Carimbos para artesanato: onde comprar, quanto custa e modelos recomendados

carimbos artesanais

Devido a variedade de carimbos para artesanato que existem no mercado, é necessário conhecer os modelos e saber quais se encaixam na proposta.

Escolher um tipo de carimbo, que supre as necessidades do trabalho, nem sempre é fácil.

É preciso levar em conta na hora da seleção a qualidade de cada um, o formato, se é mais frágil ou se tem uma melhor durabilidade.

carimbos para artesanato personalizado
Foto: @estudio_tatu

Algumas informações são essenciais como, a quantidade em que vai utilizar diariamente, a qualidade da impressão, o tamanho da área para carimbar e o preço do carimbo para saber se é acessível.

No artesanato esses carimbos servem para personalizar tags, caxinhas e fazer embalagens super criativas.

Além disso, para quem tem dúvidas, saber onde comprar é fundamental. Confira este artigo até o final, esclareça todas as dúvidas e aprenda a fazer um carimbo de EVA.

Onde comprar carimbos para artesanato? 

Assim como todos os itens para artesanato, os carimbos podem ser encontrados em lojas especializadas como armarinhos, por exemplo. Apesar de não ter em todos os armarinhos, na maioria deles é possível encontrar com facilidade.

Como fazer carimbos para artesanato
Foto: @querocarimboseartesanatos

Algumas lojas de materiais escolares, como papelarias, por exemplo, também vendem vários tipos de carimbos, podendo ser encontrados dentre os modelos os carimbos para artesanato.

Além desses locais, eles podem facilmente serem encontrados em lojas grandes como Americanas e também na internet. Nesse caso, é preciso ter em mente que levará alguns dias para chegar após fazer a encomenda.

Quanto custa para mandar fazer um carimbo? 

Alguns carimbos precisam ser personalizados para ter o desenho ou formato que seja necessário para o trabalho. Nesse caso, é preciso mandar fazer e levar em conta que para isso tem um custo.

Onde comprar carimbos para artesanato
Foto: carimbos da oficina

Porém os valores dos carimbos para artesanatos são variados e dependem muito da proposta e exigências, como o tipo de material utilizado, por exemplo.

Alguns sites, por exemplo, possibilitam um orçamento online, podendo escolher o tamanho, modelo, material e impressão. Os preços podem variar entre R$15,00 e R$150,00 dependendo do modelo personalizado.

O que é preciso para fazer um carimbo personalizado? 

Para fazer carimbos para artesanato personalizado, é necessário ter uma impressora que possa disponibilizar com facilidade o desenho ou escrita desejado.

carimbo artesanal
Foto: carimbos da oficina

Ela pode inclusive ser portátil, pois esse tipo de impressora vem com um programa que está apto para baixar e criar os modelos que desejar imprimir.

A impressão é feita diretamente na carimbeira que, após sair o desenho pronto, basta colar em um suporte de carimbo que pode ser de madeira ou plástico. Depois é hora de aplicar a tinta na carimbeira.

decorativo
Foto: @carimbolandia

Essas tintas podem ser encontradas com facilidade nos sites de artigos para artesanato ou de papelaria. É importante aplicar a tinta com cuidado e em seguida, esperar absorver por uns 5 minutos, mais ou menos.

Depois de esperar esse tempo, é preciso retirar o excesso em uma folha antes da aplicação desejada. Manualmente também é possível fazer carimbo personalizado, mas isso dificulta o processo. Se for possível a impressão, melhor.

carimbos com frases
Foto: MINAS CARIMBOS

Para fazer carimbo para artesanato personalizado, deve-se também conhecer os tipos existentes para pensar em qual atende aquela necessidade. Os tipos de carimbo são:

  • Carimbos auto tintados ou carimbos automáticos;
  • Datador, que pode ser manual ou automático;
  • Numeradores, que possuem os automáticos, sequenciais e manuais;
  • Carimbos de madeira ou manuais;
  • Carimbos que são pré-tintados onde se colocam a tinta algum tempo antes ou carimbo na hora;
  • Carimbo de bolso ou de caneta.

Como fazer carimbos para artesanato em EVA? 

Um dos materiais mais utilizados no artesanato é o EVA. Ele é um material fácil de manusear e ainda tem um preço muito acessível.

de eva
Foto: Manualidades facilisimo.com

Além disso, o resultado de artesanatos com EVA é incrível e as possibilidades são diversas. Com isso, os carimbos para artesanato em EVA são excelentes opções.

Esse tipo de carimbo pode ser feito em casa para evitar gastos comprando um personalizado. Como há a necessidade de um material emborrachado para fazer o carimbo, esse material é com certeza a melhor opção.

O gasto é mais baixo, absorve a tinta perfeitamente para que depois seja aplicada sobre a superfície e é fácil de fazer. Se a intenção é fazer o próprio carimbo para artesanato em EVA, confira o vídeo da Iza Nagliatti com o passo a passo:

Como fazer carimbos para vender? 

Além de fazer carimbo para artesanato para uso próprio, é possível fazer disso uma fonte de renda e vendê-los. Utilizando técnicas, os carimbos caseiros são muitos eficientes e ficam perfeitos para vender por um preço mais acessível.

Como fazer carimbos para vender
Foto: carimbos da oficina

Além de ser uma fonte de renda, é uma maneira de possibilitar que as pessoas tenham acesso ao carimbo para artesanato com um menor preço.

As opções são várias e para vender, apesar de ser feito em casa, os carimbos precisam ter um ar de profissional. Uma das opções é fazer com a madeira de compensado, que é maleável o suficiente para fazer o desenho que irá no relevo.

kit
Foto: Nova Carimbos

É possível dar acabamento para ficar perfeito e utilizar algumas ferramentas como, lixa, estilete, goivas e formões.

Outra técnica que pode ser utilizada é com material emborrachado que pode ser EVA, materiais emborrachados reaproveitados como pedaço de tatame ou até mesmo borracha escolar.

Agora é hora de colocar a mão na massa! Confira as dicas para o processo:

  • Ter em mãos ferramentas necessárias para a produção dos carimbos para artesanato, como por exemplo, os itens que foram listados acima.
  • Depois, é importante escolher o material que será utilizado para o preparo do carimbo.
  • Deve-se fazer o desenho na placa do material escolhido.
  • É importante que a parte do desenho seja de material emborrachado para absorver a tinta e a aplicação ficar perfeita.
  • A melhor opção de material emborrachado é o EVA.
  • A parte emborrachada deve ser colada em alguma base firme como madeira ou plástico.

Os carimbos para artesanato para vender podem ser feitos por encomenda de acordo com o modelo e desenho que o cliente pedir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *