Como tirar mancha amarela de roupa branca: 3 truques rápidos

Uma pergunta que aflige muitas pessoas que lavam suas próprias roupas é: como tirar mancha amarela de roupa branca?

Roupas brancas tem características bem específicas, por isso, é importante tomar alguns cuidados durante as lavagens.

O que causa manchas amarelas nas roupas?

De modo geral, as manchas amarelas nas roupas são formadas a partir do suor. Isso porque, ao entrar em contato com o tecido, ele é absorvido.

Por isso é bem comum que essas manchas apareçam em áreas próximas às axilas, ainda que também possam ocorrer em outras partes das roupas.

Assim, o ideal é colocar suas roupas para lavar logo após o uso. Essa medida impede que o suor fique mais tempo impregnado no tecido, o que faz com que ele oxide. Quanto mais tempo você demorar para lavar suas roupas brancas, pior tendem a ser as manchas amarelas.

Leia mais: Truques para remover mancha de cola do tecido

Ao mesmo tempo, é importante também ter um cuidado com a secagem. É bastante recomendável deixar as roupas secarem ao ar livre, de preferência em uma área onde pegue sol.

como tirar mancha amarela de roupa branca

Isso ajuda na remoção das bactérias causadoras do suor que ainda podem estar impregnadas no tecido, além de ajudar também a neutralizar possíveis odores remanescentes.

Um cuidado importante em relação às suas roupas brancas é saber o momento certo de usá-las. Um erro comum é usar roupas inadequadas para a prática de exercícios físicos, por exemplo.

A melhor opção é utilizar roupas que permitam uma boa transpiração. Tecidos mais naturais como algodão e linho funcionam bem no dia a dia porque permitem que o suor evapore de forma mais fácil.

Também vale a pena observar se a marca de desodorantes que você usa, de fato, consegue oferecer uma boa transpiração por um tempo prolongado.

Confira ainda: Truques rápidos para tingir roupa com tinta de tecido

3 Maneiras de tirar mancha amarela de roupa branca rápido

Os cuidados mencionados acima são importantes para prevenir que as manchas amarelas apareçam nas suas roupas. No entanto, se você está na etapa de que as manchas já ocorreram, é preciso agir.

Veja algumas dicas abaixo de como tirar mancha amarela de roupa branca de forma simples e com produtos que você já costuma ter em casa.

Veja também: Maneiras de transformar e economizar no ato de tingir roupa

Tirar mancha amarela com vinagre

Muita gente não sabe, mas o vinagre é um produto que possui uma ótima eficácia quando o assunto é limpeza. Ele funciona para limpeza de diferentes tipos de tecido e também pode ser usado para remover manchas amarelas de roupas brancas.

Em primeiro lugar, você deve misturar o vinagre com água. Para cada xícara de água, use duas colheres de sopa de vinagre branco. Faça uma mistura dos dois e, então, aplique sobre a região da mancha.

como tirar mancha amarela de roupa branca guardada

Deixe agir por pelo menos 30 minutos (não menos que isso). Em seguida, finalize lavando novamente a peça de roupa, de modo a retirar completamente a solução. Basta deixar secar e as manchas terão desaparecido!

Se a sua peça de roupa estiver com uma mancha grande, funciona bem adicionar um pouco de bicarbonato na mistura. Quando a consistência estiver em formato de pasta, faça o processo descrito acima.

Tirar manchas amarelas com limão

O limão é outra ótima opção para a remoção desse tipo de mancha. Contudo, é importante ter muita atenção e cuidado porque se o limão respingar na pele, pode provocar queimaduras graves se entrar em contato com o sol.

como tirar mancha amarela de roupa branca com vanish

O processo consiste em cortar o limão ao meio e esfregar o suco por cima da região da mancha. Em seguida, você deve adicionar um pouco de bicarbonato de sódio. Então, deixe a peça secando no sol por pelo menos uma hora.

Como tirar manchas amarelas com bicarbonato de sódio

Se você chegou até aqui, reparou que o bicarbonato de sódio é um super aliado na remoção de manchas, não é mesmo? Ele funciona muito bem junto de outros produtos ou sozinho.

Para fazer esse processo, coloque 5 colheres de sopa de bicarbonato e outras 5 colheres de sopa de sal em uma medida de 5 litros de água. Faça uma imersão da roupa na mistura e deixe de molho por um bom tempo, no mínimo duas horas.

como tirar mancha amarela de roupa branca com bicabornato

Quando completar o tempo, retire a roupa da água e esfregue bem o local da mancha, aproveitando a concentração da mistura. Ao observar que já produziu efeito, lave a roupa completamente.

Essas dicas de como tirar mancha amarela de roupa branca são práticas e muito fáceis de fazer em casa. Além disso, não precisa gastar muito com os produtos utilizados. É uma solução simples e eficiente!

Deixe um comentário