Coração de crochê: como fazer passo a passo +68 modelos diferentes

modelo de coração de croche simples

O coração de crochê é uma peça maravilhosa para fazer de maneira rápida e prática, embora tenha modelos mais elaborados que podem exigir maior habilidade com a técnica.

No entanto, como já se sabe, o crochê é muito versátil e permite variedades incríveis. Sendo assim, o coração é um formato lindíssimo que merece fazer parte dessa multiplicidade de artesanatos em crochê.

O passo a passo simples para fazer um coração de crochê bem moderno vai abrir as portas para outros trabalhos que consistem nesse mesmo formato ou, pelo menos, se inspiram nele.

como fazer coração de crochê
Foto: @adindasworld

O amor, o carinho e o acolhimento são qualidades geradas por esse símbolo que, querendo ou não, está no imaginário coletivo e traz uma sensação leve e agradável.

Como fazer coração de crochê passo a passo 

Aprenda rapidamente a fazer um mini coração em crochê com barbante ou fio de malha.

coração de crochê passo a passo
Foto: @byfrauline

1º passo

Dê início com o anel mágico, introduzindo a agulha e puxando o fio para iniciar a carreira.

2º passo

Faça cinco pontos altos duplos + três pontos altos + duas laçadas na agulha e um ponto alto duplo, repetindo a sequência duas vezes para completar a outra metade do anel.

Contudo, na segunda repetição, faça apenas quatro pontos altos duplos, finalizando o desenho.

3º passo

Arremate essa primeira carreira com quatro correntinhas e um ponto baixíssimo.

4º passo

Inicie a carreira final (o contorno) do seu mini coração de crochê, começando com três pontos baixíssimos, fazendo um em cada correntinha de base.

5º passo

Faça três aumentos com pontos baixos, ou seja, repita três vezes a sequência de dois pontos baixos a cada ponto de base.

6º passo

Depois continue com um ponto baixo em cada ponto de base até chegar na ponta do coração, em cima dos pontos duplos.

7º passo

Então, faça um ponto baixo + duas correntes + um ponto baixo (em um mesmo ponto de base).

8º passo

Finalize a outra metade do coração, repetindo o que fez do outro lado.

Dessa forma, comece com um ponto baixo para cada ponto de base e pare, antes de fazer os três últimos pontos de base, no lugar da curva, para realizar os aumentos.

9º passo

Finalize com três pontos baixíssimos para completar o desenho do coração.

10º passo

Só arremate depois de realizar o último ponto, fazendo mais um ponto baixíssimo e introduzindo a agulha no centro do coração.

Depois puxe bem, corte o fio e esconda-o por baixo dos pontinhos de base.

Siga esse tutorial completo e rápido da Artes da Desi Crochê e divirta-se fazendo em casa:

Sousplat de crochê coração

Na mesa, todo mundo gosta do acolhimento de uma boa companhia diante das melhores refeições. Por isso, o sousplat de coração pode ser a melhor opção em muitas ocasiões.

sousplat de coração de crochê
Foto: @nancy_made_it

Não é novidade que o jogo de sousplats em crochê pode ter diferentes formatos e cores, mas o formato de coração também pode te surpreender por várias razões.

rosa e cinza
Foto: @cantinhoda_mika

Para além da delicadeza e da forma, existe o charme específico de cada peça, que acaba sendo composta pelas referências de cada um.

todo rosa
Foto: @elislerim_damlahobi

O coração é algo que representa a intimidade do lar, um desenho que precisa reforçar a essência e a personalidade dos moradores.

sousplat em formato de coração
Foto: @crochedeboralima

O intuito maior é fazer da peça uma oportunidade para amar um pouco mais o lar e o momento especial entre as pessoas.

verde
Foto: @tapetesdabel

A mesa fica agradável, charmosa e pode atender a qualquer estilo decorativo, desde que use o estilo e as cores corretas.

jogo de sousplat
Foto: @criscrocheatelier

Dessa forma, o formato em coração não trará nenhum problema estético, pois a própria técnica permite customizações e desenhos diversos para complementar e construir a peça.

coração de crochê vermelho
Foto: @casa_da_casada

Aproveitar as possibilidades do crochê é a melhor opção para a confecção de corações surpreendentes e personalizados. De todo jeito, o jogo de sousplat precisa combinar com a ocasião e os objetivos de uso de cada pessoa.

azul
Foto: @tammymarshmallow

Use o formato de coração para momentos de confraternização ou para deixar o dia a dia com aquele carinho especial exposto nos pequenos detalhes.

redondo com bico de coração
Foto: @croche_da_amanda_

Tapete de crochê de coração

Os tapetes de crochê de coração podem estar em todos os cômodos e precisam se adaptar às diferentes atmosferas.

coração de crochê em fio de malha
Foto: Etsy

As salas e corredores podem tender a ter tapetes de crochê em forma de coração que tragam um aspecto acolhedor e, nesse caso, a peça pode ser ainda mais neutra e mais sóbria.

Afinal, são lugares que costumam ter muitos móveis e objetos decorativos, sendo que o coração, em si mesmo, já é uma figura visual bem forte.

Tapete de crochê de coração
Foto: @itsourjoy

Para a cozinha, os tapetes de coração podem ter um caráter mais rústico, especialmente se o cômodo tiver muitos itens em madeira e transite por esse estilo.

Outra forma de decorar a cozinha com tapetes é deixando a peça bem clean ou bem colorida, causando um contraste de acordo com a decoração do ambiente.

tapete de crochê com coração no meio
Foto: Novelar

Contudo, os quartos, que também costumam ser muito decorados, possuem um caráter mais individualizado e permitem uma maior ousadia na hora de criar esse artesanato.

Dessa forma, o coração em crochê passa a ter uma representação ainda mais individual e o estilo vai depender de como cada um pretenderá tirar proveito desse formato.

tapete rosa
Foto: @jovanasoto_croche

O coração pode ter uma qualidade mais rock n’roll ou mais singela, do mesmo modo que pode ser um artesanato muito enfeitado ou mais simples de se fazer.

Tudo depende, obviamente, dos interesses e do ambiente ao redor, pois a melhor tentativa é buscar por uma combinação significativa entre a peça e os outros objetos em volta.

jogo de banheiro coração de crochê
Foto: @gbaraunaartes

Por fim, no banheiro, o coração traz uma energia confortável, preenchendo o ambiente com uma simbologia romântica e charmosa.

O tapete de coração em crochê pode ter uma cor muito viva, para dar mais atitude e personalidade a um banheiro neutro, ou pode ser o contrário disso.

com dois corações
Foto: @andreiasouza_croche

Esse cômodo, muitas vezes, precisa de um jogo de tapetes, no qual o coração pode ser uma referência bem interessante.

Isso não significa que todas as peças do jogo de tapetes de crochê precisam estar no formato de coração, mas elas devem combinar entre si, especialmente através das cores e dos pontos.

em formato de coração felpudo
Foto: @telietati

Em qualquer ambiente, uma peça assim pode ser simples ou pode ser mais elaborada. Pode ser bem chamativa ou mais discreta.

tapete em croche
Foto: CantinhodoBarbante

Pode trazer um significado especial ou apenas um conceito estético.

tapete de coração de crochê
Foto: @cri.artescroche

Independente disto, é necessário estudar e organizar a composição geral do tapete de coração de crochê para deixa-lo em harmonia com o todo. 

amarelo e branco
Foto: @ponto.a.ponto.aviamentosrv

Coração de crochê em barbante 

Fazer um coração de crochê em barbante é maravilhoso, porque além de ser fácil, possibilita pontos mais delicados que têm tudo a ver com esse formato.

Coração de crochê em barbante 
Foto: @damlahobishop

É claro que existem vários tamanhos para os fios de barbantes, mas isso é só mais uma vantagem para usar esse material. Afinal, é você quem decide qual a melhor espessura para o seu trabalho.

A confecção do coração pode ser muito útil e versátil, tanto para gerar peças funcionais, como sousplats e tapetes de crochê, ou peças decorativas, como chaveiros e lembrancinhas.

coração em barbante
Foto: @nancy_made_it

Geralmente, ele é feito de maneira completa, apresentando todo o contorno e o preenchimento da figura. Contudo, ele pode ser feito de outras formas, usando apenas o contorno ou deixando o preenchimento com uma trama aberta e cheia de espaçamentos.

coração de croche com flor
Foto: @elislerim_damlahobi

Outros desenhos, inclusive, podem complementar esse coração de crochê, como é o caso de flores, linhas e figuras abstratas que criam a estampa da peça.

Dessa maneira, o coração também pode ser feito a partir de várias peças juntas que se unem para criar a respectiva forma em uma maior dimensão.

com flor no meio
Foto: @elion_crafts

Vários círculos, por exemplo, podem resultar em um grande coração de crochê que poderia ser usado como um centro de mesa ou um tapete, do tamanho médio ao gigante.

O contorno ou o barrado dessa peça faz muita diferença, pois é possível usar outros formatos nesse momento também.

Uma barra de ondinhas ou com formas pontiagudas acabam deixando o coração com outro aspecto e pode mudar totalmente a perspectiva de beleza.

Com várias opções, cada pessoa vai escolher o modelo no qual mais se identifica, a partir desses detalhes ou por conta de um desejo ainda maior.

Chaveiro de coração de crochê 

Os chaveiros são perfeitos para presentar amigos, enfeitar mochilas, usar em chaves, colocar em zíperes e em todos os objetos pequenos que são fáceis de perder.

Chaveiro de coração de crochê vermelho
Foto: @delve_design

No entanto, um coração de crochê tem um tamanho significativo que enche a peça de glamour, para além da sua utilidade.

É um tipo de formato que se impõe, embora seja muito fofo, pois é um desenho claro e popular, podendo ser bem criativo para ficar muito mais atraente.

coração de croche chaveiro
Foto: @swissknit

Melhor ainda é fazer corações com adereços, se a pretensão for customizar o chaveiro.

Alguns tipos de adereços podem ser bem joviais e representativos, combinando o coração com outros desenhos, como o olho grego e o frevo de quatro folhas, ambos feitos em crochê.

Para gerar aplique no próprio coração, o ideal é usar o fio do barbante e fazer franjas, ou usar pedrarias, laços e miçangas, enfeitando algumas partes do objeto.

chaveiro de fio de malha
Foto: @lolapatronalterego

É quase impossível não gostar de um chaveiro de coração de crochê, afinal, quem não gostaria de usar esse símbolo clássico que representa o amor?

Esse objeto artesanal é charmoso, delicado e também desenvolve acabamentos diferentes e criativos. Há quem goste de um coração feito em espiral, com cordões de correntinhas.

Ou, há quem prefira corações tridimensionais que ficam macios e bons para apertar de vez em quando, através dos modelos de amigurumis.

coração de crochê amigurumi
Foto: @creativeness_crafts

Outros modelos bastante usados são inspirados no coração bicolor, constituído de duas cores para a decoração. Outra tendência é o chaveiro de coração com palavras, personalizando a peça com frases ou nomes.

Os corações em 3D são, além de tudo, maravilhosos para chaveiros, pois se tornam uma espécie de pompom.

amarelo
Foto: @hooks__needles

Mini coração de crochê 

Fazer o mini coração é a melhor coisa para os iniciantes que estão aprendendo a fazer crochê e podem ter a sua primeira peça pronta em pouquíssimo tempo. Afinal, se trata de uma peça pequena, mas com um formato lindo e encantador.

Mini coração de crochê 
Foto: @sewhooky

Então, é importante dizer que essa é uma das peças mais legais para começar a fazer, sobretudo, antes de confeccionar um coração maior que resulta em uma peça mais elaborada.

O mini coração pode te servir para fazer enfeites decorativos de mesa, chaveiros, mini caixinhas, porta moedas, amigurumis, entre outras lembrancinhas e pequenos objetos.

prata e dourado
Foto: @lulaparkstudio

Essa peça pode até ser mais simples do que outras peças maiores que exigem mais tempo e esforço, porém alguns detalhes podem torná-la sofisticada e mais complexa.

A dificuldade na feitura aparece quando o modelo é mais diversificado, pois ainda é preciso deixar os pontos no tamanho adequado para não transparecer qualquer erro.

Quanto mais a peça for pequena, mais facilmente ela será observada e poderá deixar os erros de confecção muito mais visíveis.

brindo de croche com coração
Foto: @darytinycrochet

É um trabalho que exige precisão e delicadeza, especialmente nesses casos, onde os detalhes se fazem presentes.

Em casos simples, como já foi dito, o mini coração é extremamente simples e prático de ser feito.

Tudo isso é resultado do crochê, por ser uma técnica incrivelmente versátil, fazendo uso de diferentes fios e padrões de modelagem.

guirlanda de corações
Foto: @ramonamaywoodstudio

Confeccionando muitos corações desse tamanho, seu estoque de apliques já aumenta bastante e de maneira rápida, pois eles também são usados para complementar outras peças.

Ou seja, com um mini coração, já dá para criar um lindo detalhe em uma cortina de crochê, imagina o que se pode fazer com vários deles?

Use o coração de crochê da melhor forma, decorando os mais preciosos momentos com as peças necessárias e no tamanho que desejar.

68 Modelos de corações super fofos e fáceis de fazer

Veja ideias simples e lindas para fazer em casa:

1 – Coração de crochê com enchimento para o Dia dos Namorados

Coração de crochê com enchimento
Foto: @amenagerieofstitches

2 – Modelos de corações diferentes para você se inspirar

Modelos de corações diferentes
Foto: @inga_toys_crochet

3 – Coração de crochê amigurumi 

como fazer coração de croche amigurumi
Foto: @amenagerieofstitches

4 – Porta copos super romântico

Porta copos vermelho e branco
Foto: @the_artcart

5 – Quadro de MDF e mini corações de crochê coloridos

quadro com corações
Foto: @ramonamaywoodstudio

6 – Chaveiro de coração com uma florzinha muito delicada

Chaveiro de coração cinza
Foto: @orgugiller

7 – Almofada coração para usar na decoração

Almofada coração amarelo
Foto: @claudiajmalan

8 – Square de coração em crochê para criar várias peças

Square de coração em crochê
Foto: @sailameri

9 – Aplique de coração para tic tac infantil

Aplique de coração para tic tac
Foto: @ljhjewellery

10 – Coração com uma bela rosa dentro

Coração com rosa dentro
Foto: @pracownia_anuli

11 – Bico de crochê de coração para pano de prato ou toalha

Bico de crochê de coração para pano de prato
Foto: @pracownia_anuli

12 – Passarinhos apaixonados

Passarinhos abraçados
Foto: @mila_toys_patterns

13 – Opção para quem procura um alfineteiro

alfineteiro
Foto: @inga_toys_crochet

14 – Um detalhe na borda com linha de outra cor

roxo e amarelo
Foto: @ollydolly_stitch

15 – Feito com base de square quadrado

square quadrado
Foto: @inga_toys_crochet

16 – Corações com acabamentos diferenciados

corações
Foto: @miralay.art

17 – Almofada em formato de coração com ponto pipoca

Almofada em formato de coração
Foto: @miralay.art

18 – Para os apaixonados por Mickey e Minnie

Mickey e Minnie
Foto: @loopybynature

19 – Vasinho de flor para decorar o ambiente

Vasinho de flor
Foto: @toysbyoksi

20 – Coração de crochê para lembrancinha

Coração de crochê para lembrancinha
Foto: @_vi_tasja_

21 – Com aplique de flor

aplique de flor
Foto: @_vi_tasja_

22 – Tapete com corações em alto relevo

Tapete com corações em alto relevo
Foto: Dany Arts Ateliê

23 – Square fácil de fazer

Square fácil de fazer
Foto: @yarnspirations

24 – Um incrível varal de corações com tassel

varal de corações com tassel
Foto: @happycraftycrochet

25 – Cesto porta treco com desenho de coração

Cesto porta treco
Foto: @cookcrochetandcoffee

26 – Mais um lindo varal de corações 

varal de corações 
Foto: @the_butlerscat

27 – Nécessaire de crochê muito fofa

Nécessaire de crochê
Foto: @rosa_azul_crafts

28 – Porta copos de crochê com coração no meio

Porta copos
Foto: @stripesandpompoms

29 – Detalhe com um simples botão

com botao
Foto: @stripesandpompoms

30 – Uma almofada para deixar o sofá mais aconchegante

almofada com desenho de coração
Foto: @cookcrochetandcoffee

31 – Guirlanda com corações bem colorida

Guirlanda com corações
Foto: @hooksandladderscrochet

32 – Procurando um coração rosa?

coração rosa
Foto: @allisonmclark

33 – Uma faixa de corações na própria capa

faixa de corações
Foto: @poppyseedandpom

34 – Qual a sua cor preferida?

com flores
Foto: @gracelovesyarns

35 – Coração com ponto waffle

ponto waffle
Foto: @twistnhearts

36 – Sousplat em formato de coração

Sousplat em formato de coração
Foto: @twistnhearts

37 – Coração de crochê para aplicação

Coração de crochê para aplicação
Foto: @theturtletrunk

38 – Opção para fazer belos artesanatos

quadradinho
Foto: @meridalane

39 – Mini coração com aplique de rosa

Mini coração com aplique
Foto: @marionida

40 – Um listradinho bem moderno

listrado
Foto: @marionida

41 – Enfeite de parede simples e bonito

Enfeite de parede
Foto: @crochetjode

42 – Fio mesclado para chaveiro e outras lembrancinhas

Fio mesclado para chaveiro
Foto: @fiberfreak

43 – Coração arco-íris

Coração arco íris
Foto: @kimi_roo

44 – Jaqueta personalizada com crochê

Jaqueta personalizada
Foto: @kimi_roo

45 – Coração com flores é uma lindeza

Coração com flores
Foto: @papierowniaa

46 – Coração dorminhoco

dorminhoco
Foto: @dorogina_toys

47 – Coração de barbante cheio de cores

Coração de barbante
Foto: @vrolijkhuis

48 – Um babadinho para deixar ainda mais fofo

com babado
Foto: @frankandtheyarnloft

49 – Coração para chaveiro

Coração para chaveiro
Foto: @mamie.doudou.sews

50 – Coração no palito que vale a pena ter em casa

Coração no palito
Foto: @little_creative_sheep

51 – Decoração simples de crochê com flores

decoração com flores e croche
Foto: @my.dotty.designs

52 – Ideal para aplicação em roupas

aplicação em roupas
Foto: @silverypaws

53 – Coração de crochê de fio de malha

Coração de crochê de fio de malha
Foto: @yarnsnglory

54 – Brinco de crochê barato e fácil de fazer

brinco simples
Foto: @madredaughtercreations

55 – Uma bolsinha porta moedas maravilhosa

bolsinha porta moedas
Foto: @kaitbysk

56 – Aplicação em blusa de frio

Aplicação em blusa de frio
Foto: @quill.by.jana

57 – Coração de crochê endurecido

endurecido
Foto: @leti6363

58 – Branco e dourado para decoração de final de ano

Branco e dourado
Foto: @gracielagaudi

59 – Manta de bebê com coração em alto relevo

Manta de bebê
Foto: @vladkahorn

60 – Caixinha em formato de coração em fio de malha com MDF

Caixinha em formato de coração
Foto: @yarnsnglory

61 – Motivo de coração para marcador de página

marcador de página
Foto: @bowsacrochet

62 – Chapéu romântico para completar o look

Chapéu feminino romântico
Foto: @zeelahgumamela.crochet

63 – Coração pequeno e chamativo

pequeno e colorido
Foto: @yarnandrainbows

64 – Cesto porta treco em várias cores

Cesto porta treco
Foto: @leloucreations.ch

65 – Faça a sua combinação de cores em casa

tres cores
Foto: @byrdieco

66 – Decorando o vasinho de flores

mini coração no vasinho de flor
Foto: @teaandallthingsrosy

67 – Uma fofura de coração

branco
Foto: @anaidhandmade

68 – Chaveiro bem fofinho 

fofinho e colorido
Foto: @pumpkinpatchcrochet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *