Como fazer sacolinha de papel: 4 modelos incríveis + molde

Ainda não sabe como fazer sacolinha de papel? O passo a passo dessa peça é tão básico, que é quase impossível não aprender, especialmente através dos vídeos-tutoriais.

Visualizando o passo a passo tudo fica mais fácil e simples. E os moldes também auxiliam, apresentando diferentes ideias e opções de modelos.

A partir de ideias criativas e referências para se inspirar, as sacolinhas de papel podem ser usadas como lembrancinhas e/ou embalagens de presentes.

como fazer sacolinha de papel kraft
Foto: @janemeans

Independentemente do objetivo, existem muitas maneiras e materiais para personalizar esse produto. Os acabamentos ficam à sua escolha, assim como as alças produzidas ao final da confecção.

Faça muitas peças acompanhando os tutoriais abaixo, mas personalize como desejar.

Como fazer sacolinha de papel passo a passo 

Esse passo a passo descreve como fazer uma sacolinha de papel para presentes, mas já vale saber que não se trata de um origami.

Materiais necessários:

  • Papel A4 (qualquer cor)
  • Cola bastão

Passo 1

Como se fosse dobrar o papel ao meio, leve o lado direito para o esquerdo, mas não vá até o final, deixe 1,5cm ou até 2cm de sobra.

Passo 2

Leve essa sobra para a esquerda por cima da dobra anterior, marque bem e desdobre tudo.

Passo 3 

A sobra anterior é a primeira área de colagem do papel, então, corte as pontas nessa área para formar um acabamento na diagonal e passe cola nessa parte.

Cole essa área levando-a até o lado contrário, juntando as bordas (se preocupe com o alinhamento).

Passo 4

Leve a base da sacolinha para cima (cerca de 5cm) e dobre o lado direito e o esquerdo até embaixo, ou seja, as pontas de cada lado.

Passo 5

Desdobre ambos os lados e abra a parte dobrada para achatar o papel e formar dois triângulos e pegue a borda da base e leve até um pouco além do meio, repetindo a mesma coisa na parte de cima.

Passo 6

Cole a parte do meio, como é mostrado no vídeo-tutorial.

Passo 7

As últimas dobras são para marcar o formato da sacolinha. São as marcas laterais, mas todas as outras marcas de dobra são reforçadas depois.

As alças podem ser feitas com cordão ou fita, posteriormente.

Veja como fazer seguindo as dicas do Easy Origami:

Como fazer sacolinha de papel kraft fácil e simples 

Essa sacolinha de papel kraft tem um tamanho um pouco maior do que a anterior. É um passo a passo simples e prático, que mostra também o processo de colocação da alça.

Veja a lista de materiais necessários:

  • Papel Kraft (90g)
  • Cola branca
  • Régua
  • Tesoura/estilete
  • Furador
  • Fita de cetim

A folha de papel kraft utilizada no passo a passo se aproxima do tamanho de uma folha A3.

Passo a passo da montagem

Siga o procedimento convencional de dobrar a folha ao meio, deixando uma sobra para colar uma borda na outra.

Fechando as laterais da sacolinha, puxe 7cm para fazer uma nova dobra a partir da linha de colagem. Onde foi feito a colagem e a dobra anterior, existem vincos que dão o formato da sacola.

Desse modo, você dobra mais uma vez ao meio para formar as laterais da sacolinha de papel.

Pegue a borda inferior (a base) e leve para cima, cerca de 8,5cm, marcando bem essa dobra.

Depois abra o fundo para achatar dois triângulos ao fundo, a partir do vinco que foi feito. Vai ficar como se fosse o fundo de uma caixa de leite.

Em seguida, dobre os lados até a ponta dos triângulos que ficaram formados nas laterais. E pegue a cola e, em seguida, passe nas quatro pontas triangulares, além de passar uma linha de cola na borda inferior para colar a parte de trás do fundo com a parte da frente.

Alça da sacolinha

Feito o fundo da sacola, use o furador para fazer os furos perto da abertura e, assim, passar a fita de cetim fazendo as alças da sacolinha. O tamanho da alça fica a seu critério.

Siga as etapas e confira o resultado do Blog do Artesanato:

Como fazer sacolinha de papel personalizada 

A sacolinha de papel personalizada utiliza estampas e/ou moldes que foram impressos para fazer o design desejado. Cada um pode obter um design pronto ou fazer a sua própria estampa.

Os materiais básicos são papel, tesoura e cola, além do gabarito para a colagem das laterais de cada parte da sacola. Esse gabarito encontra-se disponível na descrição do vídeo, mas antes de assistir confira as etapas principais.

O primeiro passo consiste em criar uma unidade visual para a sacola, imprimindo a parte da frente, de trás, o fundo e as laterais, separadamente. Dessa maneira, os próximos passos vão seguir as marcações (áreas de colagem) para fazer a composição da peça.

Seguindo o passo a passo da Edilene Araújo fica fácil fazer:

Como fazer sacolinha de papel para lembrancinhas 

Às vezes, para fazer lembrancinhas temáticas, é preciso ter um molde específico e uma estampa de acordo com o tema.

Nesse passo a passo de como fazer sacolinha de papel foram utilizados adesivos de personagens e laços de EVA para personalizar a peça. Além disso, o papel usado foi o Color 7, que é mais resistente e firme.

Use cola quente para fazer a colagem de acordo com as dobras e recortes que seguem o molde disponível na descrição do vídeo.

Se quiser, você pode procurar por outros moldes que sigam um formato específico que desejar. Mesmo seguindo as suas preferências de tamanho, visual e formato, não deixe de conferir o passo a passo para se inspirar e ter uma ideia de como fazer.

Veja o tutorial completo da Diy com Fabiana Nogueira:

Molde sacolinha de papel para imprimir 

Existem moldes de sacolinha de papel para todos os gostos. Eles podem ser impressos, e muitas vezes vêm com linhas de corte e áreas de colagem para criar uma referência precisa durante a confecção.

molde sacolinha de papel

Molde da sacolinha de papel em PDF para baixar

O molde, em geral, auxilia muito o processo de aprendizagem inicial para quem quer aprender a fazer sacolinha de papel. Então, principalmente para iniciantes, os modelos de molde são perfeitos para serem utilizados e adquiridos.

Deixe um comentário