8 Atividades sobre Descobrimento do Brasil para educação infantil

As atividades sobre o Descobrimento do Brasil para a educação infantil precisam ser lúdicas para chamar a atenção dos pequenos e garantir a participação de todos.

De modo geral, esse tema não precisa ser levado à sala de aula de maneira complexa e muito detalhada, mas é preciso ressaltar informações importantes.

Afinal, falar do Brasil, é falar também de todos os brasileiros, da história coletiva, e como isso repercute na sociedade. As crianças podem pintar, colar e brincar, aprendendo muito, dependendo do tipo de atividade realizada.

Dia do Descobrimento do Brasil
Foto: Dias do Ano

Se você tem dúvidas de como aplicar esse tipo de atividade em sala de aula, para trabalhar o conteúdo com leveza e sabedoria, veja as dicas a seguir.

Descubra quando e por que o Descobrimento do Brasil é comemorando no país e como contar essa história para as crianças.

Quando é comemorado o Dia do Descobrimento do Brasil?

O Descobrimento do Brasil é comemorado no dia 22 de abril, embora não seja uma data que determina um feriado nacional.

Leia também:

Por conta da colonização portuguesa, o dia oficial para o descobrimento passou a ser 22 de abril, pois, nessa data, os portugueses teriam chegado aqui, em 1500.

atividades
Foto: Aventuras na História UOL

Eles chegaram através de caravelas lideradas por Pedro Álvares Cabral, por isso é bastante comum ouvir que foi Cabral que descobriu o Brasil.

Contudo, não se pode esquecer que, antes dos portugueses chegarem no Brasil, os povos indígenas já habitavam nas terras.

Sendo assim, o dia 22 de abril, precisa ser lembrado também com essa máxima verdade, buscando valorizar a existência dos indígenas no território nacional. Afinal, os indígenas não são meros expectadores ou figurantes da história brasileira.

história
Foto: UFRGS

Esses povos lutam, diariamente, para que tenham os seus direitos respeitados, inclusive porque sofreram muito com a colonização e a invasão dos portugueses.

Muitos historiadores, inclusive, afirmam que o Brasil não foi descoberto e, sim, invadido, por conta dessas questões históricas e sociais.

5 Atividades sobre descobrimento do Brasil para Educação Infantil 

As crianças acabam tendo o primeiro contato com esse assunto na escola, durante a educação infantil. E realizar atividades sobre o tema é reforçar algumas questões históricas.

Por isso, é importante não criar distorções e ilusões históricas, especialmente a respeito dos povos indígenas que já estavam aqui, antes dos portugueses chegarem.

É importante ressaltar que a chegada dos portugueses mudou a história dos indígenas e vice-versa. Não é por acaso que o Brasil é cheio de influências culturais diferentes.

Esse é um marco para a nossa história e as atividades sobre descobrimento do Brasil para educação infantil podem ilustrar isso.

Confira as ideias mais utilizadas:

1 – Desenho sobre a história do Descobrimento do Brasil

A criança deve fazer um desenho sobre o momento em que os portugueses chegaram ao Brasil.

atividade descobrimento do brasil para educação infantil

2 – Atividade de matemática  

É possível trabalhar o tema na aula de matemática de maneira leve e divertida. E o melhor é que a criança ainda pode colorir os desenhos quando terminar a atividades.

Atividade de matemática  

3 – Labirinto do Descobrimento do Brasil

A atividade com labirinto é pedagógica e desenvolve várias habilidades nas crianças, como senso de lógica e organização, coordenação motora, o senso de direção, entre outras.

Labirinto do Descobrimento do Brasil

4 – Atividade para colorir 

A atividade para colorir é feita para estimular a imaginação, a criatividade, o desenvolvimento motor e cognitivo.

Atividade para colorir 

5 – Caça palavras do Descobrimento do Brasil

Outra atividade divertida é o caça palavras. Basta imprimir ou criar um caça palavras e entregar para as crianças brincarem.

atividade sobre descobrimento do brasil para educação infantil

O ideal é que todas participem da atividade e compartilhem as respostas. É interessante realizá-la de maneira coletiva, ainda que o papel seja entregue individualmente.

6 – Atividade de colagem 

A colagem é uma atividade plástica bem simples e muito usada na educação infantil. Esse exercício é lúdico e fácil de fazer com as crianças.

Com ela, é possível usar imagens e palavras impressas ou figuras retiradas de revistas e jornais para criar murais ou painéis.

Atividade de colagem 
Foto: Pinterest Ana Cristina Santos

Usando palavras recortadas, por exemplo, é possível criar frases, pequenos textos e poemas sobre o tema. Imagens podem contar a história do descobrimento, através de fotos históricas ou ilustrações.

Sem falar que outras atividades individuais, feitas em papel, podem ficar expostas (todas juntas) em um painel, na sala de aula.

7 – Contando letras ou escrevendo palavras 

Para as crianças que estão em processo de alfabetização, escrever e contar letras é algo muito importante.

Contando letras
Foto: Ideia Criativa Gi Barbosa

Com esse tema, é possível ensinar a escrever o nome do navegador português, Pedro Álvares Cabral, e ensinar a contar as letras desse nome. Mas, isso é apenas uma das milhares de palavras que podem ser ensinadas nessa atividade, como:

  • PINDORAMA – nome que os indígenas davam ao Brasil, antes dos portugueses chegarem.
  • PAU BRASIL – nome da principal árvore que foi explorada pelos colonizadores quando chegaram.
  • MONTE PASCOAL – nome do lugar, na Bahia, que foi a primeira porção de terra avistada pelas embarcações portuguesas no dia 22 de abril. Recebeu esse nome porque o desembarque dos portugueses ocorreu na época da Páscoa.
  • ILHA DE VERA CRUZ – o primeiro nome que foi dado ao Brasil, pelos portugueses.
  • CARAVELAS – tipo de embarcação para a navegação, sendo a mais utilizada pelos portugueses para explorar outras terras nesse período.

8 – Questionário simples e criativo 

O questionário criativo é quando, ao imprimir diferentes perguntas sobre o tema do Descobrimento do Brasil, a forma de responder pode ser fora do convencional.

Por exemplo, é possível responder perguntas através de alternativas múltiplas, de desenhos ou ainda completando frases. Pode ser aplicado um questionário simples com linhas para responder as questões.

Mas, antes disso, é preciso contar a história do descobrimento, evidenciando as informações desejadas para as crianças memorizarem.

história do descobrimento do brasil educação infantil
Foto: Atividades Pedagógicas

Imagens do Descobrimento do Brasil para colorir 

São muitas opções para imagens do Descobrimento do Brasil, que podem e devem fazer parte das atividades lúdicas para educação infantil.

atividade sobre descobrimento do brasil educação infantil
Foto: colorir online

As imagens podem evidenciar as caravelas portuguesas, o retrato de Pedro Álvares Cabral e ainda os povos indígenas e originários das terras brasileiras.

desenho do descobrimento do brasil para colorir
Foto: colorir online

Esse encontro entre os indígenas e os portugueses pode ser retratado nas ilustrações, assim como pode haver imagens do mapa do Brasil, da sua bandeira e suas cores.

Imagens que tenham relação com o tema são bem-vindas e podem ser usadas. As crianças podem colorir com lápis de cor, giz de cera, hidrocores ou com papel picado (para colagem).

atividade descobrimento do brasil educação infantil
Foto: Online Cursos Gratuitos

Inclusive, é possível colocar sobre as imagens muitas bolinhas de papel crepom, para tornar a atividade prazerosa para as crianças.

As bolinhas de papel crepom podem colorir e delinear figuras, como a da bandeira do Brasil.

As atividades do Descobrimento do Brasil da educação infantil vão se tornar ainda mais atrativas com boas imagens para servir de referência.

Deixe um comentário