Máscara tripla: Como fazer máscara com 3 camadas recomendada pela OMS

A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda o uso da máscara tripla, ou seja, com 3 camadas.

Mas, usar essa máscara não dispensa outras medidas de prevenção, sendo preciso se atentar às outras recomendações para realmente se proteger do novo Coronavírus.

Essa máscara é bem simples de fazer, a camada intermediária deverá servir como filtro e daí vem a importância das três camadas.

Neste artigo você vai saber quais são as características de cada camada para fazer uma máscara tripla eficiente e, de fato, se proteger com ela.

mascara com proteção tripla
(Foto: @rominacotovici)

Contudo, vale a ressalva de que todos devem cumprir outras precauções a respeito do uso da máscara de proteção e das medidas que controlam o isolamento social.

Veja e aprenda também a fazer um extensor de máscara, é muito útil.

O que é uma máscara tripla?

A máscara tripla, com 3 camadas de tecido foi recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como forma de tornar a máscara de proteção caseira mais eficaz contra a Covid-19.

mascara de proteção
(Foto: @rominacotovici)

Então, é hora de entender como essas camadas se organizam e quais suas características conforme a OMS recomenda.

Em primeiro lugar, a camada externa, que fica na frente da máscara, deve ser impermeável, ou seja, deve ser um tecido que não absorve água, umidade, enfim… como, por exemplo, o poliéster.

A segunda camada, a intermediária, deve ser um material que sirva como um filtro, por exemplo, o TNT, polipropileno ou algodão.

A terceira camada, a parte de dentro em contato com a pele, deve ser um tecido que absorva a água, que é o caso do algodão.

Sendo assim, você constrói a sua máscara tripla, que está sendo recomendada pela OMS.

Quais as novas orientações da OMS para o uso das máscaras em 3 camadas?

Para as máscaras triplas, o ideal é que sejam feitas com três tecidos diferentes para o formato mais eficaz de uma máscara caseira.

Aprenda também a fazer um porta máscara de tecido.

mascara com tres camadas
(Foto: @rominacotovici)
mascara com triplacada de tecido oms
Foto: @bye2virus

As orientações sugerem que essas máscaras sejam usadas pelo público em geral, principalmente por aqueles que precisam transitar nas ruas e o distanciamento social já não é mais possível. Por exemplo, quando se precisa pegar o transporte público.

Mas, a máscara mais recomendada deve ser de material cirúrgico e não de tecido! A máscara cirúrgica é descartável e deve ser usada pelos profissionais de saúde, cuidadores de infectados pela Covid-19, pessoas com mais de 60 anos, doentes crônicos e pessoas com sintomas da doença.

É importante saber também que ao usar a máscara de proteção, deve-se antes lavar as mãos, verificar se a máscara está limpa e em seguida ajustá-la no rosto, cobrindo boca, nariz e queixo. Depois, evite tocar na máscara.

mascara tripla recomendada pela oms como fazer
Foto: @shopachiote

Ao retirar, pegue sempre pelos elásticos (alças) e mantenha a máscara afastada do rosto. Se não for possível lavar a máscara de tecido nesse momento, guarde ela em um saco plástico ou no seu protetor de máscaras e lave as mãos.

Depois, quando for lavar a máscara, pegue mais uma vez pelo elástico e a deixe de molho no sabão ou na água sanitária por cerca de 20 minutos.

Tudo isso é muito importante e a OMS considerou dados recentes para destacar esses procedimentos corretos de prevenção.

Quais os tipos de materiais posso usar nas máscaras triplas?

Então, às vezes fica mais fácil usar um mesmo tecido, mas a OMS recomenda uma máscara tripla que possua três tecidos diferentes.

mascara tripla

A primeira camada, deve ser um tecido que não absorva a água, como polipropileno, poliéster ou uma mistura desses materiais. Sendo que muitos materiais têm também uma porcentagem de algodão, certifique-se de que a primeira camada é de um tecido 100% impermeável, portanto, sem algodão.

Aproveite para aprender como fazer sua máscara de tecido.

A segunda camada, é a intermediária e ela fica por dentro da máscara servindo de filtro. Para isso, um dos tecidos bastante fáceis e baratos de encontrar é o TNT, no entanto, busque uma gramatura maior do que a usada em trabalhos escolares.

Para a camada intermediária você pode usar algodão ou polipropileno. Isto é, use o mesmo tecido da camada interna ou o mesmo tecido da camada externa. Talvez isso facilite a feitura da máscara para você. O mais importante é que essa camada seja feita!

A camada interna, que tem contato com a pele, pode ser feita com um tecido 100% algodão, como o Tricoline. Isto porque, para essa camada é melhor que o tecido absorva a umidade, não sendo assim impermeável como na camada externa.

Como fazer uma máscara tripla com 3 camadas passo a passo:

Nesse vídeo do canal Passo a Passo Criativo você aprenderá a fazer uma máscara tripla passo a passo de um jeito fácil e rápido:

 

E, então? Pronto para arrasar e se proteger com essa máscara tripa de três camadas? Ela está sendo recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), por isso espero que tenha curtido essa receita e todas as orientações!

Leia também sobre máscaras com elástico atras da cabeça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *