Grafiato: 40 modelos com cores incríveis e um passo a passo completo

author-image
Amo escrever, criar, produzir peças artesanais e viver a vida com muita alegria! Editora há 8 anos aqui no Artesanato Passo a Passo! ;-)

Quer conferir como fazer grafiato? Você pode colocar as mãos na massa e criar com os seus próprios talentos um efeito incrível em seu lar, você pode aplicar em todos os ambientes da sua casa, jardim, área gourmet, enfim, onde você preferir.

Há várias formas de fazer o efeito grafiato, com vários tipos de ferramentas, que tanto podem ser conseguidas em uma loja específica de material construção, quanto conseguidas em sua própria casa, de forma barata e muito fácil e simples.

Qualquer parede de sua casa pode receber o efeito grafiato e, com a cor que você quiser. O mais importante é sua dedicação e paciência para você mesmo fazer sua parede ficar incrível.

grafiato

O que é grafiato?

Grafiato é uma técnica para acabamento de paredes, serve como um revestimento à base de água, polímeros e pigmentos. Seu efeito é de ranhura e pode ser feito em diferentes cores.

A combinação de arranhaduras é ampla, sendo possível fazer vários desenhos diferentes, na vertical, na horizontal, quadrangular, circular, diagonal, cruzado… diferente da moderna técnica de textura projetada.

(Fonte: Pinterest)

As arranhaduras fazem o efeito mais característico dessa técnica, que acaba servindo para complementar a decoração, sendo utilizada em qualquer estilo e design. A massa ainda pode ser aplicada em diferentes áreas da casa.

Essa massa parece com uma massa de gesso e é comumente encontrada na cor branca, sendo vendida em pacotes de 25kg e 50kg.

Atualmente, o grafiato continua sendo uma tendência no mercado. Com certeza, você já deve ter visto algum, por aí!

Tipos de grafiato

Conheça os tipos de grafiato mais comumente usados (Foto: @revfran.franca)

O grafiato pode variar dependendo da gramatura e da malha. Então, segue os principais tipos:

Malha 8 – É um modelo mais rústico de grafiato, sendo ideal para áreas externas.

Amo escrever, criar, produzir peças artesanais e viver a vida com muita alegria! Editora há 8 anos aqui no Artesanato Passo a Passo! ;-)
Artigo seguinte