Como fazer vela aromatizada: tutoriais imperdíveis e muitas dicas

O passo a passo de como fazer vela aromatizada é muito simples e divertido. Com poucos ingredientes é possível criar velas com diversas fragrâncias e cores para decorar e perfumar o ambiente.

A depender da fragrância, muitas sensações são estimuladas e o cheiro pode influenciar bastante as pessoas no ambiente onde a vela foi acesa. Por isso é tão importante escolher as fragrâncias certas, sejam elas essências sintéticas ou óleos essenciais.

Outro ponto igualmente importante é o formato, a cor e a textura que a vela terá, sem falar na qualidade que ela precisa ter para durar bastante.

como fazer vela aromatizada com sabonete
Foto: @candlepeeps

Desse modo, vai fica fácil aproveitar os seus benefícios, tanto os terapêuticos quanto os criativos.

Fazer essas velas decoradas e perfumadas é uma arte e, provavelmente, você irá se encantar com o processo e com o uso diário dessas velinhas perfumadas.

Como fazer vela aromatizada

A seguir, aprenda a fazer uma vela aromatizada de maneira simples e prática. Os materiais são muito acessíveis e dá para aproveitar os benefícios na primeira tentativa.

como fazer vela aromatizada passo a passo
Foto: @thecandle.store

Materiais necessários

  • Parafina em flocos
  • Essência ou óleo essencial
  • Hashis (talher japonês) ou pregador de roupa
  • Pavios
  • Moldes ou copinhos de vidro, ou até mesmo outros tipos de recipientes
  • Arranjos para decoração (opcional)

1º Passo

Derreta a parafina em banho-maria e, de preferência, em uma panela esmaltada.

Atente-se ainda para o fato de que a parafina é um produto inflamável e, por isso, deve ser derretida em banho-maria.

2º Passo

Prenda o pavio entre dois hashis ou prenda-o com um pregador de roupa, no centro do molde escolhido.

Ao invés do molde, pode-se usar também um copinho de vidro ou outro tipo de recipiente.

3º Passo

Despeje a parafina no recipiente escolhido, com o pavio no meio.

4º Passo

Coloque o óleo essencial ou uma essência da sua preferência na parafina que foi despejada e ainda está mole.

5º Passo

Só retire o pregador do pavio quando a parafina endurecer novamente e, se for tirar a vela do molde, enfeite-a e decore à vontade (use arranjos, cordões, tecidos, etc.).

O processo de endurecimento da parafina também é conhecido como a fase na qual a vela seca.

Essa etapa demora cerca de 20 a 30 minutos, então, manter o pavio no lugar é indispensável e os itens mencionados servem bem para essa função.

Dica

Para transformar velas comuns em velas aromáticas, basta despejar algumas gotas de óleo essencial na cera derretida em volta do pavio.

A chama da vela irá espalhar no ambiente o aroma desejado, então, aproveite a dica ou faça a sua vela aromática artesanal para experimentar agora mesmo.

Veja o vídeo do tutorial do canal A DICA DO DIA COM FLÁVIA FERRARI: 

Onde colocar vela aromatizada? 

A vela aromatizada pode ser colocada em vários cômodos diferentes da casa, mas o banheiro, a sala de estar/jantar e o quarto, são os principais.

como fazer vela aromatizada no vidro
Foto: SpirosSoulis

Pode-se dividir ou categorizar os suportes, as escolhas de aroma e a decoração das velas, conforme o ambiente onde ela for colocada.

Só que muitos aspectos são gerais e podem servir para mais de um cômodo, no entanto, perceba algumas possibilidades por partes.

Aromatizando o banheiro

No banheiro, as velas decorativas podem ser colocadas em recipientes que sejam do mesmo material de outros itens decorativos no ambiente, assim fica mais fácil deixar o espaço harmônico.

como fazer velas perfumadas para lembrancinhas
Foto: decorholic.co

Um copinho de vidro ou vasinhos de barro ou cerâmica caem muito bem, por exemplo, por cima de suportes de madeira ou junto com outros vitrais.

As fragrâncias cítricas, como é o caso do cheiro de limão siciliano e do pinho, dão uma sensação ainda maior de frescor.

Além disso, o banheiro iluminado somente por velas vai transformar o ambiente em um verdadeiro SPA, ficando mais intimista e aconchegante.

vela perfumada com oleo essencial
Foto: Doityourzelf

Coloque as velas em nichos, prateleiras ou na própria pia do banheiro, em cima de algum suporte.

Vela aromatizada na sala 

O mesmo cabe para a sala, que pode possuir nichos e prateleiras, mas também pode ter uma mesa, uma estante e outros apoios para serem usados como base para as velas.

vela aromatizada artesanal
Foto: Woody Nody

O ideal é combinar a decoração da vela aromática com o ambiente em geral e colocá-las de acordo com a ocasião.

Por exemplo, se for fazer uma decoração romântica, experimente fazer um centro de mesa com um castiçal para pôr as velas, deixando a iluminação menos intensa.

velas na decoração
Foto: Martha Stewart

Se for fazer uma refeição com a família, deixe a sala de jantar mais iluminada e se atente aos aromas para não causar nenhum mal estar em alguém. Afinal, nem todo mundo gosta de determinados aromas.

Velas dentro de garrafas de vidro, grandes ou pequenas, ficam muito charmosas, assim como as velas que ficam flutuando na água, em vasos ou copos. No quarto, então, não é diferente.

É possível colocar as velas para complementar objetos decorativos, como vasos de flores, estatuetas, porta-retratos, entre outros.

vela no quarto
Foto: Dicas Decor

Aposte em um aroma suave nos quartos, como o de rosas, alecrim, cânfora, lavanda, sândalo ou orquídeas.

Se quiser aproveitar o aroma durante o sono, acenda a vela aromatizada duas horas antes de ir se deitar. 

Qualquer outro ambiente que não tenha muita ventilação, e nem materiais inflamáveis, pode ser usado para colocar as velas perfumadas.

material para fazer velas
Foto: beauty terapia

Como deixar o local de trabalho perfumado

Experimente, por exemplo, no seu local de trabalho, numa sala de leitura ou em um espaço para meditação.

Veja como as velas podem ser inseridas em pequenos recipientes de vidro, de alumínio ou de madeira, e como elas ainda podem ser decoradas com pequenos retalhos e cordões.

Customize também esses materiais para personalizar esses itens decorativos, é o caso de pintar ou desenhar por cima de algum tecido ou pote.

Quanto tempo dura uma vela aromática? 

Quem pensa que o tempo da vela aromática varia de acordo com o tamanho dela, está muito enganado(a).

Como fazer vela para perfumar a casa
Foto: @candlepeeps

Na verdade, as principais causas que interferem no tempo de duração da vela, são:

  • O tipo de cera utilizada na produção
  • A qualidade e o tamanho do pavio
  • O ambiente onde a vela vai queimar
  • Aditivos inseridos na parafina, como corantes, óleos ou essências

É preciso uma pesquisa aprofundada sobre determinados tipos de vela que duram mais ou menos tempo, mas nada melhor do que a experiência para comprovar as indicações.

vela de cafe
Foto: Etsy

As velas, em geral, podem durar em torno de 2 a 3 horas, a cada 10 gramas de cera. Existem, no entanto, marcas que se especializam em velas aromáticas e prometem duração de 20 a 30 horas.

Só que toda vantagem costuma ter seu preço, por isso é tão importante saber como fazer uma vela aromática com os melhores materiais para aumentar sua qualidade e duração.

Além dos materiais, outras dicas podem te ajudar a fazer com que a vela perfumada dure bem mais tempo.

Dicas para vela durar mais tempo 

Ao fazer uma vela artesanal, analise a qualidade dos materiais, a data de validade deles, por exemplo, e todas as indicações e características do fabricante.

velas aromaticas
Foto: @candlepeeps

Garanta que os materiais são bons, sobretudo, o pavio e a cera utilizada.

Materiais de má qualidade resultam em piores resultados, atrelados à durabilidade e também à execução do efeito principal: o de aromatizar o ambiente.

vela perfumada com vela branca
Foto: @candlepeeps

Daí em diante, depois de pronta, não use a vela até a metade para queimá-la outra vez, tente deixá-la queimar totalmente, do contrário a queima pode ficar irregular.

O ideal é que as bordas sejam derretidas, então, quando somente a parte de dentro da cera for derretendo e descendo, significa que a vela vai acabar mais rápido.

como fazer vela decorativa perfumada
Foto: @candlepeeps

Para evitar isso, não deixe a cera com resíduos, como fragmentos de pavio queimado, sujeira, etc.

Outra forma de evitar isso (a queima rápida) é, quando a vela apagar, não acender ela imediatamente, de modo que a cera esfrie antes de ser queimada novamente.

Como fazer vela aromatizada colorida 

Para colorir uma vela perfumada, o processo é semelhante ao de uma vela branca.

A diferença é que será preciso colorir a parafina, e um jeito para fazer isso é derretê-la juntamente com alguns pedaços de giz de cera, nas cores que quiser.

Como fazer vela aromatizada colorida 
Foto: @velasyjabones_

O ideal é fazer isso uma cor de giz de cada vez com a quantidade de parafina necessária para determinada parte da vela, assim, as cores podem ficar mais nítidas e organizadas.

As cores misturadas darão outro efeito, que também pode ser aproveitado para sua decoração.

Outro aspecto que ajuda muito nesse tipo de vela, é decorar também o recipiente ou o arranjo no qual ela ficará inserida.

Ou seja, faça carinhas felizes, pinte desenhos com as cores usadas na vela ou combine tonalidades para complementar a criação.

Uma bela embalagem também faz parte da ornamentação, portanto, explore sua criatividade e inspire-se.

Veja como fazer vela aromatizada com giz de cera no vídeo da Jackeline Jor:

Velas aromatizadas com canela 

As velas com cheirinho de canela são ótimas para energizar e estimular, seja a criatividade, a força física ou o intelecto.

Velas aromatizadas com canela 
Foto: Greencentar

Sabe-se da importância da aromaterapia e da cromoterapia, então, o ideal é saber exatamente qual aroma é mais apropriado para determinadas pessoas ou situações.

Combine ainda o aroma de canela com as cores quentes ou terrosas, como é caso também das cores vermelha, marrom e laranja.

velas aromáticas de canela
Foto: Etsy

Cores e aromas são muito importantes e impactam o ambiente de maneiras até mesmo inexplicáveis.

Essas velas, além de trazerem um aroma muito gostoso, estimulam boas energias e alto astral.

vela perfumada de canela
Foto: Etsy

Alegria, confiança, vontade de viver e concentração, são palavras-chave para esse cheirinho tão bom. 

Velas aromatizadas para lembrancinhas 

Quando o assunto é lembrancinha, a embalagem é muito importante, pois todo arranjo que for criado fará parte do presente e também trará a primeira impressão.

como fazer vela perfumada no copo
Foto: @butterflyvelas

Dessa maneira, a vela aromatizada pode ser enfeitada com pequenas flores, com recipientes decorados, com fitas de retalhos, entre outros detalhes.

Faça etiquetas com nomes ou frases, colando uma mensagem que se apoie nos seus desejos para quem recebe a lembrancinha.

lembrancinha maternidade com vela
Foto: @loja.toquefinal

Criar laços majestosos e criativos, colocar as velas em potes de vidro, vasos de cerâmicas ou barro, pintar os vasos de alumínio, são outras maneiras de customizar esses presentes.

Pode-se também pintar recipientes ou fazer velas com moldes diferentes para deixá-las em um formato especial conforme o seu desejo.

Adesivos com as iniciais do nome do aniversariante, do bebê para lembrancinha de batizado ou nascimento ou até mesmo do casal para lembrancinha de casamento.

lembrancinha de casamento com vela
Foto: @velas_perfumadas

Uma ideia muito simples é usar um cordão para dar um laço envolta da vela, dando, nesse caso, um toque rústico, especialmente se for um cordão cru (de juta ou barbante).

A cor da vela também chama a atenção e pode ser o grande trunfo da lembrancinha, afinal, é necessário expressar algo com esses mimos e as cores impactam o olhar.

A cor, o cheiro e o arranjo, serão os aspectos essenciais para serem decididos e vinculados ao tema do evento.

Pingentes e mini terços também são muito utilizados na decoração das velas.

lembrancinha de batizado com vela
Foto: @amorecobabyhandmade

Assim, essas velas cheirosas ganham, para além da utilidade prática, um viés conceitual e artístico.

Elas servirão para as comemorações de aniversários, casamentos, chás de bebês, recepções diversas, encontros com amigos, entre outras situações.

perfumada com giz de cera
Foto: @amorecobabyhandmade

As opções são várias e o importante é colocar a sua marca, sua identidade e o seu amor na produção, para arrasar nos presentes. Aprenda como fazer vela aromatizada e usufrua das opções.

lembrancinha na latinha
Foto: @turihandmade

Deixe um comentário