Textura projetada: cores, como fazer e ideias

Veja como fazer uma técnica de textura moderna, fácil de fazer e que tem um ótimo resultado

Textura projetada: cores, como fazer e ideias
Avalie essa Matéria!

Já ouviu falar de textura projetada? Essa é mais uma dica diferente de decoração, dessa vez para quem está construindo, reformando, pensa em reformar ou vai pensar em reformar depois dessa indicação.

Trata-se de uma textura que é um acabamento muito utilizado atualmente e que tem função de decoração, de proteção e o objetivo principal é levar para o ambiente escolhido uma nova textura e cor.

Extremamente moderna, esse tipo de textura tem sido cada vez mais usada no mercado e existem profissionais que trabalham com essa área diretamente. Já sabe tudo sobre a textura?

Caso não conheça sobre o assunto, mas tem vontade de conhecer, continue lendo essa matéria que vamos passar o máximo de informações.

O que é Textura Projetada?

Acredito que com a introdução sobre o assunto, já deu pra entender basicamente sobre o método. Mas o que é realmente essa textura? É um revestimento feito manualmente – com o auxílio de materiais próprios – não somente para fins estéticos, mas também permite uma segurança contra mofos, fungos e alcalinidade e com função hidro-repelente, ou seja, que protege a superfície da umidade.

Essa textura é mais usada em ambientes externos, mas não impede que seja utilizada em ambientes internos também, vai da preferência e criatividade de cada um.

Pistola de textura projetada

Pistola de Textura Projetada
créditos: mercadolivre.com.br

A pistola própria existe para garantir a qualidade da aplicação – de forma que é possível economizar em materiais – e mais rápida, porém para adquirir é necessário um investimento. Detalhe que ela não é usada somente para isso, existem outros procedimentos em que também pode ser utilizada.

É possível encontrar pela internet pistolas de textura projetada no valor mínimo de R$120,00, mas o valor varia de acordo com os níveis de regulagem, podendo chegar até a R$ 1300,00.

Como fazer textura projetada

Como dito anteriormente, é necessário algum investimento caso esteja iniciando no ramo agora ou tenha interesse em fazer você mesmo no ambiente da sua casa.

1– Primeiramente é necessário cobrir a parede com um selador acrílico da mesma cor que já foi colocada;

2– Depois é necessário aguardar um período de 3 a 4 horas para secagem;

3– Passado o período, fazer a aplicação da massa com a pistola que falamos acima;

4- E fazer a finalização com uma desempenadeira PVC ou com um rolo de PVC rígido;

5- Molhar com querosene (o resultado fica bem melhor);

6- E agora só guardar 72h para “curar” a parede.

Textura projetada com rolo

A textura projetada com rolo é muito usada para ambientes internos, pois é uma técnica em que se utiliza rolos de pintura, porém com desenhos/formas geométricas.

É bem mais simples de se fazer, pois os materiais usados e o passo a passo são mais simples, artesanais. Combina com ambientes como o quarto, sala de estar, entre outros. A textura pode ficar parecida com papel de parede, como o exemplo abaixo:

Textura projetada com rolo
creditos: cyz.ind.br

 Cores de textura projetada

São infinitas as possibilidade! A textura pode ser feita, por exemplo, sobre a parede já pigmentada, mas tem um pró e um contra, é necessário avaliar. O pró é a economia e o contra é que a durabilidade é menor. É aconselhado passar pelo menos uma demão de tinta na parede antes.

Quanto às cores, pintar a parede de uma cor e pigmentar a textura com outra cor aproximada é uma boa escolha e dá um visual bem bacana no final.

Ou então pigmentar com uma cor que dê um contraste bem grande com a cor do fundo também funciona, porém é bom ter cuidado e dar uma pesquisada nas mesmas antes, pois a diferença de cor pode não funcionar tão bem assim na prática.

Também é possível fazer com a textura branca e apenas um selador no fundo. São muitas possibilidades quanto às cores, por isso é bom analisar bastante o ambiente para ver se pede algo mais chamativo ou mais discreto, ousado ou tradicional.

Textura projetada travertino

Esse tipo de textura está entre os 3 mais usados nesse método. Junto com ele está também o Chapisco e o Flocado. Mas o estilo Travertino traz um resultado mais refinado e até mesmo clássico.

A aparência consiste em vários “flocos”, mas diferencia dos outros pois são em menor quantidade e de tamanhos maiores.

créditos: construindodecor.com.br

Ideias para aplicação de Textura Projetada

Nesse tópico, vamos expor algumas ideias para aplicação desse tipo de textura, com alguns exemplos de ambientes externos e internos.

1 – A textura projetada é ideal até mesmo para quem deseja um visual mais clean na sala de estar, pois não foge do discreto e deixa um visual mais moderno.

Textura Projetada Sala de Estar
créditos: taubate.guis.com.br

2 – Para fachada de casa tem? Tem sim e muito, está cada dia mais sendo usado no exterior de prédios e casas.

Textura Projetada para Fachada
créditos: chinaolive.org

3 – Abaixo um exemplo de textura para ser usado em ambientes internos com cores aproximadas como citado acima.

Textura projetada em parede com contraste
créditos: espacoideal.com

Ficou claro como a textura projetada pode dar um toque especial no seu ambiente, certo? Assim que decidir mudar um pouco ou construir, dê uma pesquisada em estilos e cores e se prefere optar pelo mais simples ou o mais trabalhado e profissional.

Tudo vai de acordo com o resultado que você deseja e que imagem você pensa em passar através do seu ambiente.

Espero que a matéria tenha te ajudado a se encontrar um pouco mais no mundo de decoração da sua casa!


- Publicidade -


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here

*