Grafiato: 40 modelos com cores incríveis e um passo a passo completo

Quer conferir como fazer grafiato? Você pode colocar as mãos na massa e criar com os seus próprios talentos um efeito incrível em seu lar, você pode aplicar em todos os ambientes da sua casa, jardim, área gourmet, enfim, onde você preferir.

Há várias formas de fazer o efeito grafiato, com vários tipos de ferramentas, que tanto podem ser conseguidas em uma loja específica de material construção, quanto conseguidas em sua própria casa, de forma barata e muito fácil e simples.

Qualquer parede de sua casa pode receber o efeito grafiato e, com a cor que você quiser. O mais importante é sua dedicação e paciência para você mesmo fazer sua parede ficar incrível.

grafiato

O que é grafiato?

Grafiato é uma técnica para acabamento de paredes, serve como um revestimento à base de água, polímeros e pigmentos. Seu efeito é de ranhura e pode ser feito em diferentes cores.

A combinação de arranhaduras é ampla, sendo possível fazer vários desenhos diferentes, na vertical, na horizontal, quadrangular, circular, diagonal, cruzado… diferente da moderna técnica de textura projetada.

grafiato na parede
(Fonte: Pinterest)

As arranhaduras fazem o efeito mais característico dessa técnica, que acaba servindo para complementar a decoração, sendo utilizada em qualquer estilo e design. A massa ainda pode ser aplicada em diferentes áreas da casa.

Essa massa parece com uma massa de gesso e é comumente encontrada na cor branca, sendo vendida em pacotes de 25kg e 50kg.

Atualmente, o grafiato continua sendo uma tendência no mercado. Com certeza, você já deve ter visto algum, por aí!

Tipos de grafiato

Tipos de grafiato
Conheça os tipos de grafiato mais comumente usados (Foto: @revfran.franca)

O grafiato pode variar dependendo da gramatura e da malha. Então, segue os principais tipos:

Malha 8 – É um modelo mais rústico de grafiato, sendo ideal para áreas externas.

Malha 10 – Esse é um modelo intermediário, entre o rústico e o mais delicado, fica em um nível médio de ranhuras.

Malha 12 – Mais delicado, é mais usado em ambientes internos.

Quanto maior for o número da malha, mais fina é a ranhura do grafiato.

Dicas para preparar a parede e aplicar o grafiato

Antes de aplicar o grafiato, tenha certeza de que a sua parede está limpa e seca.

Faça uma limpeza na parede, primeiro com uma vassoura macia para tirar possíveis teias de aranha e poeira em geral.

Se houver trincas e fissuras, corrija com uma massa corrida e depois lixe para nivelar a parede.

Mas, você pode lixar toda a parede antes também, com uma lixa mais grossa, e depois de usar a massa corrida (se for necessário), lixe com uma lixa d’água por último para dar um melhor acabamento.

Se a parede estiver como mofo ou manchas, passe um pano úmido com água sanitária e espere secar.

Caso possua algum papel de parede no cômodo, veja como remover sem danificar a pintura.

grafiato passo a passo
Invista sem medos em grafiato (Foto: guiaconstruirereformar.com.br)

Em todo o caso, depois de lixar a parede, passe um pano úmido com água pura para tirar toda a poeira da parede. Espere secar bem.

Parede limpa e seca? Já pode começar! Se for possível, antes utilize um selador de parede ou pinte um fundo branco ou da mesma cor da massa do grafiato.

Veja as dicas do canal Casa e Cor MG:

Rendimento do grafiato

Em média o grafiato possui um consumo de 3,5 kg por cada m². Sendo assim, uma barrica de 25kg garante a pintura de 4 a 6m², já a barrica de 50kg varia entre 10 a 12 m².

grafiato pink
(Foto: diamantesdaconstrucao.blogspot.com.br)

Além disso, um aspecto importante e definidor é o estado da parede da sua casa, pois caso ela esteja com areia grossa vai consumir mais, se estiver com massa corrida ou cal fino vai consumir menos.

Vantagens e desvantagens de usar grafiato

 Vantagens:

  1. Possui um custo relativamente baixo, sendo uma textura mais simples de fazer. Por isso, não há necessidade de profissionais especializados para aplicar o grafiato.
  2. Alta durabilidade e é lavável.
  3. Não tem cheiro forte e seca rápido.
  4. Impermeabiliza a parede e evita infiltração.
  5. Existem diversas cores, mas se você encontrar somente a massa na cor branca você pode pintar por cima.
  6. Os tipos variam do mais delicado ao mais rústico, de forma que você pode usar o grafiato que mais combina com o estilo da sua casa, na parte externa e/ou na parte interna.

Desvantagens:

  1. É difícil de tirar! Então, se você estiver na dúvida, pense bem.
  2. Para ter durabilidade, o grafiato precisa ser aplicado em um fundo branco ou neutro ou da mesma cor dele, através de um selador de qualidade (tinta).
  3. Embora não seja necessário um profissional qualificado, é importante saber aplicar e se não tiver experiência fica ainda menos garantido que o procedimento ficará 100% correto.
  4. Outra dificuldade é mudar a cor depois, o que é mais um motivo para pensar duas vezes antes de tomar uma decisão.

Quais as cores de grafiato mais usadas?

Geralmente, o grafiato é usado na cor cinza, creme ou ouro velho. Mas, também como é bastante comum ser usado em apenas uma única parede, muita gente experimenta outras cores mais vibrantes ou contrastantes que tenham a ver com a decoração.

tintas para grafiato
(Foto: @multicores23)

Como exemplo, se tem os diversos tons de verde, vermelho, laranja ou azul, que se encontram no mercado. Alguns, são: o verde-limão, o cítrico, o tabaco, azul suave, vermelho real, açaí, entre outros.

cores para grafiato
(Foto: @imperiorevestimentos)

Qual a melhor tinta para pintar paredes com Grafiato?

Você deve usar tintas especiais para grafiato. Existem alguns tipos que podem servir, mas as tintas acrílicas ainda são as mais indicadas para esse serviço.

Outra opção seria a tinta Látex PVA, indicada para ambientes internos.

grafiato colorido
(Foto: mundoreal.xyz)

Diferença entre textura e grafiato:

Para quem deseja dar uma nova vida à parede de casa e está em dúvida entre grafiato e textura, agora vamos te explicar a diferença entre esses dois tipos de revestimentos com massa que são usados comumente em diversas residencias.

Mas, já vamos adiantando que a maior diferença é o visual.textura e grafiato

Grafiato:

A base do grafiato costuma ser mais resistente, ela possui polímeros acrílicos, superfície rústica e grãos de malha, é lavável e de grande durabilidade.

A aplicação é ideal tanto para parte interna como externa de sua casa. Você pode aplicar em qualquer parede e seu odor é baixo, deixa o ambiente com efeito rústico, você ainda pode pintar da cor que desejar e combinar com seu ambiente.

grafiato na parede

Textura:

A textura é feita com uma massa bem parecida com o do grafiato, porém não possui grãos de malha e a lavagem não é ideal.

Outro ponto importante é que não é indicada a aplicação onde pode chover. Logo, é recomendado somente para áreas internas.

É mais fácil trabalhar com essa massa, você pode usar rolo, pincéis, e outros materiais. Algumas pessoas usam vassouras para garantir o efeito riscado. Você também pode pintar os ambientes após fazer a textura e deixa-la secar.

A grande diferença entre o grafiato e a textura é que a textura normalmente possui reentrâncias e alto-relevo, já o grafiato possui riscos, estejam estes riscos na posição vertical, na posição horizontal ou em posições inusitadas.

O custo da textura também é menor, seja qual for a decoração que você escolher, lembre-se de que o resultado final dependerá da sua dedicação e habilidade em trabalhar com esses materiais. Veja abaixo:

diferenças de grafiato
(Foto: fiamapereira.com)

Se você quiser elevar o seu trabalho ao nível máximo de diferenciação, pode fazer em uma mesma parede vários efeitos diferentes de grafiato e até com cores diferentes.

Estas cores não precisam conversar entre si, podem ser as que você desejar, pois a casa é sua e você deve deixá-la da forma que vai se sentir melhor nela.

Como fazer grafiato em parede

O processo de como fazer o grafiato exige os seguintes materiais:

  • Massa específica para grafiato;
  • Fita crepe;
  • Ferramenta risca fácil
  • Desempenadeira ou outra ferramenta de sua preferência que crie o efeito grafiato;
  • Rolo para pintura;
  • Tinta para a sua parede;
  • Jornal velho, papel velho, papelão, tecido velho ou plástico, para forrar o chão do local onde você vai trabalhar na parede;
  • Primer acrílico;
  • Balde;
  • Espátula.

Passo a Passo 

Comece separando todos os materiais que você vai utilizar no processo de como fazer grafiato.

Em seguida o passo é você proteger sua seu piso, paredes laterais e teto. Passe a fita crepe por toda essa área, forre o chão para proteger o piso em caso de cair excesso de massa.

Em seguida verifique a parede em que você irá aplicar o grafiato, ela precisa estar lisa e sem excesso de tintas anteriores. Se for o caso, use a espátula para retirar.

Se sua parede estiver irregular com furos ou fissuras, preencha a areá com massa para a superfície de sua parede ficar plana.

Sua parede precisa estar limpa de qualquer tipo de poeira, óleos, mofos ou outros materiais que possam interferir.

Então, no dia anterior, confira tudo e se houver necessidade limpe sua parede.

Em um recipiente dilua seu primer em até 10% de água de acordo com a quantidade proporcional, mexa até que se torne um mistura homogênea, aplique em sua parede (seca) com um rolo de lã e deixe agir em cerca 7 horas para que seque totalmente para aplicação do grafiato.

Como aplicar grafiato corretamente

Prepare sua massa de grafiato de acordo com a recomendação do fabricante.

Aplique a massa para grafiato na parede, com o auxílio de uma desempenadeira de plástico, pois ela evita ferrugens, caso ela não seja nova.

Aplique a massa aos poucos, sempre com a mesma espessura e em pequenas partes da parede. Por cima, faça o efeito grafiato com a ferramenta risca fácil que se parece com um pente, sempre de cima para baixo na mesma direção.

Faça toda a parede com o mesmo padrão, sempre com a ferramenta na vertical ou na horizontal, de acordo com a sua preferência.

Ou ainda, se preferir, faça quadrados ou partes com determinadas posições de grafiato e intercale com outras posições do efeito.

Deixe sua parede secar. Isso pode levar de 1 a 2 dias. Para finalizar o processo, basta pintar a parede com a tinta escolhida. E está pronto!

Assista ao vídeo do canal DICAS DE MESTRE e confira como aplicar grafiato passo a passo:

Grafiato para área interna

Para usar o grafiato na área interna da sua casa, primeiro entenda que você não pode aplicar de qualquer maneira, justamente por ser um revestimento moderno que vai tirar sua casa da monotonia da pintura.

(Foto: @multicores23)

Então, não precisa revestir toda a sua casa por dentro com essa massa, é comum usar somente em uma ou duas paredes de um cômodo, pois já vai dar um grande efeito e fica mais interessante. Use também a cor que combina com a sua decoração!

Sabendo dos diversos tipos de grafiato, você precisa escolher o que mais combina com o ambiente interno.

As ranhuras mais grosas causam fissuras bem marcantes e profundas, são vistas de longe e por isso não são as mais indicadas aqui.

grafiato laranja
(Foto: dcorevoce.com.br)

As mais delicadas (finas) dão charme e acabam sendo ideais nesses ambientes. De qualquer forma, todos vão notar o grafiato na sua casa.

A malha intermediária, como a malha 10, também oferece ótimas possibilidades para você gerar ranhuras em diversos sentidos e cria mais impacto do que a fina.

Grafiato para área externa

Para sua área externa, fachadas, varadas e jardins, você já pode abusar mais do grafiato, até porque as paredes costumam ser maiores nesses ambientes.

grafiato na parede
(Foto: @_spintura)

Dessa forma, você decide se quer fazer algo mais delicado ou mais rústico. Este último costuma ser mais utilizado porque cria marcas mais visíveis de longe e marcam mais a parede, criando uma impressão mais forte.

muro com grafiato
(Foto: luminetintas.wordpress.com)

O mais importante é saber que você tem possibilidades diversas de ranhuras, mas o ideal é manter a ranhura em um mesmo sentido em toda a extensão da parede, para não arriscar demais e acabar dando um efeito desagradável.

Nesse caso, se ficar com dificuldades para aplicar o grafiato na sua fachada, é melhor pedir auxílio a um profissional qualificado, afinal, a primeira impressão é a que fica!

Posso fazer grafiato com argamassa e granitina?

Sim, é possível fazer o grafiato com a mistura desses dois materiais, que a priori já servem de revestimento para parede.

Esse é o tipo de grafiato caseiro, e, você tem a opção de usar a argamassa na cor natural ou pintá-la. Nesse caso, você pinta depois do uso ou pode aplicar na massa o pigmento Pó Xadrez.

Para quem quer economizar, usar areia junto à essa mistura é uma outra vantagem para o bolso.

Então, usando todas as dicas e os cuidados, você já pode fazer um grafiato lindo na sua casa!

Veja dicas co o canal BoxTube WebVideos:

Grafiato e textura em fotos:

Aprecie sem moderação o restante das ideias de grafiatos e texturas para fazer em sua casa ou em seu negócio.

Deixe a sua personalidade e o seu toque especial agregar mais valor ao seu trabalho, ao final do processo.

grafiato branco
(Foto: meiacolher.com)
grafiato rosa
(Foto: oliveirameloconstrutora.com.br)
grafiato cinza
(Foto: ed-mattar.blogspot.com.br)
grafiato mesclado
(Foto: ed-mattar.blogspot.com.br)
grafiato gelo
(Foto: dicasconstrucoes.com.br)
grafiato em quadrados
(Foto: luminetintas.wordpress.com)
grafiato com pedras
(Foto: luminetintas.wordpress.com)
grafiato marfim
(Foto: mimpit.com.br)
grafiato verde
(Foto: habitissimo.com.br)
grafiato marrom
(Foto: luminetintas.wordpress.com)
grafiato amarelo
(Foto: complexomagazine.pt)
aplicacao de grafiato
(Foto: Moda i Decor)
aplicando grafiato
(Foto: Pinterest)
Cores Grafiato
(Foto: Grafi-Art)
grafiato aplicando
(Foto: Montar um negócio)
grafiato branco
(Foto: Grafiw Tintas e Texturas)
grafiato com pintura (
Foto: Habitissimo)
grafiato diveros
(Foto: N&S Pinturas)
grafiato em cores
(Foto: Decorando tudo)
grafiato flamingo
(Foto: coral tintas)
grafiato peruano
(Foto: Coral tintas)
Grafiato revescor
(Foto: Pinterest)
grafiato rustico
(Foot: Fabricante de Textura e Grafito em SP)
grafiato textura
(Foto: Textura e Cia)
grafiato textura rustica
(Forto: Elmer.co)
grafiato vermelho
(Foto: Leatherfinish.net)
Grafiato vermelho
(Foto: Pintor em BH)
parede com grafiato
(Foto: Casa Dicas)
parede textura grafiato
(Foto: Wfarteemcores)
Textura grafiato
(Foto: Pinterest.com)
grafiato diferente
(Foto: dicaslegais10.com.br)
grafiato dourado
(Foto: guiaservicos.com)
grafiato abacate
(Foto: odinei-santos.blogspot.com)

Espero que nossa matéria tenha te ajudado a decidir o que fazer em sua parede, se ainda resta dúvidas você pode solucioná-la no vídeo que selecionamos especialmente para você!

Leia também sobre textura em paredes como fazer passo a passo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *