Envelopar móveis: como fazer, dicas, custo e muito mais

Envelopar móveis pode ser uma forma mais viável para repaginar um móvel antigo ou que apresenta alguma característica que você deseja mudar.

O processo de envelopamento não precisa de mão de obra especializada e é possível escolher diferentes estampas para cada parte do móvel, se quiser.

Novos horizontes se abrem com o uso de adesivos para envelopar móveis de todos os tipos, como armários, mesas e estantes.

São muitas possibilidades e variações de estampas para escolher à vontade, desse modo, cada pessoa pode montar o visual do móvel de maneira criativa e exclusiva.

E tudo isso ocorre com rapidez e economia, contudo, é preciso treinar e ter certos cuidados para fazer o envelopamento por conta própria.

Confira ainda: Móveis incríveis de paletes de madeira

Confira as dicas, os custos e saiba como fazer isso com praticidade, a partir das informações disponíveis aqui.

Qual o material para envelopar móveis ideal?

Existem diferentes tipos de papéis adesivos que servem para envelopar móveis, mas é preciso identificar o tipo de papel que pode ser mais resistente, durável e adequado às suas necessidades.

Para envelopar madeira, o papel adesivo vinílico oferece durabilidade e resistência, além de ser prático e ter variadas estampas disponíveis no mercado.

envelopar moveis
Foto: @fc_adesivagens

Ele é o adesivo ideal para fazer o envelopamento de móveis, sendo semelhante a um papel de parede.

Veja também: Ideias e como fazer os móveis de pallet

Fotos de envelopamento de móveis antes e depois

Quando a gente observa o antes e o depois de um móvel que passou pelo processo de envelopamento, a sensação é de que parece ser um processo bastante complexo,

No entanto, envelopar móveis é mais fácil do que parece e você mesmo pode fazer isso nas mais diversas peças, como armários de banheiros ou guarda-roupas.

envelopar moveis vale a pena
Foto: @papeldeparede_casaedecor

É preciso ter cuidado na hora de envelopar, buscando a paciência e a tranquilidade necessária para seguir adesivando parte por parte do móvel, evitando a criação de bolhas e outros inconvenientes.

Portanto, é importante ver que todo o esforço vale a pena para que o resultado esperado seja alcançado.

envelopar moveis de madeira
Foto: @fs.envelopamento

Veja como é possível mudar totalmente a estética do seu móvel, deixando-o com um aspecto novo, e experimente essa técnica o quanto antes para poder usar a criatividade e aproveitar os benefícios.

Leia mais: Como fazer pátina nos móveis

Envelopar móveis estraga o material?

Não! Isso é mito, pois o envelopamento faz justamente o contrário, ele deixa o móvel ainda mais protegido de agressões externas e minimiza danos.

envelopar moveis de cozinha
Foto: @genvelopamentosoficial

O móvel, provavelmente, ficará com esse aspecto de “novo” por muito mais tempo, especialmente se for usado um material de qualidade ao envelopa-lo.

Impactos e arranhões farão menos estrago e o tempo não vai desgastá-lo tão facilmente.

Quanto custa para envelopar um móvel?

Como não é necessária uma mão de obra especializada para envelopar o móvel, buscar por um profissional é algo totalmente opcional e vai depender da sua disponibilidade financeira para isso.

Se quiser economizar, você mesmo poderá fazer o envelopamento com praticidade, gastando somente com os custos dos materiais: papel vinílico adesivo, estilete, espátula e pano microfibra.

dicas para envelopar moveis
Foto: @dl.plotagem

O material principal é o papel vinílico, que pode ter diferentes preços, porque isto vai depender da estampa desejada e da quantidade em metros.

Em média, o valor de um papel vinílico simples está entre 10 e 30 reais, o metro.

Dessa forma, o custo total dependerá do tamanho do móvel que será envelopado.

O que é mais barato: pintar ou envelopar?

Envelopar, certamente, é o processo mais barato para repaginar o seu móvel, seja uma prateleira, um nicho, uma escrivaninha ou um grande armário.

A economia ocorre porque, para envelopar, é necessário somente comprar o papel adesivo e aprender como aplicar a técnica de envelopamento.

Móveis de banheiro amadeirados
Foto: @marceloenvelopamentos

Além de não precisar de um profissional especializado para fazer o trabalho para você, o custo das tintas é bem mais alto, em comparação ao papel vinílico adesivo.

Inclusive, o processo será mais fácil e prático, por ser uma técnica que suja menos e é mais rápida do que a pintura.

Quanto tempo dura um móvel envelopado?

Um móvel envelopado pode durar entre três e sete anos, aproximadamente.

No geral, com o passar do tempo, a película vai perdendo a cor e vai descolando da superfície…

Desse modo, alguns fatores podem acelerar ou retardar esse processo e eles têm relação com as condições do móvel, o seu uso e o cuidado com a peça.

Armário de quarto bege
Foto: @rjfilmss

Por exemplo, o ideal é sempre usar produtos neutros para a limpeza, afinal, usar produtos abrasivos para limpar a película do envelopamento pode arruiná-la.

Outro fator que pode alterar a sua durabilidade é a condição do móvel antes de ser envelopado, se ele não tiver uma superfície lisa, a cola do adesivo pode ir soltando com mais facilidade.

Contudo, é possível afirmar que existe uma boa expectativa de durabilidade baseada nas características do material da película de envelopamento, o PVC.

Como envelopar móveis passo a passo

Se for iniciante na arte de envelopar móveis, escolha começar por um móvel com superfície plana ou com pouca textura.

A dificuldade durante o processo poderá depender da gramatura do adesivo, quanto mais grosso mais fácil será aplicá-lo. Desse modo, siga o passo a passo e acompanhe o tutorial.

  • Passo 1: limpe a peça com um pano úmido (microfibra), tirando a sujeira e a gordura que possa estar na superfície do móvel.
  • Passo 2: desmonte as partes internas do móvel ou acessórios necessários, como prateleiras, maçanetas, rodinhas etc.
  • Passo 3: meça a quantidade de adesivo vinílico ou papel contact que será necessário para envelopar a parte que deseja.
  • Passo 4: cole o adesivo na superfície na medida que for tirando a base do adesivo por baixo, passando um pano seco por cima para pressionar a parte que está sendo adesivada.
  • Passo 5: nos cantos ou nos locais que houver alguma textura ou relevo, use um secador para aquecer o adesivo e depois pressione-o com auxílio de alguma ferramenta (pano, espátula, etc.).
  • Passo 6: na hora do acabamento na parte da frente do móvel, dobre a sobra do adesivo para dentro do móvel, fazendo um corte diagonal na quina, usando o estilete.
  • Passo 7: no geral, para finalizar com as sobras do adesivo, use uma tesoura para fazer um corte da borda até a quina, em cada canto, e depois remova o resto passando o estilete rente à superfície.
  • Passo 8: depois de envelopar todas as partes que desejar, adesive as prateleiras ou outras partes internas por fora (se houver) para, em seguida, montar tudo o que foi desmontado no início.

Observação: cada móvel terá a sua especificidade na hora de aplicar o adesivo, portanto, visualize o passo a passo no vídeo para ter algumas referências.

Deixe um comentário