Como fazer japamala artesanal

Se você quer saber como fazer japamala que é utilizado a milênios, veio ao lugar certo. Vamos falar desse objeto de devoção e como ele é feito.

Sua origem é a palavra “jap”, que se refere a murmurar, sussurar. A outra palavra é “mala”, que significa “guirlanda”.

 O que é um japamala?

Japamala é um cordão de contas que é usado em muitas tradições espirituais (por exemplo, budistas e hinduístas). Ele é usado em orações e para meditações para marcar a repetição dos mantras.

anatomia japamala

O objetivo da meditação é limpar a mente e deixá-la livre, pois dessa forma, você será capaz de concentrar-se de forma equilibrada no que é necessário e verdadeiro para cada momento, traduzindo a mudança interior em transformação exterior.

Além dessa função, ele pode ser usado para proteção contra energia negativa ou para relaxamento e alivio da tensão.

É bem comum que o japamala tenha 108 contas e o meru, pois esse número tem status especial em certas tradições do Budismo e do Hinduísmo, mas o número delas pode variar.  É possível encontrar japamalas menores, variando de 9, 18, 27 ou 54 contas, todas subdivisões de 108.

O nome desse objeto usado na prática espiritual deriva de duas palavras. Uma, “japa”, refere-se à prática de repetir, na mente ou em voz baixa, mantras ou nomes de divindades durante a meditação.

Japamala feito à mão

Como fazer japamala à mão? Não existe uma regra sobre as partes que compõe o japamala, porém alguns itens são mais frequentes na confecção e são estes: contas, cordão, nós ou entremeios, marcadores, guru ou meru, tassel ou ponteira.

Japamala_material
Foto: Feito pela Ju

É preciso ter um cordão que você consiga manusear durante sua prática espiritual. De preferência, encerado. Uns 70 centímetros de comprimento devem dar.

Diferentes materiais podem ser usados na feitura do seu japamala. Entre eles, podemos citar: bolinhas de madeira, pedras e sementes. A escolha deles será conforme o preço do material, textura, energia e preferência e tamanho.

É muito importante considerar o tamanho da conta no momento da confecção, pois para práticas diárias, é ideal utilizar contas de 6 a 8 mm por serem mais fáceis de manusear. Porém se optar pela descrição do seu amuleto, pode escolher contam menores.

As contas quando superiores a 10 mm são mais indicadas para peças decorativas, pois manuseá-las exigirá mais esforço.

As contas irão definir a estética e a energia do japamala. Elas devem ter furo no meio para que possam ser colocadas no cordão. Você vai colocando as contas menores. A cada uma que colocar, repete mentalmente o mantra Om.

Os nós ou entremeios de miçangas mantém a ordem e o espaço entre as contas; os marcadores, geralmente múltiplos de 9, têm a função de nos manter despertos e focados na intenção;

O meru é a 109ª conta e a maior conta e simboliza o divino e marca o começo e o fim da meditação; já o tassel ou ponteira simboliza a iluminação. Quando o praticante chega nesta conta, significa que completou uma volta no cordão e finalizou o “japa”.

A última conta a ser colocada, também com o mantra, é a conta maior. Posicionada esta, é hora de dar um nó no cordão.

Depois de terminado o japamala, você pode usá-lo, pela primeira vez. Deslize as contas entre o polegar e o dedo médio de sua mão direita. Deslize-as uma de cada vez, cada conta deslizada correspondendo a uma repetição do som ou palavra que você estiver usando em sua prática.

Deve começar com a conta menor mais próxima da conta Guru e não deve nunca passar por cima desta. Você vai recitando o mantra até tê-lo repetido 108 vezes e, em consequência, ter deslizado 108 contas.

Faça isso quantas vezes você quiser. Basta ao chegar à conta Meru ou Guru, virar o japamala e começar de novo. Não passe por cima da conta Guru.

Veja esse vídeo do canal da Fala Pris que separamos para você:

https://www.youtube.com/watch?v=Vzt237673Fc

Energizando um japamala

Agora que sabemos como fazer japamala e como usá-lo, vejamos como energizá-lo. Sugere-se que um japamala novo seja lavado com água e óleo essencial (por exemplo, de lavanda). Esse procedimento purifica e energiza o objeto.

É recomendável fazer isso com certa frequência e evitar uso de produtos químicos no japamala.  Veja alguns modelos de japamalas lindos:

japamala
Foto: Internet
colar japamala
Foto: Social Media
contas japamala
Foto: Japamalas Que Curam
japamala 54 contas
Foto: Japamala Orion
japamala agape
Foto: Elo7
japamala couro
Foto: Internet
japamala
Foto: Elo7
japamala-a-paz
Foto: Japamalas Que Curam
japamala-chama-violeta-pedra
Foto: Internet
japamala-dinheiro
Foto: Pinterest
japamala-duo
Foto: Japamala Pedra
japamala-pedra
Foto: Cristais Aquarius
japamala-protecao-cento-e-oito
Foto: Japamala que Cura
japamala-renascimento-produto-indiano
Foto: Elo7

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *