Ideias de cortina de crochê para sua casa

Item de decoração encontrado em quase todos os lares brasileiros, a cortina de crochê é um clássico que nunca sai de moda. Em pontos elaborados ou simples, curtas ou longas, coloridas ou em tons neutros, elas fazem parte da história de muita gente!

Nossas avós já faziam modelos de cortina de crochê super tradicionais, com biquinhos e desenhos delicados. Hoje, esses modelos, que antes ficavam restritos à cozinha, ganharam a casa inteira, e enfeitam janelas de salas, quartos e outros lugares.

Seja para dividir ambientes ou cortar a luz natural, uma linda cortina de crochê faz toda a diferença!

Que tal conhecermos, agora, algumas ideias originais para a confecção de um belo trabalho? Pegue sua agulha, linha e vamos lá!

Cortina de crochê para sala

A sala é o cartão de visitas de uma casa. É nela que concentramos os itens de decoração de que mais gostamos, e que vão dar a real personalidade de nosso cantinho. Uma cortina de crochê bem escolhida pode fazer do seu espaço um lugar com charme único!

Leia Também:

cortina-de-croche
Foto: Festa Infantil Decoração
bando de croche para cortina
Foto: Amor por Art em Crochê

Para a sala, a cortina de crochê pode ser feita com pontos mais abertos, de modo a permitir que a luz natural penetre no ambiente, ou mais fechados, aumentando a privacidade e cortando a incidência direta do sol.

cortina croche
Foto: Crochê da Stella Foltran

Se quiser dar um toque sutil de crochê a sua sala, você pode fazer apenas o bandô em crochê, usando tecidos como voile ou jacquard para o corpo da cortina. Uma combinação excelente é o bandô em crochê colorido para a cortina em algodão branco. É simples e bonito!

cortina de croche para sala
Foto: Lilian Magnago

Cortina de crochê para cozinha

O crochê é o bordado que sempre reinou nas copas e cozinhas. Quem não tem, nas memórias de infância, a imagem de uma linda cortina de crochê em janelas ou basculantes desses ambientes tão cheios de calor humano?

cortina flores de croche
Foto: Adrianartes
cortina-de-croche-pompom
Foto: Lososeans Info
Cortina-de-Croche-Para-Sala
Foto: Fácil Decore

Uma ideia tão clássica quanto prática é a cortina de crochê para cozinha em linha de cores claras, que podem ser lavadas várias vezes, sem desbotar. Para incrementar esses modelos, aposte em pontos mais elaborados, fazendo biquinhos e desenhos.

cortina paninhos de croche
Foto: Fulya Yaba
cortina de croche cru cozinha
Foto: Clau Zovak

Se você deseja deixar o espaço mais delicado, uma sugestão é fazer sua cortina de crochê para cozinha com aplicações também em crochê. Os temas podem ser flores e frutas, sempre usando cores que chamem atenção. Fica lindo!

cortina-de-croche-curta
Foto: Amelie R
Cortina-de-Croche-Para-Cozinha uvinha
Foto: Construindo DECOR
cortina de croche de corujinha
Foto: Cristiane Santos

Ideias de cortina de crochê

Além da sala de estar e a cozinha, há outros ambientes da casa que também podem receber uma linda cortina de crochê!

cortina de croche colorida
Foto: Tienda Mandala
cortina-de-croche-copa
Foto: Amasya Kultur Sanat

Para os quartos, a dica é investir na sutileza das cores e materiais. Linhas mais finas e desenhos mais elaborados ficam muito românticos e elegantes. Invista em tons de branco, marfim, sépia e rosa-chá, usando o bom gosto para combinar forros e crochê.

cortina croche quadrada
Foto: Motif Perdeler
cortina de croche para quarto
Foto: Tua Casa

Em ambientes mais rústicos, uma cortina com o comprimento em franjas é uma escolha que confere charme à decoração. Como material, pense em usar o barbante, que é bem resistente!

cortina croche quarto
Foto: Santa Clara Artesanato
bando de croche
Foto: Ani Gonzalez

Cortina de crochê fácil de fazer

Há incontáveis formas de se produzir uma cortina de crochê. Com bom gosto, paciência e um pouco de habilidade, você pode produzir um belíssimo trabalho artesanal para decorar a sua casa!

Selecionamos uma sugestão de cortina de crochê que é composta por duas peças iguais, que são penduradas em um varão para cortinas.

Como essa receita consiste numa sucessão de pontos altos e detalhes em pontos baixos e baixíssimos, você não precisa ser um às do crochê para fazê-la. O efeito visual da composição, no entanto, é profissional.

Mãos à obra!

Para essa cortina de crochê, você vai precisar de dois rolos de barbante nº 4, que podem ser da mesma cor ou de cores diferentes, e agulha nº 3.

Para ver o passo a passo, acesse o link:

Veja mais alguns modelos lindos de cortina de crochê:

Cortinas-de-Crochê-flores
Foto: Ammco bus
cortina-flores-em-croche-flores
Foto: Ariela Mais Crochê
cortina-flores-em-croche-cortina
Foto: Pinterest
cortina-de-croche-pia
Foto: Dicas de Mulher
cortina-de-croche-pequena
Foto: Blog Fetiches
cortina-de-croche-colorida
Foto: Pinterest
cortina-de-croche-com tecido
Foto: Comunidade F7
cortina-de-croche-banheiro
Foto: Elo7
cortina-de-croche corujinha cozinha
Foto: Pinterest
cortina de gominhos
Foto: Anís – illa
cortina de croche com tecido
Foto: Ideas Geniales
cortina de pontos de croche
Foto: Easternbelles

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *