15 Dinâmicas de acolhida para quebrar o gelo

A dinâmica de acolhida é uma estratégia muito interessante para promover um engajamento entre as turmas. Especialmente quando o ano letivo começa, essas atividades auxiliam na troca entre os alunos e estimulam a sensação de pertencimento.

15 Sugestões de dinâmicas de acolhida divertidas e criativas

Confira abaixo uma lista com quinze tipos de dinâmicas diferentes, para realizar com seus alunos.

Veja ainda: Brincadeiras para crianças com artesanato

1 – Apresentação

Após falar o seu nome, idade e local de nascimento, o professor apresenta também alguns gostos pessoais (como artistas e músicas favoritos, séries que assiste, time de futebol, livros preferidos).

dinâmica de acolhida

A ideia aqui é pedir para que os alunos também se apresentem da mesma forma. Liste no quadro os temas que devem ser falados e organize o tempo de fala de cada um para que toda a turma participe.

Leia mais: 10 Atividades de artes para educação infantil

2 – Semelhanças

Divida os alunos em pequenos grupos. Então, eles conversam entre si e escrevem em uma folha quais são as semelhanças que existem entre eles. Os alunos podem escolher sozinhos as características ou coletivamente, com o auxílio do professor.

dinâmica de acolhida semelhanças

Ao fim, cada grupo apresenta a sua lista de semelhanças para a turma. Quando todos os grupos já tiverem se apresentado, a turma inicia o debate de comparação entre todos e vê quem mais obteve semelhanças.

3- Brainstorming

Aqui o objetivo é engajar a turma em um debate propositivo de ideias. O professor escolhe o tema previamente, que vai guiar toda a enxurrada de sugestões. Também é sua tarefa estimular que todos os estudantes expressem suas opiniões sem censura ou avaliação.

dinâmica de acolhida brainstorming

Os alunos se reúnem em formato de roda, de modo que todos enxerguem um ao outro. Então, todos devem apresentar sua ideia sobre o tema. Todas as sugestões devem ser acatadas.

Na primeira rodada, o professor registra todas as ideias. Em seguida, todas elas são expostas e o grupo deve analisar quais são as mais fáceis de realizar. As ideias eleitas são distribuídas por grupos e cada um ficará responsável pela sua execução durante o ano.

4 – Contrato

Aqui os alunos são convidados a pensar quais são as regras principais para um bom convívio entre todos da turma. Depois que as regras são estabelecidas, o professor apresenta o contrato, que deve ser assinado por todos os alunos.

dinâmica de acolhida contrato

Quando surgirem conflitos entre os alunos durante o ano, o contrato deve ser acionado. Ele deve ser usado como parâmetro para a tomada de decisões coletivas, de modo que todos resolvam seus problemas.

5 – Interrogatório

Toda a turma passa pelo “interrogatório” conduzido pelos colegas e as respostas às questões não podem usar as palavras proibidas escritas no quadro. Elas podem ser definidas por todos, mas geralmente, ‘sim’ e ‘não’ estão inclusas.

dinâmica de acolhida interrogatório

A brincadeira consiste em cada aluno fazer uma pergunta que provoque que o interrogado use uma das palavras interditadas. Caso algum deles fale uma das palavras, deve fazer alguma ação escolhida pela turma.

6 – Balões

Os estudantes ficam de pé, em círculo. Cada um dos alunos, então, recebe o balão, o enche e dá um nó para que ele fique preso. Na sequência, eles devem lançar o balão e mantê-lo no ar.

Dinâmica de crianças segurando balões coloridos

A partir disso, alguns alunos saem dessa tarefa, sobrecarregando os demais. A cada vez que mais um estudante se retira, fica mais difícil manter todos os balões no ar. Essa dinâmica de acolhida os faz refletir sobre a solidariedade e colaboração coletiva.

7 – Resolução dos problemas

O aluno escreve em um pedaço de papel quais problemas eles gostariam de resolver. Todos os papéis são arrumados dentro de uma caixa. Então, cada aluno deve se dirigir até a caixa e ler um problema.

Dinâmica de crianças resolvendo problemas

A ideia aqui é fazer com que todos pensem, coletivamente, em uma resolução daquele problema. O professor media a tarefa, e ao mesmo tempo, promove o debate entre os alunos.

8 – História coletiva

Todos os alunos sentam em formato de roda. O professor facilita a dinâmica e, assim, sugere o ponto de partida ou inicia a história. Em seguida, cada aluno adiciona um novo trecho na história seguindo o enredo dito anteriormente. Vale o registro da atividade em áudio.

Dinâmica de história coletiva entre alunos

9 – Tapete mágico

Primeiro, divide-se a turma em grupos. São necessários para a atividade pedaços de tapete ou papelão. Cada grupo deve receber dois pedaços de “tapete”. O objetivo é que os alunos se desloquem de pé sobre um deles e atravessem a sala sem colocar o pé no chão.

Dinâmica de tapete mágico

Os grupos devem usar seu raciocínio para pensar meios de executar a tarefa. É preciso cumprir a passagem dos integrantes de um tapete ocupado para o outro, de forma sucessiva.

10 – Animais

Cada aluno escolhe um animal que mais o representa, pode ser qualquer um. Em seguida, desenvolve um texto ou desenho sobre essa relação. Quanto mais criatividade, melhor.

Desenho de coelhos feito por criança dinâmica

Ele apresenta seu desenho ou texto para a turma e os colegas podem debater se concordam ou não com os argumentos apresentados. Todas as reflexões que surgirem são válidas.

11 – Desenho coletivo

Primeiro, a turma é dividida em grupos. Será necessário material de desenho. Ele vai ser dividido entre as pessoas que formam os grupos. Cada estudante será o “dono” de uma cor.

Dinâmica de desenho coletivo 3 crianças

O desenho coletivo deve conter todas as cores da turma em seu resultado. O tema do pode ser de livre escolha dos grupos ou estabelecido antes. Ao fim, todos compartilham como foi a atividade.

12 – Torre

Após a divisão da turma em grupos, será necessário o uso de sucata, papéis usados, cola e barbante. O material é distribuído entre todos e cada grupo deve se tornar responsável pela construção de uma torre.

Dinâmica de construir torre

É interessante também que um grupo seja a comissão de jurados, que deve avaliar os quesitos de altura, estabilidade, estética e participação durante a tarefa. Quando todos tiverem finalizado, os julgadores terminam a avaliação e definem que grupo foi o vencedor.

13 – Memes da internet

Essa atividade é ótima com alunos um pouco mais velhos, já inseridos no contexto da internet. O professor distribui entre todos impressões de memes da web. Então, cada aluno completa com frases que lhe deem um significado dentro do contexto.

Dinâmica de meme na internet

14 – Nó humano

Os alunos se organizam em uma roda e dão as mãos, como se fossem fazer uma ciranda. É importante que cada um registre a quem deu sua mão direita e esquerda.

Dinâmica de nó humano pessoas em circulo

Depois, podem se soltar e caminhar de forma livre pela sala. O professor faz o sinal para que todos voltem à formação de roda. Aí todos devem dar as mãos e voltar à posição inicial em que estavam.

15 – Sequência

Os alunos formam um círculo. Então, cada um se apresenta falando o seu nome, algumas características e faz um gesto. O aluno seguinte deve seguir os mesmos passos, repetir o gesto do colega e também fazer um gesto novo.

Dinâmica de sequência de gestos

Conforme mais alunos fazem os gestos, mais difícil fica repetir todos. Os alunos que errarem podem fazer ações decididas pelos outros colegas enquanto os que acertaram até o fim vencem a disputa.

Deixe um comentário