Como fazer tricô: dicas e passo a passo

Este post foi feito para lhe mostrar que aprender como fazer tricô não é a mais difícil das tarefas.

Aprender como fazer tricô não é um missão impossível, mas demanda muita prática e domínio das técnicas. Afinal, temos aqui uma arte milenar que já passou por muitas mudanças e aprimoramentos.

Diante disso, criamos um pequeno guia para lhe ensinar como fazer tricô. Isto é, iremos lhe guiar ao longo dos primeiros passos e indicar tudo o que será necessário para que, muito em breve, você esteja criando peças muito bonitas. Sendo assim, acompanhe até o fim, pois essas dicas estão imperdíveis.

Como fazer tricô passo a passo

Conforme dissemos, descobrir como fazer trico não chega a ser uma missão impossível. Pelo contrário, com um pouco de paciência e muita prática, é possível dar vida a projetos mais simples rapidamente. Confira esse passo a passo perfeito para quem está começando:

trico básico
Foto: Arteempanos.com
  • Separe todo o material: fios, agulhas, novelos de lã. Faça a opção por cores fortes, pois elas facilitam a visualização de erros e pequenos deslizes;
  • O primeiro passo é aprender a fazer o chamado nó falso. Para tanto, coloque o fio de lã na sua mão esquerda e puxe uns 15cm do pedaço que falta na mão direita, fazendo um tipo de alça. Coloque a agulha da alça do lado direito, laçando a agulha;
  • Com o primeiro passo, você já poderá dar início à sua produção. Lembre-se de que existem diversos pontos e que a prática será essencial.

Assista ao vídeo do canal da Marcia Galti e veja um ponto bem fácil de fazer:

Veja também nossa matéria sobre boina de tricô!

trico de iniciantes
Foto: Lowpicx

Como fazer tricô de dedo

Além do tricô tradicional, há como fazer tricô usando apenas os dedos. Pois é, sua mão funcionará como um conjunto de agulhas.

trico de dedo
Foto: Catraca Livre

Para desempenhar essa técnica, será necessário trabalhar muito a sua destreza manual. Novamente, a perfeição só será alcançada com a prática constante.

como fazer trico de dedo
Foto: Santa Clara Artesanato

De qualquer modo, podemos dizer que essa técnica, que chama a atenção de quem observa, se limita a passar a lã por entre os dedos, fazendo movimentos diversos e criando tranças, ou seja, bastará passar os fios através dos dedos e fazer os enlaces quando for necessário.

cachecol de trico
Foto: Silmara Freitas

Veja que legal essa técnica bem parecida no canal Love it by Alice:

Tricô para iniciantes

Como acontece no aprendizado de qualquer técnica, encontrar os fundamentos básicos é o passo mais eficiente para dominar a arte por completo. No caso do tricô, os iniciantes devem colocar o seu foco no aprendizado dos aspectos fundamentais.

fazer trico
Foto: Imgrumweb

Aprenda também Como fazer cachecol de Tricô

Com isso, será possível praticar a ponto de evitar erros nos pontos mais básicos e, consequentemente, ter uma fundação sólida para poder dar início a projetos mais complexos.

trico para iniciantes
Foto: Music Jinni

Logo, se você está apenas começando, não desanime quando não conseguir acertar algo básico e não acredite que já sabe tudo quando acertar pela primeira vez. Tenha paciência e saiba que só aprendemos algo quando não erramos mais.

Veja o vídeo do canal da Marie Castro que legal:

Tricô com agulha de crochê

Depois de dominar os pontos mais básicos e realizar alguns projetos com perfeição, uma pessoa que está apenas começando no mundo do trico começará a descobrir algumas técnicas mais ousadas, que fazem uso de outras ferramentas.

trico com agulha de croche
Foto: CLM

Um bom exemplo é o tricô feito com agulha de crochê. Em um primeiro momento, as artes podem parecer diferentes, mas, em essência, tudo faz parte de um mesmo universo. Aliás, em alguns casos, a agulha de crochê é utilizada para dar um acabamento mais sofisticado às peças. Por conta do seu formato peculiar, a agulha de crochê é perfeita para emendas, pontos invisíveis e outros ajustes interessantes.

trico_com_pedrarias
Foto: Inside Croydon

Portanto, este post tratou de lhe mostrar que aprender como fazer trico não é a mais difícil das tarefas.

Almofada de trico
Foto: Pricearchiv

Mesmo assim, fizemos questão de lembrar que, quando uma pessoa deseja alcançar a excelência em determinada área, a dedicação e a prática constante serão essenciais para o alcance desse objetivo.

Por fim, esperamos que essas dicas tenham sido úteis e que você tenha encontrado a motivação que lhe faltava para poder começar a aprender.

 


- Publicidade -


Como fazer tricô: dicas e passo a passo
Avalie essa Matéria!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here

*