Como fazer sabão caseiro

Você já se perguntou como fazer sabão caseiro? Pois bem, essa ação além de contribuir para o meio ambiente, auxilia na diminuição das contas da casa no final do mês.

Aqui com a gente você vai aprender com ingredientes simples como fazer o seu próprio sabão de maneira prática, fácil e rápida.

Além disso, você pode escolher sua receita preferida, já que vamos disponibilizar do passo a passo para sabão líquido, em pedra, ou o sabão caseiro biodegradável, aquele pelo qual podemos reutilizar o óleo da nossa residência.

Fique atento também às dicas de segurança, principalmente para a confecção de sabão que usam soda cáustica em sua composição. Use óculos, luva e máscara de proteção.

Tipos de sabão caseiro

O sabão caseiro pode ser confeccionado de vários tipos. Existe o sabão em pedra ou líquido, que são feitos apenas com óleo e outros que podem ser adicionados alguns ingredientes a mais.

Como-fazer-sabão-caseiro
Foto: eCycle

Dentre as receitas mais usadas, podemos citar o acréscimo do álcool, amaciante, detergente, coco, que prometem garantir melhor textura e fragrância ao sabão caseiro.

Leia também:

Como fazer sabão caseiro em pedra

Anote essa dica para fazer sabão caseiro sem óleo, sem soda e muito econômico.

Você vai precisar de 300 ml de água quente, 3 colheres de açúcar, 8 colheres de detergente, 2 colheres de chá de sal, 1 colher de vinagre de álcool e 1 sabão neutro glicerinado.

A receita é muito simples:

  • Bata no liquidificador a água quente com o sabão neutro glicerinado. Coloque em um recipiente e adicione os outros ingredientes, mexendo bem.
  • Coloque o sal por último, pois a partir desse momento que vai endurecer a mistura.
  • Deixe em temperatura ambiente por algumas horas para ganhar consistência ou levar a geladeira em um saquinho plástico por 2 horas. E esta é uma fantástica sugestão de como fazer sabão caseiro em pedra.

Veja o passo a passo do canal da Gabriela Adriana:

Como fazer sabão caseiro líquido

Essa dica de sabão caseiro é maravilhosa, pois além de ter poucos ingredientes é bastante econômica e rende 6 litros! Totalmente indicado para limpezas pesadas e lavagem de roupas.

Misture meio sabonete ralado, em uma solução de 1 litro de água com 100 g de açúcar previamente fervida. Em um recipiente isolado, misture 200 ml de água e 3 colheres de soda cáustica.

Na mistura do sabonete, adicione 100 ml de álcool, sempre misturando bem. Adicione 4 litros de água fria e um vidro de detergente, independente da marca e da cor e coloque aos poucos 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

Por fim, coloque a soda preparada previamente, sempre mexendo bem. Deixe o líquido descansar por 3 horas e avalie se a consistência está do seu agrado, se preferir adicione um corante da sua preferência.

E está pronta essa super dica para fazer sabão caseiro líquido.

Veja também o vídeo do canal da Vania Dicas Caseiras e também o vídeo da Angela e Antonio:

 

Sabão caseiro com óleo usado

Como foi dito, podemos usar o óleo como ingrediente para as nossas receitas. Segue abaixo uma ótima sugestão para reaproveitar aquele óleo usado e ainda ajudar o meio ambiente.

Essa é uma incrível maneira de fazer sabão caseiro usando óleo e amaciante, que pode ser usado na lavagem de roupas e na limpeza da casa pois tem um perfume leve, doce e agradável.

O passo a passo é bastante simples. Misture 1 kg de soda cáustica em um recipiente com 2 litros de água fervente. Faça isso delicadamente até que a soda seja totalmente diluída.

Acrescente 5 litros de óleo usado e previamente coado. Em seguida adicione 200 ml de amaciante.

Veja o vídeo do canal da Patricia Viana com uma receita muito boa:

Essa é um método fácil de como fazer sabão caseiro com óleo usado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *