Colcha de retalhos: como fazer passo a passo +70 modelos inspiradores

author-image
Amo escrever, criar, produzir peças artesanais e viver a vida com muita alegria! Editora há 8 anos aqui no Artesanato Passo a Passo! ;-)

A produção de colcha de retalhos já pode ser considerada uma tradição em muitos locais. Afinal, essa arte é ensinada há muitos anos e passada de geração em geração.

A beleza das peças é um dos motivos dessas colchas serem tão populares. A colcha de retalhos de tecido é aconchegante, bonita e muitas vezes exclusiva. Pois, com criatividade é possível fazer peças únicas para uma decoração.

Além disso, a ideia do reaproveitamento é incrível. Existem diversos modelos mesclando composições e técnicas, utilizando tecidos que poderiam ser jogados fora.

como fazer colcha de retalhos

Enfim, artesanato com retalhos é uma verdadeira arte. Por esse motivo, selecionamos dicas, passo a passos e ideias com patchwork inspiradoras para lhe ajudar a dominar a técnica na hora de criar peças maravilhosas.

Como fazer colcha de retalhos passo a passo

Faça a colcha utilizando retalhos de tecido para fazer a parte decorativa e um tecido grande na medida da colcha para servir como forro.

(Foto: @nencatecidos)

Para começar separe os seguintes materiais:

  • Retalhos de tecido (de preferência, 100% algodão)
  • Materiais para recortes (réguas, tesoura, cortadores de patchwork, etc.)
  • Máquina de costura (ou suas mãos e agulhas)
  • Linha de costura e alfinetes
  • Ferro de passar roupa e tábua
  • Tecido para o forro

Passo a passo

Nesse passo a passo foi usado o tecido tricoline 100% algodão, nos retalhos e no forro, além dos itens de costura e inúmeros alfinetes.

Os retalhos foram cortados em quadrado (11 cm x 11 cm). Costure quantas tiras forem necessárias com esses retalhos no comprimento e largura da sua colcha para depois juntar as tiras na costura lateral.

(Foto: Prima)

Passo 1: Para fazer as tiras coloque um quadrado em cima do outro com o verso virado para você e costure o lado direito.

Passo 2: Vire o quadrado para o lado, com a parte certa para frente e vá aumentando a tira seguindo esse procedimento. O vídeo mostra o passo a passo de uma colcha pequena para berço, mas o processo é o mesmo para qualquer tamanho.

Colocação do forro

Passo 3: Depois que terminar as tiras, faça a união delas na lateral e forme o tamanho da colcha.

Passo 4: Em seguida, pegue essa parte toda em retalhos para costurar junto com o forro que deve ter o tamanho da colcha com mais 2 cm acrescidos nas bordas. Antes disso passe o ferro nessa parte dos retalhos para acertar o tamanho e facilitar a costura, colocando também muitos alfinetes para prender as bordas.

(Foto: @nencatecidos)

Passo 5: Coloque o lado certo do tecido do forro virado para o lado certo da parte dos retalhos e costure pelo avesso com um pé de máquina de distância.

Passo 6: Costure tudo e deixe um canto sem costura, ou corte a costura do canto depois, para poder puxar o lado da frente para fora. Se você resolver cortar o canto, ajuste a costura fechando essa abertura no final.

Passo 7: Depois é só costurar novamente as laterais, com 2 cm de distância das bordas para finalizar a sua colcha de retalhos.

Veja o passo a passo da Jaquicelli Liriane a seguir:

Idealize a sua colcha, pense nos desenhos, no tamanho, nas cores, etc.

Os retalhos escolhidos deverão estar em harmonia com a sua ideia. Por fim, faça os ajustes que julgar necessários e sua colcha de retalhos estará pronta.

Veja algumas dicas do Canal Aprenda Artesanato com Bety de como trabalhar com retalhos:

Colcha de retalhos em tiras: dicas para confecção

Para a fazer a colcha de retalhos você pode utilizar diferentes tamanhos e espessuras de tecidos na mesma peça.

O patchwork é a técnica que facilita a costura dos retalhos para fazer peças como essa, mas você não precisa seguir todas as regras e ainda pode utilizar outras técnicas.

(Foto: Atelie Patch Coração)

O mais importante é formar os blocos de retalhos e planejar a quantidade necessária para poder formar o tamanho certo da sua colcha.

O formato comum usado nos blocos é o quadrado, que pode ser feito com um pedaço único de tecido ou várias tiras de tecidos.

(Foto: @casa_mae_joana)

Pensando no quadrado como formato de cada bloco, você pode reaproveitar os retalhos em várias larguras e comprimentos.

Os retalhos não precisam ter o mesmo tamanho, desde que você obedeça o tamanho do quadrado que você vai usar em cada bloco para decorar a sua colcha.

Molde para confecção da colcha

Tenha um molde desse quadrado feito de papel sulfite, entretela ou termocolante, para poder compor os retalhos dentro das dimensões do molde.

(Foto: Spotlight)

O molde não é uma regra, na prática é até muito fácil fazer sem molde usando um pedaço de tecido já no formato do bloco.

Porém, o molde ajuda a utilizar tiras de diferentes formatos e dá uma ideia de como vai ficar o resultado. Coloque os retalhos de dois em dois (um sobre o outro) em cima do molde e costure apenas uma lateral, depois vire o tecido para o lado para continuar a costura na lateral.

(Foto: @patcheafins)

Sempre coloque o tecido que está em cima sobre o outro tecido (retalho) pelo avesso, o verso fica para você, quando você virar ele, a frente dele vai ficar sobre o molde.

Costure tudo junto com o molde, inclusive se ele for de papel sulfite porque ele não vai rasgar, e, depois do quadrado pronto você pode removê-lo.

Dicas de como fazer

Obviamente, você pode trabalhar com outros formatos de blocos, retângulos, triângulos e círculos ou até pode ter mais liberdade nas formas.

(Foto: Atelie Patch Coração)

Contudo, manter uma certa organização geométrica ajuda no planejamento com mais praticidade para essa decoração.

É possível também sobrepor os retalhos e, em todo caso, você não precisa obedecer as margens de costura, principalmente se usar tecidos com diferentes tamanhos. Você pode também decorar a frente da sua colcha utilizando outros retalhos que não estejam formando os blocos.

(Foto: @kbethclark)

Usando o quadrado feito de retalhos, por exemplo, você pode separar cada quadrado que vai decorar a sua colcha com um outro retalho (faixa) para ficar entre eles. Nesse caso, é interessante que as faixas tenham o mesmo tamanho.

Finalização do trabalho

Depois que a colcha ficar pronta, com o tecido do forro costurado, você pode fazer um belo trabalho de quilt para deixa-la acolchoada. Veja o passo a passo de uma colcha de retalhos em tiras feita com molde em papel no vídeo da Dinha Ateliê patchwork:

Modelos de colcha de retalhos mais procurados

Como você já deve ter notado, as colchas podem ser feitas com crochê, tricô, patchwork, fuxico, e o quilt (para quem quer deixar a colcha acolchoada).

As composições diferentes são as opções preferidas para quem quer ousar na decoração.

(Foto: The Fleming’s Nine)

Quanto mais ousado você for na hora de fazer a sua colcha, mais valor ela terá.

Colcha de retalho dupla face

A colcha dupla face precisa ter duas frentes, nesse caso, as tiras de retalhos ficam nos dois lados da colcha.

É possível fazer duas decorações com uma única peça. Isso é sinônimo de criatividade + praticidade, por isso cada vez mais as pessoas valorizam a colcha dupla face.

(Foto: Nivaldo Ochin)

Apesar do intuito ser a criação de duas decorações diferentes para a mesma colcha, busque harmonia nesses tecidos principais, especialmente em relação às cores e texturas. Até porque o forro (que pode ser uma frente depois) também faz parte da peça.

Colcha de retalhos com crochê

Utilizando o crochê você pode unir os retalhos de um modo bem delicado. O crochê pode servir para a costura de faixas separadoras, que separam os blocos de retalhos.

(Foto: Maria Laura Madureira Leão)

Ou pode servir para criar detalhes como flores e outros desenhos que podem ser costurados na colcha ou colocados por cima como detalhes tridimensionais.

De qualquer maneira o crochê é uma técnica maravilhosa para a confecção de barrados simples e lindos.

Colcha de retalho jeans

Quase todo mundo tem uma peça jeans no armário e não é tão difícil conseguir retalhos dessas peças, especialmente quando ficam velhas.

Você pode solicitar peças jeans (que não são mais usadas) de amigos e familiares, para poder confeccionar a sua colcha de retalhos.

(Foto: @zizianil)

Por isso, e pela linda estética que ele provoca, o jeans é uma ótima opção de material. A colcha de retalhos feita com jeans possui várias tonalidades de azul ou cinza, ficando com um resultado incrível.

(Foto: Vicky Myers Creations)

Procure uma harmonia nos tons e faça uma composição inteligente conforme as peças de jeans que você possui. Lembre-se, também, que você pode combinar o jeans com outros tecidos.

Colcha de retalho forrada

A colcha de retalho forrada é mais encorpada e, geralmente, isso é a preferência dos consumidores de colchas. Com o forro é possível fazer o quilting para criar o acolchoamento da peça e torna-la ainda mais aconchegante.

(Foto: Spotlight)

O forro, de qualquer maneira, deve ser feito com um tecido macio para esconder o avesso dos retalhos.

A maioria das pessoas gostam de uma colcha grossa e confortável, para além da sua estética e decoração, por isso a colcha forrada ganha nos dois aspectos. Continua deixando a colcha linda e soma no conforto, tendendo a ser agradável ao toque.

Colcha de retalhos de cetim

Tocar nos retalhos de cetim é muito prazeroso, por isso as colchas de retalhos de cetim são algumas das preferidas quando o assunto é maciez.

(Foto: Pentágono Designer)

O cetim é sedoso e nesse material você encontra diferentes estampas e cores belíssimas, assim você compõe ao seu gosto, mesclando estampas com cores da sua preferência.

Existe o cetim com brilho ou fosco, por isso é também versátil nesse sentido, principalmente se você quiser usá-lo em uma colcha dupla face.

Colcha de retalhos 3D

As colchas de retalhos em estilo 3D também são uma preciosidade, com muitos interessados e admiradores.

(Foto: Pinterest Sharolyn Sorrels)

É maravilhoso produzir um estilo assim, porque o resultado é realmente encantador e divertido de ver. Apesar de ser um pouco mais elaborado, vale a pena conhecer as diferentes maneiras de causar o efeito 3D na decoração dessa peça.

Esse efeito pode ser provocado por um uso específico e diverso, das cores, das formas, das posições dos retalhos, na criação de texturas, etc.

(Foto: Pinterest Ioulia Berdnikova)

As figuras geométricas auxiliam quem está começando, basta trabalhar em cima de uma mesma figura geométrica, em diferentes cores, posições e tamanhos, por exemplo.

Posso fazer uma colcha de retalhos à mão?

Claro que sim, com forro e tudo! Para costurar os retalhos à mão, é bom ter pontos bem firmes e muita paciência. Dá mais trabalho, mas é uma forma bem terapêutica para quem gosta de costurar.

(Foto: @casinha_simples_flavilene_)

Para facilitar o trabalho, o modo mais simples é utilizar retalhos que estejam no formato quadrado e costurar eles para formar tiras, em seguida é só juntá-las.

Antes de tudo, estabeleça o tamanho da sua colcha para saber quantos quadrados você vai precisar ter e quantas tiras vai precisar fazer.

Foto: Politorno Móveis

Você pode também utilizar formatos diferentes, como retângulos, triângulos e círculos, não se limite só porque não está costurando na máquina.

Acabamentos até mais minuciosos e delicados podem ser feitos melhor à mão. O que vai te deixar seguro é um bom planejamento na hora de juntar os tecidos para formar a colcha de retalhos.

Colchas de retalho em patchwork

Fazer colchas de retalhos exige certa criatividade, já que o resultado final deve parecer uma peça artesanal única, que trará destaque ao ambiente.

Isto é, mesmo com os diversos pedaços de tecido, o ideal é que o conjunto pareça harmônico.

(Foto: @cluckclucksew)

Por esse motivo, observar algumas imagens a fim de encontrar modelos interessantes e uma boa dose de inspiração será essencial.

Para encerrar, é bom lembrar que as colchas de retalhos podem ser trabalhadas de diversas formas para alcançar os mais variados níveis de sofisticação.

Como exemplo, temos as colchas de retalhos compostas por tiras. Esse tipo de construção dá um ar mais requintado à peça final.

(Foto: @grazielaguimaraes_home)

Seguindo essa ideia, uma boa opção é fazer tiras que combinam, relacionando os retalhos em uma ordem que, quando tudo estiver junto, fará com que a aparência fique bem harmônica.

Outra boa ideia é dividir as tiras em quadrados, sendo que cada quadrado será formado por um número de retalhos.

Com isso, é possível criar alguns desenhos interessantes e, ao unir os quadrados, cada tira ficará cheia de personalidade. Enfim, ouse com as tiras e os desenhos e tudo ficará incrível.

(Foto: @kbethclark)

Portanto, fazer colchas de retalhos exige apenas um pouco de criatividade e certas habilidades de costura. De qualquer modo, essa arte antiga é capaz de gerar coisas lindas.

70 Modelos de colchas de retalhos artesanais

Inspire-se com os exemplos e experimente as combinações de cores e modelos. Veja também as tendências para ter as melhores opções antes de colocar a mão na massa. Sem dúvidas, as suas colchas ficarão perfeitas!

1 – A colcha de retalhos é ideal para reaproveitar sobras de tecido

(Foto: @Outeloveoff Fabric)

2 – Ela pode ser feita até mesmo com mistura de estampas

(Foto: @cluckclucksew)

3 – A forma como os tecidos são costurados fazem toda a diferença

(Foto: @Outeloveoff Fabric)

4 – Pode ser simples como essa colcha de retalhos de chita

(Foto: @coisasdechita)

5 – Ou mais elaborada, com formas geométricas e flores

(Foto: @tvpatchwork)

6 – Você pode costurar até um babado para dar um toque especial

(Foto: @starscolchas)

7 – Ou pode fazer as capas dos travesseiros para combinar

(Foto: @starscolchas)

8 – Quanto mais originalidade no seu trabalho, mais bonito ele ficará

(Foto: @bethproenca_patchworkmoderno)

9 – Veja que lindeza essa colcha de retalhos de casal com cores variadas

(Foto: Atelie Patch Coração)

10 – É muito fácil trabalhar com a técnica patchwork

(Foto: @fuxicosretalhos)

11 – É um tipo de artesanato que pode ser feito à mão ou na máquina de costura

(Foto: Célia Patchwork)

12 – Nas colchas de retalhos, o enchimento oferece mais volume

(Foto: Graziela Guimarães)

13 – O forro proporciona um melhor acabamento na peça

(Foto: @casinhadecampao)

14 – E a técnica quilt deixa a colcha ainda mais bonita e valorizada

(Foto: @fortheloveoffabric)

15 – Mas você pode fazer uma colcha de retalhos de tecido como preferir

(Foto: @toquefinoenxovais)

16 – Aproveite os materiais que tem em casa para fazer belas colchas

(Foto: @marias.di.carola)

17 – Escolha o seu padrão preferido ou solte a imaginação!

(Foto: @casa_aolado48)

18 – Você pode fazer colcha de retalhos para vender e aumentar a sua renda

(Foto: @cluckclucksew)

19 – Caprichar no acabamento é essencial para conquistar os clientes

(Foto: @beth.patch)

20 – É possível fazer colcha de retalhos para berço e cama de solteiro

(Foto: @kaemkasa)

21 – Além disso, pode ser feita para cama queen e king size

(Foto: @kaemkasa)

22 – Se está com dúvidas do que fazer com sobras de tecido, invista nas colchas

(Foto: @pattyhigh4464)

23 – Ela pode fazer parte da decoração do seu quarto, do jeitinho que você gosta

(Foto: @sabanasenxovais)

24 – Com as suas cores preferidas e do tamanho que desejar

(Foto: @colchasvovo)

25 – Mostrando a sua personalidade e talento na costura

(Foto: @apto8.108)

26 – Você terá uma ótima experiência ao transformar sobras de tecido em arte

(Foto: o artesanato de abetos)

27 – Poderá se tornar um hobby ou até mesmo fonte de renda da família

(Foto: Darcy Marília Artesanato)

28 – A ideia é basicamente a mesma: costurar os retalhos seguindo um padrão

(Foto: @cluckclucksew)

29 – O padrão pode ser liso como essa colcha de retalhos jeans

(Foto: onenewspush)

30 – Aproveitando até o bolso de uma calça jeans velha

(Foto: diy to make)

31 – Ou com apliques e formatos variados para deixar o artesanato diferente

(Foto: @shirley__quilting)

32 – Tecidos 100% algodão são os mais indicados para esse tipo de trabalho

(Foto: Spotlight)

33 – Outra dica é lavar o tecido antes de fazer a colcha

(Foto: @kaemkasa)

34 – Isso porque alguns tecidos encolhem depois de lavados

(Foto: Sunny Funny)

35 – A colcha de retalhos da vovó, apesar de antiga, é um sucesso

(Foto: Darcy Marília Artesanato)

36 – É uma forte tendência na decoração devido ao reaproveitamento do tecido

(Foto: Graziela Guimarães)

37 – Em relação ao enchimento, ele pode ser de manta acrílica ou de algodão

(Foto: @patchartesrr)

38 – A manta acrílica é mais utilizada para camas de solteiro e berço

(Foto: @cluckclucksew)

39 – E a manta de algodão para fazer colchas king size, devido ao tamanho

(Foto: @po.deestrela)

40 – Para começar escolha algo mais simples e sem muitos detalhes

(Foto: @artesanato.da.vovo.gpi)

41 – No início vai parecer complicado, mas não desista

(Foto: @fortheloveoffabric)

42 – Com o treino e experiência você poderá fazer trabalhos maravilhosos

(Foto: @sagradopano)

43 – Utilize uma colcha já pronta como referência nas medidas

(Foto: Hideaway Girl)

44 – Assim você poderá aumentar ou diminuir como preferir

(Foto: Sustainable Denim)

45 – Tiras longas podem ser usadas como bordas para destacar o meio da colcha

(Foto: @kbethclark)

46 – Colchas de retalho degradê e 3D são mais difíceis de fazer

(Foto: Spotlight)

47 – Mas causam um efeito visual incrível em qualquer quarto

Foto: Best Quilt Grafimage

48 – Antes de começar a fazer para a sua casa, pense na decoração do quarto

Foto: Carterpresents

49 – Escolha tecidos que combinem como as cores da parede e cortina

Foto: @colorfunquilts

50 – Quarto alegres e coloridos podem receber diversos tipos de estampas

Foto: Suzy Quilts

51 – Mas é preciso tomar cuidado para não ficar tudo muito chamativo

Foto: Quilting for beginners

52 – Lembre-se que a colcha de patchwork pode ser feita com cores neutras

Foto: Ecoglobal

53 – Desse modo você garantirá um resultado perfeito na decoração

Foto: Bathroomideas

54 – Um opção mais neutra, que combina com vários estilos, é a colcha jeans

Foto: Candd

55 – Mesmo com a mistura de tons dos jeans usados na fabricação da colcha

Foto: Artesanato Total

56 – Tente sempre pensar na harmonia das cores e desenhos

Foto: Quilt

57 – Veja como é lindo esse padrão para colcha de retalhos

Foto: Craft Courses

58 – Faça testes com alfinetes para garantir que saia como você imagina

Foto: Diary of a Quilter

59 – Pense na possibilidades com os materiais que tem em mãos

Foto: Cutesycrafts

60 – Ou compre os tecidos de acordo com o modelo que pretende fazer

Foto: @quidividivillageplantation

61 – Coloque os tecidos sobre uma mesa grande ou até mesmo no chão

Foto: LiveInternet

62 – Assim você terá uma noção de como a peça ficará depois de pronta

Foto: Samanthamakes

63 – Caso deseje algo mais simples, alfinete e costure como de costume

Foto: Janierob

64 – Quanto mais opções de cores e estampas, mais divertida será a sua colcha

Foto: Kitchen Decor

65 – Independente do formato ou desenho que escolher

Foto: Front Porch

66 – Colcha dupla face exige um pouco mais de cuidado com as cores

Foto: IndiaMART

67 – Se for fazer em casa, tente combinar os dois lados

Foto: Caixas e Mimos

68 – Veja como essa colcha é moderna e segue o estilo de decoração do quarto

Foto: Casa de Valentina

69 – Pense e escolha com carinho, pois essa é uma peça que dura muitos anos

(Foto: @cluckclucksew)

70 – E pelo tamanho, dá um certo trabalho na hora de fazer

Malha de crochê

Conforme foi destacado, a produção de colchas de retalhos é uma arte antiga, que vem sendo aprimorada pelos artesãos ao longo dos tempos.

Porém, apesar dos muitos avanços tecnológicos, a essência artesanal das colchas jamais foi perdida. Nesse caso, trabalhar com retalhos de tecidos de uma forma criativa pode dar vida a trabalhos incríveis.

Fotos: Amazon / Bella Home Fashions

E mais, ao dominar as técnicas de criação de colchas de retalhos, é possível criar um belo negócio e ganhar uma boa renda através da venda das suas colchas artesanais.

Amo escrever, criar, produzir peças artesanais e viver a vida com muita alegria! Editora há 8 anos aqui no Artesanato Passo a Passo! ;-)
Artigo seguinte