+50 Trabalhos maravilhosos de crochê com fio de malha

bolsa de croche com fio de malha

Chegou a hora de conhecer os trabalhos maravilhosos que são feitos de crochê com fio de malha.

Afinal, essa técnica milenar é capaz de criar peças surpreendentes com qualquer tipo de fio, mas com o fio de malha as peças ganham uma textura diferente e a firmeza perfeita para alguns tipos de artesanato.

Esse fio é bem macio e muito resistente, ideal para confecção de bolsa feminina, cesto organizador, tapete decorativo, cachepô, kit higiene, peseira, entre vários outros artesanatos.

Na verdade, é impossível conhecer todas as opções criativas, porque a cada a dia as ideias se reinventam e cada pessoa pode adaptar diferentes modelos e estilos.

crochê com fio de malha para iniciantes
Foto: @lepankova29

Sendo assim, apenas se inspire em alguns trabalhos e perceba as vantagens que essas peças podem trazer para as suas decorações, enfeitando pessoas e ambientes.

Crochê com fio de malha para iniciantes

O fio de malha, para quem não sabe, é uma espécie de resíduo industrial, porque ele é feito a partir de sobras de malhas que são usadas para confeccionar diversas peças têxtis.

croche com fio de malha cesto
Foto: @lepankova29

Sendo assim, os iniciantes precisam saber de algumas características desse material para fazer um crochê com fio de malha sem problemas ou receios.

Ao comprar o fio de malha em armarinhos, lojas de tecido ou de artesanato, você vai se deparar com um rolo comum, no mesmo formato de um rolo de barbante.

porta copos de croche
Foto: @miahandmadeoficial

Contudo, por se tratar de sobras de um determinado tecido em malha, o material do fio de malha é sempre único, podendo conter espessuras e emendas ao longo de um mesmo rolo.

Esse fator é muito variável, mas as marcas buscam também evitar transtornos aos consumidores, garantindo um produto de qualidade.

Quem compra já deve saber que o material, apesar de tudo, contribui para evitar o descarte das sobras de tecido. Tornando-se, assim, uma peça ecológica e mais sustentável para o mundo.

pantufa
Foto: @verve_yaroslavl

Se estiver começando nessa técnica, é importante valorizar o fio de malha, sobretudo, por isso.

Porém, existem ainda outras vantagens, como o fato de que o fio de malha costuma ser bem mais grosso que o barbante, deixando a confecção do crochê muito mais rápida.

Os pontos em crochê se tornam maiores, por conta da espessura do fio e, dessa forma, a peça ganha comprimento com menos carreiras e pontos feitos.

croche com fio de malha com a mao
Foto: @Aflorabordadoss & Parcerias

Além disso, as peças lindas e charmosas, que o crochê com fio de malha possibilita, podem ser feitas com repetições de pontos simples.

O crochê não muda com a mudança de material, a diferença está na textura, na estética e na habilidade manual que precisa se adaptar.

sousplat de fio de malha
Foto: @capre.homestore

Inclusive, as peças com fio de malha também costumam ficar mais firmes e, por isso, recomenda-se fazer cestos organizadores, bolsas e mochilas, com esse tipo de fio.

O cesto é uma das peças mais fáceis para iniciantes, porque não precisa de detalhes elaborados, possuindo um formato regular com poucas variações de pontos e acabamentos.

Apesar das inúmeras opções criativas que existem para a confecção de certos organizadores, a maioria dos modelos optam pela simplicidade. Outro tipo de peça fundamental para quem está começando, são os tapetes.

Os tapetes com fios de malha ficam firmes e macios, absorve melhor a umidade e tem modelos muito simples disponíveis em tutoriais na internet.

tapete croche com fio de malha
Foto: DaLí Crochê

É importante começar com formatos regulares, ou seja, aqueles que não variam durante o processo, ou seja, não começam retos e depois criam curvas. Desse modo, faça tapetes circulares, quadrados ou retangulares.

Quem consegue confeccionar tapetes e cestos, fica mais seguro para explorar outras possibilidades que são muito parecidas com o processo de feitura dessas peças.

Pode ser, por exemplo, peças de sousplats, almofadas, cama para pets, porta-saco (puxa-saco), puffs e mantas.

manta rosa
Foto: @srta.mi.arts

Para avançar, mesmo sendo iniciante, experimente fazer também bolsas a partir de modelos monocromáticos e que tenham poucos detalhes.

Não deixe de experimentar por medo de não conseguir, o mais importante é praticar e escolher os modelos mais simples dentro das opções da sua preferência.

Bolsa de crochê com fio de malha

As bolsas de crochê com fio de malha unem arte e sustentabilidade, sendo consideradas itens de muita procura pela sua estética e contribuição ao meio ambiente.

Bolsa de crochê com fio de malha
Foto: @lena_navi

Afinal, as bolsas industriais consomem muita matéria-prima animal e vegetal da natureza.

O fio de malha ganha cada vez mais espaço, inclusive, para novas tendências da moda que as grifes e marcas mais reconhecidas lançam no mercado.

Esse material é muito resistente e firme, por isso, acaba sendo considerado um material ideal para fazer bolsas e mochilas em crochê.

croche com fio de malha bolsa
Foto: Arte.Fio

As agulhas de crochê para fazer peças desse tipo, podem variar entre 9mm e 30mm a depender da espessura do fio. Sendo assim, qualquer modelo de bolsa pode ser confeccionado com esse fio, provando a versatilidade do material.

As bolsas podem ser de ombro, de costas ou de mão; com ou sem apliques, como botões, zíperes, alças de metal, feixes, pedrarias, couro, metais e franjas.

mochila laranja
Foto: Veloniá Atelier

A técnica do crochê permite também a criação de modelos extremamente diferentes e originais, que podem contar com nomes escritos a partir da diferenciação da cor do fio.

Além de palavras, a diferenciação de cores durante o crochê pode criar outros tipos de estampas personalizadas. Entre bolsas pequenas e grandes, um mesmo formato pode variar bastante também.

bolsa redonda
Foto: Veloniá Atelier

Elas podem ser, por exemplo, redondas com uma firmeza maior, redondas com as laterais maleáveis, redondas com abertura em “V”, redondas com partes triangulares, etc.

Um modelo retangular pode ter também uma base redonda e vice-versa.

bolsa saco
Foto: M.Oliva

Outros formatos de bolsas de crochê saem um pouco das formas geométricas e ganham vida com modelos conhecidos como bolsa saco e bolsa baguete.

As variações impressionam e destacam lindos pontos de crochê, especialmente quando é possível se inspirar em imagens para realizar o trabalho.

bolsa pequena com alça de corrente
Foto: M.Oliva

Através de estilos e formas, os modelos vão se configurando, de modo que os estilos florais combinem com qualquer formato, por exemplo.

Com isto, mini bags podem possuir um estilo rústico ou podem ser bem chiques e modernas. Desse jeito, surgem vários tipos de bolsas infantis, para adultos, para praia ou viagens.

bolsa de praia listrada
Foto: Cris Sakuraba Handmade

Quando as inspirações chegam, é importante deixar fluir e construir a peça com muito carinho.

bolsa croche com fio de malha verde
Foto: @pryazha_myata

Cesto de crochê com fio de malha

Como já foi mencionado anteriormente, o cesto de crochê é uma ótima peça para iniciantes, mas pode ser feito com muitos detalhes e acabamentos impressionantes também.

Cesto de crochê com fio de malha
Foto: @tecendoobem

 

Cada pessoa deve escolher o modelo de cesto conforme suas capacidades e habilidades no crochê, para fazer os pontos adequados e de acordo com as estampas desejadas.

O cesto pode servir para milhares de utilidades diferentes. Um cesto grande pode servir, por exemplo, para colocar roupas sujas e complementar a decoração do banheiro ou da área de serviço.

cesto grande
Foto: @oseu_croche

Um cesto médio poderá ser útil na organização de documentos ou itens pessoais, do mesmo modo que pode contribuir para organizar outros objetos, como livros e alimentos.

O cesto pequeno pode se tornar um porta-lápis ou uma cobertura para vasos de pequenas plantinhas, como é o caso das suculentas e de algumas flores delicadas.

mini cesto cachepo
Foto: @oseu_croche

Esse mesmo cesto para plantas pode vir junto com um suspensório, feito também em crochê, para colocá-las no teto.

Independentemente do tamanho, o cesto de crochê com fio de malha muitas vezes é considerado como cesto organizador, justamente porque organiza diferentes peças.

Dessa forma, ele também decora o ambiente e cria uma atmosfera de criatividade.

cesto organizador
Foto: @elenocroche

Os cestos podem ser rígidos para permanecerem no chão ou em cima de alguma bancada, prateleira ou mesa. Porém, eles também podem ser flexíveis e moles, do tipo cesto-cegonha que ficam nas paredes para colocar itens usuais.

É comum que esse tipo de cesto seja usado para portar objetos específicos, como papel higiênico, sacos plásticos, materiais de artesanato, entre outros itens.

cesto com alça de couro
Foto: @atelie.minas

A estética de cada cesto também está contextualizada na sua função, fazendo com que a necessidade e o desejo estejam em harmonia.

Os cestos para brinquedos, podem ser coloridos, inspirados em personagens infantis, humanizando as figuras da natureza, como as dos animais.

cesto com cara de urso
Foto: @yuliahimova

Itens personalizados também podem espelhar um interesse pessoal, como é o caso dos cestos que se inspiram em temas.

cestos de croche
Foto: @achaditos_decor

Sendo assim, os cestos podem representar temas, conhecidos como: moranguinho ou abacaxi, verão ou inverno, Natal ou Páscoa, gatinho ou cachorrinho, flores ou corações.

Eles também podem ser neutros, com ou sem estampas geométricas, e, com ou sem detalhes/apliques. Há cestos feitos com uma única cor de fio de malha, que apenas trazem detalhes com fitas para enfeitá-los.

cesto de fio de malha
Foto: @moda_em_fios

Cada artesão ou artesã, pode criar seu próprio detalhe com outros tipos de fios também, para servir como apliques no cesto feito com fio de malha.

Adapte ideias e crie o cesto com o tamanho, a estampa, o formato e os detalhes desejados, explorando estilos e modelos diferentes para se inspirar.

cesto melancia
Foto: @elenocroche

Tapete de crochê com fio de malha

O tapete é outra peça incrível e fundamental, especialmente para quem está começando no crochê. Afinal, o tapete não é uma peça que precisa ser muito detalhada ou ter acabamentos especiais.

Tapete de crochê com fio de malha
Foto: Ateliê Pontos e Fios

É uma peça simples que exige somente habilidade na feitura dos pontos e no manejo entre diminuições e aumentos no decorrer das carreiras.

Os modelos retangulares e quadrados são ainda mais fáceis em relação a isso, pois é mais fácil realizar aumentos e diminuições de modo padronizado.

tapete redondo
Foto: Dente de Leão Arte & Artesanato

O que é diferente para modelos circulares, que, muitas vezes, exige experiência para poder identificar o melhor momento de realizar tais aumentos ou diminuições.

Erros dessa categoria, ocasionam emborcações e outras irregularidades nos tapetes.

De qualquer forma, o iniciante pode se superar em qualquer desafio, basta ter o material correto e usar do melhor método para começar.

tapete listrado retangular
Foto: Ateliê Pontos e Fios

Sendo assim, amadores e profissionais sempre vão estar se debruçando nesse tipo de peça, porque ela é bastante usual e necessária.

O fio de malha é um dos melhores fios para a confecção de tapetes, podendo criar grandes e pequenos tapetes para todos os cômodos e estilos.

tapete de banheiro
Foto: Panndorella Crochet

Embora o fio de malha seja, geralmente, mais grosso do que o barbante, ele tem espessuras variadas e pode realizar acabamentos e barrados impressionantes.

As emendas não ficam aparentes se houver técnica e preparo, de modo que o tapete pode ter muitas emendas para deixá-lo colorido ou com representações alegóricas.

Os tapetes com fio de malha ficam macios e cheios charme, são fáceis de lavar e podem enfeitar o ambiente do seu jeito.

tapete oval duas cores
Foto: Ateliê Fio Travesso

Almofada de crochê com fio de malha

As almofadas são peças maravilhosas para serem feitas com fio de malha. Através do crochê elas ganham texturas incríveis e podem ser coloridas, estampadas ou monocromáticas.

Almofada de crochê com fio de malha
Foto: @universolepetit

São elegantes e sofisticadas, não importa o estilo, e, além disso, criam uma atmosfera homogênea ou heterogênea com outras peças feitas em crochê.

As almofadas, geralmente, são feitas em conjuntos, seja entre elas ou com outras peças, como é o caso de mantas, toalhas ou cortinas.

capa de almofada quadrada
Foto: @encantos_da_eli

Dessa forma, as cores podem combinar ou não, criando um padrão para a decoração ou misturando várias possibilidades para sair de um padrão.

Assim, as almofadas, entre si ou entre outras peças, podem ter estampas, formatos e cores totalmente diferentes, iguais ou semelhantes.

É importante falar do contexto para pensar cada peça individualmente, afinal, é muito incomum confeccionar apenas uma almofada para a decoração.

capa de almofada retangular vermelha
Foto: Fios que unem

Pense bem nas inspirações que quer usar e invista em almofadas para decorar quartos, varandas ou salas de estar. As almofadas podem ficar sobre poltronas, sofás, camas, cadeiras, puffs, entre outros assentos e suportes.

Há quem queira criar almofadas para pets também, o que deixa o ambiente ainda mais criativo e acolhedor. De qualquer modo, provoque conforto, segurança e beleza nas suas peças de crochê com fio de malha e usufrua de tudo isso.

50 Ideias de artesanato em crochê com fio de malha

1 – Caixa organizadora com tampa e um lindo pingente de coração

Caixa organizadora com tampa
Foto: @oseu_croche

2 – Capa para notebook de crochê em fio de malha

Capa para notebook de crochê em fio de malha
Foto: @no.decroche

3 – Capinha de celular em crochê com várias opções de cores

Capinha de celular
Foto: @no.decroche

4 – Peso de porta de fio de malha diferente

Peso de porta de fio de malha
Foto: @croche_cola

5 – Mais um peso de porta de crochê fácil de fazer

peso de porta de croche com fio de malha
Foto: @daluliartesemimos_

6 – Mateira de crochê super estilosa

Mateira
Foto: @woll_haus

7 – Capa de crochê para banquinho redondo de madeira

Capa para banquinho redondo de madeira
Foto: @__ponto_sem_no__

8 – Mais uma capa de banco simples e bonita

capa de banco
Foto: @__ponto_sem_no__

9 – Cama pet de crochê em fio de malha

Cama pet
Foto: @firma304

10 – Uma caminha confortável e linda

cama para cachorro de croche
Foto: @__ponto_sem_no__

11 – Capa para puff de crochê

Capa para puff de croche com fio de mallha
Foto: @vaiumcrochezinhoai

12 – Chaveiro de crochê com fio de malha modelo tassel

chaveiro tassel
Foto: @aemillyfaz

13 – Enfeites de Natal em crochê para decorar a casa com artesanato

Enfeites de Natal
Foto: @oseu_croche

14 – Chaveiros de crochê em fio de malha

Chaveiro de croche com fio de malha
Foto: @loja_sueponto

15 – Mandala do Divino Espírito Santo  

Mandala do Divino Espírito Santo  
Foto: @Aflorabordadoss & Parcerias

16 – Colar de crochê para iniciantes

colar simples
Foto: @pordaucysimoes

17 – Cesto porta lápis confeccionado com duas cores de fio de malha

Cesto porta lápis
Foto: @arranjoshandmade

18 – Tapete de fio de malha divertido

tapete de porta de entrada
Foto: @vaiumcrochezinhoai

19 – Mais uma ótima sugestão de tapete de crochê para fazer em casa

tapete de croche com fio de malha retangular
Foto: @vaiumcrochezinhoai

20 – Puxa saco para iniciantes

puxa saco com alça
Foto: @rosamariaartesanato_

21 – Chaveiro olho grego para lembrancinha

Chaveiro olho grego
Foto: @eufloriahdm

22 – Porta guardanapo para mesa posta

Porta guardanapo quadrado
Foto: @mariamaria_ateliedecrochet

23 – Puxa saco de poá super fofo para decorar a cozinha

puxa saco de poá
Foto: @vaiumcrochezinhoai

24 – Porta treco ou lixeira para carro

lixeira para carro
Foto: Varanda Baiana

25 – Trio de cestos organizadores de fio de malha

Trio de cestos organizadores
Foto: @smachna.torba

26 – Bandeja de crochê com madeira para a mesa de café

Bandeja para cafe
Foto: @meryemce0102

27 – Mochila de crochê em fio de malha prática para o dia a dia

mochila cinza
Foto: @babyecroche

28 – Bolsa de crochê com fio de malha para passear

bolsa de croche
Foto: @no.decroche

29 – Mais uma bela mochila com zíper

mochila com ziper
Foto: @fizdefios

30 – Degradê de cores incrível

bolsa de fio de malha
Foto: @no.decroche

31 – Bolsa de mão de crochê sensacional

Bolsa de mão
Foto: @no.decroche

32 – Porta controle remoto de crochê com bolso

Porta controle remoto com bolso
Foto: Empório Artesanal Recife

33 – Kit de cestos de crochê porta talheres

porta talheres
Foto: Lovaci Atelier

34 – Fruteira de crochê nas cores cereja e creme

fruteira com alça
Foto: naTELHA

35 – Kit de porta talheres e porta guardanapo 

porta talheres e porta guardanapo 
Foto: Lu Tosolini Ateliê

36 – Porta papel higiênico de crochê em fio de malha

Porta papel higiênico de crochê em fio de malha
Foto: Um Três Dois Ateliê

37 – Para manter o banheiro sempre organizado! 

porta papel higienico
Foto: @Aflorabordadoss & Parcerias

38 – Porta vinho de crochê com alças de couro para presentear alguém

Porta vinho de croche
Foto: Decorarte lembrancinhas e acessórios para festa!

39 – Sousplat de fio de malha com porta guardanapo de coração

Sousplat de fio de malha
Foto: Artes Rhô

40 – Brinco de crochê de fio de malha na cor verde água

brinco feito a mao
Foto: prasil BAG

41 – Peseira de crochê para cama de casal

Peseira de crochê
Foto: FILETTO Designer

42 – Ninho porta treco ou porta vasinho de planta

ninho
Foto: Mix Rô

43 – Kit higiene de crochê em fio de malha com capa para garrafa térmica   

Kit higiene de crochê com fio de malha
Foto: KPaes Ateliê

44 – Cachepô de crochê para vaso de planta grande

Cachepô de crochê para vaso
Foto: @elenocroche

45 – Necessaire com botão e tassel

Necessaire colorida
Foto: Trama Fios

46 – Bolsa de praia firme e resistente com fechamento de ímã

Bolsa de praia azul
Foto: VitoriaCrochet

47 – Pantufa de fio de malha muito confortável 

Pantufa de fio de malha
Foto: @passosdamamis

48 – Pochete de crochê

pochete
Foto: @doce_crochet

49 – Bolsa de crochê redonda 

Bolsa de crochê redonda 
Foto: @canta.mila

50 – Porta treco de crochê colorido

Porta treco de crochê com fio de malha
Foto: @gabirobaquemfez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *