Atividade de alfabetização 1º ano: modelos prontos para imprimir

As atividades de alfabetização para crianças do 1º ano da Educação Infantil podem ajudá-las na prática da leitura e escrita inicial das palavras.

Aprender a ler é um desafio que abre horizontes para o mundo ao redor. Os pequenos se atraem pelas palavras de maneira natural e cada vez que aprendem uma palavra percebem novas possibilidades.

A comunicação se torna mais fluida e a sociabilidade entre outras pessoas aumenta. Cada criança terá suas facilidades e dificuldades nesse percurso, portanto, é também um desafio para o educador perceber as melhores atividades que podem favorecer este aprendizado.

As ideias prontas deixarão o trabalho ainda mais prático para ser realizado, sendo atividades complementares que já são bastante utilizadas na Educação Infantil.

Veja ainda: 90 Atividades de alfabetização para imprimir

Participe do nosso grupo do WhatsApp e receba artesanatos e moldes PDF para imprimir!

Quero Entrar no Grupo

10 Sugestões de atividades de alfabetização para o 1º ano

As sugestões apresentadas a seguir, são exemplos de exercícios que podem ser aplicados na sala de aula da Educação Infantil e formam um grupo de atividades eficazes no processo da alfabetização.

As atividades no papel são auxiliares e complementam uma série de dinâmicas e jogos que possuem o mesmo objetivo com as crianças, estimulando a compreensão das letras, sílabas e palavras.

Saiba mais: 11 Atividades de colagem para educação infantil

1 – Pintando as vogais e consoantes

Depois de aprenderem o alfabeto, é importante dividi-lo em dois grupos: vogais e consoantes. As crianças devem perceber as diferenças entre esses grupos, reconhecendo a forma escrita e o som de cada letra.

Sugira que pintem as vogais e consoantes com cores diferentes (vogais podem ser pintadas com vermelho e as consoantes com azul, por exemplo).

Confira também: 10 Atividades de coordenação motora fina e grossa na educação infantil

2 – Pintando as letras faladas

Depois de repetir todo o alfabeto várias vezes com a turma, se quiser focar ainda mais no som de cada letra, pode-se criar uma dinâmica através dessa percepção oral.

 

Nesta atividade, o professor ou a professora deverá pronunciar uma letra e as crianças devem marcá-la ou pintá-la no papel. Então, a atividade pronta deve trazer todas as letras (embaralhadas ou não) para serem coloridas, elas podem estar dentro de círculos ou quadradinhos.

3 – Montagem das sílabas

Essa atividade é também muito importante para que as crianças treinem a formação das sílabas simples a partir da junção de uma consoante com cada uma das vogais.

Nesse sentido, os alunos e alunas exercitam a escrita e a pronúncia das famílias silábicas, visualizando-as no papel e escrevendo ao lado. Elas ainda podem formar palavras a partir das sílabas trabalhadas.

4 – Desembaralhar as sílabas

A partir do uso de uma palavra já conhecida e trabalhada com a turma do 1º ano da Educação Infantil, é possível exercitar habilidades cognitivas que contribuem para o processo de alfabetização.

As sílabas embaralhadas e associadas a uma imagem no papel, vão estimular o reconhecimento dos sons e a identificação da palavra que deve ser formada a partir da organização silábica correta.

É o caso da palavra CANECA aparecendo de forma confusa como NE-CA-CA, na atividade.

5 – Contar as sílabas

Contar as sílabas é um exercício que, para além da aprendizagem dos números, favorece a organização verbal e fonética na construção das palavras.

A criançada passa a ter um contato inicial com a divisão silábica, aprendendo que toda palavra pode ser dividida em sílabas.

Nesta atividade pronta, pode-se pedir que o(a) aluno(a) conte as sílabas das palavras escritas e pinte pequenos desenhos a partir da respectiva quantidade.

6 – Circular o nome correto da figura

Quando as crianças vão aprendendo novas palavras, é comum que elas memorizem com facilidade quando tais palavras têm a ver com o seu cotidiano.

Então, esta atividade se utiliza justamente dessas palavras comuns e já conhecidas, para que as crianças identifiquem a sua escrita correta entre outras opções de grafias que estão incorretas.

Este é um modo de fazê-las perceber a palavra com maior atenção, pois a palavra “banana” estará em um quadro, junto com opções incorretas de escrita, como “banano” ou “balana”.

Cada criança deve circular somente a resposta certa e uso de imagens associadas a cada palavra é sempre bem-vindo em atividades infantis.

7 – Escreva a letra/sílaba inicial de cada desenho

Para os pequenos do 1º ano da Educação Infantil, estimule a escrita deles com letras ou sílabas, apostando nas letras e sílabas iniciais dos nomes associados aos desenhos impressos na atividade.

Se o exercício fosse “escreva a palavra completa”, o desafio ficaria muito maior, por isso a indicação é começar pelo básico. A palavra CACHORRO, por exemplo, possui duas sílabas mais complexas no meio e no fim.

Contudo, nessa atividade ela pode ser utilizada, se a orientação for a escrita da primeira letra ou da primeira sílaba, e neste caso seria a letra “C” e a sílaba “CA”.

8 – Ler para desenhar

A frequente leitura de letras e sílabas é uma forma de melhorar essa habilidade, de modo que alguns nomes começam a ser lidos com mais facilidade com o passar do tempo.

Uma sugestão de atividade é conduzir a leitura de algumas palavras impressas, para que elas desenhem a respectiva figura em um espaço no papel que está destinado para isso.

Existem diversos modelos dessa atividade, que podem variar entre a indicação de desenhar ou pintar a figura correta a partir da leitura do nome.

9 – Complete as palavras

Os quadrados ou traços vazios colocados no meio das palavras, indicam os espaços que devem ser preenchidos pelas crianças, com vogais ou consoantes que elas devem descobrir.

É comum que, nesta atividade pronta, exista uma imagem ao lado para que as crianças a associe com as letras que estão visíveis e procurem escrever as letras que faltam.

O ideal é usar diferentes indicações, pedindo para completar as palavras com vogais ou para completá-las com determinadas consoantes, indicando pelo menos duas, como “R ou L”, “C ou Q”, “M ou N”.

Assim, a atividade alfabetização para o 1º ano pode focar no aprendizado de determinados grupos de letras para gerar uma assimilação gradativa do conteúdo.

BAIXAR TODAS AS ATIVIDADES EM PDF

10 – Treinando o alfabeto

Veja algumas ideias maravilhosas para trabalhar as primeiras letrinhas com alunos do 1º ano da educação infantil:

Relacione todo o alfabeto com imagens de figuras, cujo os nomes de cada uma delas tenha a letra inicial correspondente (de A à Z).

Por exemplo, a criança deverá perceber que a palavra “abacate” começa com a letra A, bem como a palavra “bola” começa com a letra B, e assim sucessivamente. Desse modo, essa atividade de alfabetização para o 1º ano, também pode incluir desenhos para colorir no papel.

Deixe um comentário