Amigurumi: +100 modelos fofos e passo a passo completo

Descubra agora como fazer amigurumi passo a passo, desde as peças mais simples até as mais elaboradas.

Se ainda ainda não conhece, precisa conferir os trabalhos incríveis que podem ser feitos com essa técnica.

Para você ter uma ideia, podem ser feitos chaveiros, bonecas, bichinhos e até mesmo objetos decorativos.

E os materiais utilizados são fáceis de encontrar em papelarias e armarinhos.

ideias de amigurumi

Aproveite esse tempo livre para aprender o que é amigurumi e conferir as melhores dicas, ideias e tutoriais para criar amigurumis super fofos!

O que é amigurumi?

Amigurumi vem da língua japonesa e significa literalmente boneco/bicho de pelúcia de crochê ou tricô. Amigurumi é uma técnica utilizada para criar diversos artesanatos.

Além dos fofíssimos bichinhos de pelúcia, é possível fazer diversas outras criações de amigurumi. Como foi dito, é possível fazer objetos decorativos para a sua casa, chaveiros, entre outros.

A técnica é considerada tradicional, mas ressurgiu nos anos 80, no Japão. Desde então, popularizou-se cada vez mais, chegando a virar uma febre.

Quem ainda não sabe trabalhar com essa técnica, pode conferir livros, revistas, blogs e sites com dicas de tricô e crochê do zero. Isso facilita na hora de acompanhar uma receita.

Mas, para ajudar, selecionamos alguns tutoriais fáceis de fazer e muitas ideias criativas.

Tipos de amigurumis mais usados 

É muito comum ver amigurumi de animais, como abelhas, ursinhos e leões. Os bichos são bons exemplos porque existem muitas receitas por aí apresentando uma variedade de animais.

Dentre os amigurumis mais populares, além dos animais, existem as representações de plantas, como os cactos, os desenhos animados, como os “smurfs”, ou figuras humanas animadas, como as bonecas.

No mais, as conhecidas bolas de Amigurumi servem de base para muitos bonequinhos ou bichinhos e é um ótimo jeito para iniciar os trabalhos nesse artesanato.

Qual material é usado para fazer um amigurumi básico? 

O kit básico de amigurumi é formado por agulha de crochê ou tricô, novelo de fio Amigurumi (ou linha de tricô/crochê), agulha de tapeçaria, olhos de segurança (com travas), marcador de pontos e fibra de enchimento (para deixar seu bichinho fofo, literalmente).

passarinho amigurumi
(Foto: @bestamisaround)

Cada tipo de linha vai dá um resultado diferente. As linhas mais finas criam pontos mais delicados, já as mais grossas formam pontos maiores e deixam a peça com um aspecto mais fofo.

Por isso, com um mesmo número de “carreiras”, a depender da espessura da linha, o seu amigurumi pode ficar maior ou menor.

Outro detalhe é sobre o acabamento fosco e brilhoso. Uma linha fosca deixa o acabamento mais rústico, enquanto uma linha brilhante, ou seja, “mercerizada” oferece um acabamento mais delicado e com aspecto mais sedoso. 

Uma outra opção de linha é o fio de malha, que tem o formato de uma fita e acaba dando um resultado bem firme aos pontos. Esse fio deixa o trabalho ainda mais fofo e foge do padrão estético do fio cilíndrico. 

Saiba mais sobre os diferentes efeitos provocados por diferentes tipos de linhas, assistindo a este vídeo do canal Ateliê MariaRê:

Fazer amigurumis possibilita peças artesanais bastante diversas. Para você que está começando, selecionamos o vídeo do canal Two Bee sobre amigurumi para iniciantes:

Amigurumi para iniciantes: dicas para começar a produzir

O trabalho começa em geral com um anel mágico, porque é uma forma de tornar a peça circular, no crochê ou no tricô.

Ele é feito apenas de “pontos baixos”, então, procure se desenvolver neles, você ainda pode fazer pontos em “x’ ou em “v”, mas procure manter a continuidade do formato.

Você também pode utilizar correntinhas e anéis mágicos quando for necessário, mas as partes que você forma em separado são unidas geralmente pelo ponto baixo também.

A fibra sintética precisa ser colocada dentro da costura com muito cuidado, de pouco em pouco, atentando-se para preencher todo o espaço. Por isso, leve primeiro a fibra para as laterais e busque ajustar a peça no formato desejado.

Quando comprar o olho de segurança, certifique-se de que ele tenha uma trava de fácil manuseio, uma que não precise de nenhuma ferramenta para ser colocada.

Utilize um marcador de linha, isso ajuda muito a separar as carreiras e pontos.

amigurumi para iniciantes
(Foto: @mitxoko)

Aplique o truque da diminuição invisível quando tiver que diminuir as carreiras. Ajuste o fio para ficar bem rente à agulha, apertadinho mesmo, e depois faça com que os pontos seguintes se tornem um só.

Ao invés de costurar as partes para uni-las, em alguns casos você pode substituir a costura pela cola de pano, por exemplo, quando for colocar um “focinho” no rosto de um animal.

Para isso você vai ter que passar a cola sempre por todo o avesso do “fucinho” e prender com alfinetes para segurar ambas as partes durante a secagem.

Para finalizar, quando estiver com seu trabalho pronto, você poderá lavá-lo quando quiser, porém não deixe de molho e utilize água quente, usando sabão neutro caso haja sujeira.

Anel mágico 

O anel mágico é o ponto padrão para iniciar a confecção e ele é bem simples de fazer:

Com uma laçada solta de alguns centímetros, cruze o fio formando um “x” sobre o seu dedo indicador, é como se você criasse assim uma grande alça.

Depois insira a agulha e puxe a linha contínua do fio (aquela que segue indo para o novelo) para dentro da laçada, por baixo da linha principal do círculo.

Firme o ponto, então, prendendo a laçada. Esse ponto não conta como “ponto baixo” é apenas um nó que prende o anel mágico.

Depois do anel mágico pronto o processo seguinte é fazer “pontos baixos” no fio que forma o anel mágico.

Como fazer amigurumi passo a passo

Para fazer amigurumi passo a passo, você precisará de materiais que são fáceis de encontrar e muito populares na produção de artesanato.

É possível escolher fazê-lo de tricô ou crochê, após definir, basta separar tudo o que você vai precisar. Veja esse vídeo do canal São José Armarinho:

Modelos de amigurumi com receitas 

Veja a seguir alguns passo a passos de como fazer modelos de amigurumi corretamente.

Urso de amigurumi 

O ursinho é ótimo para quem está começando, porque é um animal que todo mundo gosta e apesar de ter alguns detalhes mais elaborados, a depender da receita, basicamente você só tem uma cabeça circular e um corpo cilíndrico para trabalhar.

Mas também é possível usar somente a cabeça do ursinho para fazer um pequeno chaveiro, por exemplo, o que é ótimo para começar a trabalhar.

O urso está presente em vários desenhos infantis, e por passar uma imagem de força e bravura, as crianças adoram. Veja uma receita de passo a passo do canal Mimoart de um urso de amigurumi:

Polvo de amigurumi 

O polvo também é uma receita bastante fácil. Muita gente acaba confeccionando essa peça para recém-nascidos ou bebês.

Isto porque o polvo como bichinho de pelúcia apresenta uma meiguice bem aparente e seus oito tentáculos são ótimos para brincar.

As crianças são apaixonadas pelos polvinhos, tanto pela sua aparência quanto pelo seu “quê” de mistério e magia nos seus simbolismos.

Acompanhe a receita do canal THM By Dani logo abaixo e faça você mesmo um lindo polvo de amigurumi:

Boneca de amigurumi 

Existem muitos tipos de bonecas, para começar foque na mais básica, aquela que é mais fácil de fazer.

A boneca pode ser branca ou morena, pode ter o cabelo preto, loiro ou ruivo, vestido ou 2 peças de roupa, chapéu ou lenço. Enfim, são muitos detalhes que podem ser inseridos.

O amigurumi é um objeto de muito significado afetivo para aquele que possui. Por isso é tão importante saber a finalidade do trabalho.

Tudo isso você poderá também adaptar a partir de cada receita.

Veja esse exemplo e, se gostar, siga o passo a passo da Professora Simone Eleotério para fazer sua boneca de amigurumi:


E já que o cabelo é um dos elementos principais da boneca, vale à pena ver também esse vídeo da Círculo para que você aprenda a fazer 6 tipos de cabelos de boneca amigurumi:

Unicórnio de amigurumi 

Unicórnio é um animal mitológico, símbolo da força e da pureza. É uma figura contida também em muitos mundos imaginários e fantásticos, é ideal para dar de presente para as crianças.

Pode dar mais trabalho de fazer, a depender do modelo, mas o resultado é sensacional.

Essa é uma receita básica e super fofa de unicórnio de crochê. Veja e aprenda com as dicas do canal Ateliê MariaRê:

Chaveiro de amigurumi 

Como já foi mencionado aqui, chaveiros de crochê são excelentes para começar a desenvolver o trabalho. Isto porque você pode fazer a cabeça redonda de qualquer animal e já vai ficar a coisa mais linda.

Você vai ter o resultado mais rápido e com isso você pode começar a ganhar dinheiro, vendendo essas pequenas peças nesse tipo de artesanato. Experimente!

O passo a passo é bastante simples, ideal para quem busca um amigurumi para iniciantes. Você pode começar criando o bichinho ou personagem de sua preferência. Depois basta acrescentar as argolas para fazer seu lindo chaveiro.

Veja o passo a passo de um chaveiro urso na cor rosa feito pela Ariane Torres:

Abelha de amigurumi 

A abelha é a uma das mais fáceis de fazer. Agora não tem mais desculpas, siga o passo a passo do canal Amigurumis da Thaís para fazer sua abelhinha:

Ideias de bonecos e bichinhos feitos de amigurumi 

Você pode criar diversos modelos de bonecas, bonecos e bichinhos feitos de amigurumi. Todas as criações ficam muito lindas!

É possível fazer bichinhos como pandas, coalas, ursinhos, raposas, leões, gatinhos, pássaros, todas as opções são perfeitas.

Uma dica muito bacana é utilizar olhos para amigurumi em seus bichinhos. É muito simples colocá-los. E você também pode criar bichinhos de personagens populares como a Hello Kitty, Pokémons, unicórnios, entre outros.

O importante é usar a criatividade e não deixar de fazê-los. Afinal, eles servem como brinquedos, na decoração de festa infantil, peso de porta, enfeites para casa, acessórios como chaveiros e muitos mais.

Há muitas receitas de amigurumi simples e divertidas de fazer. Confira agora as melhores ideias e use como inspiração para fazer suas próprias peças.

1 – Uma fofura de boneca amigurumi morena com capuz e cachecol

boneca amigurumi
(Foto: @tubigumi)

2 – Um boneco grande super estiloso com touca e roupa de frio

boneco de croche com roupa de frio
(Foto: @meow.amigurumi)

3 – Uma bonequinha linda com vestido de crochê de manga longa

bonequinha amigurumi
(Foto: @meow.amigurumi)

4 – Um belo patinho de crochê para divertir as crianças

pato de croche verde e marrom
(Foto: @meow.amigurumi)

5 – Um charme de boneca de crochê ruiva com cabelos ondulados

cabelo de croche para boneca
(Foto: @meow.amigurumi)

6 – A fada sininho com pernas e braços articulados

fada sininho de croche
(Foto: @meow.amigurumi)

7 – Uma porquinha elegante fácil de se apaixonar!

porquinha de croche com vestido
(Foto: @meow.amigurumi)

8 – Que tal esse unicórnio de crochê super colorido?

unicornio sentado de croche
(Foto: @meow.amigurumi)

9 – Um dragão verde e branco com asas rosas bem lindinho

dragao de croche grande
(Foto: @meow.amigurumi)

10 – Coelhinha charmosa de crochê com jardineira e bolsa lateral

coelhinha de croche gigante
(Foto: @meow.amigurumi)

11 – Pequeno Papai Noel de crochê para enfeitar a casa no final do ano

papai noel de croche pequeno
(Foto: @meow.amigurumi)

12 – Um modelo de boneco de neve fofo para iniciantes

pinguim de croche sem pernas
(Foto: @meow.amigurumi)

13 – Uma rena de Natal cheia de detalhes no acabamento

rena de croche grande
(Foto: @meow.amigurumi)

14 – Um chapéu de bruxa para transformar o visual da boneca

chapeu de bruxa de croche
(Foto: @meow.amigurumi)

15 – Um cachorro totalmente personalizado com focinho

cachorro de croche com enchimento
(Foto: @meow.amigurumi)

 16 – Uma vaquinha de crochê para você se inspirar

vaquinha de croche facil de fazer
(Foto: @minicikhobim)

17 – Um coração de crochê para chaveiro simples e bonito

coração de crochê para chaveiro
(Foto: @garnknuten)

18 – Um papagaio que é sucesso de vendas! Não é perfeito?

papagaio de croche verde
(Foto: @garnknuten)

19 – Um carrinho de crochê que serve até para decoração

mini carrinho de croche
(Foto: @garnknuten)

20 – Uma simpática abelhinha para presentear alguém especial

abelhinha de croche simples
(Foto: @hugurumitoys)

21 – Um polvo fofíssimo para bebês prematuros

polvo de croche para bebe prematuro
(Foto: @mamzelle_crochet)

22 – Um móbile de passarinhos para decorar quarto infantil

mobile de passarinho de croche
(Foto: @mamzelle_crochet)

23 – Um príncipe sapo ideal para quem está começando do zero

principe sapo de croche com coroa
(Foto: @bestamisaround)

24 – Uma joaninha simples feita com poucos materiais

joaninha de croche
(Foto: @juliaka_toys)

25 –  Um porquinho da índia para conquistar o coração da criançada

porquinho da india com chapeu de aniversario
(Foto: @bestamisaround)

26 – Uma opção de boneca de crochê loira maravilhosa

boneca loira com vestido colorido
(Foto: @meow.amigurumi)

27 – Um bonequinho super criativo e moderno

boneco de croche com cabelo curto
(Foto: @meow.amigurumi)

28 – Bonecas de cabelo liso longo para garantir a diversão

bonecas amigurumi com pirulito de croche
(Foto: @tubigumi)

29 – Um menininho com traços delicados e costura perfeita

boneco lindo com jardineira
(Foto: @tubigumi)

30 – Uma ursa fofinha com bastante enchimento e um lindo laço vermelho

ursa fofa com laço vermelho
(Foto: @kcaco.uk)

31 – Um gatinho branco com orelhas e patas em outro tom

gatinho de croche com roupa
(Foto: @meow.amigurumi)

32 – Uma boneca bruxinha para comemorar o Halloween

boneca bruxinha feita a mao
(Foto: @migurumi_land)

33 – Um gato de crochê deitado para peso de porta

gato de croche deitado
(Foto: @crochetters.id)

34 – Um dinossauro bebê com uma combinação de cores incrível

dinossauro bebe azul
(Foto: @crochetters.id)

35 – Um pequeno palhaço que chama a atenção de qualquer criança

palhacinho de croche feito de amigurumi
(Foto: @kusumcek)

36 – Uma boneca bailarina de crochê com coque simples e lacinho

boneca bailarina de croche rosa
(Foto: @amigurumis.spain)

37 – Um pinguim cinza e branco mega estiloso com fone de ouvido

pinguim com fone de ouvido
(Foto: @kusumcek)

38 – Uma graça de tartaruga com receita fácil e rápida

tartaruga pequena com olhos com trava
(Foto: @kusumcek)

39 – Opções de chocalhos de bichinhos para bebês

chocalhos de croche com madeira
(Foto: @kusumcek)

40 – Qual você prefere: o peixinho ou o leão marinho?

peixe de croche e leao marinho
(Foto: @bestamisaround)

41 – Um elefante de crochê com carinha de dengoso e roupinha apaixonante

elefante de croche com roupinha
(Foto: @lamamama_toys)

42 – O que acha de fazer esses rinocerontes para vender?

rinoceronte feito com linha mesclada
(Foto: @kenjiku_)

43 – Bichinhos confortáveis e seguros feitos com fibra siliconada 

enfeites de natal de croche
(Foto: @lamamama_toys)

44 – Um urso panda que é simplesmente adorável!

urso panda preto e branco
(Foto: @lamamama_toys)

45 – Um leãozinho não pode faltar na lista de bichinhos

leaozinho de croche amarelo
(Foto: @zarif_orgulerimm)

46 – Pura delicadeza nesse trabalho feito de crochê

bichinhos de croche divertidos
(Foto: @dudefsworld)

47 – Um coelhinho feito à mão tão lindo que serve como item decorativo

coelhinho com nariz bordado
(Foto: @dudefsworld)

48 – Um trabalho artesanal de dar inveja

boneca artesanal com macacao
(Foto: @meow.amigurumi)

49 – Um foca super diferente para você fazer em casa

foca de croche com chapeu
(Foto: @bestamisaround)

50 – Um coala ideal para testar a sua técnica

coala de croche cinza
(Foto: @bestamisaround)

51 – Uma raposa super resistente mas com fio macio

raposa de frio grosso
(Foto: @joliparadox)

52 – Um caranguejo todo especial para você se inspirar

caranguejo de croche para decoracao
(Foto: @bestamisaround)

53 – Uma fofurice para quem quer aprender a fazer amigurumi

pintinho de croche
(Foto: @kusumcek)

54 – Um mini unicórnio rosa com franja colorida muito delicada

mini unicornio rosa
(Foto: @kusumcek)

55 – O que acha desse cabelo cacheado para boneca?

cabelo cacheado para boneca
(Foto: @mitxoko)

56 – E essa roupinha de boneca com estampa de melancia?

roupinha de boneca com estampa de melancia
(Foto: @janargul_handmade)

57 – Opções de cores para fazer o seu pinguim ainda hoje

pinguins rosa e azul
(Foto: @bestamisaround)

58 – Uma ideia sensacional de boneco biscoito 

boneco biscoito de croche
(Foto: @bestamisaround)

59 – Uma vaca de crochê para decorar o ambiente

vaca mimosa
(Foto: @zarif_orgulerimm)

60 – Uma ursinha para as meninas brincarem o dia todo 

ursa de croche com vestido
(Foto: @zarif_orgulerimm)

61 – Uma opção de cabelo de boneca com franja curtinho

cabelo de boneca com franja
(Foto: @crochetters.id)

62 – Boneca gigante com vestido e sapatinho de crochê

Boneca gigante com vestido e sapatinho
(Foto: @sari_accessories_)

63 – Um bonequinha decorativa para a sua casa

boneca decorativa com capuz
(Foto: @migurumi_land)

64 – Uma elefantinha charmosa com coroa de flores

elefantinha com coroa de flores
(Foto: @dudefsworld)

65 – Pequenos leõezinhos com jubas diferentes 

juba de leao de croche
(Foto: @dudefsworld)

66 – Um ursinho de pelúcia feito todo em crochê

urso de pelucia de croche
(Foto: @bestamisaround)

67 – Um bicho preguiça gordinho para decorar quarto de criança

bicho preguiça gordinho
(Foto: @bestamisaround)

68 – Mini baleia para chaveiro divertido

mini baleia de chaveiro
(Foto: @mitxoko)

69 – Modelos de vestidos de boneca em crochê rodados

vestido de boneca rodado
(Foto: @mitxoko)

70 – Trabalhos lindos sem muitos detalhes 

animais de croche

(Foto: @mitxoko)

71 – Cachorro salsicha bem criativo e engraçado

cachorro salsinha de croche
(Foto: @juliaka_toys)

72 – Uma boneca amigurumi com chapéu e bota

boneca com chapeu de bota
(Foto: @bestamisaround)

73 – Um vestido colorido para uma boneca muito lindinha

bonequinha de amigurumi
(Foto: @zeynep_toys)

74 – Frutas de crochê servem tanto para decoração quanto para chaveiros

frutinhas amigurumi
(Foto: Wertopic)

75 – Essa mini coruja é o mesmo caso das frutas

amigurumi passo a passo coruja
(Foto: Arte e Artesanato)

76 – Não deixe de fazer esses chaveiros de urso!

ursinho amigurumi chaveiro
(Foto: Nice Photo)

77 – Se quiser alegrar, faça também esses chaveiros de sorvete

Chaveiro amigurumi sorvete
(Foto: Hotsta)

78 – Como não admirar esse chaveiro de Hello Kitty?

amigurumi chaveirinho
(Foto: Margareth Ferreira Cobianchi)

79 – E essas corujinhas de crochê fofinhas?

corujinha amigurumi
(Foto: Marstravel)

80 – Use a criatividade na hora de fazer as suas peças

pintinho amigurumi
(Foto: Love Crochet)

81 – Tente um macaco de crochê como esse ou o bichinho que desejar

macaquinho Amigurumi
(Foto: Cute crochet monkey)

Dicas de como usar amigurumi na decoração

Agora que você já viu como fazer amigurumi passo a passo, veja as dicas que selecionamos para você usar na decoração de sua casa!

Os amigurumis são tão fofos que deixam qualquer cômodo da casa mais bonito. Você pode fazê-los em tamanhos menores ou maiores.

Eles podem ser usados como móbile, enfeite de maternidade, para decorar estantes, nichos, móveis, em geral.

É importante fazer o trabalho com cores que combinam com os cômodos. E você pode até mesmo fazê-los monocromáticos.

82 – Vasinhos de flores coloridas e divertidas para decorar

vasinhos de flores de croche
(Foto: @bestamisaround)

83 – Mini cacto com vasinho colorido ideal para decoração da sala

mini cactos com vasinhos coloridos
(Foto: @mitxoko)

84 – Cada detalhe faça a diferença no resultado final

ideias amigurumis croche
Foto: Imgrope

85 – Escolha o seu cacto preferido e faça você mesmo!

Cacto amigurumi
(Foto: Fatakat)

86 – Tulipas de crochê são ótimos para decorar uma mesa

tulipas amigurumi
(Foto: Ana Veiga Leal)

87 – Um móbile de nuvem de crochê pode ser colocado no berço do bebê

como fazer amigurumi mobile
(Foto: My Social Mate)

88 – Lindo esse modelo com astronauta amigurumi

decoracao amigurumi
(Foto: My Social Mate)

89 – Móbile de nuvem ideal para quarto temático

amigurumi decoração bebe
(Foto: Crazy for Crochet)

90 – O flamingo de crochê está em alta na decoração

decorativo amigurumi
(Foto: Livemaster)

91 – Uma guirlanda de Páscoa com coelhinho simples 

como fazer amigurumi guirlanda
(Foto: Air Freshener)

92 – Letras decorativas podem ser usadas em qualquer ambiente

letras amigurumi
(Foto: love Crochet)

93 – Que tal personalizar o quarto do bebê com esse bastidor?

como fazer amigurumi bastidor
(Foto: Medium)

94 – Decore também com enfeites de Natal

amigurumi gatinho natal
(Foto: Margareth Ferreira Cobianchi)

Decoração de festa com amigurumi

Existem muitas maneiras de fazer amigurumi para festa. Você pode fazer um amigurumi de unicórnio para festas temáticas.

Pode fazer também amigurumi de personagens famosos para decorar as mesas da festa de acordo com o tema.

Enfim, basta usar a criatividade para decorar a sua festa!

95 – Os animais podem fazer parte da decoração da mesa principal

Amigurumi Safari
(Foto: OLX)

96 – O tamanho e a cor podem variar de acordo com a festa

decoracao amigurumi festa
(Foto: Papo Glamour)

97 – Imagine esse unicórnio em uma decoração de aniversário com o tema

amigurumi do unicórnio
Foto: Fotos Fofas

98 – Super heróis de crochê para festa infantil de meninos

amigurumi passo a passo
(Foto: AMIGURUMI Crochê Passo a Passo)

99 – Um painel simples personalizado com o nome da criança

como fazer amigurumi enfeites
Foto: Medium

100 – Decoração de festa tema fundo do mar para as meninas

festa sereia amigurumi
(Foto: Mamãe Sortuda)

Como vender o Amigurumi?

Duas questões são importantes na hora da venda: o preço e a receita utilizada.

Para calcular o valor do seu artesanato, além do custo dos materiais, pense também no custo da sua hora de trabalho. Um preço justo está adequado também ao nicho de mercado artesanal dessa técnica e aos objetivos pessoais de cada um.

A questão que envolve as diversas receitas disponibilizadas gratuitamente ou não, é basicamente saber se você tem permissão para fazer a receita. Se ela está disponível, você já sabe que não terá problemas.

De qualquer maneira é muito importante saber que cada peça é diferente e pode ser modificada de acordo com a sua criatividade.

dicas de como fazer amigurumi
(Foto: TopBuzz)

Amigurumi é incrível, não é mesmo? Quando um cliente pedir uma referência ou um modelo específico, que você nunca fez, veja o que vai ser realmente possível ser feito e não alimente expectativas que não poderão ser supridas.

ideias amigurumi
Foto: @amalou.designs
boneca de crochê
Foto: @amalou.designs

No mais, quanto mais prática, melhor fica! Comece agora a produzir suas peças e perceba as possibilidades e oportunidades que aparecem.

Depois que você aprender os pontos básicos da técnica que escolheu, seja crochê ou tricô, vai perceber que é muito mais fácil fazer o amigurumi passo a passo que você imaginava.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *