Cola para EVA: qual a melhor para cada tipo de acabamento

cola de eva

Os tipos de cola para EVA podem te surpreender no que diz respeito às suas características e qualidades.

Cada cola possui vantagens e desvantagens que precisam ser conhecidas para que o artesanato possa ser feito da melhor forma possível, conforme as necessidades de cada um.

Lembre-se também que o custo x benefício é um fator muito importante para a tomada de decisão na hora da compra. Contudo, se o critério for qualidade, a escolha da cola precisa ser feita de acordo com o acabamento.

Apesar de muitas colas serem usadas para colar diferentes materiais, nem sempre o resultado tem uma aparência satisfatória.

melhor cola para eva
Foto: @atteliedacriss

Algumas colas simplesmente desaparecem depois que secam, outras são mais grossas e algumas são finas. Entre elas estão: cola quente, cola instantânea, cola branca e cola de contato.

Então, aproveite as dicas para aprender os detalhes relacionados ao acabamento e fazer arte com EVA.

Tipos de cola para EVA mais usados 

Os tipos de cola mais usados são os que servem para os acabamentos básicos, que envolvem o EVA e outros materiais, como isopor, tecidos e aviamentos.

tipos de cola para eva
Foto: AliExpress

Há quem diga que um tipo de cola resolve todos os problemas, mas será que é assim mesmo?

A cola branca, por exemplo, é usada para muitos trabalhos diferentes. Mas, na verdade, cada cola serve para determinados objetivos ou materiais, satisfazendo, mais ou menos, de acordo com as preferências de cada um.

Conheça algumas vantagens e desvantagens de cada uma delas:

Cola instantânea 

Esta cola é ótima para colagens que prezam pela rapidez e simplicidade. Basicamente, ela funde duas partes de EVA de modo quase imperceptível.

cola instantânea para eva
Foto: Manders

Ela é eficiente, mas é preciso ressaltar que o seu uso é mais recomendado para a colagem entre duas partes de EVA.

É muito útil na realização de sobreposições ou criação de peças com enchimentos.

De qualquer forma, é preciso ter experiência na hora da aplicação para evitar que as fibras de preenchimento grudem nos dedos. Então, fique atento e seja cuidadoso(a).

Cola quente 

Serve, praticamente, para colagem de vários tipos de materiais, sendo uma cola coringa para quem pretende unir dois materiais diferentes.

cola para eva na parede
Foto: Lar das Fitas Aviamentos e Materiais para Artesanato

Contudo, seu acabamento pode ficar grosseiro, porque ela é uma cola que deixa uma camada grossa entre um material e outro, fazendo uma emenda aparente.

A cola fica bem visível na maioria das vezes, apesar de ser resistente e versátil. Somente ela pode te ajudar a colar isopor no seu artesanato de EVA.

Neste caso, coloque sempre a cola quente sobre o EVA, pois se ela for colocada sobre o isopor, muito provavelmente, irá derreter o material.

Cola branca (Acetato de polivinil ou PVA) 

A cola branca para artesanato oferece resultados satisfatórios quando é de boa qualidade.

Ela pode ajudar a fazer acabamentos com tecidos sobre o EVA, espalhando apenas uma leve camada de cola para fazer a colagem do tecido, deixando-o bem esticadinho.

cola branca para eva
Foto: Madeisul

Ao usar esse tipo de cola, espere secar bastante antes de manusear a peça. A secagem não é rápida e necessita de tempo para ficar firme.

Lembre-se que é possível comprar a cola branca em tubinhos pequenos ou galões.

Uma dica de uma cola branca sensacional é a cola Cascorez, pois ela é bem forte, de boa qualidade e possui preços acessíveis para ser usada muitas vezes nas suas peças de EVA.

Cola de contato ou cola de sapateiro 

A cola de contato é a base de borracha, permanecendo flexível após a secagem.

Ela é usada, especialmente, para acabamentos em EVA que levam enchimentos através de fibra siliconada, manta acrílica ou outras fibras.

resistente a agua
Foto: Delfi

Ao preencher uma peça em EVA com esses materiais para dar o aspecto fofinho, a cola de contato é a mais recomendada porque não escorre e é mais densa do que outras similares.

Além disso, o acabamento ficará melhor ainda se você for colando as partes aos poucos, já que a cola demora um pouco a secar. Cole as partes gradativamente na medida em que coloca o enchimento antes de fechar a peça completamente.

Cola de silicone

Se o artesanato em EVA usar materiais como fitas, pompons, franjas, passamanarias, botões, etc., a cola de silicone é a única que pode evitar manchas.

cola para eva e tecido
Foto: Creazione Bijuterias ESTAMOS FUNCIONANDO

Usando esses aviamentos delicados, é comum que outras colas ocasionem as manchas, porque em geral, no estado líquido, acabam absorvendo os pigmentos.

Contudo, a cola de silicone desaparece depois que seca e, dessa maneira, o acabamento fica maravilhoso. Então, aposte nesse tipo de cola, principalmente, quando for fazer artesanatos com uso de aviamentos para enfeitar sua peça.

A desvantagem é que ela não suporta colagens de difícil aderência, especialmente, em áreas de contato muito grandes.

Como usar cola de contato para EVA corretamente 

Você já sabe o que é a cola de contato, mas agora precisa aprender a usá-la de maneira inteligente e efetiva.

Esta é uma cola bem densa (grossa), também conhecida como cola de sapateiro, que precisa estar sendo pressionada entre dois materiais até a sua secagem.

como usar
Foto: Foam Manufacturer

Uma forma simples de fazer isso é aplicando, com cuidado e paciência, a cola nas duas partes de EVA que precisam ser coladas, esperando alguns minutos antes de juntá-las. Ao juntar, segure (se necessário) até secar efetivamente.

Cole partes pequenas para priorizar a excelência do resultado, já que as partes não podem descolar enquanto a cola não seca. Se a área de colagem for grande, cole as partes aos poucos.

Passe apenas a quantidade suficiente para determinadas áreas, sobretudo, para a cola não escorrer e manchar a peça.

Apesar de ser densa o seu uso exagerado acaba gerando acúmulos e transbordamentos, por isso não exagere e tome cuidado na hora de aplicá-la.

Como fazer cola para EVA 

O passo a passo a seguir mostra como fazer uma cola para EVA e ISOPOR, usada também para fazer slimes.

Observação: crianças não podem fazer essa cola por conta do uso de álcool na receita.

Veja quais são os itens necessários:

  • 20g de álcool polivinílico
  • 250g de álcool isopropílico ou álcool 96
  • Água (quantidade equivalente a um copo médio)
  • Uma balança
  • Palito de picolé

Passo 1

Antes de tudo, coloque na balança os materiais para se certificar das quantidades exatas que estão na receita.

Passo 2

Depois use um recipiente de vidro para despejar as 20 gramas de álcool polivinílico, misturando os farelos com um pouco de água fria, apenas para hidratar.

Misture sempre com um ou dois palitos de picolé.

Passo 3

Coloque também um pouco de álcool 96 ou álcool isopropílico nessa etapa, mas sem despejar a quantidade descrita na receita, reserve essa quantidade para outro momento.

Passo 4

Apenas hidrate o álcool polivinílico e depois cubra-o com água quente (cerca de 90º) e espere alguns minutos até que uma massa se forme no fundo do recipiente.

Passo 5

Descarte a água e despeje as 250 gramas de álcool isopropílico ou o álcool 96 sobre a goma de álcool polivinílico que foi formada.

Passo 6

Misture bastante até dissolver a goma, gerando uma pasta homogênea que é a cola para EVA.

Pode demorar um pouco para chegar ao ponto certo da consistência, mas mantenha a mistura quente e continue.

Caso seja necessário, coloque o recipiente tampado de maneira superficial no micro-ondas, apenas por alguns segundos. Muito cuidado nesse momento, na hora de esquentar. O álcool é altamente inflamável.

Veja o tutorial do Elizeu Artes e criação e faça você mesmo:

Qual a melhor cola para EVA? 

Cada tipo de cola pode servir para diferentes acabamentos e ter resultados específicos para cada tipo de material usado sobre o EVA.

Usando a cola apenas para colar EVA sobre EVA, a cola instantânea vai dar o melhor resultado porque é rápida e eficiente.

Como fazer cola para eva
Foto: Clube do EVA

Além disso, é muito acessível e econômica, oferecendo um custo x benefício muito proveitoso.

No entanto, existem vários tipos de colas instantâneas e isto, talvez, seja o mais interessante.

Afinal, como cada tipo de cola acaba servindo para diferentes acabamentos e materiais, a cola instantânea pode ser versátil neste aspecto, basta encontrar a cola certa.

Para identificar uma cola instantânea, basta ver se é uma cola de cianoarilato. Elas podem ser encontradas também com o nome de “supercolas”.

como colar
Foto: Riviera Plásticos

Apesar da maior vantagem ser a secagem rápida, as colas instantâneas formam uma liga resistente, muito forte, que acaba sendo útil para diferentes materiais.

Confira o rótulo do produto para ter certeza que ela servirá para o seu propósito. Ela acaba servindo, em geral, para vidros, borrachas, cerâmicas e alguns plásticos.

Somente se a peça for muito manuseada, necessitando de flexibilidade, esta cola não será a mais indicada.

O que usar para colar EVA em vidro? 

A cola E600 pode ser a sua salvação neste caso, pois o EVA sobre o vidro possui pouca aderência, então, é necessária uma cola muito mais forte.

Vale experimentar também a cola instantânea ou a cola de contato, mas elas podem não resultar na durabilidade desejada.

colar eva em vidro
Foto: Feito a dois trabalhos manuais

A desvantagem da cola E600 é que ela possui um custo maior e é difícil de ser encontrada.

A vantagem é a sua resistência à água, secagem rápida e sua qualidade de fundir materiais de difícil aderência. Sendo assim, ela é bastante versátil, mas não deve ser utilizada para artesanatos feitos com feltro.

Esta cola é uma versão nacional da cola E6000 e pode ser usada para EVA em outros suportes como acrílicos e madeiras. 

Cola de EVA também cola isopor? 

Quando a cola é feita para EVA e isopor, ela traz essa informação no rótulo, então, não precisa ter dúvidas na hora da compra.

cola para eva e isopor
Foto: armarinhoS2meninos

A cola de EVA da marca Acrilex, por exemplo, é uma cola transparente e serve para isopor também. Geralmente, é vendida em tubinhos de poucas gramas e possui um bico aplicador para auxiliar na hora da aplicação.

Esse produto é econômico, solúvel em álcool e seca no ar, mas não é resistente à água.

Deste modo, não confunda a cola que pode colar os dois materiais, separadamente, com colas que podem colar um material sobre o outro.

Neste caso, para colar o EVA e o isopor, um no outro, o recomendável é usar cola quente para um resultado duradouro.

acrilex
Foto: Amazon

A cola de EVA e isopor, apesar de ser muito útil e bastante utilizada para artesanato, pode não ser a cola mais forte para determinados tipos de trabalhos artesanais.

Utilize a cola para EVA conforme os seus desejos e necessidades, pensando em como a cola vai ficar no acabamento e como ela pode ajudar na qualidade e durabilidade da peça.

Visualize o resultado final fazendo pequenos testes para comprovar esses aspectos: eficácia e estética. Desse modo, você economiza tempo e faz o trabalho com a certeza de um resultado final impecável.

Todo mundo sabe que um bom acabamento pode fazer toda a diferença, especialmente para vendas, então, todo cuidado é realmente necessário.

A cola para EVA pode também ser feita de maneira artesanal, o que garante um processo muito bacana para ser desenvolvido e ganhar experiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *