Como impermeabilizar tecido: Diversas sugestões

Dúvidas frequentes surgem sobre como impermeabilizar tecido, pois é necessária uma boa qualidade para a impermeabilização garantir um bom tempo de vida útil e segurança na estrutura que está protegida.

No caso dos tecidos, a impermeabilização é composta por uma resina que cria uma barreira como se fosse uma película, isso faz com que o liquido ao entrar em contato com o tecido, não danifiquem o material.

A impermeabilização de tecidos gera muitas vantagens, pois você pode facilitar a limpeza e a conservação do seu estofado, evitando manchas, e tendo cores e tecidos sempre bonitos, além de proteção contra o sol.

Justamente pensando nas pessoas que desejam fazer isso em casa e de forma prática, separamos algumas ideias de como fazer.

Como impermeabilizar tecido no mdf

Uma das práticas mais usadas quando o assunto envolve artesanatos e decorações. Impermeabilizar tecidos que serão usados em MDF, podem ser uma grande vantagem. A técnica mais usada envolve a Termolina Leitosa.

É possível comprar pronta ou fazer em casa, utilizando produtos de qualidade para que o tecido não desfie e tenha mais resistência.  Os materiais que você vai precisar são:

  • 1 colher de sopa de álcool em gel;
  • 2 copos de água;
  • 1 recipiente para fazer a mistura;
  • 1 copo de cola branca.

Modo de fazer: Basta misturar todos os ingredientes e está pronta. Ela pode ser guardada por até 45 dias que não perderá a qualidade.

Confira esse vídeo do canal Costura Criativa e Afins:

Para quem não conhece, o papel contact é um adesivo multifuncional  e não necessita cola para ser utilizado. É um produto de fácil acesso, pode ser encontrado em qualquer papelaria. Se desejares usar esse material para impermeabilizar seus tecidos, confira uma forma de fazer:

Você vai precisar de:

  • Tesoura;
  • Papel contact transparente;
  • Ferro em temperatura média;
  • Tecido de algodão.

Passo a passo:

  • Primeiramente, estenda o tecido em uma superfície plana e em seguida passe o ferro sobre os dois lados para que fique bem reto.
  • Recorte o papel contact no formato do seu tecido, separe a camada adesiva e cole no lado estampado do tecido.
  • Coloque o papel quadriculado do contact em cima daquele que já está colado no tecido.
  • Coloque um pano de algodão em cima do papel não adesivo, para garantir que o plástico não enrugue e nem derreta.
  • Passe o ferro, em temperatura média, sem pressionar muito e não passe diretamente sobre o papel contact.
  • Retire o papel e vire o tecido no avesso, passando novamente o ferro. E o tecido já está impermeabilizado e pronto para ser usado.

Veja também esse video explicativo do canal da Viviane Merlim

 Como impermeabilizar tecido com cola de silicone

Uma ótima opção para impermeabilizar tecidos é usando a cola de silicone. É de fácil aplicação e você pode comprar ela pronta. Certifique-se de que o tecido a ser impermeabilizado esteja bem limpo e o ambiente bem ventilado para não haver muita inalação do odor.

Veja também: Como tirar cola quente de tecido.

Foto: EcoYoung

 Como impermeabilizar tecido para não sujar

O tecido ao ser impermeabilizado, ao ter contato com a água, ele forma pequenas gotas e não deixa o liquido ser absorvido. A impermeabilização pode ser feita em qualquer tecido. Para ter sua casa completa com impermeabilização, para evitar sujeiras e manchas,  você pode contratar uma empresa especializada neste serviço ou fazer uma impermeabilização caseira.

Foto: Thaisfarage

Os produtos mais utilizados para a impermeabilização caseira são os sprays, que servem para sofás, carpetes, roupas e até bancos de carros. Os mais conhecidos são o Scotchgard 3M e o Ecotextil. Os produtos não são tóxicos, mas é recomendado usar luvas para a aplicação.

Leia também: Pintura em tecido de rosas.

 Como impermeabilizar toalha de mesa

Para impermeabilizar sua toalha de mesa, que com certeza é um dos tecidos que mais se suja dentro de casa, você pode usar qualquer opção acima. Usando o papel contact ou algum dos sprays citados.

Foto: Compartilhando passo a passos

Usando os produtos da forma correta sua toalha se tornará impermeável facilitando o processo de limpeza, pois não precisará ser lavada com tanta frequência.

Saber como impermeabilizar tecidos deveria ser de conhecimento de todos, pois traz muitas vantagens para o dia a dia das pessoas que vivem na correria do cotidiano. Sabendo que é possível fazer em casa, com produtos de baixo custo e fácil aplicação, sua residência pode se tornar toda impermeável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *