Capim dourado para artesanato: onde comprar e como usar na decoração

É muito comum encontrar artesanatos com capim dourado na região do Jalapão e, por ser encantador, esse tipo de artesanato tem ganhado fama e se estendido até mesmo para outros países.

Apesar de ser típico do estado do Tocantins, o artesanato com capim dourado se estendeu por todo o território brasileiro, sendo uma das principais fontes de rendas de muitas famílias.

o que é capim dourado
Foto: @pedrasecapim

Essa linda tradição se iniciou a partir dos índios Xerente no século XX e suas técnicas de design para a fabricação dos artesanatos foram se aperfeiçoando e se estendendo para outras peças mais sofisticadas.

Para quem está interessado em saber mais sobre o capim dourado, veremos onde comprar e como usar esse artesanato na decoração.

O que é capim dourado? 

Por ter esse nome, muitas pessoas pensam que o capim dourado é uma espécie de capim. Mas, na verdade, não é bem assim. Ele é a haste de uma flor branca que vem da mesma família das sempre vivas.

capim dourado jalapão
Foto: @voemundoviagens

Seu nome científico é Syngonanthus nitens e pode ser encontrado nas regiões de Tocantins, Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso do sul, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.

Como o capim dourado se transforma em artesanato? 

Ele é colhido todos os anos em setembro e a cada quilo colhido, são necessárias mais ou menos 5 horas de trabalho. Para a costura é usada a seda do buriti. Ele tem uma palha que é ideal para isso.

artesanato feito com capim dourado
Foto: @i9joias

Com essa palha servindo de linha, só é necessária uma agulha para começar a confecção de peças lindíssimas.

capim dourado artesanato
Foto: Onze Turismo

Essas peças fazem sucesso não somente no Brasil, mas também em vários países do mundo.

Tipos de artesanato com capim dourado 

O capim dourado possibilita a confecção de belas peças de artesanato, e tem se tornado muito valorizado em outras regiões fora da sua terra de origem.

Tipos de artesanato
Foto: @voemundoviagens

Em Tocantins, o artesanato com o capim dourado é encontrado em um valor mais baixo, porém em outras cidades ao redor do Brasil e em muitos países, esses produtos tem um valor muito maior.

Dentre as peças fabricadas com esse material estão: brincos, bolsas, colar e chapéu. Vamos entender melhor a confecção de cada uma dessas peças:

Brincos

Quem já viu brincos feitos de capim dourado já sabe o quanto eles são lindíssimos e combinam com qualquer estilo. Para o verão, por exemplo, esses brincos são ideias e combinam muito com a estação. 

brincos
Foto: @pedrasecapim

Bolsas

Bolsa é um acessório que mulher não consegue ficar sem, não é mesmo? Além de elegante, é prática e ajuda a carregar itens do dia-a-dia.

Os modelos feitos de capim dourado são um dos mais modernos e ficam realmente exuberantes. Podem inclusive, ser usados em casamentos e festas sofisticadas. 

bolsas
Foto: @elqui.store

Colar

Assim como os brincos, o colar é lindo e perfeito para o verão. Mas isso não impede de ser usado em qualquer estação do ano.

Eles podem ganhar alguns detalhes para deixá-los mais sofisticados como pedrarias e correntes. As combinações são infinitas e não quem não goste. 

colar artesanal
Foto: @pedrasecapim

Chapéu

Sabe aquele lindo chapéu para ir à praia, caminhar no calçadão e até mesmo ir ao casamento ao ar livre? Não há nenhum que seja mais bonito, moderno e elegante que os feitos de capim dourado. Se a intenção é estilo e elegância, essa é a opção certa. 

chapeu
Foto: @mxdecoracoes

O artesanato em si já deve ser valorizado, não somente pelo trabalho que é dedicado em cada peça, mas também pelos detalhes e capricho.

No caso do artesanato feito de capim dourado essa valorização se dá ainda pela beleza dessa matéria-prima, que nem precisa de nada para ter a cor e a textura ideal para cada peça.

Como usar artesanato com capim dourado na decoração? 

Por ter uma cor naturalmente elegante e moderna, o capim dourado é um excelente material para confeccionar itens de decoração. Esses itens podem ir desde um vaso de plantas até um sousplat, por exemplo. São infinitas as possibilidades.

capim dourado na decoração
Foto: @donatomesaecia

Além disso, podem ser feitas mesa, luminárias, vasos decorativos e enfeites de parede.

vasos decorativos
Foto: @voemundoviagens

Mas, cada cômodo da casa pode ganhar uma peça feita com capim dourado. Na cozinha, por exemplo, além dos sousplats, podem também ser feitos fruteiras e travessas para colocar pão.

Onde comprar capim dourado para fazer artesanato? 

Para preservar a planta na região do Jalapão e manter a economia local fortalecida, só é possível adquirir as peças produzidas localmente, pois ele não é comercializado in natura.

onde comprar
Foto: Organic & Wellness News

O artesanato feito de capim dourado é mais fácil de ser encontrado na comunidade quilombola do Mumbuca, que é uma das cidades do Jalapão que possui essa economia bastante fortalecida.

Inclusive, criaram uma cooperativa onde vendem todas as peças dos artesãos no mesmo local e com o valor de tabela.

Onde comprar artesanato de capim dourado?

Com a comercialização das peças, é possível encontrar esse artesanato por todo o país, inclusive no exterior.

bijuterias
Foto: @i9joias

Não é difícil encontrar também disponíveis na internet. Veja algumas opções de lojas online:

Mercado livre

Para quem não conhece, o Mercado Livre é um dos maiores sites de vendas e, nele são encontrados diversos produtos. Dentre esses produtos estão as peças de artesanato com capim dourado.

Site: www.mercadolivre.com.br

Capim Dourado Tocantins

Esse site é exclusivo para brincos e acessórios. As peças têm um valor bastante acessível, possibilitando inclusive a venda por atacado.

Site: capimdouradotocantins.com.br

Capim Dourado Jalapão

Um site para comprar semi jóias de capim dourado diretamente do Jalapão.

Site: www.capimdouradojalapao.com.br

Além desses sites, alguns que trabalham com produtos novos e usados também disponibilizam peças, como é o caso da olx e enjoei.

ideias de artesanatos com capim dourado
Foto: @oro.bio_vegetale

Deixe um comentário