Mandala Colorida: +75 modelos com combinações de cores perfeitas

mandalas coloridas de croche

A mandala colorida é muito mais do que um simples desenho, ela possui um sentido energético mais profundo

A origem está associada à sua própria forma circular que promove todo esse sentido vibracional.

Isto porque, o círculo é considerado, na geometria, uma forma perfeita que está presente nos símbolos cósmicos da infinitude.

As formas da natureza são sinuosas e irregulares, de modo que o círculo é a forma geométrica que mais corresponde com as formas elementais e naturais.

mandala colorida de croche
Foto: @theloopystitch

Com isto, a mandala é símbolo de harmonia e, quanto mais colorida ela for, mais vibrante ficará!

Pode-se dizer que se trata de um desenho espiritual, mas que é também usado em diferentes itens decorativos e usais, tornando-se ainda mais forte e conhecido em todas as partes do mundo. 

O melhor é que essas mandalas podem ser coloridas em diversos materiais e técnicas para pintura como o pontilhismo. Então, veja dicas de como fazer uma mandala colorida com lápis de cor e aproveite para conferir diversas imagens de mandalas coloridas para se inspirar.

Ideias para fazer mandala colorida

Para fazer mandalas coloridas é possível usar diversos materiais, inclusive, dá até para reaproveitar alguns materiais, como o CD, partes de revistas, jornais e fios de malha.

mandala de cd e pintura vitral
Foto: Mandalas em Vitral

No caso dos CD’s, eles podem ser decorados com tintas em alto relevo e/ou tintas acrílicas, além de miçangas, adesivos, penas e outros adereços.

Para pintar o CD é preciso descascá-lo completamente até deixá-lo transparente, vá tirando a parte cinza e continue até não ter nenhum resíduo.

A transparência do CD vai ajudar também no uso de moldes que podem ser fixados e servir de apoio para um desenho específico.

cd com pintura de verniz vitral e tinta relevo
Foto: Chão de Giz

Os moldes podem ser impressos e já saem no formato da mandala, com os desenhos adequados às suas necessidades e desejos.

Outro material muito utilizado é o fio de malha, que é ótimo para quem sabe fazer crochê e tricô, porque com essas técnicas a mandala toma a sua forma através dos fios.

mandala de fio de malha
Foto: Libellule Ateliê

Outros materiais, como o MDF, geralmente, já são vendidos no formato da mandala desejada, então, só é necessário decorá-la como quiser.

Fazer uma pintura envelhecida na mandala em MDF, pode ser uma maneira de produzir um artigo artístico com detalhes antigos que são muito bonitos, como arabescos em marrom.

pintura em mdf
Foto: Mandalas Sol de Sophia

Arabescos, por sinal, têm tudo a ver com mandalas envoltas no seu aspecto místico. Dessa forma, criar desenhos dentro do próprio desenho da mandala pode ser bem interessante e será um aspecto enriquecedor para sua obra criativa. 

Mandala colorida desenhada na parede 

A mandala é desenhada em diversos suportes, seja ele um suporte móvel, como é o caso do papel, ou um suporte fixo, como é o caso das paredes.

Sendo assim, os desenhos de mandala que são feitos na parede deverão ter uma durabilidade ainda maior e precisam estar a serviço da decoração de um espaço.

mandala desenhada na parede
Foto: Etsy

A mandala vai mudar toda a atmosfera do lugar, além disso, as cores usadas podem proporcionar sensações e climas diversos, então, nada de fazer pinturas aleatórias.

Trata-se de uma intervenção bem importante, na qual o trabalho será ainda mais laborioso. Esse tipo de desenho costuma ser feito com canetas permanentes, para gerar detalhes mais ricos.

como fazer fazer mandala
Foto: @decorarteparedes_

É imprescindível que se use uma caneta que corresponda com o tipo de parede, isto é, uma caneta a base de água sairá mais facilmente em paredes expostas à umidade.

Então, todas as características da tinta da caneta, precisam ser conhecidas pelo artista que fará o desenho.

mandala rosa na parede
Foto: @clau.mandalas

É um trabalho que possui um resultado bastante satisfatório para quem gosta de mandalas e quer colorir o ambiente, ainda que nem toda mandala precise ser colorida.

Muita gente, inclusive, tem ganhado dinheiro realizando esse trabalho de pintar mandalas nas paredes. Vale à pena investir na área aos poucos, descobrindo primeiro a sua relação com a mandala e desenvolvendo gradativamente suas técnicas.

Mandala colorida de crochê 

O crochê é uma técnica que promove delicadeza nas peças, então, a mandala colorida de crochê terá uma beleza especial.

mandala de croche
Foto: @sunshinenl_gallery

O uso de vários fios pode parecer complicado no início, mas existem tutoriais bem detalhados para ajudar nesse processo.

Uma mandala monocromática é uma solução para quem tem dificuldade com emendas no crochê e ela também pode colorir uma peça ou um lugar mais neutro. Contudo, os fios de cores diferentes são importantes para as emendas que formarão os desenhos.

filtro dos sonhos verde
Foto: @starmandalapattern

Esses desenhos são os traços que se ligam e criam as mandalas coloridas, criando partes que terão uma mesma cor e serão geometricamente equilibradas.

É através do crochê que são feitos os filtros do sonho de mandalas, entre outras peças decorativas para os ambientes em geral, como tapetes, centros de mesa e sousplats.

mandala colorida de crochê 
Foto: @theloopystitch

A base de mandala feita em crochê pode ainda muito mais, sendo também vista e confeccionada em bolsas, roupas, mantas, almofadas redondas, etc.

Um outro detalhe muito delicado que soma muito com a técnica do crochê e também está presente nessas peças decorativas, é o uso de franjas.

As franjas nada mais são do que fios soltos ou fios que, apesar de soltos, podem ter uma parte presa por algum acessório, mas que estão abaixo ou em volta da peça principal.

mini mandalas
Foto: @starmandalapattern

De modo que, penas, miçangas, pedrarias e outros itens também são incluídos na medida em que se deseja e é permitido o uso desses objetos.

A composição de uma mandala, ou seja, do desenho, pode ser através de traços côncavos, círculos, flores, pétalas, linhas retas, arabescos, entre outros.

No crochê, nem todos esses traços podem ser representados, mas há inúmeras possibilidades e composições para serem experimentadas e produzidas.

Materiais mais usados para fazer uma mandala colorida 

Os materiais mais usados são, certamente, o papel, por ser mais acessível e barato, e as telas, por serem uma base de pintura também relativamente acessível e barata.

desenho para capa de caderno
Foto: @lmagossoart

Entretanto, embora sejam materiais relativamente econômicos para o seu bolso, o preço varia conforme o tamanho, a marca, a localidade e gramatura, principalmente.

Já outros materiais, como MDF, CD’s e fios diversos, para crochê, são também bastante comuns e cada vez mais são procurados para este fim. Então, vamos começar a destrinchar um pouco cada material desse?!

decorativa em mdf
Foto: Daniela art

O papel é um suporte muito usado para pinturas feitas em lápis de cor ou tintas e, além disso, possui diferentes gramaturas para suportar diferentes níveis de pressão.

A tela é outro suporte, no qual é bastante usada e conhecida, seja em salas de aula nas escolas ou no dia a dia.

As telas redondas são as mais recomendadas para um quadro de mandala, mas isso não quer dizer que as telas quadradas não possam ser utilizadas. O mesmo acontece para o papel, que costuma ser retangular.

No mais, o MDF é um compensado comum, bem popular e, desse modo, mandalas em MDF acabam sendo vendidas como item de decoração para serem customizadas.

Uma dica e uma ideia que contribui com o reaproveitamento de materiais, é o uso dos CD’s, como já foi falado neste artigo. Afinal, com os modelos e tutorais espalhados pela internet, ficou fácil oferecer uma utilidade para os CD’s antigos, sendo que este material se destaca pelo resultado final.

porta incenso com cd
Foto: Mandala em Cor

Esse material deixa a mandala com uma aparência de vitral, como se ela fosse feita em vidro, e acaba sendo uma solução para conquistar tal efeito.

mandala colorida simples
Foto: @energiacircular

No mais, as paredes estão cada vez mais sendo utilizadas como base/suporte para esse tipo de arte, embora não contem como um material específico.

Desse modo, materiais como canetas poscas e outras permanentes, conhecidas também como marcadores, são muito usados e, por isso, continuam em alta no mercado.

Como fazer mandala colorida com lápis de cor 

A pintura de uma mandala é algo bem pessoal e precisa vibrar de acordo com as preferências do artista que se relaciona com as cores de modo subjetivo.

Algumas dicas e orientações são fundamentais para entender tipos de pinturas que caem super bem nas mandalas. Hoje as dicas são sobre a pintura de mandala em degradê, que se utiliza de uma mesma cor ou de cores diferentes.

Fique tranquilo(a) e tente usar materiais de qualidade para fazer uma pintura assim, que pode ser mais simples do que parece.

Há várias maneiras de colorir sua mandala e o degradê é uma delas, por isso, as dicas do tutorial vão abrir sua mente para este universo.

A partir do desenho de várias pétalas que estão presentes em um desenho de mandala impresso, cada pétala é apresentada com um degradê diferente durante o passo a passo.

Confira o passo a passo, assim como todas as dicas necessárias da Taty Alencar:

Experimente, então, reproduzir esses efeitos que serão descritos abaixo:

Efeito 1

Usar um mesmo lápis de cor para criar tonalidades diferentes a partir da pressão do lápis sobre o papel.

Efeito 2

Usar mais de três cores diferentes, que podem ser também tonalidades de uma mesma cor, diversificando ainda a pressão do lápis sobre o papel.

Efeito 3

Ao usar cores ou tonalidades diferentes de uma mesma cor, passe o lápis branco para homogeneizar a pintura.

Efeito 4

Ao invés de usar o lápis branco para homogeneizar a pintura em degradê, use o Blender, um aditivo que alonga e retoca, bastante usado em texturas.

Efeito 5

Crie, com apenas um lápis de cor ou vários deles, as camadas de tonalidades para o seu degradê a partir da colocação de água (aquarelando a sua pintura).

Dicas de pintura

A variação de tonalidades pode acontecer com o uso vários lápis de cores ou várias tintas, ou com o uso de apenas um lápis de cor ou uma tinta.

No caso do lápis de cor, o que vai mudar é a pressão sobre o papel, conforme também o tipo de lápis usado, pois existem diversos tipos e marcas. Quanto maior for a pressão, mais forte a cor ficará. Quanto menor a pressão, mais clara a cor ficará.

Vale a ressalva de que o ideal é usar papeis mais grossos para fazer os efeitos gerados a partir da água, ou seja, através de efeitos de aquarela.

A mandala colorida é um item difícil de ser esquecido, por isso crie logo a sua, seja desenhando, pintando ou construindo.

77 Desenhos de mandalas coloridas

Confira mais de 70 ideias de mandalas feitas com os mais variados materiais e cores.

1 – Mandala de crochê colorida na decoração

Mandala na decoração
Foto: @sunshinenl_gallery

2 – Filtro dos sonhos de crochê simples e bonito

Filtro dos sonhos de crochê
Foto: Ateliê da Sha -Artes em Tear e em Macramê

3 – Mandala colorida de crochê no bastidor de madeira

Mandala colorida de crochê no bastidor
Foto: @theloopystitch

4 – Peça decorativa feita de crochê com franjas

de crochê com franjas
Foto: @theloopystitch

5 – Combinação de cores incrível!

em croche
Foto: @theloopystitch

6 – Mandala de crochê com Espírito Santo 

Mandala de crochê com Espírito Santo 
Foto: Elis Baby Decor

7 – Mandala do Divino Espírito Santo em fio de malha

Divino Espírito Santo em fio de malha
Foto: @Aflorabordadoss & @TalitaCarlaAtelie

8 – Mandala de crochê com arame, tassel, fita de cetim e contas 

com arame e tassel
Foto: Ateliê Awa’rá

9 – Mandala colorida em MDF pintada a mão com tinta acrílica

Mandala colorida em MDF
Foto: Decorart – Atelier de Artes

10 – Mandala de crochê olho grego em fio de malha

olho grego de fio de malha
Foto: Libellule Ateliê

11 – Foto de mandala colorida simples

Foto de mandala colorida simples
Foto: @a_r_t_ea

12 – Perfeita para quem é apaixonado por mandalas coloridas na parede

mandalas coloridas na parede
Foto: @mylifeblueandi

13 – Mandala de palha para parede sensacional

mandala de palha
Foto: @imaterial_artesanatobrasileiro

14 – Tattoo de mandala colorida na perna com pontilhismo

Tattoo de mandala colorida na perna
Foto: @marcolealtattoo

15 – Mandala Olho de Deus para pendurar

olho de deus
Foto: @poeiradeceu / @kuatiácriações

16 – Desenho de mandala charmosa para fazer em casa

Desenho de mandala
Foto: @lilianfreitasterapeuta

17 – Mandala espiral cheia de significado

espiral pontilhismo
Foto: @marcelifang_mandalas

18 – Espelho com moldura mandala representando o amor e a espiritualidade 

Espelho com moldura mandala
Foto: @artdecormandalas

19 – Mandala de linha com as cores rosa, preto e branco

Mandala de linha
Foto: @_aestheticneon.store

20 – Mandala de lã girassol com estrutura de madeira de jatobá 

Mandala de lã girassol
Foto: @poeiradeceu

21 – Mandala 7 chakras 

7 chakras 
Foto: @manda.cor

22 – Mandala de 8 pontas cheia de cor e boas energias 

mandala de 8 pontas
Foto: @amorentrelinhas.artesanato

23 – Mandala de 12 pontas com bordados

12 pontas
Foto: @poeiradeceu

24 – Mandala em tela com a técnica do pontilhismo

mandala em tela
Foto: @dituttefeitoamao

25 – Mandalas coloridas na decoração da parede

Mandalas coloridas
Foto: Etsy

26 – Opção de mandala de crochê girassol

girassol de croche
Foto: Crochê do Sol

27 – Mandala pintada na pedra de rio com pontilhismo 

Mandala pintada na pedra
Foto: Studio Arte Zen

28 – Tampo de mesa com mandala mosaico 

Tampo de mesa com mandala mosaico
Foto: Myo Atelier Decoração e Arte

29 – Mesa redonda com mandala de mosaico de pastilhas de vidro

mesa mosaico com pastilhas de vidro
Foto: Além da Rua

30 – Caixa de MDF decorada com mandala

Caixa em mdf pintada a mão
Foto: Luz de Mandalas

31 – Mandala com pedras na caixinha organizadora

caixinha organizadora
Foto: Gisele

32 – Mandala colorida na parede no escritório

pintura na parede
Foto: Amazon

33 – Mandala gigante e cheia e cores

Mandala gigante
Foto: WallsNeedLove

34 – Muitas cores na decoração do ambiente

pintura na parede
Foto: Picosico

35 – Mandala na decoração da área gourmet

Mandala na decoração
Foto: Pinterest Patti Zamora

36 – Parede do corredor decorada com mandala 

Parede do corredor decorada
Foto: Pinterest Kristian Langen

37 – Desenho de mandala na porta para decorar

Desenho de mandala na porta
Foto: @mandalasdajaque

38 – Mandala no violão para customizar

violao customizado
Foto: @mandalaprosa

39 – Capinha de celular customizada com mandala

Capinha de celular customizada
Foto: @mandalaprosa

40 – Mandala no papel pintada à mão

Mandala no papel pintada à mão
Foto: @mandalaprosa

41 – Mandala em tons de azul, cinza e preto

azul e cinza
Foto: @mandalaprosa

42 – Quadro de mandala para decoração de mesas de canto e parede

Quadro de mandala
Foto: @mandalaprosa

43 – Mandala a roda da fortuna em crochê com aro de MDF 

a roda da fortuna
Foto: Gabi Rubi

44 – Uma linda mandala de crochê azul

mandala de crochê azul
Foto: @scheepjes

45 – Mandala de crochê gigante para parede

Mandala de crochê gigante
Foto: @desidesigncrochet

46 – Mandala de crochê pequena com contas e miçangas

Mandala de crochê pequena
Foto: @freepatten

47 – Capa de caderno decorada com estilo

Capa de caderno decorada
Foto: @lmagossoart

48 – Mandala de crochê grande para decoração

Mandala de crochê grande
Foto: @sunshinenl_gallery

49 – Mandalas de crochê no bastidor para decoração criativa

Mandalas de crochê no bastidor
Foto: @sunshinenl_gallery

50 – Enfeite de mesa com reciclagem e mandalas de crochê

mandalas de crochê
Foto: @chakraminimandala

51 – Mini mandalas como enfeite de parede

Mini mandalas
Foto: @sunshinenl_gallery

52 – Linda mandala em tons de azul

tons de azul
Foto: @sunshinenl_gallery

53 – Mandala filtro dos sonhos azul em crochê

Mandala filtro dos sonhos
Foto: @melegin.isleri

54 – Mandala de unicórnio super fofa

unicornio
Foto: @bokkyshome

55 – Tapete de mandala colorido

tapete de croche
Foto: @bokkyshome

56 – Vasinho de plantas decorado com pintura de mandala

Vasinho de plantas decorado
Foto: @ipotyva_arte_de_raiz

57 – Mini mandalas de crochê coloridas

mini mandalas
Foto: @wheelhouse_sg

58 – Móbile de mandalas coloridas em crochê

mobile de croche
Foto: @sterlingstitchcraft

59 – Mandala colorida com lápis de cor

colorida com lápis de cor
Foto: @myartmyworldmyvision

60 – Manta de sofá com mandala de crochê

Manta de sofá de croche
Foto: @theloopystitch

61 – Mandala para porta de entrada

para porta de entrada
Foto: @theloopystitch

62 – Enfeite de parede simples e belo!

Enfeite de parede
Foto: @theloopystitch

63 – Mandala árvore da vida colorida

árvore da vida
Foto: Studio Arte Zen

64 – Mandala colorida vazada em MDF com tons de marrom e turquesa

vazada em MDF
Foto: Ju Teixeira

65 – Mandala flor da vida toda de jornal e com aplicação de CD

flor da vida de jornal
Foto: CZ Artesanatos

66 – Mandala flor de lis colorida em pontilhismo

flor de lis
Foto: EnergizArtes

67 – Ideal para quem gosta de mandalas coloridas espelhadas

espelhada
Foto: Mandalas em Vitral

68 – Mandala de espelho com pintura de verniz vitral com pedrinhas acrílicas 

espelho com pintura de verniz vitral
Foto: Mandalas em Vitral

69 – Tatuagem de mandala colorida nas costas

Tatuagem nas costas
Foto: Tattoodo

70 – Mandala colorida de borboleta em vitral 

de borboleta em vitral 
Foto: Bela Mandala

71 – Mandala pontilhismo simples com tassel

pontilhismo simples
Foto: @dituttefeitoamao

72 – Mandala de penas maravilhosa!

Mandala de penas
Foto: @aqua.listica

73 – Banco de madeira decorado com mandalas com flores

Banco de madeira decorado
Foto: @cantodosabiaatelie

74 – Enfeite de parede com madeira circular e pintura impecável

Enfeite de parede com madeira circular
Foto: @nanda.mandalas

75 – Canecas personalizadas para presentear 

Canecas personalizadas
Foto: @rickiduran

76 – Cordão com pingente de madeira com desenho de mandala verde

Cordão com pingente de madeira
Foto: @mandalasbymaja

77 – Cachepô para vela decorado com mandala feita à mão

Cachepô para vela decorado
Foto: @mandalasbymaja

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *