas e charmosas que, além de serem utilitárias, embelezam o espaço.

Suporte de plantas de madeira com vaso
Foto: @l.effet.main

Essas peças não costumam ter muitos ornamentos porque as plantas acabam dando o toque final para finalizar a decoração do ambiente.

Suporte de plantas de madeira com suculentas
Foto: @artesanches.cnc

No entanto, o suporte de madeira para as plantas pode ser como uma grande estante ou como um painel para colocar os vasos, podendo ser feito a partir de muitos estilos e modelos diferentes.

Suporte de plantas com caixa de madeira
Foto: @_dosgardenias
Suporte de pallet de madeira
Foto: @bellafloragarca

5- Mesa

Quando se trata de mesa, há muitos formatos, tamanhos e modelos para se pensar, então, ao usar a madeira se pode criar a mesa de acordo com as suas preferências e possibilidades.

Mesa de madeira
Foto: @schustarte

Seja uma mesa de cabeceira, mesa de chá, mesa de jantar, mesa retrátil ou mesa de boneca, existem modelos mais simples e mais elaborados.

Mesa de madeira em verniz
Foto: @espacomoveisrj

Por isso, é importante pesquisar as opções para escolher o melhor para você ou para os seus clientes, muitas vezes até fazendo produções específicas por encomenda.

Mesa de madeira com cadeiras
Foto: @amadeireira_
Mesa de madeira com vaso de planta
Foto: @rilar.ud
Mesa de madeira com cadeiras azuis
Foto: @amadeireira_

6- Porta vinho

Muita gente quer ter um porta vinho rústico e elegante, e é importante lembrar que a madeira é o material mais apropriado para isso.

Porta vinho de madeira
Foto: @zardinlaser

O caráter artesanal torna essa peça ainda mais atrativa, ela pode estocar mais de uma garrafa de vinho e ter detalhes e ornamentos que sejam apropriados para cada pessoa.

Porta vinho de madeira com 3 garrafas
Foto: @hocha_cami

O tamanho fica a critério de cada um, bem como o tipo de modelo, que poderá ter prateleiras, frestas, buracos de apoio ou outros formatos de base.

Porta vinhos de caixa madeira
Foto: @decorarteluz22
Porta vinhos de madeira geométrico
Foto: @madeinery_3
Porta vinhos personalizado
Foto: @pinnusdecore

7- Placas

No caso das placas de madeira, é interessante que se tenha habilidades técnicas no ramo da pintura, texturização ou pirografia, assim as placas podem ser espécies de quadros decorativos.

Placa em madeira do Canadá
Foto: @cncoeste

Além disso, as placas como pontos sinalizadores também podem ser feitas, como placas de entrada e saída, com frases que digam “sejam bem-vindos” e “voltem sempre”.

Placa de madeira felicidade
Foto: @dellacreativita_presentes

Dessa forma, as placas são peças abertas a serem customizadas e personalizadas ao modo de cada um, por exemplo, seguindo as preferências do cliente.

Placa de madeira com flor
Foto: @linedetalhesmadeira
Placa de madeira com pássaros
Foto: @jupiartesanatos
Placa de madeira com escrita
Foto: @milkaemanuela

8- Banquinhos

Os banquinhos são peças simples, mas que podem ter seus diferenciais a partir da criatividade de cada artesão, que poderá fazê-los conforme as suas ideias de modelos e formatos.

Banco de madeira
Foto: @moveiscomdom

São peças que costumam dar um bom retorno financeiro, pois não é preciso muitos materiais para fazê-lo e seu preço é geralmente acessível.

Banco de madeira rústico
Foto: @admoveisrusticos

O valor do artesanato com madeira sempre depende do esforço feito para a criação (mão de obra) e dos custos referentes ao processo.

Bancos de madeira com vasos
Foto: @fatarelli.paisagismo

Assim, cada artesão também pode criar suas peças de acordo com seu próprio estilo e vendê-las com o preço que considerar justo.

Banco de madeira minimalista
Foto: @rock.dsg
Banco de madeira com flores
Foto: @atelie_art_na_madeira

Deixe um comentário