Como fazer cortina: 11 modelos diferentes e criativos para decorar

cortina passo a passo

Para quem gosta do estilo faça você mesmo, o passo a passo de como fazer cortina é uma ótima opção de decoração criativa e barata.

É uma maneira de personalizar e deixar o ambiente mais sofisticado sem gastar muito.

As cortinas vão além da função de bloquear a luz do sol, elas são também um item fundamental para dar mais charme ao ambiente.

como fazer cortina para varão ou trilho

Com simples técnicas de costura, um tutorial fácil e o tecido ideal, qualquer pessoa pode fazer uma cortina. Apesar de alguns modelos serem mais trabalhosos, vale a pena tentar.

Então, confira 11 modelos de cortina criativos para fazer em casa.

11 Dicas de como fazer cortina

Veja agora os melhores tutoriais de cortina para se inspirar e aproveitar as dicas.

como fazer cortina simples

1 – Como fazer uma cortina barata 

Uma maneira fácil de fazer cortina que, até os iniciantes conseguem fazer. Além disso, é um passo a passo econômico e também muito delicado.

Abaixo, é possível conferir todas as orientações para realizar o trabalho e ter uma peça decorativa incrível gastando bem pouco.

Você pode fazer o modelo e medidas certas, mas, se preferir um modelo mais escuro ou mais claro, basta mudar o tecido. Acompanhe o passo a passo do Ateliê Lia Balieiro:

2 – Como fazer cortina de crochê simples 

O crochê é uma técnica manual que permite fazer a customização do jeitinho que cada um sonhou. Os acabamentos podem ser variados e personalizados de acordo com o tipo de barbante e agulha que serão utilizados.

O modelo pode ser mais aberto só para dar um charme à janela e permitir a entrada da luz do sol, pode ser mais fechado para tapar toda a luminosidade e evitar que quem está do lado de fora possa ver dentro de casa.

Se a intenção é fazer uma linda cortina de crochê, simples, mas que deixará a casa impecável, veja o vídeo da janine freitas:

3 – Como fazer cortina para quarto sem costura 

É possível fazer cortina sem costura e ainda deixar um acabamento perfeito. Para isso, é importante escolher o tipo de cola correto, como é indicado no tutorial abaixo.

Dessa maneira, o risco de descolar e atrapalhar o acabamento futuramente é menor. Para que não haja erros, basta seguir corretamente as dicas do vídeo da Tu organizas por Nina Braz:

4 – Cortina para pia com velcro 

Colocar velcro na cortina da pia é uma ótima ideia. Dessa maneira, ele veda a passagem e evita que algum bichinho indesejado entre.

Muitas pessoas pensam que hoje em dia não se usa mais cortina embaixo da pia, mas o toque especial e o charme que ela traz, faz com que sejam ainda usadas.

Aprenda então a fazer cortina para pia com velcro de um jeito fácil e rápido seguindo o passo a passo do Life by Carol Fonseca:

5 – Como fazer cortina com ilhós 

Para quem ainda não conhece o trabalho com ilhós pode achar que é bem difícil, mas na verdade não é bem assim. Os materiais necessários são simples: você só irá precisar de fita, tesoura e caneta.

O trabalho, seguindo os passos do vídeo abaixo, fica com um acabamento perfeito e, quem vê de fora nunca irá imaginar que foi feito em casa.

A economia faz toda a diferença no orçamento. Acompanhe o vídeo do canal OCriativa e faça você mesmo:

6 – Como fazer cortina de varão 

Muito mais prática para colocar e para tirar, a cortina de varão é um item que não pode faltar.

Traz um toque de classe ao ambiente e pode ser feita sem segredos por todos que desejam colocar a mão na massa. Se essa é a sua intenção, aprenda como fazer hoje mesmo com a Juliane Constantino:

7 – Como fazer cortina de voil 

O tecido voil é ideal para a confecção de cortinas, pois ele é leve e fácil de trabalhar.

Com um pouco de habilidade para a produção e a criatividade para criar os detalhes únicos na peça, fazer cortina com esse material oferece um resultado impecável.

O material ainda permite que um pouco da luz natural possa entrar em casa, tornando o ambiente ainda mais bonito charmoso e sereno. Para isso, só serão precisos alguns materiais.

Confira o tutorial da Suellen Rezende:

8 – Como fazer cortina trilho suíço wave 

Esse é um modelo de cortina diferente, que tem um acabamento moderno e elegante. Fica perfeito em quartos e salas.

Apesar de ter esse nome e poder ser menos conhecido, o processo para confeccionar a cortina de trilho suíço wave não é um bicho de sete cabeças.

Acompanhe esse tutorial para aprender a fazer uma cortina moderna e linda da Mary Fonteles:

9 – Como fazer cortina de TNT 

O TNT é um material bem barato e muito utilizado para a fabricação de artesanatos. É simples, versátil e pode ser encontrado de diversas cores.

Ideal, principalmente para ambientes em que precisam de um tecido suave, leve, como por exemplo, quarto de bebês. Mas também pode ser utilizado em qualquer cômodo da casa.

Veja agora como fazer uma cortina de TNT com a Tereza Lopes:

10 – Como fazer cortina blecaute 

As cortinas blecaute tem como principal função impedir que os raios do sol entrem no ambiente, bloqueando assim, não somente o calor excessivo, como também a luminosidade.

Os modelos de cortina blecaute tem se tornado cada vez mais lindos, o que faz com que eles também sejam uma peça fundamental na decoração.

Aprenda um passo a passo de como fazer cortina blecaute para deixar a casa charmosa, bonita e também protegida. Veja todo o passo a passo da Arte de Paninho Rosimary Cavalcante:

11 – Como fazer cortina de barbante para porta 

Apesar do crochê também poder ser feito com um tipo de barbante, esse modelo de cortina é diferente. É feito com um tipo especial de barbante, bem mais grosso.

O processo não é trançado e pode ser feito da cor que desejar. Um dos modelos mais lindos e ao mesmo tempo, mais simples de fazer. Acompanhe o vídeo do Fabianno Oliveira: 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *