Como fazer balanço de pneu

O balanço de pneu é uma ótima maneira de reciclar aqueles pneus velhos e ainda ter um brinquedo divertido para as crianças, eles vão aproveitar por muito tempo.

Além disso, o balanço de pneu é ótimo para quem quer tirar os filhos da frente da TV e leva-los a brincar ao ar livre. Como toda criança adora brincar, com o balanço elas podem passar horas com os amigos a se divertir.

Para que você possa fazer seu balanço, só precisa de alguns materiais e um pouco de conhecimento, para garantir a diversão e a segurança das crianças. Confira a seguir como fazer o seu.

Artesanato com pneu: balanço

O balanço é uma brincadeira muito antiga, existe desde o século V a.C. Além disso, é superdivertido e saudável, colocando as crianças em movimento. Inclusive você pode fazer um no quintal de sua casa e, assim, criar um brinquedo para eles se divertirem muito.

Como-fazer-balanços-para-seus-filhos
Foto: Craft Ideas

O balanço já foi muito usado antigamente. Por ser fácil de fazer, é uma garantia para as crianças muitos momentos de diversão com os amigos. Apesar de ser uma brincadeira simples, para as crianças é incrível.

Além disso, fazendo um balanço de pneu, estamos contribuindo com o meio ambiente ao fazer a sua reciclagem. Dessa forma, o balanço é algo sustentável e divertido.

Como fazer um balanço de pneu

Para fazer seu balanço de pneu, primeiro precisará encontrar um pneu velho e que seja adequado. Inclusive, ele precisa estar em boas condições para aguentar o peso de quem vai usá-lo.

Também é importante se atentar ao tamanho do pneu, ele deve ser grande o suficiente para que as crianças possam sentar nele. Mas também precisam ter um tamanho que o galho em que você vai pendurar suporte.

artesanato com pneus
Foto: Alena Garden

Com o pneu em mãos, lave-o com detergente, por dentro e por fora. Caso tenha alguma mancha de óleo ou outros resíduos é bom lavá-lo com produtos específicos. Lembre-se que as pessoas irão sentar no balanço, então ele precisa estar bem limpo.

Depois, encontre um galho onde você possa dependurar o balanço. O galho precisa ser grosso e a árvore tem que ser grande e boa, sem sinais de fraqueza. Certifique-se também se não há outras árvores muito próximas que possam atrapalhar a brincadeira.

Alguns detalhes importantes:

  • Uma boa altura do galho é de 2,7 metros do chão. Mas, quanto mais alto ele for, mais alto poderá balançar.
  • O galho deve ficar um pouco mais longe da árvore. Assim, não corre risco de o balanço atingir o tronco da árvore ao balançar.
  • Tenha cuidado com as crianças, pois se quem for brincar for uma criança pequena, o galho deve ser mais perto do chão.

Compre uma corda de qualidade, com aproximadamente 15 metros. É preciso que a corda seja forte, para suportar o peso das crianças e do pneu.

Faça 3 buracos pequenos no pneu para evitar o acumulo de água. Considerando que o pneu ficará em área aberta, vai ficar embaixo de chuvas, então é preciso escoar a água.

Com tudo isso feito, pegue a corda e, com uma escada, suba até o galho que escolheu para o balanço. Peça ajuda a alguém, para evitar acidentes. Pendure a corda, de modo que não fique raspando com imperfeições do galho ou nós.

Então, amarre uma ponta da corda no galho com um nó quadrado. Certifique-se de que ficou bem firme. Em seguida, amarre a outra ponta no pneu, também com um nó quadrado, garantindo que os furos de drenagem ficarão para baixo.

Verifique a altura do pneu antes de fazer o nó, que deve ser de 30 cm do chão, pelo menos. Entretanto, você precisa considerar a altura das crianças que vão brincar, deixando o pneu a uma altura em que não arrastem os pés no chão, mas que consigam subir sozinhas.

Retire os excessos da corda, para que não atrapalhe ou não corra risco de desamarrar. Teste o balanço antes de deixar as crianças brincarem.

Veja o tutorial ensinando a fazer balanço de pneu do canal Casa de verdade:

Ideias e modelos de balanço de pneu

Os balanços de pneu podem ser de diversas formas e tamanhos. O modelo de balanço na vertical é o mais simples de se fazer. Mas também podem ser feitos balanços com o pneu na horizontal, ou com metade do pneu, apenas.

Além disso, para pendurar pode ser usado cordas ou correntes. No caso das correntes, você precisará fixa-las com parafusos no pneu e no galho em que vai pendurar.

Também podem ser feito recorte no balanço de pneu, deixando-os ainda mais bonito. O importante é usar a criatividade e garantir a segurança e diversão das crianças na.

Pneu
Foto: Onedio
balancinho de pneu
Foto:
@shirts_tiny_home_adventure
jardim-com-pneu-velho
Foto: Dumielauxepices
balanço de pneu quarto
Foto: Maurícia Crisostomo
Dicas-para-Fazer-Reciclagem-de-Pneus-Velhos
Foto: Deavita
Balanço-dos-Sonhos-loja
Foto: Orangotango
balanço
Foto: Simaro
balanço meio pneu
Foto: Viver Criativamente
balança cavalinho
Foto: DomaStroika
Artesanato-com-pneu-balanço
Foto: Artcom Planejados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *