Massinha de farinha de trigo: como fazer receitas divertidas para brincar

Existem várias receitas de massinha de farinha de trigo super fáceis de fazer.

E as crianças adoram brincar com essas massinhas de modelar, pois podem imaginar, construir imagens e exercitar a criatividade durante a brincadeira.

Além disso, fazer massinha em casa é algo divertido para as crianças. Afinal, durante esse processo, elas podem aprender a mexer com os materiais e escolher suas cores preferidas.

Veja a seguir como esse processo funciona, algumas dicas para completar as receitas (como colori-las, por exemplo) e as diferentes formas de fazer massinha caseira para tornar as brincadeiras ainda melhores e mais divertidas!

massinha de farinha de trigo e suco
(Foto: Facty Health)

Como fazer massinha de farinha de trigo de um jeito fácil

Para fazer a massinha de modelar com farinha de trigo de um jeito simples e prático serão necessários os seguintes ingredientes:

  • 2 copos de farinha de trigo
  • 1/2 copo de sal
  • 1 copo de água
  • 1 colher de chá de óleo
  • Corante (opcional)

Passo a passo

Em um recipiente de tamanho grande, adicione a farinha e o sal e misture. Depois, acrescente a água e o óleo. Caso a massa fique quebradiça, o ideal é adicionar mais água até ela obter uma boa consistência para ser manuseada.

como fazer massinha de farinha de trigo e agua
(Foto: Diario de Cuyo)

Basicamente, essa é a massinha de modelar feita com farinha de trigo. Lembre-se de guardá-la em vidro ou em um saco plástico de boa vedação no final do processo.

Nesse caso, ela não possui nenhuma cor. Se quiser colorir a massinha, acompanhe as dicas abaixo.

Veja as dicas e passo a passo do Caseirices Kids e faça em casa com as crianças:

Massinha de farinha de trigo com gelatina

A gelatina é um dos ingredientes que colore a massinha de modelar. Para isso, você precisa de uma caixinha de gelatina na cor desejada.

massinha de farinha de trigo para brincar
(Foto: Stay at Home Mum)

Basta adiciona-la à mistura junto com a farinha e o sal, no início do processo descrito acima. Os outros passos devem ser executados da mesma forma.

Massinha de farinha de trigo e suco artificial 

O suco artificial em pó é uma ótima alternativa para a coloração das massinhas com farinha de trigo. Basta escolher um sabor com a cor que desejada e misturar o pó ao processo para colorir a sua massinha.

massinha de modelar facil
(Foto: Kids&Clouds)

Outra opção para a coloração das massinhas é utilizar corante comestível. Nesse caso, tome cuidado e utilize roupas velhas para realização das receitas, já que as manchas podem não sair com facilidade.

Você só precisa escolher a cor desejada e colocar alguns pinguinhos na mistura para que ela fique com uma cor vívida e bonita.

massinha de farinha de trigo com gelatina
(Foto: Hacienda Coyotes)

Existem outras receitas de massinha de modelar que podem ser realizadas em casa.

O importante é realizá-las e dispor essa possibilidade para as crianças, pois é um material que incita brincadeiras criativas, educativas e que exercitam a coordenação motora.

Se você desejar, pode dar diversas cores às massinhas, para que os pequenos se sintam ainda mais estimulados a criarem diferentes propostas.

massinha de farinha de trigo e sal
(Foto: Cookist)

Conforme você for fazendo as massinhas, vai perceber que algumas precisam de ajustes: a de condicionador, por exemplo, pode ter a proporção dos seus ingredientes variável por conta do tipo de produto capilar utilizado.

Essa, particularmente, é uma boa alternativa caso você esteja em processo de transição capilar e não quer jogar os produtos fora: é só transformá-los em massinhas cheirosas que podem render brincadeiras divertidas.

massinha com 2 ingredientes
(Foto: Tes)

Uma ideia muito bacana, é que você faça todo o processo das massinhas junto com seu filho ou com a criança que vai brincar com o produto. Dessa maneira, o momento se torna mais divertido e proveitoso, e ainda promove ensinamentos para os dois envolvidos.

Se você ainda está em dúvida da receita de massinha de modelar que quer fazer, confira a seguir uma opção de massinha de modelar feita com condicionador e amido de milho.

Massinha de modelar com condicionador 

Uma receita diferente da tradicional massinha de modelar com farinha de trigo é a receita que envolve condicionador. Para ela, você vai precisar dos seguintes materiais:

  • ½ xícara de condicionador
  • 1 e ½ xícara de amido de milho
  • Corante (opcional)

Passo a passo

O processo é muito fácil: basta misturar esses dois ingredientes em um recipiente, misturando-os com as mãos. Quando a massinha atingir a consistência, ela está pronta para ser utilizada nas brincadeiras.

Um fato interessante sobre essa massinha com condicionador é o fato de que ela fica cheirosa (conforme o aroma do produto que você utilizou) e não estimula apenas o tato da criança.

Para colori-la, você pode adicionar corante, gelatina ou suco artificial no final do processo, misturando com as mãos.

massinha com maizena
(Foto: Splashway)

Uma massinha caseira é muito mais econômica e possui menos produtos do que as industrializadas, o que a torna uma alternativa muito válida às massinhas tradicionais que são comercializadas.

Depois que você finalizar as receitas, não esqueça de armazenar a massinha com cuidado, em um recipiente de vidro ou um saco plástico, ambos fechados, em um local seco.

É importante para que a massinha não resseque e possa ser reutilizada em outros momentos e brincadeiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *