10 Atividades de artes para educação infantil superdivertidas

criança pintando

Existem muitas atividades de artes para educação infantil que podem ser usadas no primeiro contato da criança com a educação.

A educação infantil é uma fase preparatória que tem o objetivo de iniciar o processo da educação da criança de forma gradativa.

As brincadeiras, as pinturas, as massinhas, desenhos, teatros, músicas e artesanatos são formas de ingressá-las no meio educacional.

É importante incentivar esse contato com atividades lúdicas, estando na escola ou não, para que a sensibilidade e o estímulo de criar e pensar sejam trabalhados.

atividades de artes para imprimir

Todo o processo educacional funciona como aliado da cultura. No Brasil, por exemplo, a cultura é mundo rica e marcante, e isso precisa ser incentivado desde cedo.

A arte funciona como uma ponte para essa visão cultural e contribui para que a criança se sinta capaz de criar e produzir por si mesma.

10 Sugestões de atividades de artes para educação infantil

O planejamento na educação é algo indispensável. O primeiro passo para preparar uma aula é fazer esse planejamento e decidir o que passar para as crianças.

Sugestões de atividades
Foto: The Frisky

Uma boa dica é dar liberdade para as crianças criarem um pouco e saberem qual sua visão de mundo. Confira outras sugestões de atividades para educação infantil. 

O papel do professor é guiar os alunos independente de qual turma e idade estejam para que tenham esse primeiro contato com a educação da melhor forma.

Além de tudo, a arte é capaz de contribuir para a criança se expressar melhor e ter uma linguagem rica e também capacidade de se sentir livre para pensar e ter uma visão de mundo ampla.

1 – Colorir

Com um desenho pronto, uma ótima sugestão também é pedir para as crianças colorirem. Elas amam essa parte.

Com isso, as atividades de arte para educação infantil fazem-se necessárias. Então veremos algumas sugestões imagens para pintar:

atividades de artes para educação infantil 4 anos atividades ludicas desenho para colorir

1 ano atividades de artes para educação infantil 5 anos

São vários desenhos divertidos que é possível encontrar prontos para imprimir e fazer daquela aula uma aula divertida.

Colorir é uma atividade importante na vida educacional da criança. Além de possibilitar que elas conheçam e diferenciem as cores, contribui também com o desenvolvimento da coordenação motora que precisa ser trabalhada desde cedo.

2 – Desenhar

O desenho é algo que as crianças parecem já nascer gostando, não é verdade? Todas amam pegar um caderninho e fazer alguns rabiscos do seu jeitinho.

desenhar
Foto: Educatall

Essa é uma das melhores formas de inserir a criança no meio educacional. Permitir que elas criem seus desenhos e soltem a imaginação é ótimo para o desenvolvimento cognitivo e motor.

Uma ótima dica é pedir à elas para fazerem desenhos do que mais gostam na escola e o que querem aprender ali. É uma forma de dar liberdade à elas de ajudar a se expressarem.

3 – Teatro

As crianças tem a imaginação como mais ninguém tem, elas são capazes de viajar por um mundo de fantasias que elas criam e que faz parte do desenvolvimento e crescimento delas. O teatro é uma forma de colocar essa imaginação para fora.

teatro
Foto: GBP Bocheń

Uma sugestão é fazer um dia de faz de conta. Escolher um dia na semana em que cada uma possa se vestir com uma fantasia que queira e encenar. Ou ainda decidir um teatro para fazer neste dia com toda a turma e cada uma se caracterizar de acordo.

4 – Dança

A dança é uma arte e deve ser passada para crianças. Na educação infantil é a melhor fase para isso. Uma competição saudável pode ser uma boa dica também.

dança
Foto: kronen zeitung

As crianças ensaiam por um tempo uma dança bem divertida e depois apresentam para toda a turma com alguns jurados que podem ser entre elas mesmas.

5 – Leitura

Obviamente quando estão ingressando na educação, as crianças ainda não sabem ler, mas o melhor a se fazer é incentivar a leitura. Com atividades de artes para educação infantil que tenham leitura como tema, elas terão mais interesse em aprender.

leitura
Foto: Kids Read Now

Fazer uma roda de leitura é o ideal. As crianças em uma roda única com o professor no meio.

O educador é quem vai ler, mas o livro escolhido pode ser passado nas mãos de cada uma (de preferência que tenha imagens) e assim elas vão dizendo o que acham que vai acontecer naquela próxima página. Será divertido e muito educativo! 

6 – Pintura livre

Se o objetivo é ensinar atividades de artes para educação infantil de forma divertida, essa é a ideia perfeita. A criançada vai amar!

Atividades de artes para Educação Infantil 3 anos
Foto: OSU DESIS Lab

Com tintas próprias para crianças, cada uma pode escolher as cores que querem trabalhar e fazerem a pintura livremente. Com um pincel ou com as mãos mesmo, farão lindas pinturas de forma livre e divertida.

7 – Pintura com tema

Nesse caso, a pintura será guiada pelo educador. Escolher um tema e pedir à elas que façam pinturas com o tema escolhido, é uma ótima ideia para saber se conseguem entender comandos.

Mesmo que a pintura fique difícil de entender, o principal nesse momento é deixar que elas tentem.

pintura
Foto: Kreisbote

8 – Painel com as mãos

Aqui também eles vão precisar de tinta e de um papel grande ou cartolina para fazer um painel. Essa atividade ajuda a conhecerem melhor as formas das mãos e também sentir a textura das coisas através da tinta.

Atividades De artes Para Educação Infantil com tinta guache
Foto: Time Out

É uma forma de desenvolver o processo cognitivo com atividades de artes para educação infantil de forma divertida, empolgante e muito educativa.

9 – Massinhas

Uma das brincadeiras preferidas das crianças é a massinha. Além disso, é uma atividade que contribui para a vida educacional delas. Fazer bonecos de massinhas ajuda a criança a explorar seus conceitos e visão de mundo, soltando a imaginação.

Ideias de artes para educação Infantil
Foto: LA GACETA

A massinha pode ser usada de várias formas e por conter cores variadas, não é difícil pedir que elas façam algo específico com ela. Ou podem simplesmente fazer o que a criatividade mandar.

10 – Artesanato

O artesanato é uma atividade muito ampla que pode ser feita de várias formas. Quase tudo que encontramos, com criatividade pode se transformar em uma linda peça de artesanato.

recorte e colagem
Foto: Charter Academy

Um sugestão é fazer animais com rolo de papel higiênico ou ainda fazer artes com palito de picolé. 

Preparar as crianças para uma vida inteira educacional é um meio de ajudá-las a ter um futuro brilhante. Portanto, esse processo deve ser feito da melhor forma, respeitando o tempo delas e também as opiniões.

Incentivar que elas soltem a criatividade contribui também com a interação e comunicação. Esse incentivo deve ser feito também em casa com atividades complementares.

As atividades de artes para educação infantil é a melhor maneira de garantir um futuro melhor para as crianças permitindo que elas tenham autonomia e autoconfiança em si mesmas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *