Home » Artesanato » Como montar um atelier de artesanato com pouco dinheiro

Como montar um atelier de artesanato com pouco dinheiro

Siga alguns passos a seguir e monte seu próprio atelier sem precisar gastar muito dinheiro

Confira como montar um atelier de artesanato com pouco dinheiro nessa matéria especial:

Com o desemprego em alta e com a crise financeira apertando cada vez mais, empreender é a opção mais plausível para grande parte dos brasileiros. Em meio a isso, o artesanato pode ser uma opção prática e barata para ter um retorno rápido. Mas, como em qualquer negócio, é necessário planejamento e investimento – por menor que seja. De  nada adianta talento e entusiasmo se não houver um plano de negócio definido e bem trabalhado na hora de montar seu atelier.

Artesanato é um bom investimento?

A alma de todo negócio é apresentar um produto diferenciado e, se possível, exclusivo. Por isso, antes de entrar no mercado, pense em peças que tragam inovação e qualidade superior as que já existem. Nesse caso, o talento do artesão é essencial para que o empreendimento dê certo. Não basta montar o atelier, gastar dinheiro e produzir algo que já esteja “passado”.

como organizar um atelier de artesanato


Monte você mesmo o atelier de artesanato! Foto: My Poppet

Em tese, artesanato é sim um bom investimento, desde que seja encarado como um verdadeiro empreendimento. A internet, por exemplo, pode ser usada a favor do artesão, como ferramenta de divulgação para atrair clientes. Outro ponto é definir bem o público-alvo do negócio, se possível fazendo até uma pequena pesquisa para ver quem se interessa pelo seu produto. Além disso, também é importante buscar capacitação profissional, o que ajudará na gestão do seu atelier.

Leia também: Como calcular preço de venda de artesanato


Como montar um atelier de artesanato com pouco dinheiro

A melhor forma de montar um atelier de artesanato com pouco dinheiro  é pesquisando. Coloque no papel todos os itens que você vai precisar e procure bons preços na internet e em lojas físicas. Nunca se esqueça, é claro, da qualidade dos materiais, afinal não adianta encontrar um produto barato que não vai ter uma boa vida útil. Materiais pequenos, como itens para atelier de costura, são instrumentos que não necessitam de economia. Não precisa comprar o mais caro, mas pode escolher uma marca de boa qualidade e durabilidade.

Como montar um atelier de artesanato com pouco dinheiro
Foto: The NewCraftHouse

Leia mais: Feiras de Artesanato Internacional em 2017

Uma outra boa dica é aproveitar até o que já se tem em casa. A maioria das pessoas possui uma cômoda, uma mesa, ou qualquer outro móvel que está lá parado, sem uso. É claro que você não deve encher seu atelier com algo que não vai usar, mas se o item funcionar como uma ferramenta de trabalho, é uma economia válida. 

Como organizar um atelier de artesanato

O passo mais básico nessa fase é escolher o cômodo onde será seu atelier – no caso de quem vai trabalhar em casa mesmo. Tente esvaziá-lo o máximo possível, liberando espaço para suas ferramentas de trabalho. Meça o espaço que você tem e tente  fazer uma mensuração exata de onde cada acessório vai ficar.

Seus instrumentos de trabalho devem ficar bem dispostos, em locais que sejam de fácil acesso para você, mas que não deem o ar de bagunça. Comodas com gavetas podem ser uma boa solução para você guardar as coisas mais miúdas, para que elas não se acumulem e deixem tudo desorganizado.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*