Mistura de cores e resultados: conheça as várias combinações possíveis

A realização de mistura de cores e resultados diferentes é um fenômeno natural, que pode ser explicado a partir de parâmetros científicos.

Elas se originam dos estudos da Teoria das Cores.

Teoria das cores

É a reunião de estudos e experimentos que buscam compreender o processo de formação das cores. Geralmente, ela relaciona como a luz interfere no fenômeno.

Estudiosos como Leonardo da Vinci e Isaac Newton se dedicaram à questão.

Veja ainda: Como fazer tinta: 12 combinações de cores incríveis

mistura de cores e resultados

Foi justamente o artista italiano o primeiro a afirmar que a cor era uma propriedade natural da luz e não dos objetos. Posteriormente, o físico inglês aprofundou essa tese ao estudar a influência da luz do sol na formação das cores.

Da fisiologia à comunicação visual

Atualmente, a teoria das cores abrange desde os aspectos da fisiologia até a sua aplicação e utilização em peças de comunicação visual. Por isso, o campo da arte e do design são os principais campos de estudo dessa área.

mistura de cores e resultados prisma

É importante entender, portanto, como a cor se relaciona com os seres humanos. Assim, é possível identificar como utilizar as cores a nosso favor para a transmissão de mensagens ou sensações. Esse recurso é muito acionado na publicidade.

Quais são as cores primárias?

Para o ser humano, são três as cores primárias. Isso porque nós somos tricomatas, ou seja, contamos com três canais de informação de cores. Outros seres vivos podem ser tetracromatas.

mistura de cores e resultados primárias

Existem algumas divergências históricas e, até modernas, sobre quais seriam essas cores. No entanto, segundo a teoria tradicional, as cores primárias são: amarelo, azul e vermelho.

O que são cores secundárias?

Essas são o resultado da mistura das cores primárias. Assim, as cores secundárias são a expressão da junção de amarelo, azul e vermelho. Portanto, são elas: laranja, roxo e verde.

mistura de cores e resultados secundárias

O que são cores terciárias?

Já esse resultado ocorre a partir da mistura das cores secundárias com uma cor primária. Então, são possíveis ao todo nove diferentes tonalidades com a junção de cada uma das combinações.

mistura de cores e resultados terciárias

Qual a mistura de cores para dar marrom?

A mistura do amarelo ou vermelho com o preto resulta na cor marrom. Para clarear essa tonalidade, basta acrescentar o branco.

Mistura de cores marrom

Qual a mistura de cores para dar vermelho?

No caso, a cor vermelha é uma das três cores primárias. Portanto, ela não resulta de nenhuma mistura com outras cores.

Qual a mistura de cores para dar laranja?

Ao misturar partes iguais de amarelo e vermelho, é possível obter o tom laranja puro. Para mudar o tom, basta acrescentar um pouco mais de uma das cores ou até das duas juntas.

mistura de cores laranja

Qual a mistura de cores para da amarelo?

No caso, a cor amarela é uma das três cores primárias. Então, ela não resulta de nenhuma mistura com outras cores.

Qual a mistura de cores para dar preto?

Para obter a cor preta, é necessário misturar, em proporção igual as cores primárias. Assim, ela se origina a partir da junção de amarelo, azul e vermelho.

Qual a mistura de cores para dar rosa pink?

O tom rosa vibrante se origina da combinação de uma cor primária com uma cor secundária. Então, a partir da mistura do vermelho com o roxo/violeta se obtém a cor rosa.

Mistura de cores rosa pink

Qual a mistura de cores para dar azul?

A cor azul também é uma das três cores primárias. Logo, ela não resulta de nenhuma mistura com outras cores.

Qual a mistura de cor para dar roxo?

A cor roxa é uma das cores secundárias. Portanto, ela é obtida a partir da mistura de duas cores primárias, no caso, o azul com o vermelho.

mistura de cores roxo

Afinal, branco é a mistura de todas as cores?

As cores são, na verdade, ondas eletromagnéticas não captadas pelos nossos olhos. Essas ondas podem apresentar frequências diferentes. A cor branca é, então, a mistura de todas essas frequências.

Luzes x tintas

É importante mencionar, contudo, que esse resultado é possível quando pensamos na junção de fachos de luz coloridos. Quando se trata de tintas coloridas, o resultado será diferente.

Isso porque ao juntar um monte de tons diferentes de tintas em um mesmo recipiente, por exemplo, o tom final será mais próximo do preto ou cinza escuro do que do branco. Assim, a mistura de cores e resultados vai ser diferente nesse caso.

Deixe um comentário