Cola de silicone: para que serve

Muitos trabalhos manuais são feitos com cola de silicone, mas você sabe exatamente para que serve, ou como utilizá-la? Se a sua resposta é não, descubra agora!

Você artesão deve estar sempre procurando novas técnicas para aperfeiçoar a sua arte. Isso inclui pesquisar novos produtos e maneiras tanto de facilitar o seu trabalho, como garantir um resultado final que agrade aos seus clientes. Uma das ferramentas mais utilizadas na prática do artesanato são as colas, e por mais que todos associem a palavra à cola branca que usávamos na escola, é importante saber que existem variados tipos deste artefato, cada um com suas especialidades e situações de uso.

Além de usadas no artesanato, as colas são ótimas salvadoras para pequenos reparos na casa, e dependendo do tipo de cola que você tenha em mãos, é possível até mesmo reviver alguns móveis, acredita? Entretanto, hoje falaremos sobre um tipo um pouco mais delicado de composto químico, a cola de silicone!

O tubo de cola incolor é marca registrada de qualquer atelier de artesanato, e perguntando a qualquer artista ele irá te dizer inúmeras aplicações dessa cola magnífica que é uma verdadeira salvadora de vidas, e que tem o poder de segurar muito bem os seus acabamentos, sem necessitar de artefatos mais elaborados e perigosos como as pistolas de cola quente, por exemplo

O que é a cola de silicone?

Como o próprio nome diz, esse tipo de cola é um composto com base química no silicone, e é classificado como um adesivo monocomponente, de aparência incolor, e com um alto grau de viscosidade, ou seja, de difícil escoamento, portanto trata-se de uma cola que não é exatamente líquida, mas também não chega a formar um composto sólido.

dicas de cola de silicone
A cola de silicone líquida é encontrada facilmente em lojas de artesanato e na internet(Foto: Rio Artes Manuais)

Leia mais: 20 Artesanatos Fáceis com Sisal

Onde posso utilizar a cola de silicone?

Você pode usar a cola de silicone para diversas aplicações, entretanto, como já mencionado aqui, é no artesanato que ela encontra a maioria de consumidores. Quanto aos materiais que podem ser trabalhados com esse composto estão:

  • Isopor;
  • Madeira;
  • EVA (papel emborrachado)
  • Papel
  • Papelão;
  • Couro;
  • Metais;

O bom nível de aderência entre a cola e esses materiais, permite o seu uso para diversos fins, desde trabalhos artísticos até pequenos reparos em sua casa. Além dos itens na lista existem outros substratos que respondem bem à cola de silicone, como alguns tecidos por exemplo.

cola de silicone
(Foto: Tekbond)

Saiba também: Artesão é profissão regulamentada?

Algumas dicas para usar a cola de silicone!

As dicas para usar a cola de silicone assim como qualquer composto químico se repetem, ou seja, procure fazer o uso da cola em locais bem ventilados, evitando a inalação do odor por muito tempo. No mais, para obter um resultado interessante coma sua cola, limpe muito bem as superfícies, tirando qualquer resíduo de sujeira ou sinal de oleosidade.

Depois de aplicar e espalhar o produto de maneira uniforme, é preciso aplicar pressão para que o tempo de cura fixe as peças. O tempo de cura inicial, é de cinco a 30 minutos dependendo da área de contato, depois disso ainda é preciso esperar cerca de 24 horas para que a fixação se dê por completo e o seu produto, seja ele qual for, esteja pronto para o uso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *