Atividades de educação física para imprimir

As atividades de Educação Física para imprimir são tarefas complementares que os estudantes podem fazer para reforçar tudo o que aprenderam na sala de aula.

Como a Educação Física é uma disciplina que envolve muito trabalho de corpo, a atividade impressa acaba gerando um acompanhamento por escrito, seja de forma objetiva ou lúdica.

Na atividade, se pode colocar perguntas, pequenos textos, ilustrações, entre outras formas de oferecer ou exercitar um conteúdo teórico adequado. Assim, a teoria e a prática andam juntas e potencializam o aprendizado.

Cada série/ano terá um nível diferente de atividades para serem executadas, acompanhando o processo progressivo do desenvolvimento cognitivo e motor dos alunos.

Veja algumas opções de atividade e fique à vontade para adaptá-las ou usá-las por completo.

7 Atividades de Educação Física para imprimir

Vamos lá! Além de mexer o corpo, os(as) alunos(as) vão precisar trabalhar a mente e desenvolver a escrita, a leitura e outros processos cognitivos.

Na Educação Física nada é moleza, mas cada atividade precisa estar de acordo com o nível de cada turma, a partir de um acompanhamento pedagógico.

Veja também: Jogo da memória para imprimir em PDF e se divertir.

Por isso, confira algumas tarefas específicas que estão adequadas à cada série/ano da escola, do 2º ano até o 8º ano.

Antes de escolher a atividade, tenha em mente que cada turma é única e as tarefas podem ser editáveis e flexíveis para acompanhar a evolução dos estudantes de maneira saudável.

Atividades para o 2º ano

A turma do 2º ano pode reforçar o desenvolvimento da leitura e escrita na Educação Física, trabalhando com atividades simples, que possuam ilustrações e pequenos textos.

 Atividades de educação física para imprimir

As atividades impressas podem pedir a anotação dos nomes de algumas brincadeiras realizadas em sala de aula, como pisque-esconde ou pega-pega.

Elas também podem sugerir para circular palavras que tenham a ver com um determinado assunto da Educação Física.

Ou ainda pedir para conectar as principais partes do corpo com algum esporte, conforme o envolvimento de cada parte (exemplo: braço e natação ou pernas e futebol).

Além disso, trabalhe com conteúdos teóricos introdutórios em relação à essa disciplina, como a história da ginástica, benefícios da prática de esportes e exemplos de exercícios fáceis.

Atividades para o 3º ano

 No terceiro ano, se pode avançar para maiores classificações e fundamentos de determinados jogos, esportes e brincadeiras realizadas na parte prática da Educação Física.

Atividades de educação física para imprimir caça palavras

Por exemplo, os alunos podem aprender sobre a quantidade de jogadores que um time de voleibol ou futebol pode ter e qual a função de cada um deles.

Assim, cada atividade pode estar relacionada a um tipo específico de esporte, luta, jogo ou dança.

É importante que as crianças conheçam um pouquinho de cada uma dessas categorias, para facilitar a escolha delas para uma determinada prática à diante.

As ilustrações lúdicas ainda permeiam essas atividades, de modo que poemas, cantigas e textos relacionados com brincadeiras/jogos são bem-vindos.

Atividades para o 4º ano

No quarto ano, é interessante trabalhar com a importância das regras nos jogos, estimulando o pensamento sobre a ética das atividades físicas em cooperação.

Atividades educativa 4 ano

Esse é o penúltimo ano do fundamental I e no próximo ciclo é bem provável que as atividades físicas se intensifiquem.

Sendo assim, as atividades impressas podem trazer ainda mais definições sobre as práticas esportivas, lutas e danças.

Isto inclui a história de alguns tipos de prática, como cirandas e brincadeiras populares.

Ainda não é hora de acabar com a teoria sobre as brincadeiras lúdicas, que devem permear por todo o ensino fundamental I.

No entanto, vale à pena destacar às variações e cuidados necessários para praticar outras atividades físicas, como futsal, capoeira e/ou ballet.

Atividades para o 5º ano

Nesse final de ciclo do ensino fundamental I, o quinto ano é um período muito especial para os estudantes.

Atividade educativa caça palavras 5 ano

As atividades para imprimir já podem detalhar fatores essenciais para cada tipo de prática realizada, especificando os conteúdos ainda mais.

Tudo o que foi apreendido através das atividades de Educação Física para imprimir, relacionadas ao ensino fundamental I, deve ser revisado para fazer uso de novas abordagens.

Por exemplo, a turma poderá saber mais sobre competições esportivas mundiais, como as Olímpiadas, e algumas curiosidades podem ser compartilhadas.

Além disso, esse é um ano perfeito para estimular o movimento do corpo no próprio lar.

Ou seja, incentivando que os estudantes façam atividades físicas em casa, através de tutoriais escritos.

Atividades para o 6º ano

No 6º ano, os pequenos já devem estar na faixa dos 11 anos de idade, e, na fase da pré-adolescência, é importante aumentar a atenção para alguns cuidados.

Atividade educativa 6 ano

Afinal, nessa faixa etária eles já podem compreender, de forma muito melhor, os benefícios das atividades físicas praticadas até agora.

Na verdade, um pouco mais de autonomia não fará mal, e é possível que as atividades impressas possam ajudar nisso, através de tutoriais de exercícios e recomendações.

Sendo assim, as atividades impressas também podem apresentar como dividir as horas do dia em momentos oportunos para fazer diferentes atividades.

Elas podem ser divididas em atividades aeróbicas, atividades de flexibilidade e força, incluindo atividades de recreação e de lazer.

Por fim, é indispensável que cada estudante saiba mais sobre o sedentarismo e os prejuízos que a falta dessas atividades podem ocasionar.

Atividades para o 7º ano

As atividades físicas para imprimir do Ensino Fundamental II, fará mais uso de apostilas e informações mais aprofundadas.

Atividade educativa 7 ano

Sendo assim, o 7º ano é crucial para esse aprofundamento, apresentando conteúdos teóricos mais detalhados.

As perguntas objetivas servem para muitas avaliações, contudo, é importante estimular leituras ainda mais complexas.

Perguntas abertas também são bem-vindas, fazendo com que o estudo da Educação Física seja levado à sério pelos estudantes, como qualquer outra disciplina.

Atividades para o 8º ano

O 8º ano na Educação Física será complementar ao ano anterior, focando ainda mais em conteúdos teóricos quando houver atividades impressas.

educação fisica para o 8 ano

Aborde sobre novos tipos de esportes e danças, se valendo das que foram pouco faladas em sala de aula durante os anos anteriores, como possivelmente o Breaking ou o Rugby.

O ideal é que o educador físico ou educadora física, possa ainda apontar nomes de teóricos e pesquisadores que estudam sobre determinados assuntos, estimulando a pesquisa.

Assim, as atividades de Educação Física para imprimir poderão se valer dessas informações para fazer perguntas e criar exercícios lúdicos em grupo ou individualmente.

Deixe um comentário