Como fazer arranhador para gatos: passo a passo e ideias

Todo mundo que tem bichanos já quis saber como fazer arranhador para gatos. Esses bichos elegantes e bonitos são muito inteligentes e companheiros, mas podem fazer um verdadeiro estrago na casa.

Sofás, móveis de madeira e camas são os principais alvos dos gatos. Eles precisam desgastar as unhas e, para isso, vão arranhar o que encontrarem pela frente. É nessa hora que entram os arranhadores: neles, o gato vai poder afiar as garras à vontade!

Arranhadores não costumam ser baratos em lojas especializadas em produtos para pets.  A novidade é que fazer um arranhador em casa é bem menos difícil do que parece. Com um pouco de tempo, habilidade e usando materiais acessíveis, você pode resolver o problema! Vamos ao passo-a-passo para confeccionar o seu arranhador para gatos.

Arranhador para gatos caseiro passo a passo

Antes de pensar em como fazer arranhador para gatos, você deve avaliar quanto espaço tem disponível em casa para colocá-lo. Ele precisa se integrar ao ambiente. Um dos tipos mais comuns de arranhador para gatos é em formato de cone. Para fazê-lo, você vai precisar de um cone, pelúcia, cola quente e corda de sisal.

gateiro-arranhador
Foto: Rebecca Corsinovi

Leia também:

Recorte a pelúcia e cole na base do cone, deixando toda a área revestida. Depois, use a cola quente para afixar a ponta da corda de sisal próxima à base do cone. Vá dando a volta no cone com a corda, deixando bem ajustada e pondo cola quente em alguns pontos. Cole um pedaço de pelúcia no topo como acabamento.

passo-a-passo-arranhador-cone
Foto: Gshow

Que tal integrar um chocalho ao seu arranhador para gatos? Fure uma bolinha de pingue-pongue dos dois lados e coloque grãos de arroz dentro. De um lado da bola, cole um pedaço de corda comum; do outro, penas coloridas. A outra ponta da corda vai ser colada perto do topo no cone, onde você vai continuar enrolando o sisal.

passo-a-passo-arranhador-cone-1
Foto: Gshow

Agora seu gato já pode arranhar à vontade!

Ideias de arranhador para gatos

 Arranhador para gatos com casinha

Você pode fazer um arranhador para gatos em formato de casinha! Para isso, vai precisar de três placas de madeira, formando uma cabaninha onde seu gato possa entrar.

arranhador casinha
Foto: Globus Baumarkt

Depois de afixar as três partes, é só colar, do lado de fora, o revestimento que preferir para seu gato arranhar: carpete, velcro ou uma placa de papelão. Para dar um toque especial, coloque, no interior da cabaninha, uma almofada ou travesseiro para o seu gato deitar. Vai ficar um charme!

arranhador
Foto: Monze Màrquez

Se desejar veja esse vídeo do canal da Diycore com Karla Amadori:

 Arranhador para gatos com cano pvc

Quando se procura ideias de como fazer arranhador para gatos, uma das mais fáceis de realizar é a que usa um cano pvc revestido com corda de sisal.

arranhador com cano
Foto: Cat Gear Authority

Você pode escolher canos de pvc de diferentes diâmetros e comprimentos. As formas como pode adaptá-los ao ambiente da casa são quase infinitas: embutidos em paredes, presos em bases de madeira etc. Seu gato vai adorar!

ideia de arranhador
Foto: Mercado Livre

Veja que vídeo legal do canal da Leya Aragão:

https://www.youtube.com/watch?v=hKR5RG57IzE

 Arranhador para gatos com papelão

Gatos amam arranhar papelão! Um arranhador desse tipo pode sair caro em lojas para pets, mas é muito fácil e barato de se fazer em casa. Na versão mais simples, você pode cortar retângulos de papelão, todos do mesmo tamanho, de forma que encaixem, na vertical, numa caixa do mesmo material.

passo-a-passo-arranhador-caixa
Foto: Gshow
https://www.artesanatopassoapassoja.com.br/wp-content/uploads/2019/10/passo-a-passo-arranhador-carpete.jpg
Foto: Gshow

 Arranhador para gatos com madeira e corda

São muitas as possibilidades de como fazer arranhador para gatos. Com duas peças de madeira e uma corda, você pode produzir uma versão cheia de estilo, que vai integrar a decoração da sua casa.

arranhador com madeira
Foto: O Grito do Bicho
como-fazer-arranhador-para-gatos-caseiro
Foto: PetGusto

Una, com parafusos, a lateral de uma placa de madeira pequena à de uma placa maior, formando um ângulo de 90 graus. Depois, enrole uma corda de sisal na placa maior, usando cola quente ou grampeador de tapeceiro para prender. Pronto: você criou um lindo arranhador para gatos!

Veja que ideia legal do canal Elo7

Veja mais alguma ideias de como fazer arranhador para gatos:

Arrandor com papelão
Foto: Kratzturm
arranha gato
Foto: Apê Design Store
arranhador-gato-canto-de-sofa-gato
Foto: PATPET
arranhador-para-gato
Foto: Portal Dicas
arranhador-para-gato-passo
Foto: Adriana Rodr
arranhador-para-gato-passo-a-passo
Foto: Pinterest
banco-arranhador
Foto: Ideias de Fim de Semana
brinquedos-para-gatos
Foto: Thaiza Pacheco
como fazer um arranhador com papelão
Foto: Ale Balleza
como-fazer-arranhador-para-gatos-caseiro
Foto: Marlene Ferreira

 

 

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *