Festão de Natal: 45 ideias para decorar árvores e ambientes

arvore de festao de natal

O festão de Natal é um dos materiais mais usados nas decorações natalinas ao redor do mundo, até porque seu design lembra muito o de uma árvore.

Justamente por isso, o festão era mais comumente escolhido para preencher árvores de Natal, ao enrolá-lo sobre os galhos.

Com o passar do tempo, a criatividade invadiu a mente das pessoas e surgiram novos modelos, com cores (dourado, prata, vermelho, verde, etc), acabamentos e tamanhos diversos.

Quanto ao formato, o festão pode ser feito sob linha ou aramado, e é ideal para dar volume aos adereços; você pode optar também por um modelo fino ou mais grosso.

decoração simples de porta com festão
Foto: Festive Lights

Mas antes de adquirir seu festão, é melhor decidir antes como será sua decoração de Natal, para que ele não fique fora do tom e você tenha um resultado belíssimo em sua casa.

A versatilidade desse objeto permite que você não se prenda as cores tradicionais da festa, enfeitando seu cantinho com as cores e estilos que mais gosta.

Então, se procura inspiração para montar seu cenário com festões de Natal, confira as imagens abaixo e garanta já o seu:

Como fazer árvore de Natal com festão

Mãos à obra! Saiba o que você precisa para montar uma linda árvore de Natal usando o festão:

Materiais:

  • Árvore de Natal – do tamanho que preferir;
  • Festão – no mesmo tom de cor da árvore;
  • Enfeites natalinos diversos.

Passo a passo:

Com a estrutura da árvore montada, enrole o festão da base até o topo; se o pedaço for muito grande, corte em tiras para facilitar. Após chegar ao topo, enfeite com os adereços a seu gosto.

O vídeo a seguir te ajuda a não perder nenhum detalhe:

Decoração de Natal com festão na parede

Caso não disponha de muito espaço em casa ou queira uma decoração diferente para este Natal, experimente usar o festão na parede.

festão para árvore de natal
Foto: Pin Griselle O’Neill

Nesse contexto, os modelos mais comuns são as guirlandas e árvores. No caso dessa última, você pode estruturá-la com pregos, ou sob um suporte (madeira, mdf, isopor) – para não comprometer sua parede.

Dicas para decoração usando festão de Natal grosso

Se você procura por volume em seu décor, escolha modelos de festão com espessura grossa; este tipo enfeita bem os corrimões, janelas, balcões, varandas ou sacadas.

festão de natal com neve
Foto: Staticbg

O que é festão aramado de Natal e como você pode fazer coisas lindas com ele

Esse tipo de festão possui arame em sua base, o que garante uma melhor sustentação na hora de enfeitar.

E exatamente por isso, você fica à vontade para arrumar seu espaço com ele da forma que preferir! Dentre as opções de ideias para usar o festão aramado, temos: canto de paredes, sobre a lareira (caso tenha), prateleiras, suporte de cortinas, arranjo para mesa, enrolado na escada e por aí vai…

Festões de Natal decorados podem facilitar a sua vida

Além do efeito de neve, os festões podem já vir de fábrica com alguns adereços, como pequenas estrelas ou sinos. Para quem gosta de praticidade é um prato cheio; é quase como levar dois itens em um. E ajuda bastante para incrementar o cenário natalino de forma geral.

Este acessório é literalmente um amigo na hora de criar e montar seu cenário de Natal, pois é versátil e prático; dá para enfeitar os espaços usando apenas ele! São várias formas e estilos para você escolher, e o resultado além de satisfatório, ficará lindo e no clima de festa. 

Como usar o festão de Natal na porta

O formato mais usado do festão para decorar portas é sem dúvidas, a guirlanda de Natal. Outro tipo muito escolhido é o de moldura, onde se cobre as laterais e a parte superior da porta.

enfeite de porta com festão
Foto: @mix_variedades

Se não quiser contemplar todo o espaço, use apenas a parte de cima da porta, fazendo um arco; fica mágico e bem bonito – principalmente se você encaixar os piscas natalinos e outros enfeites.

Origem da Árvore de Natal 

Durante muito tempo nos acostumamos a usar árvores artificiais para compor a décor natalina, mas muitas pessoas ainda hoje preferem usar os modelos naturais. Essa preferência mantém as antigas tradições, que iniciaram a prática.

festão de natal na arvore
Foto: Aspoonful of Sugar Designs

Os pioneiros no hábito de montar árvores foram os romanos, que celebravam no mês de dezembro o “Deus Sol”, que surgia com o solstício de inverno, no dia 21. Esse povo saudava Saturno, divindade das colheitas; sua festa era denominada então de Saturnália ou Saturninas, com árvores cheia de adornos luminosos.

Outra divindade também era contemplada através da decoração das árvores: o “Deus da Luz”. As árvores significavam o elo entre a Terra e o Céu, e eram aliadas da fertilidade e continuidade da vida.

A árvore de Natal como a vemos hoje foi difundida entre os séculos XVI e XVIII, na Alemanha. Aos poucos, o hábito se espalhou entre países e continentes, assim como uma outra famosa figura dos festejos, o Papai Noel.

arvore de festao de natal
Foto: Thesun

Porém as semelhanças terminam aqui, pois cada nação adicionou detalhes únicos de sua cultura e hábitos. Hoje, a celebração é feita em várias partes do globo, de forma ainda mais especial. Cada família celebra e decora seus lares de acordo com suas crenças.

O motivo para essas diferentes interpretações, além das crenças religiosas – e justamente por elas – reside nos tipos dos enfeites. Dessa forma, composições espetaculares são feitas, com árvores de Natal deslumbrantes e representando a fé e gostos pessoais de cada região.

Tipos de árvores

Basicamente, são dois tipos para você escolher:

arvore flutuante feita com festao
Foto: Heidieshleman

Naturais: Esse modelo é bastante delicado, com necessidade de cuidado e atenção. Se a muda for plantada para ser colocada em ambientes internos, lembre-se que ela precisa ficar próxima aos raios solares e ventilação – além da troca de vasos a medida em que cresce. Ao seguir essas dicas, sua árvore pode durar até três anos.

É importante ressaltar: não use enfeites natalinos muito pesados nesse modelo, pois os galhos podem ceder. As tradicionais luzes de Natal precisam ter boa qualidade, com lâmpadas que não esquentem – prevenindo assim as chances de incêndio.

Quanto as espécies, no Brasil as mais comuns são os ciprestes, criptomérias e as tuias.

Artificiais: Amplamente difundidas, as árvores artificiais podem ser feitas de PVC, fibra ótica e até garrafas PET. Seus tipos variam entre pinheiro americano, árvore amazônica, árvore alemã, árvore canadense, pinheiro Atlanta e pinheiro tropical.

Como montar sua árvore de Natal – passo a passo

Essa com certeza é uma das melhores partes do processo: abrir e montar sua árvore de Natal! Seguindo esses passos simples, seu resultado será incrível; acompanhe:

Passo 1 – A primeira coisa a fazer é abrir seu pinheiro, consertando qualquer amassado nos galhos; por ser a base da decoração, ele precisa estar bem seguro. E mesmo que seu modelo não seja tão farto, o festão de Natal está aí para te auxiliar.

Passo 2 – Se optar pelo modelo natural, ponha-o sobre uma base onde seja possível regá-lo, mantendo a saúde da planta até o dia de encerramento das festas natalinas.

Passo 3 – A seguir, é chegada a hora das luzes pisca-pisca. Elas vêm antes dos enfeites para que os fios fiquem escondidos, na parte interna da árvore. Além de organizada, sua árvore terá um efeito ainda mais bonito, pois a iluminação vem de dentro para fora.

Passo 4 – Ao colocar os enfeites, acenda os pisca-piscas; dessa forma, você tem maior visibilidade das áreas menos cheias, que precisam de reforço. A dica de ouro é: comece pelos adornos maiores e vá diminuindo, pois os buracos que sobrarem são mais facilmente preenchidos.

Passo 5 – Enquanto organiza, pare por alguns momentos e passe uma vista na árvore, mais de longe – para visualizar melhor os espaços que ainda estiverem vazios. Uma arvore bem preenchida é elegante, e o cenário perfeito para muitas fotos em família.

Passo 6 – No topo, você pode colocar a já conhecida estrela ou algum outro enfeite, como laço, sino, anjo e até fotos de sua família e amigos.

Veja algumas dicas que encontramos no canal IG:

Árvores de Natal e suas características

Antes de decidir sobre qual árvore escolher, analise os seguintes aspectos:

  • Tamanho: Após decidir em qual local de sua casa a árvore irá ficar, tire as medidas para que o tamanho dela se encaixe de forma harmônica; o máximo de altura recomendado são dois palmos do teto.
  • Cor: Aqui, o conta é seu gosto pessoal, e o ambiente em que a árvore vai estar. O tom verde, além de ser mais próximo ao modelo real, traz os significados de esperança, força e renascimento. Outras opções de cores disponíveis são azul, branca, dourado, prata, rosa, lilás.
  • Enfeites: A variedade de modelos, tipos, cores e tamanhos dos adornos natalinos parece não ter fim. Mais uma vez, vai depender do gosto de quem decora. Alguns desse enfeites carregam significados:

Anjos – Retratam o nascimento do menino Jesus; são os mensageiros de Deus;

Bolas coloridas: Sinalizam fertilidade e renovação, os frutos da árvore;

Estrelas: Representam a chegada de Jesus no dia de seu nascimento;

Sinos: Responsáveis por anunciar grandes eventos;

Velas: Simbolizam a figura de Jesus, que é “A Luz do Mundo”;

Guirlandas: Esperança de uma nova vida.

Veja também mais algumas ideias para decorar com festão:

01- O festão pode decorar todos os ambientes da sua casa

enfeite de casa com festão de natal
Foto: @suzirenepresentes

02- A mesa de jantar ou almoço pode ganhar um toque especial com um lindo centro e mesa feito com festão

centro de mesa deita com festão
Foto: @nosso_402

03- Decore as janelas de casa com festão, bola e laços

decoração de janela com festão
Foto @donalu.store)

04- As lojas também podem ganhar uma decoração natalina feita com a ajuda de festões

decoração de loja com festão de natal
Foto: @villavivadecor

05- De forma bem simples você pode deixar sua mesa encantadora

decoração de mesa com festão
Foto: @nosso_lar_apt

06- Aposte em uma decoração com festão e luzes

decoração de natal
Foto: Hayneedle

07- Além das cores tradicionais de natal, você pode decorar sua casa com outras cores

decoraçao rosa de natal com festão
Foto: @sim.casarei

08- As guirlandas de natal podem ser confeccionadas com a ajuda de festão verde

decoração vermelha com festão para porta
Foto: @mix_variedades

09- Você pode criar detalhes especiais na cabeceira de sua cama

enfeite de cama com festão
Foto: The House of Sequins

10- A porta da sua casa pode ser decorada de forma simples e criativa

enfeite de porta com papai noel
Foto: @sim.casarei

11- Além da tradicional guirlanda você pode decorar as quinas de sua porta

enfeite de porta para natal
Foto: @suzirenepresentes

12- Solte a imaginação e crie objetos decorativos com o suporte de festão

enfeite decorativo com festão
Foto: @tamicristina

13- O centro de mesa com festão pode ganhar enfeites natalinos que você tem em casa

enfeite para centro de mesa com festão
Foto: @meuapto_301

14- A escada da sua casa pode ser decorada de forma simples e ficar linda

escada decorada com festao
Foto: Home Dit

15- Pequenas árvores de natal ganham o enchimento com festão e ficam lindamente robustas

festão de árvore de natal
Foto: @meuapto_301

16- Existem diversos tipos de festão para decorar sua casa

festão de natal artesanal
Foto: Country Door

17- O festão branco trás leveza e elegância para sua árvore

festão de natal branco
Foto: Chandeliers and Champagne

18- O festão vermelho também é bastante usado nas decorações natalinas

festão de natal colorido
Foto: @atelieclubinhodanina

19- O festão aramado pode compor enfeites mais sofisticados e elegantes

Foto: Small Gestures Matter

20- É possível fazer vários enfeites com festão

festão de natal decorado
Foto: Amazon

21- O festão unido a outros itens mais naturais forma um lindo enfeite rústico

festão de natal enfeitado
Foto: Christmas Garland Wreaths

22- A decoração de natal fica linda em casa com lareiras

festão de natal grande
Foto: Spot Light Stores

23- Para quem gosta de praticidade a árvore de natal de parede é ideal

festao de natal iluminado
Foto: Laureline Koenig

24- As grades de sua janela ficam um charme com a decoração com festão

festão de natal largo
Foto: @casa_do_natal

25- De forma criativa você pode criar enfeites lindos para porta

Foto: Render

26- Sua janelas ficam ainda mais bonitas com festão de natal 

festão de natal na janela
Foto: Heath Windows

27- A sua porta pode ficar deslumbrante com vários enfeites na vertical

festão de natal na porta
Foto: @mix_variedades

28- Decoração de mesa feita com festão, pinhas e velas

festão de natal natural
Foto: Lowes

29- Linda inspiração para porta da sua casa; os detalhes de neve são o diferencial

festão de natal nevado
Foto: @mesas_da_sandra

30- Crie lindos modelos de árvore também para área externa

festão de natal para arvore
Foto: It Happens in a Blink

31- O corrimão da sua casa pode ganhar vida com as bolas coloridas

festao de natal para escada
Foto: HGTV Photo Library

32- Linda decoração com festão de natal para porta

festão de natal para porta
Foto: @casa_do_natal

33- O festão rose fica ainda mais bonito na árvore branca

festão de natal rose
Foto: Wishqatar

34- A porta pode ficar ainda mais criativa com uma decoração com festão aramado

festão de natal simples
Foto: @morada_67

35- A decoração pode ficar bem clean com bolinhas prateadas e douradas

Foto: Guide Patterns

36- O simples trás ainda mais encanto para sua casa

Foto: Potterybarn

37- De forma tradicional aposte em uma decoração verde, vermelho e dourado

festão decorado com bolinhas de natal
Foto: Christmas Fire Place Garland

38- Você pode incluir a luz pisca pisca na sua árvore de parede

festão natal fino
Foto: Life Style

39- Para uma decoração cheia de vida, invista em bolinhas coloridas

festão para decoração de natal
Foto: Pinterest

40- Faça uma guirlanda de forma simples e fácil

festão para guirlanda de natal
Foto: Pinterest

41- A decoração da sua loja pode ganhar detalhes especiais

Foto @thulidecor

42- Crie uma  árvore de natal com festão rapidamente

ideias com festão de natal
Foto: Hikendip

43- Detalhes encantadores podem ser feitos na sua casa com ajuda de festão

imagem de festão de natal
Foto: Pescatore Home

44- Decoração de natal para entrada feita com festões e fita

porta decorada com festão
Foto: @mix_variedades

45- Os festões coloridos deixam a árvore ainda mais bonita

arvore de natal branca
Foto: Lifestyle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *