O coração de crochê é uma peça maravilhosa para fazer de maneira rápida e prática, embora tenha modelos mais elaborados que podem exigir maior habilidade com a técnica.
No entanto, como já se sabe, o crochê é muito versátil e permite variedades incríveis. Sendo assim, o coração é um formato lindíssimo que merece fazer parte dessa multiplicidade de artesanatos em crochê.
O passo a passo simples para fazer um coração de crochê bem moderno vai abrir as portas para outros trabalhos que consistem nesse mesmo formato ou, pelo menos, se inspiram nele.
O amor, o carinho e o acolhimento são qualidades geradas por esse símbolo que, querendo ou não, está no imaginário coletivo e traz uma sensação leve e agradável.
Como fazer coração de crochê passo a passo
Aprenda rapidamente a fazer um mini coração em crochê com barbante ou fio de malha.
1º passo
Dê início com o anel mágico, introduzindo a agulha e puxando o fio para iniciar a carreira.
2º passo
Faça cinco pontos altos duplos + três pontos altos + duas laçadas na agulha e um ponto alto duplo, repetindo a sequência duas vezes para completar a outra metade do anel.
Contudo, na segunda repetição, faça apenas quatro pontos altos duplos, finalizando o desenho.
3º passo
Arremate essa primeira carreira com quatro correntinhas e um ponto baixíssimo.
4º passo
Inicie a carreira final (o contorno) do seu mini coração de crochê, começando com três pontos baixíssimos, fazendo um em cada correntinha de base.
5º passo
Faça três aumentos com pontos baixos, ou seja, repita três vezes a sequência de dois pontos baixos a cada ponto de base.
6º passo
Depois continue com um ponto baixo em cada ponto de base até chegar na ponta do coração, em cima dos pontos duplos.
7º passo
Então, faça um ponto baixo + duas correntes + um ponto baixo (em um mesmo ponto de base).
8º passo
Finalize a outra metade do coração, repetindo o que fez do outro lado.
Dessa forma, comece com um ponto baixo para cada ponto de base e pare, antes de fazer os três últimos pontos de base, no lugar da curva, para realizar os aumentos.
9º passo
Finalize com três pontos baixíssimos para completar o desenho do coração.
10º passo
Só arremate depois de realizar o último ponto, fazendo mais um ponto baixíssimo e introduzindo a agulha no centro do coração.
Depois puxe bem, corte o fio e esconda-o por baixo dos pontinhos de base.
Siga esse tutorial completo e rápido da Artes da Desi Crochê e divirta-se fazendo em casa:
Sousplat de crochê coração
Na mesa, todo mundo gosta do acolhimento de uma boa companhia diante das melhores refeições. Por isso, o sousplat de coração pode ser a melhor opção em muitas ocasiões.
Não é novidade que o jogo de sousplats em crochê pode ter diferentes formatos e cores, mas o formato de coração também pode te surpreender por várias razões.
Para além da delicadeza e da forma, existe o charme específico de cada peça, que acaba sendo composta pelas referências de cada um.
O coração é algo que representa a intimidade do lar, um desenho que precisa reforçar a essência e a personalidade dos moradores.
O intuito maior é fazer da peça uma oportunidade para amar um pouco mais o lar e o momento especial entre as pessoas.
A mesa fica agradável, charmosa e pode atender a qualquer estilo decorativo, desde que use o estilo e as cores corretas.
Dessa forma, o formato em coração não trará nenhum problema estético, pois a própria técnica permite customizações e desenhos diversos para complementar e construir a peça.
Aproveitar as possibilidades do crochê é a melhor opção para a confecção de corações surpreendentes e personalizados. De todo jeito, o jogo de sousplat precisa combinar com a ocasião e os objetivos de uso de cada pessoa.
Use o formato de coração para momentos de confraternização ou para deixar o dia a dia com aquele carinho especial exposto nos pequenos detalhes.
Tapete de crochê de coração
Os tapetes de crochê de coração podem estar em todos os cômodos e precisam se adaptar às diferentes atmosferas.
As salas e corredores podem tender a ter tapetes de crochê em forma de coração que tragam um aspecto acolhedor e, nesse caso, a peça pode ser ainda mais neutra e mais sóbria.
Afinal, são lugares que costumam ter muitos móveis e objetos decorativos, sendo que o coração, em si mesmo, já é uma figura visual bem forte.
Para a cozinha, os tapetes de coração podem ter um caráter mais rústico, especialmente se o cômodo tiver muitos itens em madeira e transite por esse estilo.
Outra forma de decorar a cozinha com tapetes é deixando a peça bem clean ou bem colorida, causando um contraste de acordo com a decoração do ambiente.
Contudo, os quartos, que também costumam ser muito decorados, possuem um caráter mais individualizado e permitem uma maior ousadia na hora de criar esse artesanato.
Dessa forma, o coração em crochê passa a ter uma representação ainda mais individual e o estilo vai depender de como cada um pretenderá tirar proveito desse formato.
O coração pode ter uma qualidade mais rock n’roll ou mais singela, do mesmo modo que pode ser um artesanato muito enfeitado ou mais simples de se fazer.
Tudo depende, obviamente, dos interesses e do ambiente ao redor, pois a melhor tentativa é buscar por uma combinação significativa entre a peça e os outros objetos em volta.
Por fim, no banheiro, o coração traz uma energia confortável, preenchendo o ambiente com uma simbologia romântica e charmosa.
O tapete de coração em crochê pode ter uma cor muito viva, para dar mais atitude e personalidade a um banheiro neutro, ou pode ser o contrário disso.
Esse cômodo, muitas vezes, precisa de um jogo de tapetes, no qual o coração pode ser uma referência bem interessante.
Isso não significa que todas as peças do jogo de tapetes de crochê precisam estar no formato de coração, mas elas devem combinar entre si, especialmente através das cores e dos pontos.
Em qualquer ambiente, uma peça assim pode ser simples ou pode ser mais elaborada. Pode ser bem chamativa ou mais discreta.
Pode trazer um significado especial ou apenas um conceito estético.
Independente disto, é necessário estudar e organizar a composição geral do tapete de coração de crochê para deixa-lo em harmonia com o todo.
Coração de crochê em barbante
Fazer um coração de crochê em barbante é maravilhoso, porque além de ser fácil, possibilita pontos mais delicados que têm tudo a ver com esse formato.
É claro que existem vários tamanhos para os fios de barbantes, mas isso é só mais uma vantagem para usar esse material. Afinal, é você quem decide qual a melhor espessura para o seu trabalho.
A confecção do coração pode ser muito útil e versátil, tanto para gerar peças funcionais, como sousplats e tapetes de crochê, ou peças decorativas, como chaveiros e lembrancinhas.
Geralmente, ele é feito de maneira completa, apresentando todo o contorno e o preenchimento da figura. Contudo, ele pode ser feito de outras formas, usando apenas o contorno ou deixando o preenchimento com uma trama aberta e cheia de espaçamentos.
Outros desenhos, inclusive, podem complementar esse coração de crochê, como é o caso de flores, linhas e figuras abstratas que criam a estampa da peça.
Dessa maneira, o coração também pode ser feito a partir de várias peças juntas que se unem para criar a respectiva forma em uma maior dimensão.
Vários círculos, por exemplo, podem resultar em um grande coração de crochê que poderia ser usado como um centro de mesa ou um tapete, do tamanho médio ao gigante.
O contorno ou o barrado dessa peça faz muita diferença, pois é possível usar outros formatos nesse momento também.
Uma barra de ondinhas ou com formas pontiagudas acabam deixando o coração com outro aspecto e pode mudar totalmente a perspectiva de beleza.
Com várias opções, cada pessoa vai escolher o modelo no qual mais se identifica, a partir desses detalhes ou por conta de um desejo ainda maior.
Chaveiro de coração de crochê
Os chaveiros são perfeitos para presentar amigos, enfeitar mochilas, usar em chaves, colocar em zíperes e em todos os objetos pequenos que são fáceis de perder.
No entanto, um coração de crochê tem um tamanho significativo que enche a peça de glamour, para além da sua utilidade.
É um tipo de formato que se impõe, embora seja muito fofo, pois é um desenho claro e popular, podendo ser bem criativo para ficar muito mais atraente.
Melhor ainda é fazer corações com adereços, se a pretensão for customizar o chaveiro.
Alguns tipos de adereços podem ser bem joviais e representativos, combinando o coração com outros desenhos, como o olho grego e o frevo de quatro folhas, ambos feitos em crochê.
Para gerar aplique no próprio coração, o ideal é usar o fio do barbante e fazer franjas, ou usar pedrarias, laços e miçangas, enfeitando algumas partes do objeto.
É quase impossível não gostar de um chaveiro de coração de crochê, afinal, quem não gostaria de usar esse símbolo clássico que representa o amor?
Esse objeto artesanal é charmoso, delicado e também desenvolve acabamentos diferentes e criativos. Há quem goste de um coração feito em espiral, com cordões de correntinhas.
Ou, há quem prefira corações tridimensionais que ficam macios e bons para apertar de vez em quando, através dos modelos de amigurumis.
Outros modelos bastante usados são inspirados no coração bicolor, constituído de duas cores para a decoração. Outra tendência é o chaveiro de coração com palavras, personalizando a peça com frases ou nomes.
Os corações em 3D são, além de tudo, maravilhosos para chaveiros, pois se tornam uma espécie de pompom.
Mini coração de crochê
Fazer o mini coração é a melhor coisa para os iniciantes que estão aprendendo a fazer crochê e podem ter a sua primeira peça pronta em pouquíssimo tempo. Afinal, se trata de uma peça pequena, mas com um formato lindo e encantador.
Então, é importante dizer que essa é uma das peças mais legais para começar a fazer, sobretudo, antes de confeccionar um coração maior que resulta em uma peça mais elaborada.
O mini coração pode te servir para fazer enfeites decorativos de mesa, chaveiros, mini caixinhas, porta moedas, amigurumis, entre outras lembrancinhas e pequenos objetos.
Essa peça pode até ser mais simples do que outras peças maiores que exigem mais tempo e esforço, porém alguns detalhes podem torná-la sofisticada e mais complexa.
A dificuldade na feitura aparece quando o modelo é mais diversificado, pois ainda é preciso deixar os pontos no tamanho adequado para não transparecer qualquer erro.
Quanto mais a peça for pequena, mais facilmente ela será observada e poderá deixar os erros de confecção muito mais visíveis.
É um trabalho que exige precisão e delicadeza, especialmente nesses casos, onde os detalhes se fazem presentes.
Em casos simples, como já foi dito, o mini coração é extremamente simples e prático de ser feito.
Tudo isso é resultado do crochê, por ser uma técnica incrivelmente versátil, fazendo uso de diferentes fios e padrões de modelagem.
Confeccionando muitos corações desse tamanho, seu estoque de apliques já aumenta bastante e de maneira rápida, pois eles também são usados para complementar outras peças.
Ou seja, com um mini coração, já dá para criar um lindo detalhe em uma cortina de crochê, imagina o que se pode fazer com vários deles?
Use o coração de crochê da melhor forma, decorando os mais preciosos momentos com as peças necessárias e no tamanho que desejar.
68 Modelos de corações super fofos e fáceis de fazer
Veja ideias simples e lindas para fazer em casa: