Melhores tipos de cola para papel de parede

cola papel parede

Para escolher os melhores tipos de cola para papel de parede é necessário saber as recomendações necessárias para a preparação da cola e a aplicação ideal para cada material.

Afinal, o papel de parede pode ser feito de materiais distintos, assim com as colas para esse item possuem composições químicas diferentes.

É preciso sempre buscar informações especializadas nesse nicho, que sirvam para a compreensão dos possíveis resultados.

Muita gente pode querer improvisar na hora de fazer essas colas, porém o ideal é optar pela compra de produtos que são fabricados para esse objetivo.

Dessa forma, cada produto terá suas indicações e características próprias, como acontece com as tintas e outros materiais úteis para a reforma de casas e decorações de ambiente. 

cola para papel de parede adesivo
Foto: Design and Decor

Mas para que você possa entender como funciona todo o processo artesanal, criamos um guia com dicas e passo a passo completo de como fazer cola para papel de parede. Confira!

Tipos de cola para papel de parede 

Para falar dos tipos de cola para colocar papel de parede, é preciso conhecer os dois tipos básicos: a cola em pó e a cola pastosa (pronta para mistura).

Escolher a cola ideal nem sempre é fácil, pois é preciso entender a combinação de adesivagem entre dois materiais distintos.

tipos de cola para papel de parede 
Foto: The Interior Design Blogger

Por exemplo, colar papel de parede em uma parede rebocada e pintada é diferente de aplicar esse mesmo papel em uma placa de MDF.

Aqui, necessariamente, o foco é falar sobre a decoração de paredes em ambientes de trabalho ou em casa, nos diferentes cômodos como sala, cozinha e quarto.

Dito isto, é importante ressaltar que a cola em spray ou a cola líquida para artesanato podem ser usadas para colar o papel de parede, mas não oferecem os melhores resultados.

Cola em pó 

A cola mais usada para aplicar papel de parede é a do tipo em pó, conhecida como C.M.C (Carbox Metil Celulose).

Essa cola é bastante utilizada e o seu uso popular é resultado do seu baixo custo, contudo, isto também se deve ao fato dela não ser tóxica e não ter cheiro.

cola para papel de parede em pó
Foto: Magazine Luiza

Essa cola não faz mal à saúde e é vendida em saquinhos fracionados que podem servir para 1 rolo, 4 rolos, 8 rolos ou até 40 rolos.

A recomendação é que seja usada em papeis vinílicos que tenham altura máxima de até 3 metros e uma gramatura média.

como fazer a cola para papel de parede
Foto: Madeira Madeira

A validade dessa cola pode variar entre 48 horas a 72 horas, a depender das orientações do fabricante. Em qualquer hipótese, as orientações descritas no rótulo precisam ser seguidas para um melhor acabamento e resultado.

Cola pastosa

Para papeis vinílicos com gramatura maior, a mais recomendada e utilizada é a cola REV, que possui aderência forte, serve para papeis mais pesados e com altura maior de 3 metros.

A REV é uma cola pastosa, à base de água e com baixa toxidade.

Nesse material também se inclui outras vantagens como a ação contra mofo e função bactericida.

cola pronta
Foto: Império Distribuidor de Papel de Parede

Ela já vem pronta em baldes com diferentes quantidades para ser diluída em água (com mais ou menos 15% de água).

A diluição é necessária porque é comum encontrar alguns pedacinhos aglutinados dentro da massa bem grossa.

A validade dessa cola tem uma média de sete dias depois de aberta, mas siga sempre as orientações presente nos rótulos para não errar nesse aspecto.

Qualquer cola pronta para mistura é vendida em baldes e elas, normalmente, podem ser utilizadas em papel vinílico, TNT, fibra rugosa, entre outros tipos de papeis e estruturas.

Outra definição de uma cola pastosa também pode ser a de adesivo de dispersão, um tipo de cola à base de resina e com uma resistência maior.

Outras definições vão depender, justamente, da variação de material no qual o papel de parede é feito ou por conta do instrumento de aplicação.

Por exemplo, há colas específicas para máquina adesiva, que é um dispositivo muito útil para fazer a aplicação mecânica do papel de parede.

Resumindo:

Em resumo, as variações do tipo de cola pronta para mistura, vão ser direcionadas de acordo com o material, como TNT, tecidos ou fibras.

Ter essa atenção é muito importante para não se arrepender depois de aplicar o papel de parede.

Como fazer cola para papel de parede passo a passo 

Aprender a preparar a cola para papel de parede é o primeiro passo para uma aplicação de qualidade.

A cola em pó é o tipo de cola para papel de parede que mais precisa de cuidado na hora da preparação, ou seja, na diluição com a água.

Como fazer cola para papel de parede
Foto: eurodomik.ru

Use esta cola apenas se o seu papel de parede tiver uma gramatura média e uma altura máxima de até 3 metros.

Certifique-se também da proporção entre a quantidade de cola e água, seguindo as dicas do passo a passo para não errar na mão.

Materiais necessários

  • Cola em pó para papel de parede (50g)
  • 2 Litros de água (a depender do fabricante)
  • Vasilha e colher ou batedeira

Passo 1

Coloque a cola em pó em uma vasilha ou em uma batedeira e insira 500ml de água.

Passo 2

Com a batedeira ou com uma colher, faça a mistura desses ingredientes, inserindo a água aos poucos até colocar toda a água (dois litros). A sugestão do tutorial é que a água seja acrescentada a cada 500ml.

Dicas de preparação

A cola nessa proporção garante pelo menos 20m² de parede para ser preenchida pelo papel, mas fique atento(a) também à quantidade de água de acordo com o rótulo da cola.

A ideia da mistura é que os gominhos sejam dissolvidos, para isso, existem algumas técnicas bastante utilizadas. Caso use a batedeira, bata na velocidade mínima e só aumente a velocidade depois da cola ser dissolvida.

Se for mexer com a colher, deixe o pó na água por alguns minutos e mexa bastante.

Só guarde ou aplique a cola se ela estiver numa consistência homogênea.

Como usar a cola

Depois de pronta, passe a cola em um rolinho apropriado ou pincel. Essa cola pode durar até 72 horas depois de pronta, então, é possível guardá-la na mesma vasilha desde que ela seja coberta.

Não se preocupe, pois o desgrude da cola na vasilha será fácil e simples, só evite deixar a cola secar porque isso dificulta muito a aplicação.

O importante é cobrir antes de guardar a cola, sendo assim, tampe ou coloque um plástico filme sobre a vasilha quando for reservar o material.

Veja as dicas e o passo a passo no vídeo do Dinolito:

Existe outra forma de preparar cola para papel de parede com C.M.C (Carbox Metil Celulose).

Você já sabe que esse tipo de cola é o mais utilizado na aplicação de papel de parede e que ele não é tóxico.

A matéria prima dessa cola é utilizada na culinária, o que já garante a sua não toxidade, contudo, ela também tem a vantagem de ser incolor e inodora.

qual a melhor cola para papel de parede
Foto: WallpaperSafari

Todas as marcas vendem saquinhos dessa cola com várias quantidades (em gramas) diferentes.

É desse modo que a quantidade de água deve ser a mesma descrita no rótulo (embalagem), para não confundir proporções que não tenham a ver com a quantidade de cola usada.

A quantidade de água não pode ser qualquer uma, esse é um fator fundamental na preparação, o que pode colocar em risco toda à produção.

como preparar
Foto: Lafoy.ru

Então, para preparar, acrescente o pó aos poucos, facilitando a dissolução dessa massa, pois é comum que se formem gominhos. Muita gente não tem batedeira, mas isso não é um problema.

Se for bater com uma colher ou um garfo, a dica é deixar descansar a massa por 30 minutos e depois mexer bastante.

Depois de mexer, deixe a mistura novamente em repouso, neste momento, por mais 15 minutos. Assim, os gominhos que faltam vão se dissolver com mais facilidade.

A massa estará pronta quando ela ficar totalmente homogênea, sua consistência deve ficar semelhante à uma gelatina ou gel.

O ideal é não usar essa cola para papeis de parede com altura maior de 3 metros.

Veja esse tutorial do canal Império Dist. e Importador Papel de Parede que ensinar a preparar cola para papel de parede passo a passo:

Posso colar papel de parede com cola branca? 

Sim, é possível usar a cola branca para colar papel de parede. Na verdade, você tem o direito de usar a cola que quiser para colar o papel de parede, especialmente se observar que a cola fez efeito e colou o papel.

Contudo, posteriormente, o resultado pode causar mais transtornos do que satisfações.

cola branca
Foto: Blog Lilibee

A cola branca até consegue fazer a adesão do papel na parede, mas ao tirar o papel de parede, ela também retira toda a massa corrida.

Esta opção não é a ideal, visto que existem opções no mercado que são específicas para cada tipo de papel de parede, além de serem fungicidas e bactericidas.

As opções do mercado em relação às colas específicas para papel de parede, oferecem muito mais garantia de sucesso.

Não recorra aos tipos de cola que podem até colar o material, mas que não vão garantir a durabilidade da aplicação e nem uma remoção de qualidade quando for necessária.

Melhor tipo de cola para colar papel de parede 

É muito relativo escolher o melhor tipo de cola para colar papel de parede, afinal, isto depende do tipo de papel que será utilizado. Isto, sem falar que a melhor cola também precisa garantir um melhor custo x benefício.

Desse modo, as colas prontas para mistura são mais caras, porém exigem menos trabalho, e as colas em pó são mais baratas, mas exigem mais tempo e esforço no preparo.

como aplicar
Foto: fasaddomstroy.ru

A cola em pó precisa ser preparada com mais cautela e atenção, para que a cola fique na consistência ideal e não seque antes de ser aplicada.

Além disso, como já foi mencionado, a depender da gramatura do papel de parede, existem colas que não são recomendas ainda que sejam muito boas. É o caso da cola em pó que, geralmente, é usada apenas para papeis de parede mais leves e com uma altura máxima entre 2 a 3 metros.

Um papel de parede mais pesado, como o que é feito de fibra rugosa, vai demandar uma cola específica e, com certeza, do tipo pastosa.

Neste caso, será ainda uma cola especial, feita de resina sintética para aumentar a resistência. Entre esta e outras circunstâncias, haverá novas variações.

liquida
Foto: decoratex.biz

Em caso de dúvida, o ideal é buscar informações profissionais e garantir a veracidade delas através das descrições embutidas nas embalagens.

Na hora de escolher a melhor cola é comum buscar marcas que se empenham na fabricação desses tipos de cola para colar papel de parede.

As próprias marcas precisam oferecer informações verídicas ao cliente a respeito desses produtos. A qualidade da cola de papel de parede vai depender do fabricante e da preparação feita pelo usuário antes de aplicá-la.

Embora a massa possa ser pastosa e esteja pronta para uso, o ideal é que ela seja diluída em água para evitar qualquer pedacinho que possa estar aglutinado.

Então, não vacile na aplicação de nenhum tipo de cola para papel de parede. No mínimo, se oriente pelo modo de uso descrito no rótulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *