Nuvem de amor com molde: crie sua decoração e lembrancinhas

Um tema que preenche os corações de encanto e alegria é a Nuvem de Amor, uma imagem simples que fez ou faz parte de muitas infâncias.

Ela tem um rostinho alegre e muita gente, inclusive, chama de Nuvem Feliz. De qualquer maneira, ela libera uma chuva de benção e de amor, é uma figura recheada de significados sublimes para o universo infantil.

A nuvem de amor está presente em itens decorativos, é uma imagem bem utilizada, mas tem muita gente que ainda não conhece. Você vai encontrar essa figura, provavelmente, em itens decorativos para festas ou presentes infantis.

No artesanato é uma ideia que traz muitas possibilidades e nunca sai de moda, além de ser prática e simples de fazer.

Aprenda a fazer uma linda nuvem de balão.

nuvem de amor

 O que é nuvem de amor?

Nuvem de amor é uma figura clássica para decoração infantil, seja em uma festa ou para um acessório.

A partir dos temas “chuva de amor” ou “chuva de bênçãos”, ela é comumente chamada de nuvem de chuva de amor ou nuvem de chuva de bênçãos, preenchendo significativamente esses temas delicados e alegres.

A nuvem de amor é um símbolo muito fofo, a nuvem é humanizada com expressões de alegria, seu rosto geralmente possui os olhos fechados, um sorriso na boca e bochechas coradas. É uma figura colorida (não só branca) e representa bem o momento da infância.

nuvem de feltro
(Foto: @mimodeluxocg)

Onde a nuvem de amor pode ser usada?

 A nuvem de amor pode ser usada para decoração de festas infantis, chá de bebê, ou simplesmente ser tema de objetos decorativos diversos para presentear alguém: chaveiro, adesivo, mensageiro-dos-ventos, luminária, lembrancinhas, porta-maternidade, etc.

almofadas nuvem de amor
(Foto: @____m.eduarda)
chuva de bençãos
(Foto: @encanto_de_bebe)
nuvem de amor amiguruimi
(Foto: @ateliepontobaixo)
quadro nuvem de amor
(Foto: @vallino.art)

Molde Nuvem de amor para imprimir

Fizemos um modelo de molde de nuvem de amor para imprimir em papel A4. Confira:

nuvem de amor molde para imprimir

 

nuvem de amor em feltro com molde para impressão

molde de nuvem de amor para fazer chuva de amor

Se precisar temos mais 63 modelos de moldes de nuvem.

 

Nuvem de amor em ponto de cruz

Costurar a nuvem de amor em ponto de cruz nada mais é do que fazer, com a linha e agulha, vários pontos em X no suporte que escolher, pode ser numa toalha, por exemplo.

ponto cruz nuvem de amor
(Foto: @maniadasmaos)
chuva de benção
(Foto: @brunellebordados)

Assim, você pode bordar preenchendo sua nuvem de amor com várias cores. Para isso, é sempre bom ter um molde para desenhar no suporte os limites do seu desenho, antes de começar a costura.

Fazer o desenho facilita muito se você quiser usar diferentes cores, marcando os limites de cada linha de cor, e também é muito bom se você ainda não tem experiência suficiente. De qualquer forma a utilidade e importância do molde é comprovada!

Segue abaixo uma dica prática para começar a treinar o ponto cruz, ideal para iniciantes:

Nuvem de amor na decoração

A nuvem de amor é muito usada na decoração infantil, cujo tema geralmente é chuva de amor ou chuva de bênçãos.

Dessa forma, você pode fazer um bolo de nuvem de amor, elaborar lembrancinhas diversas, convites, fazer um centro de mesa nesse formato, colocar os balões (bexigas) presos uns aos outros e formar uma grande nuvem de amor, além de poder fazer ainda um lindo painel com esse tema.

Confira nossa matéria de decoração chuva de amor.

Usando a mesma figura da nuvem de amor, não esqueça de acrescentar outros itens como gotas de amor, arco-íris, corações que podem estar complementando a ideia de chuva de amor e de bênçãos.

Veja um modo simples de fazer a decoração:

Convite com tema nuvem de amor

 O convite com tema nuvem de amor pode ser digital, impresso ou artesanal.

Você pode ainda usar todos esses tipos, use uma versão digital e imprima o que achar necessário para poder inserir essa parte no seu convite artesanal. Seja qual for a decisão, capriche na escolha!

convite nuvem de amor
(Foto: @artpapel.italva)

Para fazer um convite artesanal, uma ideia simples é cortar o papel de sua preferência no molde de uma nuvem e desenhe em cima o rostinho dela! Corte de uma forma que você consiga abrir e fechar o convite em molde de nuvem.

Inspire-se e crie a partir dos materiais que você tem ou pode comprar. Primeiro, crie um projeto de convite em um papel, em seguida coloque a mão na massa.

Você pode também inserir não somente a nuvem de amor, mas todo o contexto da chuva de amor e bênçãos.

convite chuva de amor
(Foto: @ideias_criativas_papelaria_per)

Bolo de nuvem de amor

 Para o bolo, a nuvem de amor pode aparecer como um desenho feito na parte da frente ou também através de figuras cortadas e colocados em volta e em cima do bolo.

bolo chuva de amor
(Foto: @ateliedamarigourmet)

O bolo geralmente é bem colorido, afinal, estamos falando de um tema infantil. Faça o bolo confeitado, se for usar rosa, azul e amarelo no confeite, utilize essas cores também nos desenhos da nuvem de amor.

As figuras de nuvem de amor geralmente são feitas de papel couchê, craft, cartão, ou seja, papeis mais rígidos, e são presas em palitos enfiados no bolo.

bolo de nuvem
(Foto: @isabela.sants)

Você ponde imprimir a nuvem de amor em um tipo de papel específico em uma gráfica ou desenhar e pintar por conta própria.

Além do desenho da nuvem de amor, a chuva de amor conta também com corações em baixo da nuvem, ou gotinhas de amor, arco-íris e outros elementos do céu, que combinem com o tema chuva de bênçãos que a figura da nuvem se associa com frequência. Então, quando for desenhar, pintar e cortar, não faça somente a nuvem de amor.

bolo 3 andares nuvem de amor
(Foto: @____m.eduarda)
bolo alto nuvem de amor
(Foto: @fiestazucar)
bolo de chantilly
(Foto: @doceateliebr)
bolo nuvem de amor
(Foto: @marcachita.cakedesign)
bolo pequeno nuvem de amor
(Foto: @bolodocevidaoficial)

Lembrancinha de nuvem de amor

As lembranças são diversas, o desenho de nuvem de amor pode ser usado em qualquer item.

Veja mais algumas sugestões de lembrancinhas chuva de amor.

nuvem de amor em biscuit
(Foto: @belartbiscuitt)

Para itens artesanais, você não precisa usar o preenchimento da nuvem caso queira fazer algo mais prático. Um chaveirinho de nuvem de amor, por exemplo, pode ficar sem o preenchimento.

Outra coisa que você pode fazer é desenhar a nuvem de amor em porta-objetos, caixinhas, saquinhos, etc.

Ainda dá para você caprichar e inovar mais.

nuvem de amor
(Foto: @mamaefesteirapl)
pirulito nuvem de amor
(Foto: @valbolosss)
caixinha chuva de amor
(Foto: @arteecriacoes)
centro de mesa chuva de amor
(Foto: @arteecriacoes)
cestinha nuvem de amor
(Foto: @mayte.fashion)
chaveiro nuvem de amor
(Foto: @casanoleto)

Nuvem de amor em feltro

 Usando o feltro, que tal pensar na nuvem de amor para fazer um chaveiro?

Foto: @mimosdaanekariane)

Materiais necessários:

  • Molde (desenho de nuvem);
  • Feltro Branco;
  • Feltro Colorido (cor de sua preferência);
  • Linha de costura preta;
  • Linha de costura na cor do feltro colorido;
  • Agulha;
  • Fibra de silicone;
  • Corrente para chaveiro;
  • Pedaço de fita de cetim.
  1. Com o molde de uma nuvem (pode ser em papel, basta desenhar e cortar), coloque o feltro branco em cima e prenda o feltro no molde com algum objeto, pode ser a agulha. Em seguida recorte o feltro no formato do molde.
  2. Com outro feltro, de uma outra cor (rosa ou azul, por exemplo), corte no mesmo formato do molde, porém um pouco além das bordas, cresça só um pouco mais o desenho da nuvem.
  3. Corte dois pedaços desse feltro colorido, sendo ele rosa, azul ou qualquer outra cor, passando um pouco das bordas do molde.
  4. Até mesmo se quiser que sua nuvem seja totalmente branca, use somente feltro branco. Mas, saiba que a primeira peça é do tamanho do molde e que as outras duas peças que você deverá cortar no feltro serão um pouco maiores, passando das bordas do molde.
  5. Com cola quente ou cola de silicone, cole a peça menor de feltro branco (formato de nuvem) em cima de uma das peças que são um pouco maiores, e que você pode ter usado o feltro rosa, por exemplo.
  6. Então, depois pegue ou corte uma pequena fita de cetim (6 cm) ou de outro material que possa prender a corrente do chaveiro na nuvem. Queime as pontas para evitar que a fita desfie em algum momento.
  7. Com a cola quente ou cola de silicone, cole uma das pontas na outra peça de feltro rosa que ainda não foi usada (essa peça vai ficar na parte de trás da nuvem, então cole a fita no lado do feltro que ficará para dentro). Cole no lugar que você quer que fique a corrente do chaveiro.
  8. Para inserir a corrente de chaveiro, enfie a ponta da fita dentro do círculo da ponta da corrente. Cole depois a ponta da fita de cetim que está solta no mesmo lugar que você colou a primeira ponta dela no feltro.
  9. Retome a peça de feltro branco que está colada na frente da peça de feltro rosa, sem o chaveiro ainda, e marque a boca e os olhos (com caneta ou lápis) marque bem suave, sem marcar muito. A marcação básica é riscar um sorriso na boca da nuvem e fazer os olhos fechados!
  10. Coloque uma linha preta (se for a melhor cor pra você) na agulha e dê um nó nas pontas. Vamos formar a boca e os olhos da nuvem costurando a linha no feltro!
  11. Passe a linha sempre por trás para iniciar os pontos. Os pontos serão simples, inicie por trás e volte pela frente. Faça os olhos com pontos em formato de “L”, para formar também os cílios. Faça uma passada na horizontal e depois na vertical, a distância é pequena entre um ponto e outro.
  12. Depois faça a boca, você pode usar o mesmo pedaço de linha da agulha, é só lembrar de passar o ponto sempre por trás e ir devagar, com pequenas distâncias para contornar bem e somente a parte desenhada!
  13. Não esqueça também de verificar sempre o começo e o fim do ponto, porque você tem que conecta-los, dando a impressão que eles formam uma linha única.
  14. No fim da costura, para arrematar, passe a linha só um pouco por dentro do feltro sem atravessá-lo. Dê um nó com a linha, passando por dentro de uma linha que já está na costura atrás. Arremate duas vezes dando um nó final para garantir. Você pode usar tanto uma linha fina, como uma linha grossa, depende da sua preferência.
  15. Para juntar as duas partes da nuvem (frente e trás), costure as bordas com a linha da cor que preferir (rosa ou azul, branca ou qualquer outra cor).
  16. Para começar vire para você a parte das costas e enfie por dentro da parte de trás, a linha rosa (por exemplo), porque assim o nó que você fez no final da linha vai ficar por dentro e não à mostra.
  17. Costure uma borda na outra para juntar as partes que formam a nuvem de amor. Mas, só costure as bordas do feltro rosa, ou seja, das partes que possuem o mesmo tamanho, não se preocupe com a parte do feltro branco que está colada.
  18. Antes de acabar a costura, coloque o enchimento da nuvem: fibra de silicone. Vá inserindo a fibra até que preencha bem a parte de dentro da nuvem. Só depois finalize a costura das bordas.
  19. Para esconder a costura, enfie a linha no ponto final e passe ela pode dentro da nuvem, onde está toda a fibra de silicone que você usou e atravesse por dentro (a linha) até uma parte distante, pode ser no meio, por exemplo. Em seguida, corte a linha.
  20. Verifique sua nuvem, veja se a parte do feltro branco (a parte da frente) está bem colada. Se for necessário passe cola novamente nas partes que ainda estão soltas.
  21. Por fim, fique livre para preencher o rosto da nuvem com mimos e detalhes do seu interesse, como laços, fitas e pequenos círculos de feltro para serem colados nas bochechas do rosto da sua nuvem, dessa vez tem que ser uma cor diferente para destacar, pode ser também a mesma cor do feltro colorido, então, caso tenha usado rosa, corte bolinhas rosas.

Pronto, seu chaveiro de nuvem de amor está pronto!

Nuvem de amor em EVA 

Usando EVA você passa pelo mesmo processo, mas atente-se ao seguinte:

(Foto: atelie_da_daiane)

A ideia anterior foi referente a um chaveiro de nuvem de amor, mas você pode usar vários tamanhos de nuvem e não precisa ser um chaveiro, necessariamente.

  1. Corte o EVA com base em um molde e na cor desejada.
  2. Você pode fazer com duas peças de cada molde, reserve uma e comece com a parte da frente, desenhando o rosto da sua nuvem com tinta e pincel ou caneta colorida (tinta permanente). Agora você não precisa de costura! Além disso, o preenchimento pode ser espuma de travesseiro, sabia?
  3. Mas antes de colocar o preenchimento, aqueça com um secador a parte de trás da peça de EVA, que você desenhou o rosto, para boleá-la. Espere esfriar, fazendo um movimento pressionando do centro até as bordas, bem rapidinho para bolear, estufar, e não deixar plano a sua peça de nuvem.
  4. Faça o mesmo na outra peça de EVA em nuvem que ainda não usou, essa peça é a parte de trás, então faça o aquecimento e estufe no lado que vai ficar para dentro da nuvem, assim você vai casar bem as duas partes (frente e trás) quando for colar uma na outra.
  5. Cole as duas peças de EVA, passando a cola nas bordas, deixe uma parte sem cola, por onde vai ser a entrada do enchimento, pode ser espuma, preenchimento comum, fibra de silicone…
  6. Cole as bordas e preencha a nuvem. Você pode usar uma cola instantânea para não marcar o EVA.
  7. Em seguida, finalize a colagem das bordas, colando a parte que serviu de entrada para o enchimento.

Agora é só começar a fazer a sua nuvem de amor, com os materiais, as cores e do jeito que você preferir!

Veja alguns moldes chuva de amor para você imprimir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *