Musicalização na educação infantil: atividades, objetivo e importância

O uso da musicalização na educação infantil faz parte de um conjunto de didáticas que atraem a atenção das crianças, enquanto simultaneamente as divertem e ensinam o conteúdo programático.

Isso porque, a música é uma das manifestações culturais e artísticas mais antigas na história da humanidade, sendo também importante para os diferentes níveis de aprendizagem, na medida em que o ensino é desenvolvido de forma mais lúdica.

Por assim ser, a musicalização na educação infantil é uma ferramenta interessante de ensino e aprendizagem. Por isso, fizemos nessa postagem um resumo com as principais informações a respeito desse tema.

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Como funciona o projeto musicalização na educação infantil?

A utilização da musicalização é um projeto que possui o intuito de sensibilizar os alunos por meio da percepção dos diferentes tipos de sons musicais.

projeto musicalização na educação infantil

A sua utilização na educação infantil, isto é, com alunos que possuem em média a idade de 5 anos, é um importante fator didático na medida em que a audição e experimentação são elementos importantes nessa fase da vida. Por isso, o recurso é geralmente bem aceito pelas crianças, conseguindo bons resultados na aprendizagem geral.

O processo acontece pela exploração de ritmos, sons, timbres, melodias e harmonias diferentes, que combinados estimulam o raciocínio, concentração e fala, além de contribuir com o processo de socialização dos alunos.

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Qual o objetivo da musicalização na educação infantil?

Nessa perspectiva, os objetivos desse recurso são, de forma geral, a construção de canais de aprendizagem e desenvolvimento global da criança na primeira infância. Isso porque, a musicalização é todo o conjunto de atividades que inserem a criança no mundo musical.

atividade de musicalização na educação infantil

Além do ensino do conteúdo programático propriamente dito, os objetivos também perpassam pelo ensino acerca das manifestações artísticas e culturais do país ou das regiões e o estímulo à criatividade, que contribui para o raciocínio e desenvolvimento cognitivo geral.

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Qual a importância da musicalização na educação infantil?

A musicalização é uma das formas interdisciplinares do ensino infantil acerca dos diferentes temas das aulas e pode ser usado na educação infantil como um recurso que se revela útil para os diversos elementos do desenvolvimento da criança.

Sendo assim, a sua importância se manifesta por meio do incentivo e facilitação ao desenvolvimento psicomotor, psicossocial, cognitivo e linguístico.

aula com musica na educação infantil

A linguagem musical coloca os pequenos em movimento e auxilia na absorção do conhecimento pela improvisação e interpretação lúdica.

Ademais, as crianças ainda aprendem a ter senso rítmico e sensibilidade, além de incentivar a criatividade, memória, concentração e consciência corporal. Nesse sentido, os benefícios ultrapassam o físico e atingem o mental e emocional.

10 Atividades de musicalização na educação infantil

As atividades que podem ser utilizadas com essa ferramenta são as mais variadas possíveis. De maneira geral, a musicalização pode ser introduzida em forma de canções temáticas de horários, como boas-vindas e encerramento, ou utilizadas durante os momentos das brincadeiras.

alunos da educação infantil batendo palmas

Abaixo seguem algumas sugestões de atividades:

  1. Uma das primeiras dicas é a utilização de instrumentos musicais, que podem ser os de percussão. O contato direto das crianças com os instrumentos instiga as crianças a respeito da música.
  2. Uma atividade mais simples é explorar os ritmos com palmas e batidas. Dessa forma, a criança aprende de forma rítmica pela obediência aos comandos.
  3. Também pode ser usado canções na introdução das temáticas das aulas, por meio da escolha daquelas que falem sobre o assunto. Nessa proposta, é interessante adotar dança ou fazer movimentos conforme os dizeres da canção.
  4. Na mesma sistemática, movimentos ou palmas podem ser explorados com várias velocidades de toque da música. Nesse sentido, cantar e dançar devagar e depois rapidamente é uma estratégia de aprendizagem e assimilação.
  5. Musicais são uma das melhores formas de introduzir os alunos na musicalidade, em razão disso a utilização de fantoches para acompanhar a história cantada também é uma forma de atrair a atenção dos pequenos.
  6. Quando há televisores disponíveis, outra alternativa é criar sessões de cinema assistindo musicais infantis.
  7. Criar melodias também é interessante. Nesse processo, a criatividade das crianças pode ser estimulada para a formação das frases.
  8. Algumas brincadeiras musicais podem ser utilizadas por serem simples de aplicar, uma delas é a de pequenos maestros. Ela consiste em criar símbolos que significam sons para que a criança possa desenhá-los e depois “cantar” a música criada pela sequência.
  9. No mesmo sentido, a brincadeira de estátua musical também pode ser uma boa sugestão. Ela é basicamente a utilização de uma música, que quando estiver tocando significa que as crianças devem dançar e quando ela parar devem fazer posições de estátua.
  10. Por fim, uma das mais conhecidas brincadeiras musicais, qual seja, a batata quente musical. Essa brincadeira consiste em utilizar algum objeto que deve ficar passando nas mãos das crianças enquanto alguma música é tocada. Quando a música parar, quem estiver com o objeto perde.

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