Escultura de argila: como fazer passo a passo com dicas

author-image
Amo escrever, criar, produzir peças artesanais e viver a vida com muita alegria! Editora há 8 anos aqui no Artesanato Passo a Passo! ;-)

A argila é um material muito versátil, por isso a escultura de argila é uma forma de trabalhar várias habilidades ao mesmo tempo: moldagem e pintura, são as principais.

Dessa forma, constata-se em ambientes terapêuticos e pedagógicos, que fazer esse tipo de trabalho com a argila pode trazer muitos benefícios também para a saúde, além do desenvolvimento da criatividade e da técnica.

Esculpir argila é estar livre para criar formas, com objetivo profissional ou não, qualquer forma é bem-vinda, se a intenção for o aperfeiçoamento na técnica, é importante manter a disciplinar e praticar bastante.

Com o tempo, você vai ser capaz de fazer várias formas e desenhos diferentes, inovando, melhorando e ampliando o seu trabalho cada vez mais.

Logo, em pouco tempo poderá criar lindos artesanatos em argila para decorar sua casa e até lucrar com a venda deles.

(Foto: @saya00a)

Quais materiais usados para criar escultura de argila?

Os materiais principais para fazer uma escultura de argila são: a argila, água, uma esteca e tinta acrílica ou esmalte para cerâmica, para que você possa pigmentar e decorar sua escultura.

(Foto: @thomasbenech)

Você poderá usar também um molde para que você inicie uma forma de base para começar a modelar o restante.

Há também outros materiais que auxiliam na formação da escultura, como ferramentas modeladoras.

(Foto: @jones_sculptor)

Em casa, você pode encontrar facilmente alguns objetos modeladores, como cortadores de biscoito, pinceis, rolo de massa, para amassar pedaços de argila quando necessário, etc.

A argila deve estar hidratada e quando ela não estiver é necessário o uso de um pouco de água para ajudar na modelagem – use a água com cautela, um borrifador pode ajudar.

Por fim, para quem não sabe, a esteca é um instrumento comprido e estreito, de madeira, que serve para raspar e tirar irregularidades da superfície da escultura quando a argila está quase seca.

Amo escrever, criar, produzir peças artesanais e viver a vida com muita alegria! Editora há 8 anos aqui no Artesanato Passo a Passo! ;-)
Artigo seguinte