Flores de papel para decoração

Confira agora como fazer lindíssimas flores de papel para decoração, fácil e simples!

Flores de papel para decoração
Avalie essa Matéria!

Que tal fazer flores de papel para decoração, seja na sua festa ou na sua casa? Você pode aprender aqui o passo a passo de como fazer esse enfeite bonito e tão simples de ser confeccionado.

Decorar ambientes com flores de papel é uma ótima ideia, sabendo que, todo dia, muita gente costuma desperdiçar papel, um recurso que é tão útil para diversas e inúmeras funções. O uso de papel para fazer um ornamento como este é um artesanato sustentável.

O charme proporcionado por esse adereço é perfeito para decorações entre muitas outras possibilidades! Datas como dia das mães, dia internacional da mulher e dia dos namorados, por exemplo, pedem um mimo tão pessoal, carismático e belo como este, não acha? Então, vamos aprender a fazer?

Flores de papel para decoração

Flores de papel são lindas e decoram qualquer ambiente: com elas, é primavera todo dia, e as flores nunca morrem! Esse artesanato é bem versátil: você pode adornar qualquer lugar da sua casa, dar de presente a alguém que você ama em uma data especial, utilizar de enfeite em uma festa… As possibilidades são inúmeras. E outra: a decoração não fica infantil, muito menos parecendo coisa de escola: dá só uma olhada no resultado final da nossa flor de papel!

Flor de papel pronta resultado final

Linda, né? E fazer flores de papel é bem simples. São poucos materiais envolvidos e não exige muito tempo para se confeccionar, já que o papel é um material versátil e acessível. O resultado da sua flor de papel será surpreendente, se você seguir o nosso passo a passo! Vamos aos materiais?

Para fazer flores de papel, você vai precisar de:

  • Um lápis;
  • Uma régua;
  • Cola (foi utilizada cola de silicone, mas você pode usar cola branca!)
  • Uma moeda de um real;
  • Uma tesoura;
  • Quatro papéis de bloco de anotação colorido de gramatura de 80 a 100g/m², de 8,5 cm de lado (ou outro tamanho desde que seja quadrado);
  • Um palito de pirulito.

Materiais para confecção das flores de papel

Molde de flores de papel para decoração

O molde utilizado para produzir uma flor de papel foi a moeda de um real, já que tem as medidas exatas para fazê-la. Atente-se ao passo a passo e entenda como utilizar a moeda como molde!

Como fazer flores de papel para decoração, passo a passo

Demos preferência ao uso de papel de bloco de anotação colorido, mas você pode utilizar qualquer papel que mais lhe agradar, uma vez que contenha gramatura de 80 a 100g/m² e esteja no formato quadrado. Em seguida, dobre os quatro papéis em triângulos três vezes, conforme a figura.flores de papel triângulos

Utilizando uma moeda de um real como molde, trace com o lápis o arco da metade da circunferência, indicado pela imagem abaixo. flores de papel moldagem com moeda

Assim que terminar de riscar nos triângulos, tendo como base a própria circunferência da moeda de um real, recorte-os na linha dos traços feitos, desta forma:
flores de papel papéis cortados antes e depois

Com a tesoura, corte minimamente os fundos das dobraduras em todos os papéis e, em seguida, abra-a. O resultado deverá ser este:

flores de papel corte no fundo

Como esta dobradura corresponde à estrutura das pétalas, corte com a tesoura uma pétala de uma delas, duas de outra, três da próxima e quatro da subsequente, em corte ÚNICO, conforme a imagem abaixo indica:flores de papel corte pétalas

Portanto, é exatamente assim que as pétalas devem ficar:

flores de papel corte final de pétalas

Fazendo uso do palito citado anteriormente, vá enrolando as pétalas para trás, suavizando-as em seus contornos.

flores de papel enrolando pétalas

Cole unindo apenas as pontas dos moldes, até que eles estejam em formato de cone de sorvete. Nós utilizamos cola de silicone, mas você pode usar a cola que quiser para unir os papéis. É válido ressaltar que é preciso pressionar fixadamente, para a cola aderir a ambos os papéis!

flores de papel repetindo

E repita o processo cautelosamente com todos os outros modelos…

flores de papel repetição

flores de papel sendo coladas

… Até que todos estejam bem colados.

colagem da última pétala das flores de papel

No final, é basicamente assim que as pétalas coladas devem ficar:

flores de papel cortadas

Não esqueça de ir arredondando os contornos com o palito enquanto cola os cones de pétala menores em seus respectivos cones de pétala maiores, uma por dentro da outra, pressionando para a cola fixar, segundo a imagem abaixo:

flores de papel ajuste e colagem

 

flores de papel pétalas arredondadas

E é assim que sua flor ficará após seguir este passo a passo: linda e pronta para adornar seu ambiente! Olha que elegância!

flores de papel resultado

E aí? Curtiu ler essa matéria?

Aprender a fazer flores de papel para decoração não exige complexidades: é super simples de fazer e o resultado é belíssimo! Confira aqui outras postagens sobre decoração, artesanato, confecções e DIY’s, no Artesanato Passo a Passo!

Se ainda ficou alguma dúvida, confira também em vídeo:


- Publicidade -


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here

*