Feltragem: o que é, como fazer e dicas sobre a agulhas

tutorial feltragem

A feltragem está, a cada dia, ganhando mais admiradores no ramo do artesanato, simplesmente por causa da sua potência criativa para construir diversas peças decorativas.

A técnica é uma opção para quem gosta de trabalhar com moldagem e possui ainda um diferencial, pois é um tipo de moldagem feita com fios, criando tecidos e objetos feltrados.

Os fios são entrelaçados com auxílio de uma agulha especial, sendo que existem vários tipos de agulhas diferentes para cada acabamento e detalhe.

o que é feltragem
Foto: @thehappyfelts

Os artesanatos são diversificados com a quantidade de formas e contornos que a feltragem é capaz de obter, além da variedade de cores que podem ser usadas para diferenciar os trabalhos.

Confira as dicas e veja como fazer.

O que é feltragem?

A feltragem é uma técnica muito antiga, os historiadores e artesãos a consideram uma técnica originada antes mesmo da tecelagem e da fiação de lã.

feltragem com agulha
Foto: @thehappyfelts

Isto, porque no período Neolítico ou período da Pedra Polida, os seres humanos que viviam perto de criações de ovelhas, conheceram espontaneamente a feltragem.

Usando a lã por dentro dos seus calçados para deixá-los mais confortáveis, a lã ficava feltrada com o suor e o movimento do caminhar.

feltragem gato
Foto: @mosscat25

Com isto, os povos antigos descobriram outras utilidades para ela, pois a lã feltrada passou a ser usada para fazer tapetes, forros e mantas, como é até hoje.

cameras
Foto: Mimos Feltrados

Esse tipo de feltragem é conhecida como feltragem úmida, na qual se usa água e sabão, de modo que a lã é friccionada até alcançar uma consistência capaz de ser moldada.

Contudo, existe um tipo moderno que é conhecido como feltragem seca.

animais
Foto: @thehappyfelts

Para fazê-la é preciso ter uma agulha de feltragem, de modo que as suas farpas consigam moldar a lã e compactá-la, como for desejável.

morango miniatura
Foto: @dasdaf.art

Para que serve a feltragem

A feltragem serve para a produção de tapetes, forros, mantas, toalhas, entre outras peças têxtis, além de objetos tridimensionais e decorativos.

Dessa forma, a técnica produz tecidos e objetos feltrados.

mini cacto
Foto: THREEAPACK

Ambos os casos surgem a partir do entrelaçamento dos fios, feito por uma agulha ou a partir de uma camada de lã umedecida e moldável.

feltragem de lã cachorro
Foto: @thehappyfelts

O modo de fazer é fácil e versátil, contribuindo para que a técnica da feltragem continue sendo uma tendência de sucesso, embora seja bem antiga.

raposa
Foto: Notonthehighstreet.com

Materiais usados na feltragem

Para fazer a feltragem úmida é necessário usar apenas lã, água, sabão e fricção.

material
Foto: Educational Toys Planet

É um modo bem antigo, só que mais complicado para os dias de hoje. Por isso, é bem mais fácil fazer a feltragem seca, que se utiliza de uma agulha especial para feltragem.

agulha de feltragem
Foto: Aliexpress

Com a agulha, os fios da lã são entrelaçados e empurrados para dentro da peça, pois é necessário compactá-la de acordo com a forma desejada.

ferramentas
Foto: Aliexpress

É importante também ter uma esponja para servir de base no trabalho, diminuindo o risco de se machucar com o manuseio da agulha.

kit para iniciantes
Foto: Magazine Luiza

Dicas de feltragem para iniciantes

O ideal é começar pela feltragem seca, comprando as agulhas especiais e a lã cardada, por ser uma lã mais firme dará mais confiança aos iniciantes.

lã para feltragem
Foto: HEALabel

Contudo, a marca Santa Fé lançou uma linha de lã para feltragem que é feita com garrafas PET recicladas, o que pode ser uma opção para quem quer produtos sustentáveis.

Outras linhas também são lançadas com intuito de trazer mais opções de lãs para os artesãos que podem preferir lãs veganas, por exemplo.

kit feltragem
Foto: AliExpress

Após comprar os materiais de qualidade e da sua preferência, comece fazendo moldes simples, como bolinhas, corações e estrelas.

Depois, avance para a criação de peças que são feitas a partir de partes separadas que precisam ser unidas para formar o trabalho completo.

gatinho
Foto: @gingercattoys

É o caso dos ursinhos, gatos e das fadas, que são peças relativamente fáceis, mas que precisam de acabamentos e detalhes específicos.

Outra dica é usar uma caneta especial para feltragem, que pode ser usada para colocar várias agulhas e usá-las ao mesmo tempo, de modo que o processo fique mais rápido.

Aparelho para 7 agulhas
Foto: Santa Meada

Tipos de agulha de feltragem

As agulhas de feltragem trazem as seguintes numerações: 19, 32, 36, 38, 40 e 42. Sendo que quanto maior for a numeração, menor será o tamanho da agulha.

kit
Foto: My Modern Met

Todas elas têm um formato padrão, em geral são bem pontudas, possuem farpas e uma parte superior em forma de L. Contudo, existem algumas diferenças entre os modelos de agulhas.

Agulha triangular

A agulha triangular é um tipo comum, usada para os iniciantes.

Agulha reversa ou invertida

A agulha reversa ou invertida possui farpas que estão viradas para o lado oposto, com isto é usada para puxar as fibras ao invés de empurrá-las, causando o efeito de pelugem.

Agulha espiral

A agulha espiral tem a ponta torcida no eixo, sendo mais indicada para acabamentos suaves.

Agulha estrela

A agulha estrela possui farpas nos quatro lados e feltra mais rapidamente.

Agulha coroa

A agulha coroa traz farpas somente nas pontas, empurrando poucas quantidades de lã e, por isso, controla a aplicação para criar detalhes delicados.

Por fim, é importante saber que as agulhas maiores servem para as partes maiores e as agulhas menores são ideais para a criação dos detalhes do trabalho.

Feltragem em tecido

A feltragem em tecido acaba sendo uma feltragem mais plana que produz estampas para capas de almofadas, lençóis e toalhas, por exemplo.

feltragem em tecido
Foto: @anacardia_dolls

A técnica da feltragem também pode resultar no próprio tecido, formando tapetes e forros.

O tecido ou o fio utilizado precisa ser resistente para suportar a entrada e a saída da agulha, que vai começar a moldar os fios de lã sobre ele mesmo ou sobre os fios de um tecido.

quadro sagrada familia
Foto: Estúdio Lãpião

O ideal é que seja um tecido bem encorpado e que possibilite a mistura dos seus fios com os outros fios da lã.

A dinâmica é a mesma utilizada para a feltragem seca, feita com a agulha adequada.

Quadro bastidor feltrado
Foto: Bordados Z

Confira esse tutorial simples e criativo da Santa Meada:

Feltragem em amigurumi

Para os amigurumis, a feltragem é uma técnica complementar para fazer detalhes, como cabelos, traços de olhos, bocas e narizes.

bicho preguiça
Foto: @thehappyfelts

Dessa forma, pegue um fio de lã e o empurre para dentro da peça, tentando compactá-lo e moldá-lo, criando traços que representem algum detalhe do trabalho.

Muita gente usa a técnica para fazer o contorno dos cílios e das sobrancelhas.

feltragem em amigurumi
Foto: @gingercattoys

Porém, outra aplicação para amigurumis é a colocação de um pouco de lã para auxiliar na junção das partes do boneco, usando a feltragem como modo de união.

Assim, a lã é empurrada e fica misturada com o fio amigurumi, ficando invisível ao final.

Feltragem com agulha

A feltragem com a agulha é versátil, pois é usada para todo tipo de feltragem seca.

chaveiro de urso
Foto: @chipachimak

A agulha para feltragem é uma ferramenta que constrói peças bidimensionais e tridimensionais, a depender do modelo de trabalho.

feltragem para iniciantes
Foto: @gingercattoys

A moldagem do fio de lã pode se transformar em uma estampa plana para tecidos ou em peças que sirvam como enfeites para mesa, paredes, chaveiros, entre outros.

Essas peças podem imitar a forma de um animal, de uma figura lúdica ou de um desenho animado. Esse tipo de feltragem traz muitas opções para se inspirar e experimentar.

a seco
Foto: @pruneva_22

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *