Grafiato e Textura : Como fazer, confira 50 Ideias

Quer conferir como fazer grafiato? Você pode colocar as mãos na massa e criar com os seus próprios talentos um efeito incrível em seu lar, você pode aplicar em todos os ambientes da sua casa, jardim, área gourmet, enfim, onde você preferir.

Qualquer parede de sua casa pode receber o efeito grafiato e, com a cor que você quiser. Há várias formas de fazer o efeito grafiato, com vários tipos de ferramentas, que tanto podem ser conseguidas em uma loja específica de material construção, quanto conseguidas em sua própria casa, de forma barata e muito fácil e simples. O mais importante é sua dedicação e paciência para você mesmo fazer sua parede ficar incrível.

Fazer Grafiato

grafiato na parede
(Fonte: Pinterest)

Como Fazer Grafiato em Parede

O processo de como fazer o grafiato exige os seguintes Materais:

  • Massa específica para grafiato;
  • Fita crepe;
  • Ferramenta risca fácil
  • Desempenadeira ou outra ferramenta de sua preferência que crie o efeito grafiato;
  • Rolo para pintura;
  • Tinta para a sua parede;
  • Jornal velho, papel velho, papelão, tecido velho ou plástico, para forrar o chão do local onde você vai trabalhar na parede;
  • Primer acrílico;
  • Balde;
  • Espátula.

Veja também: Como Fazer Coisas de Papel.

Passo a Passo para fazer Grafiato

Comece separando todos os materiais que você vai utilizar no processo de como fazer grafiato. Em seguida o passo é você proteger sua seu piso, paredes laterais e teto, passe a fita crepe por toda essa área, bem como forrar o chão para proteger o piso em caso de cair excesso de massa. Em seguida verifique a parede em que você irá aplicar o grafiato, ela precisa estar lisa e sem excesso de tintas anteriores, se for o caso, use a espátula para retirar, se sua parede estiver irregular com furos ou fissuras, preencha a areá com massa para superfície de sua parede ficar plana.

Sua parede precisa estar limpa de qualquer tipo de poeira, óleos, mofos ou outros materiais que possam interferir, então no dia anterior confira, se houver necessidade limpe sua parede.
Em um recipiente dilua seu primer em até 10% de água de acordo com a quantidade proporcional, mexa até que se torne um mistura homogênea, aplique em sua parede (seca) e deixe agir em cerca 7 horas para que seque totalmente para aplicação do grafiato.

Como aplicar Grafiato:

Prepare sua massa de grafiato de acordo com a recomendação. Aplique a massa para grafiato na parede, com o auxílio de uma desempenadeira de plástico, pois ela evita ferrugens, caso ela não for nova. Aplique a massa aos poucos, sempre com a mesma espessura e em pequenas partes da parede. Por cima, faça o efeito grafiato com a ferramenta risca fácil que se parece com um pente, sempre de cima para baixo na mesma direção. Faça toda a parede com o mesmo padrão, sempre com a ferramenta na vertical ou na horizontal, de acordo com a sua preferência. Ou faça quadrados ou partes com determinadas posições de grafiato e intercale com outras posições do efeito. Deixe sua parede secar, o que leva de 1 a 2 dias. Para finalizar o processo, basta pintar a parede com a tinta escolhida. E está pronto!

grafiato passo a passo
Invista sem medos em grafiato (Foto: guiaconstruirereformar.com.br)

Veja também: Como Fazer Flores de Garrafa Pet.

Diferença entre Textura e Grafiato:

Para quem deseja dar uma nova vida a parede de casa e está em dúvida entre grafiato e textura, agora vamos te explicar a diferença entre esses dois tipos de revestimentos com massa que são usadas comumente em diversas residencias, podendo você mesmo fazer esse efeito de fácil aplicação. Já adiantando, a maior diferença é o visual!

Grafiato:

A base do grafiato costuma ser mais resistente, ela possui polímeros acrilicos, superfície rústica e grãos de malha, é lavável e de grande durabilidade, a aplicação é ideal tanto para parte interna como externa de sua casa, você pode aplicar em qualquer parede e se odor é baixo, deixa o ambiente com efeito rústico, você ainda pode pintar da cor que desejar e combinar com seu ambiente.

Textura:

A textura é feita com uma massa bem parecida com o do grafiato, porém não possui grãos de malha e a lavagem não é ideal, assim como não é indicada a aplicação onde pode chover, logo é ideal somente para áreas internas. É mais fácil trabalhar com essa massa, você pode usar rolo,  pinceis, algumas pessoas usam inclusive vassouras para garantir o efeito riscado. Você também pode pintar os ambientes apõs fazer a textura e deixa-la secar.

A grande diferença entre o grafiato e a textura, é que a textura, normalmente possui reentrâncias e alto-relevo, já o grafiato possui riscos, estejam estes riscos na posição vertical, na posição horizontal ou em posições inusitadas. O custo da textura também é menor, seja qual for a decoração que você escolher, lembre-se de que o resultado final dependerá da sua dedicação e habilidade em trabalhar com esses materiais. Veja abaixo:

diferenças de grafiato
(Foto: fiamapereira.com)

Se você quiser elevar o seu trabalho ao nível máximo de diferenciação, pode fazer em uma mesma parede vários efeitos diferentes de grafiato e até com cores diferentes. Estas cores não precisam conversar entre si, podem ser as que você desejar, pois a casa é sua e você deve deixá-la da forma que vai se sentir melhor nela.

grafiato colorido
(Foto: mundoreal.xyz)

Grafiato e Textura, Fotos:

Aprecie sem moderação o restante das ideias de grafiatos e texturas, para fazer em sua casa ou em seu negócio. Deixe a sua personalidade e o seu toque especial agregar mais valor ao seu trabalho, ao final do processo.

grafiato branco
(Foto: meiacolher.com)
grafiato rosa
(Foto: oliveirameloconstrutora.com.br)
grafiato cinza
(Foto: ed-mattar.blogspot.com.br)
grafiato mesclado
(Foto: ed-mattar.blogspot.com.br)
grafiato laranja
(Foto: dcorevoce.com.br)
grafiato dourado
(Foto: guiaservicos.com)
grafiato abacate
(Foto: odinei-santos.blogspot.com)
grafiato gelo
(Foto: dicasconstrucoes.com.br)
grafiato diferente
(Foto: dicaslegais10.com.br)
grafiato em quadrados
(Foto: luminetintas.wordpress.com)
grafiato com pedras
(Foto: luminetintas.wordpress.com)
muro com grafiato
(Foto: luminetintas.wordpress.com)
grafiato marfim
(Foto: mimpit.com.br)
grafiato pink
(Foto: diamantesdaconstrucao.blogspot.com.br)
grafiato verde
(Foto: habitissimo.com.br)
grafiato marrom
(Foto: luminetintas.wordpress.com)
grafiato amarelo
(Foto: complexomagazine.pt)
aplicacao de grafiato
(Foto: Moda i Decor)
aplicando grafiato
(Foto: Pinterest)
Cores Grafiato
(Foto: Grafi-Art)
grafiato aplicando
(Foto: Montar um negócio)
grafiato branco
(Foto: Grafiw Tintas e Texturas)
grafiato com pintura (
Foto: Habitissimo)
grafiato diveros
(Foto: N&S Pinturas)
grafiato em cores
(Foto: Decorando tudo)
grafiato flamingo
(Foto: coral tintas)
grafiato peruano
(Foto: Coral tintas)
Grafiato revescor
(Foto: Pinterest)
grafiato rustico
(Foot: Fabricante de Textura e Grafito em SP)
grafiato textura
(Foto: Textura e Cia)
grafiato textura rustica
(Forto: Elmer.co)
grafiato vermelho
(Foto: Leatherfinish.net)
Grafiato vermelho
(Foto: Pintor em BH)
parede com grafiato
(Foto: Casa Dicas)
parede textura grafiato
(Foto: Wfarteemcores)
Textura grafiato
(Foto: Pinterest.com)

Espero que nossa matéria tenha te ajudado a decidir o que fazer em sua parede, se ainda resta dúvidas você pode solucioná-la no vídeo que selecionamos especialmente para você!

Assista ao vídeo do canal DICAS DE MESTRE e confira como aplicar grafiato passo a passo. Veja os outros vídeos bem bacanas do canal DICAS DE MESTRE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *