Como fazer tie dye: técnicas infalíveis passo a passo +50 ideias

author-image
Amo escrever, criar, produzir peças artesanais e viver a vida com muita alegria! Editora há 8 anos aqui no Artesanato Passo a Passo! ;-)

Com a técnica tie dye você pode criar estampas incríveis para as suas roupas.

Apesar de ser mais usado em camisetas e moletons em tons claros, o tie dye se aplica em qualquer peça de tecido.

Pode ser um jeans, uma camiseta escura, meias, tênis, máscaras ou a peça que você preferir.

A dica é escolher o movimento certo para criar a estampa, saber a tinta adequada para o tecido e usar as cores da sua preferência.

como fazer tie dye

Para os iniciantes a indicação é arriscar com tecidos velhos ou retalhos, experimentando diversas maneiras de customizar camisetas. Com a prática você se sentirá mais seguro para tingir até peças formais com essa técnica.

Conheça a seguir mais informações sobre o que é tie dye, qual a melhor tinta para usar, diferentes formas de amarração, técnicas e aplicações.

O que é tie dye?

O tie dye é um termo em inglês que já pegou aqui no Brasil, com palavras que significam “amarrar” e “tingir”.

(Foto: Fado)

O processo ficou conhecido como o tingimento de tecidos através do uso de corantes ou tintas e com amarrações no tecido, para isolar algumas partes da peça.

Já é usado há muito tempo nas culturas asiáticas, africanas e norte-americanas.

Aqui no Brasil a moda pegou muito mais na confecção de camisetas, mas a técnica pode ser feita em qualquer tecido. As estampas possuem infinitas possibilidades e são incríveis!

Qual tinta usar para fazer tie dye?

Você pode usar corantes que são mais baratos, fáceis de encontrar e possuem maior variedade de cores. Eles são os mais usados por iniciantes, mas a desvantagem é que desbotam mais rápido.

(Foto: Rolling Stone)

As tintas de tecido são bem mais práticas na manipulação a partir do processo de diluição, sendo que muitos produtos têxtis usam essas tintas, mas o valor costuma ser mais alto.

Já os corantes reativos possuem um melhor rendimento, o preço e durabilidade.

Amo escrever, criar, produzir peças artesanais e viver a vida com muita alegria! Editora há 8 anos aqui no Artesanato Passo a Passo! ;-)
Artigo seguinte