Como tirar cola quente de tecido: dicas, passo a passo

A cola quente é uma boa opção por não ter um preço muito elevado, já que um bastão pode ser encontrado por menos de um real nas papelarias e lojas especializadas.

Ao manusearmos cola quente, podemos acabar sujando nossas roupas ou algum outro tipo de tecido. A dúvida de como tirar cola quente de tecido pode aparecer nesses momentos, mas existem diversas soluções quando esse acidente acontecer.

A cola quente pode ser uma grande aliada para os mais diversos tipos de trabalho: escolares, artesanatos, utilidades domésticas e até mesmo nas mais diversificadas aplicações e que nunca imaginaríamos, como dar aderência para solas de sapato.

Ela também é uma boa opção por não ter um preço muito elevado, já que um bastão pode ser encontrado por menos de um real nas papelarias e lojas especializadas. O investimento principal vai ser com a pistola, já que ela é necessária para esquentar o tubo de cola e o deixar utilizável.

É por isso que ela acaba sendo a nossa aliada em diversos momentos, mas como acidentes sempre acontecem, você pode acabar derrubando a cola em alguns tecidos.

Além disso, muitas das nossas roupas podem vir adornadas com bijuterias, lantejoulas e outros enfeites que, ao caírem, deixam uma marca de cola visível. A única solução é jogar fora? Não, não. Confira a seguir, dicas de como tirar cola quente de tecido

Dicas de como tirar cola quente de tecido com acetona

Toda casa, principalmente aquelas onde vivem mulheres, costumam ter um material muito útil: a acetona. Ela está presente principalmente por um motivo, a facilidade com que é possível retirar o esmalte das unhas com ela.

Ela também é solvente de tintas e vernizes, além de também ser útil com os restos de adesivo presentes em embalagens de vidro e plástico, como potes de maionese e vidros de azeitona.

cola com acetona
Foto: casa.umcomo

Mas se a sua dúvida é saber como tirar cola de silicone quente de tecido, saiba que a acetona pode ser sua grande aliada com esse problema também.

Para isso, você vai precisar de um pedaço de algodão e tecido que depois será jogado fora. Umedeça o algodão com a acetona e aplique em cima da parte do tecido manchada com a cola quente.

Como a acetona tem propriedades que são capazes de dissolver a cola quente, após alguns segundos da aplicação, deve ser possível retirar a cola quente utilizando algum pedaço de pano esfregando-o na área.

É possível que a cola quente não saia de imediato, sendo necessário a aplicação de uma ou mais vezes para conseguir limpar todo o tecido.

Mas é preciso prestar atenção: a acetona tem propriedades muito fortes e é preciso ter certeza de que ela não manchará nem corroerá o tecido. Faça um teste antes para ver se será possível utilizar em grande quantidade na área suja pela cola quente.

Ideias para tirar cola quente de tecido jeans com ferro

Se a dúvida for como tirar cola quente de tecido jeans, saiba que isso vai ser possível utilizando um item doméstico presente em muitas casas brasileiras: o ferro de passar roupa. Ele costuma ser nosso aliado na hora de desamassar as roupas, principalmente camisas.

Muitos tecidos não suportam altas temperaturas sem estragar, ou seja, nada de utilizar um ferro de passar roupa neles.

Mas isso não acontece com o jeans, tecido bem resistente e que não tem restrições acerca da aplicação de ferro (salvo algumas peças com adornos, enfeites etc.).

Se a peça manchada com cola quente for um jeans, tudo que você vai precisar para retirar a mancha será o ferro, um pouco de água e um pano liso e limpo.

Comece o procedimento umidificando o local com um pouco de água. Depois disso, coloque o pano sobre o local e aqueça o ferro de passar roupa, passando-o por cima do pano quando já estiver bem quente.

Como resultado, a cola deve dissolver e ficar grudada no pano que você colocou por cima. Se ainda sobrar algum resquício, esfregue o pano no local até que saia totalmente.

Tenha muito cuidado ao realizar esse procedimento, já que o ferro, por estar quente, pode acabar queimando a pele. Caso não esteja acostumado a usar o ferro de passar roupa, é mais seguro pedir ajuda a alguém mais experiente.

Cola com ferro
Foto: casa.umcomo

Passo a passo de como retirar cola quente com secador de cabelo

O procedimento para utilizar a cola quente, é aquecer o seu tubo através da ponta da pistola até que a cola amoleça e seja possível manuseá-la. Ao secar, uma das maneiras mais efetivas de retirar a cola é aquecendo-a novamente.

Isso pode ser feito através de um item que normalmente é utilizado para procedimentos de beleza, o secador de cabelo. Se você tem um secador em casa e está em dúvida sobre como tirar cola quente de tecido, vá correndo pegá-lo: ele será o principal elemento para retirar a mancha.

O primeiro passo é apoiar o tecido em algum lugar para que você possa secá-lo, como uma mesa ou a cama. Separe também um pano que será descartado após o procedimento, pois será com ele que a cola será retirada após amolecida.

Ligue o secador de cabelo na temperatura mais quente possível. O procedimento não será possível se o ar estiver frio. Vá esquentando o local desejado com o secador e, quando a cola já estiver mole o suficiente para ser retirada, esfregue o pano no local até retirar todos os resquícios.

Esse procedimento pode demorar alguns minutos, sendo necessário repeti-lo até que toda a cola tenha sido retirada.

Outras dicas de como tirar cola quente de tecido

Se nenhuma das dicas acima deu certo, é possível apelar para uma última dica de como tirar cola quente de tecido. Se a quantidade de cola quente for muita, vale a pena tentar raspá-la com uma espátula.

Esse procedimento ficará mais fácil se a peça estiver bem fria. Para isso, leve-a ao congelador por aproximadamente 40 minutos e raspe o local sujo com cola depois de retirá-la.

Caso nenhuma alternativa dê certo e você não queira se livrar do tecido, por que não aderir ao artesanato sustentável? Reutilize a peça para fazer recortes ou decorar algum objeto.

Se o tecido for de uma roupa e você ainda quiser mantê-la, compre algumas lantejoulas, bijuterias e adesivos termocolantes para aplicar por cima do local sujo com a cola. Isso dará um ar totalmente novo e você ainda não sairá no prejuízo.

06 dicas legais para você aprender com o site eicustomizei:

 


- Publicidade -


Como tirar cola quente de tecido: dicas, passo a passo
Avalie essa Matéria!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here

*