Como ser um artesão de sucesso

Veja algumas dicas de como ser um artesão de sucesso e aprenda a conquistar os seus sonhos nesse ramo tão encantador.

O sucesso profissional depende de três coisas: paixão pelo que se faz, organização e muito trabalho! Ao remetermos ao trabalho de um artesão, a paixão pelos objetos que desenvolve é quase sempre notória, assim como a dedicação nos acabamentos e finalização de cada uma de suas peças.

Como em toda profissão, existem algumas dicas que podem ajudar no desenvolvimento pessoal e também na expansão do seu negócio como artesão, e algumas dessas dicas você poderá conferir a seguir!

Busque conhecimento

Um dos erros clássicos cometidos por artesãos, está em acomodar-se. Essa atitude é até justificada quando falamos de artesanato regional, onde as práticas ancestrais devem ser preservadas e difundidas para que se guarde um pouco da história daquele lugar.

artesão de sucesso
Encare o seu trabalho com seriedade (Foto: eduK)

Entretanto, se o seu artesanato for moderno, não há porque fazer apenas uma coisa, ou pior, fazer sempre do mesmo jeito! Buscar conhecimento é uma atividade obrigatória para qualquer profissional. Pesquisando você encontrará novas ideias para suas peças, descobrirá novos materiais, formas de baratear a produção, técnicas inovadoras dentre muitas outras coisas que te tornarão um artesão mais completo!

Saiba mais: 24 Ideias de Porta Pano de Prato

Formalize sua situação

A profissão de artesão já foi regulamentada pelo governo. Isso quer dizer que você já pode receber os direitos que qualquer trabalhador possui, mas para isso é preciso que você procure regulamentar a sua situação junto aos órgãos competentes.

Se a sua intenção é ampliar o negócio, um bom caminho a seguir é com o cadastro como MEI (Microempreendedor Individual), que além de garantir os direitos trabalhistas atrelados ao INSS, como o seguro desemprego, auxílio maternidade e paternidade e a aposentadoria, permitem que o artesão pague os devidos encargos de maneira menos burocrática.

Ao ser cadastrado como MEI, o artesão pagará uma taxa mensal onde estão unificados todos esses impostos, além disso, terá liberdade para circular com suas mercadorias e a possibilidade de fazer negócios com outras empresas, importante para quem pretende vender para lojistas, por exemplo.

Utilize bem o tempo ocioso

O artesão independente pode trabalhar sob demanda (isto é, após a encomenda ser feita) ou em fluxo contínuo. Em ambos os casos, pode acontecer de existir um tempo ocioso entre uma produção e outra, e o artesão que deseja sucesso precisa saber usar esse tempo de forma sábia.

artesanato de sucesso
(Foto: eduK)

Leia ainda: 21 Ideias de Artesanato de Madeira para Cozinha

Organize o seu local de trabalho e a linha de produção

Ninguém trabalha bem em um local bagunçado. Ao artesão é extremamente importante contar com todas as suas ferramentas ao seu alcance no momento da produção, e dispor de espaço para confeccionar as suas peças, por isso manter uma bancada organizada faz parte da fórmula dos artesãos de sucesso.

Além de organizar o espaço físico, é preciso organizar o fluxo do trabalho, por exemplo, se você sabe que uma peça precisa de 3 horas para secar, por que você deixará para fazer esse processo após terminar as outras peças, enquanto poderia fazê-la primeiro, e aproveitar o tempo de secagem para terminar as demais?!

O artesanato de sucesso é uma atividade que envolve uma essência muito forte, por isso, não adianta tentar entrar no ramo sem ter certeza de que você seria feliz fazendo isso para o resto da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *