Artesanato indígena para Educação Infantil

Fazer artesanato indígena é a atividade pedagógica perfeita para aprender sobre a cultura dos índios e seus costumes. É uma tarefa comumente feita, de um método lúdico, sobre o dia do índio, que é em 19 de abril.

Além das mais diversas manifestações de artesanato indígena retratarem grande parte da cultura brasileira, elas precisam ser valorizadas e ressaltadas, para que tenhamos sempre uma percepção da identidade indígena como formadora da nossa própria identidade.

Para você fazer e ensinar crianças a fazerem artesanato indígena, temos várias dicas e ideias para te inspirar nesse processo! Faça conosco várias peças de artesanato incríveis usando os mais variados materiais.

Artesanato indígena

Fizemos um belíssimo artesanato indígena para atividade da educação infantil, e vamos mostrar a você o passo a passo de como fazê-lo. Usamos EVA como um dos materiais para fazermos um cocar super colorido e divertido. Faça já você também!
artesanato indígenaPara fazer esse belo cocar de índio com EVA, você vai precisar de:

  • Tesoura;
  • Barbante;
  • EVA Colorido;
  • Cola para EVA;
  • Molde de pena, disponível para download nos tópicos seguintes;
  • Régua;
  • Palito de churrasco.

Aqui vai uma dica valiosa: para não marcar o EVA com caneta ou lápis, é interessante você fazer uso do palito de churrasco para fazer as devidas marcações no material. Assim você evita manchas e dá um melhor aspecto.

Comece marcando os moldes das penas no EVA, em cores diferentes, e cortando-as em seguida. Corte também uma faixa extensa de EVA de 3,5 centímetros de altura e 40 centímetros de comprimento. A extensão da faixa pode variar, dependendo do diâmetro da cabeça da criança. Feito isto, corte triângulos de diferentes cores no EVA, contanto que tenham 3,5 centímetros de altura.

Após colar os triângulos pela faixa, conforme a imagem abaixo. Cole por dentro o barbante, colando EVA por cima para protegê-lo, as penas coloridas, também, e pronto!

artesanato indígena

Como fazer artesanato indígena

Artigo seguinte